16ª Bienal de São Paulo (1981) - Exposição Arte Incomum

Page 44

livremente ao longo da trajetória da arte, dando vida a quatro tipos básicos de expressão: 12 _.34-

desenhos rudimentares, de caráter simbólico e estereotipado; arte simbólica e decorativa; manifestações primitivistas, de rica simbologia freudiana; representações acadêmicas.

Os trabalhos do primeiro grupo apresentam pontos de contato com as expressões de certos povos primitivos, com a arte marajoara, com o desenho automático do indivíduo normal, com a garatuja infantil. Os desenhos do segundo grupo, de caráter geométrico, definido, evocam o primeiro gótico, a antiga pintura japonesa, a arte negra centro-africana, a cerâmica da Ilha de Marajó. No terceiro grupo, aparecem técnicas mais sofisticadas, tais como o desenho sombreado, a pintura a óleo, a aquarela, a escultura, expressivamente próximas do primitivismo africano e da arte popular. O quarto grupo, o menos interessante sob o ponto de vista clínico e estético, lembra a arte acadêmica por seu caráter predominantemente realista 3. São ns obras do primeiro grupo que se aproximam das expenencias de vanguarda por terem em comum a expressão do primitivo, do infantil. Esses dois caracteres levam Osório César a exaltar o novo na manifestação artística do alienado, seguindo os estudos de Porciúncula Morais, para quem a verdadeira arte atual é a das crianças e, por extensão, dos primitivos e dos doentes mentais, pois, por desprezar a terceira dimensão, é "francamente futurista" 4. Pautando-se pelas idéias de Freud, com quem chega a corresponder-se na década de 20, Osório César analisa a produção plástica dos internos do Juqueri nos termos de uma simbologia eminentemente sexual e, embora aponte em seus escritos a presença de imagens e configurações recorrentes nas mais variadas culturas, não se aproxima da formulação junguiana do inconsciente coletivo, acreditando que as semelhanças entre a cerâmica marajoara e determinadas expressões européias e asiáticas se deviam à emigração para a América de uma raça desconhecida, oriunda do continente euro-asiático, misteriosamente desaparecida. Quando, em 1950, participa do I Congresso Internacional de Psiquiatria, em Paris, levando obras para a Exposição de Arte Psicopatológica, Osório César destaca a presença de pelo menos dois verdadeiros artistas, isto é, de pacientes que haviam chegado à configuração de um estilo - Sebastião, cuja expressão lembra, às vezes, Rouault, e Albino, presente, no ano anterior, na exposição A Arte Bruta Preferida às Artes Culturais, sob pseudônimo de "o desconhecido de São Paulo" 5. Defensor incansável da artisticidade da produção plástica da Escola Livre do J uqueri, Osório César organiza inúmeras exposições (cerca de 5 O) , entre as quais podemos destacar o Salão de Arte dos Alienados (1942), paralelo à Segunda Semana de Arte Moderna, a I Exposição de Arte do Hospital do Juqueri, apresentada no Museu de Arte em 1948, várias mostras no Clube dos Artistas e Amigos da Arte, na Galeria Prestes Maia, 42


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.