Folheto Novidades BEFN aLer+ 2019

Page 1

QUERES LER+ COMIGO?

As novidades literรกrias da tua biblioteca



Projeto aLer+ 2027 O QUE É? O projeto aLeR+, iniciado em 2008, foi uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destinada a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora e no prazer de ler. Pretendia-se dinamizar a criação de redes alargadas de leitores e hábitos diversificados de leitura, tendo por referência a experiência e orientações da instituição britânica de promoção da leitura, National Literacy Trust. Vivemos atualmente uma mudança nas atitudes leitoras, consubstanciadas em novos modos de ler e novas práticas sociais e culturais de literacia, implicando o leitor em variados processos colaborativos de leitura e escrita, impressa e digital. Neste novo contexto, o papel da escola no desenvolvimento do gosto e da competência leitora é, mais do que nunca, fundamental, tornando-se imperativo que a leitura impregne a cultura escolar e envolva a comunidade.

A continuidade deste Projeto aLer+ pretende aprofundar estratégias iniciadas em 2014, , através de ações centradas na sala de aula, na família e na comunidade. Com vista à melhoria da compreensão leitora e ao fomento do prazer de ler, apostamos nestes 3 eixos para desenvolver, ao longo destes dois anos, uma verdadeira cultura de leitura.

OBJETIVOS: - Aprofundar uma cultura de leitura na comunidade escolar (alunos, docentes e não-docentes); - Promover a leitura autónoma e por prazer; - Incentivar a leitura e a escrita em distintos contextos, formatos e suportes; - Estimular a transversalidade da leitura, numa perspetiva curricular integrada, vertical e horizontal; - Envolver as famílias e a comunidade na promoção e incentivo da leitura e da escrita; - Mobilizar parcerias, nacionais e/ou internacionais, com entidades diversificadas.

Trata-se de uma proposta transversal, do ensino pré-escolar ao secundário, que se estende a toda a comunidade, através do trabalho realizado pela Rede de Bibliotecas de Condeixa. A dimensão da leitura assenta nesta progressiva condição de pluralidade: da experiência do sujeito (eu), à partilha com o próximo (tu/nós), até ao alcance de atos coletivos de vivência comunitária. Acreditamos que a proatividade de todos e a paixão pela leitura que nos move vão, certamente, produzir um efeito de “contágio”, para lermos+ e para lermos melhor (todos e cada um).


Os Crimes de Grindelwald - Monstros Fantásticos - O argumento original do filme de J. K. Rowling O mundo mágico de Harry Potter continua em expansão e J.K. Rowling surpreende uma vez mais os seus fãs com o poder da sua escrita ficcional, agora na forma do 2º argumento que escreveu propositadamente para o grande ecrã. Num esforço para travar os planos de Grindelwald, Albus Dumbledore convoca Newt, seu antigo aluno em Hogwarts, que aceita uma vez mais ajudar, desconhecendo os perigos que o esperam. Os limites vão-se desenhando à medida que o amor e a lealdade são postos à prova, mesmo entre os amigos e familiares mais próximos, num mundo da feitiçaria cada vez mais dividido.

A Casa do Destino de Lea Veléz e Susana Prieto Uma saga familiar onde o mistério e a sensualidade se cruzam e agarram o leitor até ao surpreendente final. O realismo mágico de Isabel Allende e Laura Esquivel, num dos maiores êxitos do ano. A Casa do Destino narra a magia de um amor impossível. Uma história plena de mistério, segredos do passado, crimes por desvendar e lendas que se convertem na chave de um enigma. Rocio é uma jovem de olhos verdes deslumbrantes. De origem humilde e órfã aos cinco anos, foi acolhida por uma família rica, os Acevedo, que nunca a aceitaram completamente. Desafiando os inúmeros convencionalismos do seu tempo, Rocio não hesita em afrontar a elite social onde cresceu, sem nunca, no entanto, deixar de ser sonhadora e romântica.

Princípio de Karenina de Afonso Cruz Um pai que se dirige à filha e lhe conta a sua história, que é a história de ambos, revelando distâncias e aproximando-se por causa disso, numa entrega sincera e emocional.

Uma viagem até aos confins do mundo, até ao Vietname e Camboja, até ao território que antigamente se designava como Cochinchina, para encontrar e perceber aquilo que está mais perto de nós, aquilo que nos habita. Um pai que ergue muros de silêncio, uma mãe que faz arco-íris de música, uma criada quase tão velha como o Mundo, um amigo que veste roupas de mulher, uma amante que carrega sabores e perfumes proibidos. Uma busca que nos leva a todos a chegar tão longe, para lá de longe, para nos depararmos connosco, com as nossas relações mais próximas, com os nossos erros, com as nossas paixões, com as nossas dores e, ao somar tudo isto, entre sofrimento e júbilo, encontrar talvez felicidade.


CIÊNCIA O Mito da Singularidade - Devemos temer a inteligência artificial? de Jean-Gabriel Ganascia O momento crítico em que a inteligência artificial prevalecerá sobre a humana designa-se por «Singularidade tecnológica». Faz parte das novas buzzwords da futurologia contemporânea e a sua importância é sublinhada em numerosas previsões de gurus da tecnologia como Ray Kurzweil (chefe de projetos da Google) ou Nick Bostrom (da respeitável Universidade de Oxford). Alguns cientistas e investidores, como Stephen Hawking e Bill Gates, partilham estas perspetivas e manifestam a sua preocupação.

Ameaça à humanidade e/ou promessa de uma «transhumanidade», este novo milenarismo não para de se expandir. As máquinas irão tornar-se mais inteligentes e mais poderosas do que nós?

Jardins de Cristais - Química e Literatura de Sérgio Rodrigues Encontram-se aspetos de química em quase todos os textos literários? Sérgio Rodrigues acredita que sim e, neste livro, mergulha numa multidão de autores, que, como diz João Lobo Antunes no prefácio, «o sábio Mendeleev não conseguiria encaixar em qualquer tabela», e convoca-os para convencer os leitores dessa ideia aparentemente estranha. Num mundo dependente da química, mas que parece condena-la à invisibilidade, podemos ir de Homero e da Bíblia a Marx e Ian McEwan, passando por Camões, Camilo, Victor Hugo, Dostoiévski, Miguel Torga e muitos, muitos outros, todos eles ligados pela química. Um livro que agradará a leitores das áreas científica e literária. Plano Nacional de Leitura - Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com Temas Científicos no 3º ciclo de escolaridade e para Leitura Autónoma no Ensino Secundário.

O Universo - Criatividade Cósmica e Artística de Hubert Reeves e Daniel Casanave

Com o talento de divulgador que já conhecemos, Hubert Reeves explica, com remissões hábeis para a criatividade humana que a Ciência revela, o que hoje sabemos acerca da criação do Universo. Com palavras e ideias simples, Hubert Reeves consegue que compreendamos o infinitamente complexo, desvendando conceitos e factos que assim ficam ao alcance de todos.


Eu Serei a Última de Nadia Murad Um testemunho íntimo de sobrevivência, uma história terrível e inspiradora. A 15 de Agosto de 2014 a vida de Nadia Murad mudou para sempre. As tropas do Estado Islâmico invadiram a sua aldeia, onde a minoria yazidi levava uma vida tranquila, e levaram a cabo um massacre. Executaram homens e mulheres, entre eles a mãe e seis dos seus irmãos e amontoaram os corpos em valas comuns. Nadia, que tinha então 21 anos, foi sequestrada e vendida como escrava sexual. Os soldados torturaram-na e violaram-na repetidamente até que, numa noite, conseguiu fugir pelas ruas de Mossul. Para que não se esqueça, porque quer ser a última a vivê-la, Nadia conta a sua história.

Estava Morto mas não estou de Pedro Oliveira Leite A impressionante história verídica de um homem quase derrotado por sucessivas e dramáticas contrariedades, mas que conseguiu voltar a sonhar. Ao longo de mais de 150 páginas, o autor abriu o seu coração para contar a sua vida, desde a infância marcada pelo abandono e pela pobreza até às lutas e desafios que foram aparecendo no seu caminho. Um acidente trágico, ocorrido em março de 2010, quando participava numa ação de voluntariado do projeto Limpar Portugal, fez-lhe perceber o quão ténue é a vida. Brutalmente colhido por um carro, ficou em estado crítico, politraumatizado e com três hemorragias cerebrais que o deixaram com 70 por cento de incapacidade. Oito anos depois e com uma vontade enorme de ultrapassar todas as barreiras que se foram colocando no seu percurso, onde teve que “renascer” e “reaprender a viver”, continua convicto de que o desafio da vida passa por nunca desistir.

Como Desenhar O Corpo Humano -vários autores Em vinte e um anos, a cena literária portuguesa renovou-se com uma geração de incríveis novos autores que trouxeram consigo um novo fôlego de qualidade e criatividade, uma promessa de algo nunca feito, tanto na prosa como na poesia. Em vinte e um anos, jovens promessas fizeram-se escritores. João Tordo, José Luís Peixoto, Margarida Vale de Gato, Valério Romão, Bruno Vieira Amaral, Ondjaki, Rui Costa são apenas alguns dos nomes distinguidos pelo prémio Jovens Cria dores, e que hoje comemoramos com a publicação desta coletânea de prosa e poesia.


WonderStruck – O Museu das Maravilhas de Brian Selznick Desde sempre que o jovem Ben anseia por um pai que nunca conheceu. Agora, após a morte da mãe, sente-se mais perdido do que nunca. Quando descobre inesperadamente uma pista no quarto dela decide que é tempo de partir do Minnesota e conseguir as respostas que tanto quer… Em Hoboken, New Jersey, a pequena Rose acompanha, entusiasmada, a carreira de uma misteriosa atriz, reunindo recortes no seu estimado álbum. Trata-se de um escape, uma forma de se sentir menos sozinha no mundo. Vai ser um cabeçalho de jornal a incentivá-la a arriscar tudo e partir rumo a Nova Iorque… Duas crianças que se lançam às cegas numa aventura, sem saber que os seus caminhos se irão, inevitavelmente, cruzar, apesar de se encontrarem em planos e épocas diferentes: é que a história de Ben passa-se em 1977, e é narrada por palavras; a de Rose passa-se cinquenta anos antes, e é contada através de imagens. Os percursos destas duas crianças vão-se entrelaçando de forma magistral até, finalmente, se unirem num só…

Norwegian Wood de Haruki Murakami

Um avião prepara-se para aterrar no aeroporto de Frankfurt. Aos ouvidos de Toru Watanabe chegam os acordes de «Norwegian Wood», a famosa canção dos Beatles. O mítico tema dos Beatles tem o condão de transportar este executivo de 38 anos aos tempos da juventude, vividos na turbulenta Tóquio em finais dos anos sessenta. Saído da casa dos pais com dezoito anos e deixando para trás a pacatez de província e o velho Toyota Corolla da família, Toru chega à capital japonesa a fim de estudar teatro na universidade instalando-se uma residência estudantil só para rapazes. Filho único e solitário por natureza, passa o tempo a ler O Grande Gatsby e a estudar atentamente os colegas e as pessoas que o rodeiam. Com mais de quatro milhões de cópias vendidas no Japão e a caminho das setenta edições no país de origem do escritor, Norwegian Wood tem sido comparado ao romance À Espera no Centeio, de J.D. Salinger.

A História do Mundo para Pessoas com Pressa de Emma Marriott

Um guia conciso mas abrangente que cobre tudo o que é necessário saber sobre os acontecimentos mais importantes da História do mundo, desde as civilizações antigas até ao final da Segunda Guerra Mundial, etc. Fazendo uma abordagem a todos os factos e detalhes históricos essenciais, este livro proporciona-nos uma extraordinária viagem através dos tempos, desde o império de Alexandre, o Grande, à dinastia Tang, na China, ao Iluminismo, à Guerra Civil americana, e mais além. A História do Mundo para Gente com Pressa é um guia precioso e indispensável sobre a história da Humanidade e que nos permite descobrir como se construiu o mundo moderno.


HOLOCAUSTO

O Caderno do Avô Heinrich de Conceição Dinis Tomé

Heinrich e Jósef conheceram-se na Polónia. Heinrich tinha chegado há pouco tempo da Alemanha, porque o pai não queria que o filho crescesse num país onde então dominavam o ódio, o preconceito, o abuso do poder e todas as formas de fanatismo. Naquele tempo, o homem que tinha subido ao poder resolveu dominar o mundo e perseguir todos aqueles que considerava serem de raças inferiores como os judeus ou os ciganos, e também todas as pessoas que lhe opusessem resistência. Esse homem chamava-se Adolf Hitler. Esta história, escrita com grande sensibilidade, contanos como Heinrich, e o seu amigo judeu, Jósef, apesar de tudo o que sofreram, conseguiram manter uma amizade que ficou para a vida. A autora mostra-nos ainda como o amor pelos livros e pela leitura, e a capacidade humana de criar beleza são importantes para promover a paz entre os povos. Plano Nacional de Leitura - Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada, e para leitura autónoma no 3º ciclo.

Um Dia de Morris Gleitzman A vida de Félix Salinger não é nada fácil. Ele é judeu e vive num orfanato na Polónia dos anos 40, em plena Segunda Guerra Mundial. Félix gosta de ler, escrever e contar histórias. Até que um dia, decide fugir para procurar os pais. A determinação, inteligência e imaginação de Félix vão ajudálo a lidar com situações muito difíceis, no meio de nazis e cidadãos apavorados, e a encontrar pessoas maravilhosas, como a pequena Zelda e o velho Barney. Contada na primeira pessoa, por uma criança cheia de sonhos e muito inocente, esta emocionante história aborda a infância, a solidariedade, a amizade, a coragem e a esperança no meio do drama da guerra. Um livro que nos toca, que não se esquece. Pode ser lido por várias gerações, que o vão entender, certamente, de forma diferente.

Os Loucos da Rua Mazur de João Pinto Coelho

Quando as cinzas assentaram, ficaram apenas um judeu, um cristão e um livro por escrever. Paris, 2001. Yankel - um livreiro cego que pede às amantes que lhe leiam na cama - recebe a visita de Eryk, seu amigo de infância. Não se veem desde um terrível incidente, durante a ocupação alemã, na pequena cidade onde cresceram - e em cuja floresta correram desenfreados para ver quem primeiro chegava ao coração de Shionka. Eryk - hoje um escritor famoso - está doente e não quer morrer sem escrever o livro que o há de redimir. Para isso, porém, precisa da memória do amigo judeu, que sempre viu muito para além da sua cegueira. Na senda do extraordinário Perguntem a Sarah Gross, aplaudido pelo público e pela crítica, o novo romance de João Pinto Coelho regressa à Polónia da Segunda Guerra Mundial para nos dar a conhecer uma galeria de personagens inesquecíveis, mostrando -nos também como a escrita de um romance pode tornar-se um ajuste de contas com o passado.


O coração de Simon contra o mundo de Becky Albertalli

Simon Spier tem 16 anos e os únicos momentos em que se sente ele próprio são vividos atrás do computador. Quando Simon se esquece de desligar a sessão no computador da escola e os seus emails pessoais ficam expostos a um dos colegas, este ameaça revelar os seus segredos diante de toda a escola. Simon vê-se, assim, obrigado a enfrentar as suas emoções e a assumir quem verdadeiramente é perante o mundo inteiro.

P.S. Ainda Te Amo de Jenny Han

Ele é o único homem que a fez sentir-se viva...mas também é aquele que a poderá destruir. Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito atribulada, pelo menos na sua imaginação. Ela jamais imaginou que as cartas que escreveu a despedir-se dos rapazes por quem se apaixonou, mas a quem nunca teve coragem de confessar o seu amor, chegassem às mãos dos seus destinatários. E por causa disso meteu-se numa grande confusão. Para escapar à vergonha, começou um namoro a fingir com o Peter Kavinsky. Lara nunca esperou apaixonar-se a sério pelo Peter. E por isso está mais confusa do que nunca. Agora, ela terá de aprender a estar num relacionamento que, pela primeira vez, não é a fingir. Porém, quando um outro rapaz do seu passado reaparece na sua vida, Lara percebe que também nutre por ele sentimentos mais profundos. Será possível uma rapariga estar apaixonada por dois rapazes ao mesmo tempo?

A Todos os Rapazes que Amei de Jenny Han «Guardo as minhas cartas numa caixa de chapéu verde-azulada que a minha mãe me trouxe de uma loja de antiguidades da Baixa. Não são cartas de amor que alguém me enviou. Não tenho dessas. São cartas que eu escrevi. Há uma por cada rapaz que amei - cinco, ao todo. Quando escrevo, não escondo nada. Escrevo como se ele nunca a fosse ler. Porque na verdade não vai. Exponho nessa carta todos os meus pensamentos secretos, todas as observações cautelosas, tudo o que guardei dentro de mim. Quando acabo de a escrever, fecho-a, endereço-a e depois guardo-a na minha caixa de chapéu verde-azulada. Não são cartas de amor no sentido estrito da palavra. As minhas cartas são para quando já não quero estar apaixonada. São para despedidas. Porque, depois de escrever a minha carta, já não sou consumida por esse amor devorador. Se o amor é como uma possessão, talvez as minhas cartas sejam o meu exorcismo. As minhas cartas libertam-me. Ou pelo menos era para isso que deveriam servir.»


Uma Terra Prometida - Contos Sobre Refugiados

de Filomena Marona Beja, Carlos Vale Ferraz, Sérgio Luís de Carvalho, Miguel Real, José Fanha, Cristina Carvalho, Nuno Camarneiro, Ana Margarida de Carvalho e Afonso Cruz Recolha de contos, dedicados à temática dos refugiados. Nove histórias que nos conduzem pelas galerias subterrâneas do medo e do desespero, sobre a fuga e a perda, o caminho e o perigo, sobre o recomeço, ou o fim definitivo. Histórias que, por nos falarem dos limites do humano, muito além dos laços culturais, geográficos ou religiosos, poderiam, afinal, ser sobre qualquer um de nós . Plano Nacional de Leitura - Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

Os Direitos do Homem - Uma Ideologia Moderna

de François de Smet e Thierry Bouüaert

Em 1948, na sequência da guerra e da descoberta do horror da Shoah, um comité propôs-se redigir a primeira Declaração dos Direitos do Homem de alcance universal. Esse acontecimento dará lugar a um diálogo e, nalguns casos, a uma confrontação transformadores entre várias visões e sistemas políticos do mundo. Neste livro conta-se a história da equipa que lançou no papel um sonho comum: um mundo no qual o Homem não voltasse a ser lobo do Homem...

Somos os 99% de Marc Grañó e Gonzalo Fanjul Um livro para jovens sobre temas atuais, como a desigualdade e distribuição da riqueza. Um por cento da população mundial detém metade da riqueza do planeta. A outra metade é repartida pelos restantes 99%. Mas esses 99% são afetados diariamente pelas decisões tomadas pelo 1% mais rico, que impõe a injustiça da desigualdade a todos nós, interferindo com as nossas oportunidades, com o nosso futuro. Nós somos os 99%!

Nem Todos os Cactos têm Picos de Mosi Desde que se conheceram na primária, Rita e Luísa cresceram e brincaram muito juntas, e por isso gostam essencialmente das mesmas coisas. São colegas de turma, partilham tudo, falam de qualquer assunto. Não sabem se serão melhores amigas para sempre mas esta é uma história sobre amizade autêntica. A delas.




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.