Guiratinga
O
irmão Zaqueo Francisco da Silva, a pedido de seu pai – o pastor José Francisco da Silva (dirigente da igreja de Rondonópolis), foi o pioneiro a levar a chama pentecostal à cidade de Guiratinga. O irmão, para cumprir com êxito sua missão de “ide e pregai o evangelho”, enfrentou muitas dificuldades e desafios. Às vezes, fazia visitas a pé, de bicicleta ou à cavalo, em áreas difíceis de transitar. Aos poucos, foi vencendo os desafios e almas se rendendo a Cristo. Os primeiros novos convertidos foram Marcolina, Onorina de Oliveira, Jovita Ferreira, Manoel Ferreira e a família Marques (Madalena, Manoel, Leonida, Pedro, Ana Rosa, Jovelina e Ananias). No início de julho de 1961, é inaugurado o primeiro templo da igreja Assembléia de Deus na cidade. O templo, construído em mutirão pelos fiéis, ficava na Avenida Bahia, atualmente denominada Israel Arco Verdeia. Zaqueo e o irmão José Barreto fizeram os 1.600 tijolos adobe necessários para a construção da obra. Alem disso, nessa
84
mesma época o pioneiro Zaqueo abriu dois pontos de pregação, um no distrito de Vale do Rico e outro na cidade de Tesouro. No dia 04 de novembro de 1993, a igreja recebe a emancipação do campo de Rondonópolis, este envia o pastor Edilson Lopes Viana dos Santos para dirigila. Os pastores que cooperaram com a obra em Guiratinga foram Zaqueo Francisco da Silva, Evilázio Venâncio de Souza, Juracy Augusto, Edílson Lopes Viana dos Santos, Francisco Novaes Coelho, Abel Bispo da Silva e Arione de Lima.
“No início de julho de 1961, é inaugurado o primeiro templo da igreja Assembléia de Deus na cidade. O templo, construído em mutirão pelos fiéis, ficava na Avenida Bahia, atualmente denominada Israel Arco Verdeia”