Cuiabá
O
início do movimento pentecostal na cidade de Cuiabá foi marcado por perseguição e intolerância. No ano de 1936, O pastor itinerante Eduardo Pablo Joerke foi o primeiro a semear a semente da salvação na cidade. O colportor visitava casa por casa, evangelizando e distribuindo folhetos e Bíblias. Na época, era proibido ler a Bíblia na região. Por isso, um padre local, ao saber dos trabalhos do pastor, ficou muito irritado e começou a perseguir a obra de Deus. O pároco queimou em praça pública as Bíblias e os folhetos doados pelo pastor.
os protestantes iriam quebrar os santos e falar da Bíblia. Então, quando Eduardo chegava aos portos, as pessoas fugiam para o mato com medo do missionário. Sem se deixar intimidar contra as hostes infernais da maldade, o colportor, pacientemente, persistiu nos trabalhos evangelísticos, e aos poucos toda resistência contra a obra de Deus foi desaparecendo e as almas se rendendo ao Senhor.
“Na época, era proibido ler a Bíblia na região. Por isso, um padre local, ao saber dos trabalhos do pastor, ficou muito irritado e começou a perseguir a obra de Deus.”
Nesta época, a economia da cidade se dava às margens do rio Cuiabá. Em razão disso, era grande a concentração de pessoas nessa área. O padre visitava a população ribeirinha e dizia que 66
Na época, o pr Eduardo Joerke era da igreja Missão Inglesa sediada na cidade de Londrina – Paraná. O pastor, no ano de 1941, retorna a cidade de Londrina deixando para traz um pequeno grupo de crentes e o irmão Rodrigues Alves à frente dos trabalhos. Dois anos depois, no mês de Abril, Eduardo retorna à Cuiabá para a realização do primeiro batismo nas águas,