Revista da ANAPE 04

Page 36

RP - Como está o processo de construção do banco de dados da Anape? MSM - Quando iniciamos esse trabalho sabíamos das dificuldades que iríamos enfrentar. Precisaríamos demonstrar a importância dessa ação para as entidades filiadas - devido à relação mais próxima com o associado - e, ainda, atrair a atenção do associado ao site para a campanha de recadastramento, lançada em outubro de 2010, quando implantamos o novo site da Anape. Sempre falamos que o processo de construção do banco de dados é primordial para a Anape conhecer o seu próprio associado e, a partir daí, melhorar a comunicação interna e atender melhor às suas reivindicações, estreitando a relação institucional que deve existir entre as partes. Hoje (em julho/11) sabemos que a Anape tem cerca de 3.070 associados e que no país existem cerca de 5.700 procuradores de Estados e do DF, o que faz da nossa entidade a maior da advocacia pública do país. Já mapeamos esse quantitativo e sabemos em que estados as filiações à Anape podem crescer e naqueles onde a Anape tem que trabalhar para consolidar sua presença. Acreditamos que muito em breve teremos o perfil do nosso associado completo, o que nos ajudará a crescer e representá-los ainda melhor. RP - A Anape criou uma ouvidoria para aprimorar a integração das associações estaduais filiadas à associação. Fora isso, quais são as outras vantagens de ter uma ouvidoria? MSM - Penso que a disponibilização de uma ouvidoria visa oferecer um instrumento para o associado manifestar-se sobre algum tema que a Anape está tratando, apontar alguma falha de algum setor da entidade, sugerir a adoção de alguma prática, criticar alguma conduta que tenhamos praticado e que não concorde, enfim, possibilitar ao associado e às entidades estaduais um canal de diálogo com a direção da entidade nacional, de forma a estreitar essa relação e fazê-los interagir sempre com os nossos dirigentes. Lembro de um e-mail que recebemos de um associado chamando a atenção para uma PEC apresentada no Senado que nossa assessoria parlamentar já havia nos alertado. Tem essa importância em especial: possibilitar que o associado participe do cotidiano e da pauta da entidade. RP - Você coordena um trabalho de sensibilização de outros procuradores para aderir à Anape. Como está esse projeto? MSM - O cotidiano de um dirigente da Anape é muito diversificado. Um dia ele pode estar com

um parlamentar, outro dia com um Chefe de Poder, outro dia com um colega dirigente de classe. Por representar uma federação, a Anape deve estar presente no cotidiano dos Estados e do DF, já que um problema no norte do país pode afetar, indiretamente, uma prerrogativa de um Estado do Sul. Acredito que precisamos divulgar melhor o nosso cotidiano, por isso resolvemos investir na construção e manutenção de um site atualizado e moderno, criamos um perfil no twitter para atualização de notícias, a fim de tornar a entidade um perfil realmente seguido e confiável, e também seguimos com o plano de uma publicação anual da revista de procuradores. Paralelamente, celebramos uma parceria com o Citibank inédita, que trará diversos benefícios para o associado abrir uma conta - em especial para o crédito imobiliário e para pontuação em programas de milhagens-, isso sem falar no pagamento da anuidade do ano de 2012 da Anape pela instituição financeira. Outra situação que acredito que aumentará o número de filiados foi a contratação de diversos convênios em favor dos associados. Resolvemos contratar uma empresa com expertise na área e terceirizamos o setor. Estamos investindo recursos oriundos das mensalidades dos associados em seu favor. Agora o associado terá direito a mais de 200 convênios em todo país, um site com acesso restrito e senha, além de um serviço 0800 para atendimento ao associado. Entregaremos para cada associado adimplente uma carteira ANAPEcard, pois visualizamos que essa identidade era necessária para criar no associado uma cumplicidade com a instituição. RP - Quais serão as próximas metas da Anape até o final desta gestão? MSM - A pauta da Anape surge a partir das deliberações do conselho, no qual participam todos os presidentes de associações Estaduais. A diretoria da Anape executa justamente suas decisões. Temos que continuar o trabalho de acompanhamento legislativo no Congresso Nacional, a fim de garantir não somente novas conquistas para nossos associados, bem como garantir prerrogativas já existentes em razão dos diversos projetos de reforma do marco jurídico ali existente e que podem afetar nossa carreira. Outro trabalho importante é seguir apoiando e atuando juntamente com as entidades estaduais nos pleitos existentes nos diversos Estados, em especial naqueles em que o chefe do poder Executivo não concedeu o tratamento remuneratório isonômico com as demais carreiras jurídicas. Além de defender os associados do ponto de vista coletivo e individual quando no exercício das funções, devemos dar maior publicidade a esse trabalho e nos aproximar cada vez mais do nosso associado.

Revista Procuradores

recursos do ano financeiro corrente, até mesmo para melhor atender aos associados e às próprias entidades filiadas. Acredito termos alcançado já em julho/2011 cerca de 90% dessas metas.

35


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.