__MAIN_TEXT__

Page 1

N. 2 / JUN/JUL/AGO 2016 / PUBLICAÇÃO TRIMESTRAL CAC-COMPANHIA AVÍCOLA DO CENTRO, S.A.

CAC, A FORÇA DE UM GRUPO PORTO

Desde 1996 que a CAC tem vindo a reforçar a sua presença no território nacional, assumindo assim o controlo absoluto de todo o processo inerente à produção de ovos. As sinergias entre as diversas empresas do grupo são otimizadas ao máximo, permitindo, desta forma, controlar mais facilmente a atividade, e assim garantir diversidade e qualidade para o produto final.

AVEIRO

VISEU

GUARDA

FIG. DA FOZ

COIMBRA

LEIRIA MATINADOS

PROENÇA-A-NOVA

CENTRO DE RECRIA

(OVOS DE GALINHAS CRIADAS AO AR LIVRE)

CAMPESTRE (OVOS AGRICULTURA BIOLÓGICA)

QTA. PRADO AMARELO / BRUDY (OVOS DE GALINHAS CRIADAS NO SOLO)

PRODUÇÃO OVOS FRESCOS

FÁBRICA DE RAÇÕES

ABRANTES CALDAS DA RAINHA

CENTROS DE CLASSIFICAÇÃO E EMBALAMENTO CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO ENTREPOSTOS

LISBOA

BEJA

FARO

Editorial

Manuel Sobreiro Administrador da CAC

É uma coincidência feliz poder constatar a consolidação da CAC como um Grupo de empresas, precisamente no ano em que estamos a comemorar trinta anos de existência. Hoje, mais do que apenas uma excelente empresa especialista e líder nacional na produção de ovos, somos um conjunto integrado de empresas complementares, que diariamente dão o seu contributo no caminho para o sucesso. É esta união que nos dá a força para encarar o futuro com determinação e otimismo. Do centro, fomos alargando horizontes para o resto do país, conferindo-nos o estatuto de empresa de âmbito nacional. Os ovos, nos seus diferentes sistemas de produção, gaiola, no solo, ar livre e biológico, estão a cargo de dezenas de unidades, umas próprias, outras em regime in-

tegrado. Ao todo já são produzidos 750.000.000 de ovos por ano. Temos seis unidades de recria, três centros de classificação e embalamento, duas unidades de produção de ração e sete centros de distribuição que cobrem todo o território nacional. Somos autossuficientes na área dos transportes, com uma empresa própria, e temos ainda importantes e decisivas participações em algumas empresas de referência como a Ricagranja e a Derovo. Tal como a Administração, todos e cada um dos cento e setenta colaboradores devem sentir muita honra e um orgulho enorme no trabalho até aqui desenvolvido. Um agradecimento a todos os clientes, fornecedores e demais parceiros, que têm estado ao nosso lado nesta caminhada. Bem hajam!


A conver sa com... M.ª OTÍLIA BERNARDO Responsável Packs desde 2006, prefere os ovos estrelados, mal passados, para molhar umas batatas fritas.

Quantas embalagens de ovos passam nas suas mãos diariamente? Não sei, depende do tipo de trabalho que estamos a fazer, mas sei que são imensas. Com quem dava um pé de dança? Dava um pezinho de dança com a Regina,

Gracinda Mendes Responsável Carregadora desde 1986, os estrelados são, sem dúvida, os seus favoritos, com a gema muito mal passada.

Quantos tabuleiros de ovos lhe passam todos os dias pelas mãos? Não tenho bem ideia da quantidade, são muitos. Cada palete tem 30 caixas, cada caixa tem 12 tabuleiros, não sei, por volta dos 12/13 mil tabuleiros por dia. Quem é que gostava de fechar no armazém de embalagens? Ninguém, não gostava que me fizessem,

Gina e Tânia, dançávamos um kizomba para animar. Uma mensagem de parabéns à CAC, pelos 30 anos. Parabéns à CAC, continue a melhorar, o meu desejo é que haja muito trabalho e vontade de trabalhar, sem isso não conseguimos avançar. Que continuemos a ser os melhores do mercado. Parabéns e muitos euros.

por isso também não o fazia a ninguém. Uma mensagem de parabéns à CAC, pelos 30 anos. Parabéns pelos 30 anos, por esta evolução tão notória, sou ainda do tempo que tudo se fazia à mão, era carregar os ovos dos aviários caixa a caixa, era escolher os ovos sujos e fissurados um a um, era fazer caixas com a agrafadora (tínhamos de dar muito ao pedal). Hoje, apesar de haver mais trabalho, está tudo mecanizado, espero que continue a haver melhoras. Muitos parabéns CAC.

Elisabete GAMEIRO Supervisora Classificação e Embalamento desde 1995, prefere omelete.

Há quantos anos trabalha na CAC? Desde 1995, já faz 20 anos. Que figura pública gostaria de levar para jantar? George Clooney.

Uma mensagem de parabéns à CAC, pelos 30 anos. Parabéns pelos 30 anos, que continue a melhorar e evoluir em quantidade e qualidade. Que venham mais 30!

silvina santos Responsável Embaladoras desde 1986, prefere omelete e ovo cozido (só a clara)

Há diferença entre ovos brancos e ovos castanhos? Na cor há diferença, é visível, em sabor os meus preferidos são os brancos. Praia, campo ou cidade? Gosto dos três sítios, com as pessoas certas o local não importa. CAC / JUN/JUL/AGO / 2016

Uma mensagem de parabéns à CAC, pelos 30 anos. Uma empresa forte, bem estruturada, com muita história, deve continuar a percorrer um caminho para melhorar e alcançar todos os objetivos. Parabéns à CAC e a todos os colaboradores.


A GRANJA DA CAC NA FNA’16

Curtas OVOS Matinados na RTP

A CAC esteve em grande no apoio à nossa seleção, com um spot de TV, difundido na RTP3, no final dos jogos, durante o Europeu 2016. Com especial enfoque nos ovos Matinados, ovos de galinhas criadas ao ar livre, a CAC reforçou a sua liderança neste segmento de mercado e projetou os ovos Matinados para junto do coração dos portugueses. Viva os Matinados, viva a seleção.

De 4 a 12 de junho, a CAC esteve novamente representada no CNEMA, com lotação esgotada na já famosa Granja da CAC. Os visitantes da Feira de Agricultura de Santarém puderam ver galinhas ao ar livre, no seu ambiente natural, e assim perceber porque é que as galinhas da CAC são as mais felizes de Portugal.

SORTEIO OVO DO EURO JÁ TEM VENCEDOR! O sorteio ovo do euro já terminou e os vencedores já foram apurados. No total foram sorteados 89 prémios, no dia 30 de maio, no Centro de Classificação da CAC, na Bidoeira de Cima, e a lista completa já está disponível em www.ovoscac.com. Nuno Diogo Fernandes foi o grande sortudo que arrecadou o 1.º prémio, uma experiência de um dia, para assistir ao jogo de Portugal-Áustria, em Paris, e no passado dia 18 de junho, lá foi ele apoiar a Seleção! O prémio foi entregue no dia 5 de junho, na Granja da CAC, no CNEMA.

BETY, A GALINHA ADIVINHA

As galinhas da CAC estiveram em estágio e a Bety, a Galinha Adivinha, foi a selecionada. Durante os dias 10, 11 e 12 de junho, a Bety

esteve com estádio montado na Granja da CAC, no CNEMA, e a partir do dia 13, retirou-se, para fazer o seu trabalho longe das objetivas dos paparazzi. As primeiras previsões da Bety bateram todas na trave (a Bety não estava preparada para empates!), mas a partir dos quartos de final, apanhou-lhe o jeito e, para regozijo dos portugueses, as suas projeções certeiras livraram-na de um final na panela! Portugal é o Campeão Europeu 2016. Viva a Bety, viva Portugal!

O CONTROLO ABSOLUTO DAS RAÇÕES CONSUMIDAS

A CAC controla diretamente a alimentação das suas galinhas, através das fábricas de rações ALIMAVE e ALIDOURO. Em 2005, foi fundada a ALIMAVE, com instalações criadas de raíz, e em 2016 a CAC assumiu a gestão da ALID’OURO. Desta forma, a CAC não só garante a qualidade das rações, como rentabiliza custos gerais na produção dos ovos, já que a distribuição pelos aviários e produtores integrados do grupo fica totalmente assegurada, a preços mais competitivos.

CAC / JUN/JUL/AGO / 2016


CÂMARA DE LEIRIA VISITA A CAC No passado dia 21 de abril, o executivo da Câmara Municipal de Leiria, liderado pelo Dr. Raul Castro, visitou o Centro de Classificação da CAC, numa iniciativa inserida nas visitas à freguesia da Bidoeira de Cima. Depois de ver ao vivo como se classificam

e embalam os melhores ovos, a comitiva teve a oportunidade de conhecer todo o universo CAC, bem como o percurso dos ovos, através de uma apresentação preparada para o efeito. A CAC gosta muito de receber e de mostrar o que melhor sabe fazer.

CAC É NOTÍCIA NO JORNAL “CORREIO DA MANHÔ No passado dia 5 de maio, o jornal Correio da Manhã editou um suplemento sobre Leiria, que contou com um destaque de página inteira sobre a CAC. Tendo como mote o seu 30.º aniversário e algumas das ações inerentes às comemorações, o destaque incidiu, ainda, sobre a história e sobre o investimento na requalificação de instalações, nomeadamente nos três Centros de Classificação do grupo: Bidoeira de Cima, Santa Catarina da Serra (OVOLÍDER) e Caramulo.

SISTEMA DE GESTÃO DA SEGURANÇA DE ALIMENTOS A CAC já é certificada com a FSSC 22000, uma certificação que representa uma nova abordagem para a gestão de riscos de segurança de alimentos em toda a cadeia de abastecimento, e foi projetada para promover a harmonização internacional e transparência nos padrões de CAC / JUN/JUL/AGO / 2016

CAC, PME líder 2015

segurança de alimentos. Com o reconhecimento internacional da FSSC 22000, a CAC dá ainda mais garantias de cumprir com a legislação em vigor, no que respeita aos processos e à segurança alimentar dos ovos que produz, classifica, embala e comercializa.

Pelo 8.º ano consecutivo, a CAC é distinguida com o estatuto PME LÍDER, atribuído pelo IAPMEI e pelo Tu- rismo de Portugal. Uma distinção que pretende premiar os melhores desempenhos empresariais e o investimento em estratégias de crescimento sustentado das empresas.

Profile for CAC

CAC somos nós - 2ª edição 2016  

CAC somos nós - 2ª edição 2016  

Advertisement