Brazilian Magazine - N. 110

Page 1

Verão sem fome

Com o fim de certos benefícios oferecidos durante a pandemia do COVID-19, Massachusetts anuncia novo programa de nutrição infantil

Beauty & Fashion

Luxo artesanal do feito à mão

Artes & Estilo de Vida

Um artista visual que surpreende com sua visão inovadora

Toque no título das matérias para ler

2024 - V. 17 | N.110 Vencedora NE Ethnic Newswire Award 2008 Press Award 2010 | 2011 2012 | 2013

+ veja outros destaques desta edição

• eDITORIAL Direto da redação

Beauty & Fashion

luxo artesanal do feito à mão

Falando com Martha

Artes & estilo de Vida

Seu Bonito AJornada Criativa deHewayVerçosa

PArA lEr

Toque no título da matéria

Estamos aqui para ajudar com

Reduza seus custos de aquecimento e resfriamento em até 20% com melhor isolamento e vedação de ar. Podemos ajudar com vedação de ar sem custo e 75% ou mais de desconto no custo do isolamento.

Uma Avaliação Energética Residencial sem custo é o primeiro passo para reduzir seu uso de energia e aumentar o seu conforto para as próximas gerações.

Veja como em eversource-hea.com/pt2.

Interactive Ad
economizar.
Descubra novas maneiras de
soluções de poupança de energia Ou ligue 866-527-7283 100787 EEE MA RCD Braz Portugse Brazillian Mag 8.5x11.indd 1 4/19/24 6:37 AM Click na imagem para acessar o website

Direto da Redação

Morar nos estados Unidos tem suas diversas vantagens, mas mesmo sendo o país mais rico do mundo a fome também é algo que preocupa por aqui, principalmente entre famílias de baixa renda, dentre elas muitas imigrantes.

A boa notícia é que mesmo com as dificuldades, a luz no fim do túnel sempre chega para socorrer. Na reportage especial desta edição, a gente traz os detalhes sobre o governo de Massachusetts que recebeu aprovação federal para o programa de nutrição infantil de verão. Após o fim do Summer Pandemic EBT (P-EBT), este novo programa de nutrição infantil ajudará a alimentar cerca de 600.000 alunos enquanto as escolas estão fechadas durante o verão.

Editorial

Mas tem muito mais para nossos leitores neste começo de verão! A eterna Miss Brasil e Miss Universo Martha Vasconcellos escreve em sua coluna Falando com Martha, um supero texto sobre Seu Bonito. Quem é ele? Vai lá conferir! Em Beauty & Fashion, a jornalista Zenita Almeida traz do luxo artesanal dos produtos feitos à mão. Em Artes & Estilo de Vida, o nosso repórter Wilson Smith traz um texto riquíssimo sobre um artista visual alagoano que surpreende com sua visão inovadora. Leia cada detalhe desta edição feita inteiramente para você!

E acompanhe ainda as notícias online no www.brazilianmagazine.net, e nas nossas mídias sociais pelo Facebook, Twitter e Instagram, e na Brazilian Magazine TV no YouTube (www.YouTube.com/BrazilianMagazineTV). And don’t forget BM in English!

Marcony Almeida & Mark Puleo

C o -E ditor E s

Exp E di E nt E

Co-Editores

Marcony Almeida & Mark Puleo

Repórter Especial em

Nova York - Guest Writer

Manoela Maia

Repórter Especial - Guest Writer

Wilson Smith

Colunistas

Heloísa Galvão

Zenita Almeida

elisa Tristan-Cheever

Martha Vasconcellos

Fabiano F

Projeto gráfico e Direção de Arte

Cícero Rodrigues

DIReTÓRIO BM - Redação, publicidade e anúncios:

617-388-2865 / 617-417-6587 - Advertisement & Press Room

A Brazilian Magazine é uma publicação da empresa The Brazilian Journal, INC. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da Brazilian Magazine, sendo inteiramente de responsabilidade de seus autores.

OPINE - A Brazilian Magazine quer muito saber sua opinião. Envie comentários com nome completo e pelo menos duas formas de contato (telefone, e-mail, endereço) para The Brazilian Journal Magazine, P.O. Box 490543, Everett, MA 02149. Ou envie e-mail para: info@brazilianmagazine.net

Imagens: unsplash.com e freepik.com

Toque nos ícones e acesse

brazilianmagazine.net

/brazilianmag

@brazilianmag brazilianmagazine /BrazilianMagazineTV

Click na foto para acessar o website

Interactive Ad

Beauty &

Jornalista e colunista

luxo artesanal do feito à mão

Fotos: Divulgação

Fashion
Zenita

Nos últimos anos o artesanato conquistou o seu espaço na moda, e vem crescendo cada vez mais de maneira gradual, basta observar os estilistas desfilando suas coleções de últimos lançamentos nas passarelas dos grandes eventos de moda, a exemplo do Dragão Fashion, em Fortaleza, Amarê Fashion, em Goiás, o Minas Trend, em Belo Horizonte, o “Renda-se Alagoas, e São Paulo Fashion Week, onde vários estilistas fizeram sucesso desfilando suas coleções usando o luxo do artesanato. A brasileira Rejane Pimentel, natural de Maceió, capital do estado de Alagoas, foi campeã do ‘Renda-se Alagoas’”, com sua coleção em tecidos de chita customizados com filé e renascença.

O “Renda-se Alagoas” é um evento de moda patrocinado pela empresa Magazine Luiza” uma das maiores empresas brasileira de varejo.

Antônio Castro, da “Foz”, uma das estrelas do São Paulo Fashion Week quando levou para passarela sua coleção do artesanato de luxo com o crochê, filé e tecidos customizados com objetos catalogados do serrado ribeirinho no sertão alagoano.

Alana Tenório, levando para o Minas Trend,

suas estilosas bolsas produzidas com pedrarias e palhas de uma comunidade do litoral sul de Alagoas. Nathalia Amaral com seus vestidos bordados em renda singeleza.

Além dos nossos talentosos designers, o Nordeste de forma geral vem sendo desbravado pelos mais ilustres estilistas nacionais da moda, em busca da riqueza cultural para produzir suas coleções de luxo toda trabalhada na arte artesanal. Os produtos feito por meio de técnicas artesanais romperam barreira e saíram de feiras locais diretamente para as vitrines de lojas de luxo, e está ligado a um público que consome moda com exclusividade. Com o verão bem próximo a sugestão são produções que exigem tecidos leves, estampados ou bordados, camisas, bermudas, shortinhos, blusas, rasteirinha e bolsa de palha, todas artesanais. Claro!

Click na foto para acessar o website

Interactive Ad

Falando com Martha

Martha Vasconcellos

Seu Bonito

Psicóloga, com Mestrado nos EUA, e Miss Universo 1968. Última brasileira a ganhar o título de mulher mais bela do mundo.

“Seu Bonito” é aqui usado como Sr., pronome de tratamento, na língua portuguesa. Bonito, seria então o adjetivo, que o qualifica. Seu Bonito é, na verdade, o sinônimo de um Deus, “imagem e semelhança de Deus,” na parte da minha cabeça que é oca. Alto, em torno de 2m de altura, porte atlético, sem ser um marombado ou artificialmente feito com anabolizantes. Tem uns 50 e poucos anos. Ele está sempre elegantemente vestido, bem penteado, cheiroso, charmoso, impecável, mesmo que dentro de sua casa, ao acordar.

Como sou amiga da família, já fiquei hospedada na casa dele. Foi muito bem-criado, como dizemos aqui: vem de uma família disfuncional abastada, fala algumas línguas, além da perfeita fluência e dicção em português, sua língua mãe. A elegância nele é nata. Jamais você o verá desleixado! Em contra partida, é um perverso. Ninguém é perfeito, nem Seu Bonito! Seu Bonito pertence a uma linguagem oculta, entre minha amiga Ana e eu. Logica -

mente quando nos referimos a ele, ninguém sabe de quem estamos falando. Seu Bonito é desalmado, desumano, facínora, impiedoso, maléfico, ruim, sanguinário, tirano, e todas as demais definições que cabem a um perverso. Mentiras e transgressões fazem parte do seu curriculum, sem nenhum sentimento de culpa. Como é parte da perversão a depravação sexual, Seu Bonito é muito inteligente, esconde sabiamente esse traço de sua personalidade, portanto, nada sabemos da vida sexual de Seu Bonito, exceto o que é de domínio público: casado com uma linda e rica mulher, como era de se esperar, com filhos, animais e plantas no seu quintal.

Não existe nada de sexual entre Seu Bonito Ana e/ou eu. Mesmo porque acredito que a perversão ou depravação sexual de Seu Bonito tem mesmo o desejo do Poder, ou a transgressão da ética e de normas sociais. Olhar para Seu Bonito é como olhar para uma obra de arte, como o David de Miguel Ângelo no museu em Florença ou a criação de Adão no teto da Capela Sistina, no Vaticano.

Acredito que Seu Bonito nunca tenha pes-

soalmente matado ninguém com as próprias mãos, mas quanto a mandar matar alguém, já não sei. Dinheiro e prestígio ele os têm. Como todo perverso, ele é manipulador e mentiroso.

Então, sabemos que de acordo com os ensinamentos de Freud, nenhum sujeito nasce perverso, mas “se torna através das heranças coletivas, coletivas ou individuais como educação, identificações inconscientes e traumas diversos”.

Também sabemos que a perversão não tem

cura. O tratamento psicoterapêutico consiste em trabalhar junto com o Seu Bonito para que ele perca a sensação de gozo e prepotência. Mas se o perverso ignora a culpa, ele está sintônico com a sua perversão, então, nenhuma esperança para Seu Bonito se transformar em um humano, digamos, “normal.” Nenhuma perspectiva para os que o cercam!

Bom, sendo assim, sigo a chamá-lo de Seu Bonito dando risadas, porque isso ele é e ninguém pode negar. Não adianta perguntar quem é Seu Bonito, que não responderei, porque não desejo passar o resta da minha vida na carceragem. Quanto a Ana, sim, ela existe, mas na minha lista de contato são 18 amigas com esse nome. Ela também não vai querer complicação na vida dela, ao responder quem é o Seu Bonito. Somos cúmplices!

Assim como Vinicius escreveu a Garota de Ipanema, Geraldo Azevedo escreveu Dona da Minha Cabeça, e tantos outros poetas escreveram sobre uma mulher esplendorosa, também escrevo sobre Seu Bonito. A recomendação aos leitores é de ficarem atentos, quando toparem com um Seu Bonito na vida.”

Verão sem fome

Com o fim de certos benefícios oferecidos durante a pandemia do COVID-19, Massachusetts anuncia novo programa de nutrição infantil

ESPECIA l | Marcony Almeida

Morar nos Estados Unidos tem suas diversas vantagens, mas mesmo sendo o país mais rico do mundo a fome também é algo que preocupa por aqui, principalmente entre famílias de baixa renda, dentre elas muitas imigrantes. A boa notícia é que mesmo com as dificuldades, a luz no fim do túnel sempre chega para socorrer.

Ogoverno de Massachusetts recebeu aprovação federal para o programa de nutrição infantil de verão. Após o fim do Summer Pandemic EBT (P-EBT), este novo programa de nutrição infantil ajudará a alimentar cerca de 600.000 alunos enquanto as escolas estão fechadas durante o verão. As famílias de baixa renda com crianças em idade escolar serão elegíveis para receber assistência financeira para comprar mantimentos, trazendo mais de US$ 70 milhões em fundos federais para a economia do estado.

“Em Massachusetts, não estamos deixando na mesa dólares federais que poderiam apoiar a

segurança alimentar de crianças e famílias. Em parceria com o nosso Legislativo Estadual, tornamos permanente a merenda escolar universal gratuita. E com este novo programa, estamos trabalhando para garantir que as crianças e as famílias tenham acesso a alimentos saudáveis durante todo o ano”, disse a governadora Maura Healey.

O programa, conhecido como Summer EBT, será administrado pelo Departamento de Assistência Transicional (DTA) em colaboração com o Departamento de Educação Primária e Secundária (DESE) e os distritos escolares locais. Este novo programa complementará o programa Summer Eats, que oferece refeições gratuitas para todas as crianças e adolescentes, com 18 anos ou menos, em locais de Massachusetts durante os meses de verão.

As famílias de alguns alunos também continuarão recebendo benefícios regulares do SNAP (Programa Federal de Assistência Nutricional Suplementar). Estes programas baseiam-se nas iniciativas de segurança alimentar para crianças, incluindo refeições escolares gratuitas universais, subsídios para infra-estruturas de segurança alimentar e o programa de subsídios

MA FRESH (Massachusetts Farming Reinforces Education and Student Health).

As famílias elegíveis receberão um pagamento de US$ 120 por criança entre julho e setembro, correspondendo a US$ 40 por mês. As famílias já inscritas no SNAP, Assistência Temporária para Famílias Necessitadas (TANF; conhecida em Massachusetts como Ajuda Transicio -

nal para Famílias com Crianças Dependentes, ou TAFDC), ou alguns planos do MassHealth serão automaticamente inscritas no programa de nutrição infantil de verão e não precisarão tomar qualquer ação.

As famílias que não estão inscritas automaticamente podem se inscrever no programa diretamente no DTA Connect entre 15 de junho e 7 de setembro de 2024.

Mais informações sobre o programa podem ser encontradas online em Mass.gov/SummerEBT.

Click em BMTV para acessar o canal no YouTube Interactive Ad

Artes & estilo de Vida | Wilson Smith

A Jornada Criativa de Heway Verçosa:

Um artista visual alagoano que

surpreende com sua visão

inovadora

Heway Verçosa é um artista visual nascido em Boca da Mata, Alagoas, uma mente criativa que transcende fronteiras geográficas em sua busca pela expressão artística. Atualmente a trajetória de vida e trabalho se desdobra entre São Paulo e Maceió, Heway mergulha em uma variedade de suportes de criação, desde pintura e desenho à escultura em barro. Sua jornada artística teve início muito cedo, nascido em uma família de artesãos, onde ainda na infância mergulhou em um mar de possibilidades criativas, experimentando diversas formas de expressão.

Sua expertise artística foi desenvolvida de forma empírica: “Na adolescência comecei pintando natureza morta, paisagens e alguns retratos. Nessa mesma época comecei a vender essas pinturas, tudo isso fui aprendendo sozinho, pois não tinha recursos para pagar aulas particulares de arte e não existia programas públicos que dessem atenção à formação artística”, relatou o artista que atualmente está com uma bagagem de 15 anos nesse universo.

Para Heway, a arte é mais do que uma simples forma de expressão; é uma jornada de autodescoberta e de conexão com as profundezas da humanidade. Suas influências variadas incluem nomes como Salvador Dalí, Joan Miró, Kandinsky, Lempika, O’Keeffe, entre outros, mas também se estendem a escritores como Clarice Lispector e Guimarães Rosa. O artista multifacetado encontra inspiração nas pessoas ao seu redor, nas texturas do cotidiano, nas memórias da infância e na vastidão da natureza.

Seu processo criativo é marcado pela espontaneidade, onde ideias e formas se en -

trelaçam em um jogo fluido de expressão. “Acredito que o centro do meu trabalho é sobre a desconstrução e construção de uma identidade particular. A isso, vou agregando diversos outros temas, como gênero, vivências LGBTQIAPN+, natureza, psiquê, cotidiano e elementos que remetem a identidade nordestina”, relatou sobre seu processo criativo.

Em suas obras, Heway busca transmitir uma conexão profunda com o interior humano, muitas vezes oculto pelas camadas do subconsciente. Suas imagens, frequentemente humanoides ou abstratas, convidam o espectador a explorar os recantos mais íntimos da psique humana.

A jornada como artista não tem sido isenta de desafios, sobretudo sobre a falta de apoio financeiro e estrutural para o segmento no Brasil, bem como a relutância da sociedade em valorizar e consumir arte de forma significativa. Mesmo com todo esse cenário, Heway colhe os frutos de seu esforço diário e já carrega eu seu currículo, premiações, publicações e exposições que levaram suas obras para galerias e instituições em diversos espaços do Brasil.

Quando questionado sobre deixar um conselho aos artistas que estão começando, Heway falou: “Não desistam da verdade do seu trabalho e tenham muita disposição em conversar com as pessoas. Muitas oportunidades surgem a partir de encontros. Então saiam de casa, de seus ateliês, e vão para exposições, eventos culturais, feiras, etc. Arte antes de mais nada, é diálogo”, ele ainda enfatiza que nas artes visuais como tem um processo muito solitário, às vezes é difícil construir uma rede, mas é extremamente importante estar atento às conexões.

Se você deseja adquirir alguma obra de Heway Verçosa, pode encontrá-las em Maceió, onde algumas de suas peças estão disponíveis para visualização mediante agendamento prévio. Além disso, suas obras estão acessíveis através de seu Instagram (@ hewayvercosa) e de sua página no Apoia.se (https://apoia.se/hewayvercosa). Explore o mundo vibrante e multifacetado de Heway Verçosa e mergulhe em uma experiência visual que desafia e inspira.

Click na imagem para acessar o website

Interactive Ad

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.