FOLHA
Introdução Muito já se discute sobre mobilidade urbana, principalmente sobre a implantação de ciclovias como forma de um componente de transporte para desafogar o trânsito nas cidades brasileiras. O uso da bicicleta como meio de transporte não é uma solução extraordinária que irá salvar o planeta da catástrofe ambiental, mas ela é capaz de resolver problemas localizados em deslocamentos de pequenas e médias distâncias, e tem maior eficácia quando integrada com o transporte coletivo. Em Cuiabá as obras de mobilidade urbana influenciadas pela copa do mundo não contam com o tipo de infraestrutura cicloviária, muito menos com integração de vários modais de transportes, mesmo com todo avanço nos níveis de projetos nas maiores cidades brasileiras, não se vê o interesse de gestores públicos do setor de transporte sobre a inserção da bicicleta como alternativa de locomoção. O que se observa nesse momento, são obras desconexas e sem os quesitos básicos de segurança viária aconselhado em manuais nacionais
1
2
/4
de projetos sobre planejamento cicloviário. Logo, se os requisitos básicos não estiverem no projeto, resultará no aumento dos acidentes envolvendo ciclistas, ao criar uma nova infraestrutura e incentivar seu uso, o usuário será exposto a situações de conflito viário que não se sujeitava se não optasse pelo uso das ciclovias.
Localização O projeto está direcionado para alunos de três escolas estaduais na zona norte do município de Cuiabá-MT, São elas: André Avelino Ribeiro, Diva Hugueney de Siqueira Bastos e Dione Augusta. O Projeto está distribuido em sua grande parte na região da Morada da Serra, Morada do Ouro, e algumas conexões viárias passam pelos seguintes bairros: Jardim Brasil, Nova Conquista, Centro América Buritis, 1º de Março e Tancredo Neves.
Justificativa
3
Escolhas estas, justificadas pelo dimensionamento das vias e o conceito de elaborar o projeto para o local onde grande parte dos alunos estão em fase de aquisição de conhecimento, obteremos uma conscientização positiva de que a integração de veículos, ciclistas e pedestres no mesmo projeto é fundamental para obtermos a verdadeira mobilidade urbana, que hoje infelizmente é deixada de lado no nosso município.
5
4
O Plano Cicloviário compreende um raio de dois quilômetros a partir de cada escola, resultando na área demarcada na figura 1 e está fundamentada na Lei Municipal do Passe-Livre (nº 4.141), que vigora em Cuiabá desde 17 de dezembro de 2001, que diz no art. 3º: tem direito ao benefício do passe-livre, somente o aluno que ora mais de dois quilômetros da unidade escolar na qual está matriculado”. Ou seja, não é correto o uso do vale transporte por estudantes que moram dentro de um raio de dois quilômetros de sua escola.
2
7
6
1
LEGENDA
1 - Escola André Avelino 2 - Escola Diva Hugueney 3 - Escola Dione Augusta 4 - Terminal do CPA I 5 - Terminal do CPA III 6 - Shopping Pantanal 7 - Ginásio Verdinho 8 - Parque Lagoa Encantada 9 - Parque Massairo Okamura
7 8
Métodos Utilizados Os métodos utilizados para decidir o perfil de espaço ciclável para cada trecho depende de vários elementos que constituem a via como por exemplo, a calçada, pista de rolamento, estacionamento, canteiro central, velocidade da via, topografia e o modal de transporte predominante.
1 4 3
O pedestre é o parâmetro das calçadas, a bicicleta é a referência da ciclovia, e os veículos motorizados dão as dimensões das vias. Foi criado plantas específicas para cruzamentos perigosos demarcados no mapa da figura 3, as demais vias terão identificação de qual perfil viário se adapta.
9 9
8 5 6 Figura 1: abrangência do projeto e localização com fotos das escolas enfatizadas e demais pontos de localização.
UNIC - Universidade de Cuiabá FAU - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Figura 2: Alunos da rede pública no Nordeste e Distrito Federal recebem bicicletas para irem à escola doadas através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Planejamento Cicloviário e Mobilidade Urbana para alunos das escolas estaduais André Avelino, Diva Hugueney de Siqueira Bastos e Dione Augusta, no município de Cuiabá
Trabalho Final de Graduação Dezembro / 2014
Aluno: Juander de Oliveira
Orientador: Ademar Poppi