29ª Bienal de São Paulo (2010) - Catálogo

Page 184

Chim Pom Inaoka, Mizuno, Okada, Hayashi, Ellie, Ushiro. Tóquio, Japão, 2005. Além de citar a imagética e os repertórios da cultura popular e jovem das ruas de Tóquio, o grupo Chim Pom confunde suas táticas de ação com as estratégias de mídia e cultura de massa que recorrem ao choque, à surpresa e ao culto de celebridades. Emulando programas de TV e bandas de música pop japonesas, Chim Pom realiza intervenções urbanas e instalações quase cômicas, em que se apropria de contextos e subverte suas funcionalidades, agindo de forma hedonista, irônica e provocativa. Absorvendo e neutralizando elementos

ridículos da sociedade, o grupo vem para São Paulo para realizar uma nova edição de Black of Death, intervenção gravada em vídeo, na qual os jovens dirigem um carro agitando na janela um corvo empalhado ao som de corvos agonizantes emitido em alto-falantes, atraindo assim todos os corvos da região, que perseguem o veículo procurando resgatar o animal capturado. Como se estivesse questionando o limite da ação politicamente incorreta, o grupo produzirá um novo vídeo que funciona como uma anedota ou uma charge política duramente colocada em prática. Chim Pom ainda irá percorrer a cidade fazendo pequenas intervenções, procurando paralelos entre o repertório do grupo e a cena paulistana.

1


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
29ª Bienal de São Paulo (2010) - Catálogo by Bienal São Paulo - Issuu