Boletim Bairro a Bairro, ano 26, nº 5, dez. 2022

Page 1

Universidade Federal de Minas Gerais – Ano 26 – N°5 – Dezembro/2022 O Boletim Bairro a Bairro é o boletim informativo do Carro Biblioteca do Centro de Extensão da Escola de Ciência da Informação da UFMG na sua comunidade! Visite nosso Instagram: @carrobiblioteca FIM DE ANO COM O CARRO! No Boletim de dezembro trouxemos no quadro Hora da Leitura um poema e uma charge sobre esperança para acalmar nossos corações nesse fim de ano. No Voz & Voto , deixamos uma lista dos direitos humanos que você precisa saber. No Você sabia? falamos um pouquinho sobre a história do Carro Biblioteca da UFMG. Por fim, deixamos várias dicas de leitura, de evento gratuito na UFMG para você participar e uma receita mexicana deliciosa!
COMUNIDADES DIAS Horários Urca * Ocupa Curumim Terça 14h - 16h Comunidade Paulo VI Quarta 14- 16h Comunidade Nova Pampulha Quinta 14h- 16h Expediente 2 Tiragem: 120 exemplares Impressão: Imprensa Universitária da UFMG Agenda de visitas às comunidades 2022 Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha CEP: 31.270-901 TEL: 34095202 Estamos no Instagram! @carrobiblioteca carrobibliotecaufmg@gmail.com Edição, Projeto Gráfico e Diagramação Bárbara Vitória Fernandes dos Reis Thainá Soares Coelho Proença Coordenação e Revisão Profª Marina Cajaíba da Silva Horta Projeto Conto e Reconto Prof. Eduardo Valadares da Silva Rodrigo Teixeira
Rádio Janela
Horta
Voz e Voto
do Carro-Biblioteca Profª
Expediente
Boletim Bairro a Bairro BibliotecárioResponsável EvaldoAlves CoordenadoradoCenex MaríliadeAbreuMartinsdePaiva SecretáriadoCenex GilmaPereiradeOliveira Funcionárioadministrativo EdsonLucidedoNascimento (motorista) Bolsistas Bárbara Vitória Fernandes dos Reis (Letras), Giovanna Sabadini Franco Ferreira (Letras), Ingrid Ferreira das Dores Andrade (Museologia), Laís Vilaça de Souza Gomes (Letras), Thainá Soares Coelho Proença (Letras), Letícia Vitória de Oliveira(Biblioteconomia). Projetos associadoscoordenadores/co-coordernador
Projeto
Profª Maria Guiomar da Cunha Frota Profª Marina Cajaíba da Silva
Projeto
Profª Maria Guiomar da Cunha Frota Profª. Marina Cajaíba da Silva Horta Coordenação
Marina Cajaíba da Silva Horta
Projeto

Esperança

Mário Quintana

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano Vive uma louca chamada Esperança E ela pensa que quando todas as sirenas Todas as buzinas Todos os reco-recos tocarem Atira-se E ó delicioso vôo! Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada, Outra vez criança… E em torno dela indagará o povo:

Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes? E ela lhes dirá (É preciso dizer-lhes tudo de novo!) Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:

O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA…

3 HORA DA LEITURA! HORA DA LEITURA! Disponível em : https://tirasarmandinho tumblr com/post/156274675874/tirinha-original Acesso em: 13 de novembro de 2022.
10 de dezembro é comemorado o Dia da declaração universal dos direitos humanos. Veja o resumo dos artigos da Declaração: 1. Todos seres humanos são livres e iguais em direitos e dignidade. 2. Capacidade e liberdade para viver sem discriminação. 3. Direito à vida, liberdade e segurança. 4. Nenhuma pessoa deve ser escravizada. 5. Ninguém deve ser torturado ou receber tratamento cruel. 6. Direito de reconhecimento como pessoa. 7. Igualdade perante a lei. 8. Direito de acesso à justiça quando direitos forem violados. 9. Ninguém deve ser preso arbitrariamente. 10. Todas as pessoas têm direito a julgamento justo. 11. Direito à presunção de inocência até que a culpa seja provada 12. Proteção à vida privada e familiar. 13. Liberdade de movimentação e de deixar e voltar a qualquer país. 14. Direito de procurar asilo em outros países. 15. Direito de ter uma nacionalidade. 16. Direito ao casamento e à família. 17. Proteção da propriedade. VOZ VOZ& & VOTO VOTO 4 DIREITOS HUMANOS DIREITOS HUMANOS
18. Liberdade de fé e prática religiosa. 19. Liberdade de expressão e de opinião. 20. Liberdade para participação em associações. 21. Acesso ao governo e ao serviço público do seu país. 22. Direito à segurança e proteção do Estado. 23. Direito ao trabalho e proteção ao desemprego. 24. Direito ao descanso e ao lazer. 25. Padrão de vida que garanta saúde e bem-estar à família. 26. Direito à educação, gratuita nos anos fundamentais. 27. Acesso às artes, cultura e ciências. 28. Direito de viver em uma sociedade justa e livre. 5 Disponível no acervo do Carro Biblioteca Livro – Coleção Primeiros Passos - O Que São Direitos Humanos – João Ricardo W. Dornelles Aqui você encontra um estudo sintético das principais lutas políticas que nos últimos dois séculos vêm garantindo (ou não) direitos às pessoas, as diferentes concepções do que seriam direitos fundamentais e o que se pode fazer hoje para a defesa dos direitos de cada um.

O Carro-Biblioteca foi criado em 1973, por meio de um convênio entre o Instituto Nacional do Livro e a Universidade Federal de Minas Gerais, com o objetivo de desenvolver trabalhos de ação cultural junto às comunidades assistidas, orientar pesquisas, estimular o gosto pela literatura e constituir um espaço de estudos e pesquisas para os acadêmicos da Universidade.

O primeiro micro-ônibus do projeto foi adquirido em 1988. Antes disso, o serviço de atendimento às comunidades era feito em uma Kombi. Já em 2006, o projeto adquiriu um novo ônibus para pessoas com necessidades especiais.

A incorporação do Carro-Biblioteca ao Sistema de Bibliotecas da UFMG aconteceu somente em 2009, no mesmo ano de criação de um Telecentro e de um projeto de inclusão digital.

SABIA? VOCÊ
VOCÊ
SABIA?

UniverCidade UniverCidade

RECEITA DO MÊS RECEITA DO MÊS

Guacamole

Festa do Livro Independente (Flinde) da Faculdade de Letras

As atividades da Festa – mesasredondas, palestras e lançamentos de livros – serão sediadas no Centro de Memória da Fale, que fica no segundo andar da unidade, em frente à biblioteca. A Festa pode ser visitada de segunda a sexta, das 15h às 19h, até 22 de dezembro. A entrada é franca para todas as atividades da programação.

1º dez. | 16h Lançamento Chama: prosa & poesia em circulação, n. 3, com Flávia Denise, Mário Vinícius e Val Prochnow

7 dez. | 16h Lançamento Irene no céu, de Roberto Carvalho 15 dez. | 16h Lançamento coletivo Menos ainda, de Ana Elisa Ribeiro Urubu, de Emília Mendes Algo, de Carlos Augusto Novais Faca n’água: fragmentos de panela, de Laís Veloso Balbúrdia, de Iago Passos 22 dez. | 16h Lançamento Edições independentes, movimentos culturais e tecnologias alternativas, de Sônia Queiroz e Mário Vinícius (Org.)

Ingredientes

1 abacate brasileiro médio 1 tomate grande sem sementes 1 cebola pequena 2 dentes de alho bem socados 1 maço de coentro 1 pimenta malagueta sem sementes suco de 1 limão grande azeite extra virgem sal

Modo de preparo

1-Amasse o abacate com um garfo, acrescente o alho socado, o suco de limão, sal e azeite a gosto e misture como um purê.

2-Pique a cebola, o tomate e o coentro. Pique bem a pimenta.

3-Acrescente os ingredientes picados ao "purê" de abacate.

4-Sirva com chips, crackers, tacos, no burrito ou mesmo junto com arroz e feijão.

7
8 Referências
Festa do Livro Independente: <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/faculdade-de-letras-primeira-festa-dolivro-independente>. Receita do mês: < https://www.tudogostoso.com.br/receita/117158guacamole.html>. Você Sabia: <https://www.bu.ufmg.br/bu atual/biblioteca/carro-biblioteca>. Voz e Voto: <https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/direito/quantos-equais-sao-os-direitos-humanos.html>. Envie uma sugestão para o nosso Instagram! Participe! �� @carrobiblioteca Cidadão de papel: a infância, a adolescência e os direitos humanos no Brasil Gilberto Dimenstein Deixe a neve cair John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle O que existe? O que não existe? Carla Coscarelli Claúdia Jussan (il) Dicas do nosso acervo!
Primeira

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.