Revista Curta – Edição nº42 – setembro/2019

Page 1

REVISTA

CURTA


EDITORIAL A sessão dos clássicos sempre traz uma animação competitiva para o CineCom, nesse momento em que o público é o responsável pela escolha de um filme, acontecem muitas batalhas nos bastidores do projeto também, afinal, quem não quer que seu filme favorito ganhe? Curtindo a Vida Adoidado é um clássico que mantém vínculos característicos com a modernidade, como a busca do jovem por aventuras e, às vezes, certo desprezo

pelas regras que limitam sua capacidade de descobrir seu papel no mundo. Além de representar bem a necessidade por um dia de descanso da rotina escolar. Essa “ponte” de identificação entre público e obra torna-o perfeito para ser assistido sozinho ou em grupo, ainda mais se essa exibição foi fruto do seu voto! Curtam o filme, que a pipoca é por nossa conta!

Ana Vitória Messias

NESTA EDIÇÃO 3

Ficha Técnica e Sinopse

4

O olhar crítico da obra

5

O jeito americano de ser adolescente

6

Renovando os ânimos

7

Aproveite o dia como Ferris


curtindo a vida adoiado Ferris Bueller’s Day Off, 1986 Direção: John Hughes Roteiro: John Hughes Elenco: Matthew Broderick, Alan Ruck, Mia Sara, Jennifer Grey, Jeffrey Jones Nacionalidade: Estados Unidos

Sinopse

No último semestre do curso do colégio, Ferris Bueller (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar a aula e planeja um grande programa na cidade com sua namorada (Mia Sara), seu melhor amigo (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio (Jeffrey Jones) e de sua irmã (Jennifer Grey).

3


o jeito americano de ser adolescente

Bandeiras dos EUA tremulando em cenas emocionantes, discursos inflamados aos pés da estátua de Lincoln e momentos de diversão com Coca-Cola. Marca como a exaltação do mundo estadunidense no cinema é constante. Os filmes voltados para o público jovem ou que contam a histórias de adolescentes estão ainda mais frequentemente ligados a propagação desses ideais americanizados. American Pie, Meninas Malvadas, D.U.F.F mostram o jeito correto de se viver a juventude: o jeito americano. Mas essa sensação de que ser jovem é mais legal nos EUA não é recente, Curtindo a Vida Adoidado, de 1986, também já nos

4

ensinava muito sobre a juventude estadunidense. Jovens inteligentes, mas não o suficiente para não se meterem em confusão, e extremamente enérgicos prontos para dominar o mundo, mesmo que isso consista em um passeio em um dia letivo. Quebrando a quarta parede Ferris, personagem principal da obra transmitida, pronto para matar aula nos explica que a vida passa muito rápido e que é necessário que aproveitemos. Porque assim é o adolescente dos filmes americanos: sagaz como um pequeno investidor da Wall Street. Ensinando truques e cheio de artimanhas com o único propósito: a diversão regada de consumo capitalista e música pop estadunidense.

Julia Lourenço


renovando os ânimos O popular esperto, aquele que é bonito e inteligente, e um meio aleatório. Por esses três tipos de jovens é que é formado o trio da amizade moderna. Curtindo a Vida Adoidado é de 1986, têm mais de 30 anos de lançamento e ainda assim consegue abranger uma das maiores leis universais que temos: a da amizade. Ferris e seus amigos constroem uma incrível narrativa de aventura e embates, e mesmo quando não concordam plenamente uns com os outros, ainda vão juntos, afinal, amizade é pra isso não é mesmo? Claro que não só concordar com tudo, o amigo sensato do filme, Cameron Sempre tenta mostrar que as chances dar errado do que Ferris pretende são bem maiores do que as de dar certo, mas no fim sempre é persuadido facilmente. Na verdade acho que Cameron só entra nas aventuras para garantir que vai ficar tudo bem com seus amigos,

mesmo que pareça ser contra sua vontade. Sharon, namorada de Feris e única mulher no trio de amigos, está disposta a se divertir tanto quando Ferris. E é sobre isso o filme, se divertir com seus amigos, mesmo que para isso seja preciso matar aula, passar por cima da ordem hierárquica e ser inconsequente, não dá pra fazer isso todo dia, mas se dar uma folga e curtir com os amigos é uma renovação de ânimos, afinal, nem só para as horas tristes serve a amizade.

Mariana Ribeiro 5


aproveite o dia como ferris Carpe Diem é uma expressão de origem latina, traduzida como aproveite o dia, desfrutar as oportunidades que a vida oferece naquele momento, uma vez que o futuro é algo incerto. Viver sob essa filosofia significa viver o presente de forma intensa e despreocupada em relação ao futuro. A expressão surgiu antes de Cristo e permanece atual, sendo disseminada principalmente no Cinema. O filme Curtindo a Vida Adoidado traz como protagonista o simpatizante do Carpe Diem, Ferris Bueller. Um adolescente que finge estar doente para faltar a escola e ‘tirar um dia de folga’, juntamente com seu melhor amigo, Cameron, e sua namorada, Sloane. Sem pensar no futuro, os três roubam a Ferrari do pai de Cameron em busca de fazer tudo o que for possível durante um dia, em Chicago. A princípio Ferris parece ser só um personagem que não se leva muito a

6

sério e que quer persuadir seus companheiros a seguí-lo em suas aventuras. Mas ao longo do filme é possível aprender uma segunda intenção, ele quer aproveitar ao máximo seu dia de folga, e também quer que seu melhor amigo viva isso. Ferris quer que Cameron pare de encarar a vida de forma passiva e realmente aproveite aquele dia. Ao fim do filme, ele obtém êxito pois Cameron diz que foi o melhor dia de sua vida.

Maria Cecília Couto


dicas de Pedro Euzito é de Ponte Nova - MG , faz licenciatura em Educação Física, e curte filme de ficção, como super heróis, e filmes relacionados a sua graduação, mais especificamente de treinadores esportivos. Confira sua lista:

Top 5 favoritos 1. Divergente (Neil Burguer, 2014)

2. Pantera Negra (Ryan Coogler, 2018) 3. Coach Carter (Thomas Carter, 2005)

4. Quando o jogo está alto (Thomas Carter, 2014)

5. Harry Potter e o Cálice de Fogo (Mike Newell, 2005)

playlist

dia de folga SPIRIT - Beyoncé •

Cheerleader - Omi, Felix Jaehn • Fica - Anavitória • California King Bed - Rihanna • Motivation - Normani •

dica cinecom

Clássicos • Star Wars: Episódio IV- Uma Nova Esperança (1977) • Psicose (1960) • Clube dos Cinco (1985) • Drácula de Bram Stocker (1992) • Bonequinha de Luxo (1961)

7


próxima sessão

Driblando o destino A próxima sessão será dia 22 de setembro.

Revista curta | edição 42 - Setembro/2019 Orientador: Albert Ferreira Edição Geral: Ana Vitória

Messias Projeto Gráfico: Brenda Scota,

Beatriz Valente Reportagem e Redação: Mariana

Ribeiro, Julia Lourenço, Maria Cecília Couto Revisão: João Vitor Martins Diagramação: Beatriz Valente Crédito imagens: Beatriz Valente (capa) e reprodução (pag. 2-8)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.