Revista Curta – Edição nº30 – outubro/2018

Page 1

REVISTA

CURTA


EDITORIAL A infância é uma das épocas mais especiais de nossas vidas! Marcada em sua maioria pela diversão, imaginação à solta e criatividade de sobra, muitas vezes nos pegamos fantasiando com essa época com muita saudade e com vontade de revivê-la! E pensando nessa fase e em todas as coisas boas que são presentes nela é que pensamos nessa sessão e também nessa edição da revista curta! O filme dessa sessão é o clássico da Disney que marcou

muitas crianças do mundo todo: O Rei Leão. Lançado em 1994 a animação que foi dirigida por Roger Allers e Rob Minkoff é inspirada na peça teatral Hamlet de William Shakespeare e foi aclamada tanto pela crítica, ganhando dois Oscars, quanto pelo público. Aproveite a Pipoca e até a próxima!

Yan Gabriel Oliveira

NESTA EDIÇÃO 3

Ficha T´écnica e Sinopse

4

Curiosidades sobre a história da animação

5

Os diversos valores de uma animação

6

Animação não é só coisa de criança

7

Didas de cinéfilo, playlist e dicas cinecom


o rei leão The Lion King, 1994

Direção:

Minkoff

Roger Allers e Rob

Roteiro: Linda Woolverton, Irene Mecchi e Jonathan Roberts

Elenco: Matthew Broderick,James

Earl Jones, Jeremy Irons e Whoopi Goldberg

Nacionalidade: Estadunidense

Sinopse

Mufasa, o Rei Leão, e a rainha Sarabi apresentam ao reino o herdeiro do trono, Simba. O recém-nascido recebe a bênção do sábio babuíno Rafiki, mas ao crescer é envolvido nas artimanhas de seu tio Scar, o invejoso e maquiavélico irmão de Mufasa, que planeja livrar-se do sobrinho e herdar o trono.

3


Curiosidades sobre a história da animação nho o qual, o querido personagem, Mickey Mouse, pôde ser visto pela segunda vez nas telinhas. A primeira foi na animação muda, Plane Crazy, que não obteve sucesso. Em 1937, chegou aos cinemas o primeira longa metragem produzido em animação, o filme Branca de Neve e os Sete Anões, produzido pela Disney e inspirado no conto de fadas “Branca de Neve” dos irmãos Grimm. Tin Toy, animação produzi No ano de 1824, foi inventado da pela Pixar, se tornou, em 1988, o taumatrópio, que deu origem ao deo primeiro curta de animação comsenvolvimento das primeiras sequputadorizada a ganhar um Oscar. ências de figuras em movimento. O Em 1995, uma das mais coaparelho consistia em um disco com nhecidas produções animadas, Toy um desenho em cada lado. QuanStory, da Pixar, fez e mudou a histódo utilizado, essas duas imagens se ria, sendo o primeiro longa-metramostravam juntas. gem de animação totalmente com Em 1834 surge o zootrópio, putadorizado. Cada quadro do filme fundamental para o avanço dos fillevava de 45 minutos a 30 horas mes de animação. Era um cilindro para ser feito, dependendo da comcom desenhos localizados lado a lado plexidade. No total, o filme levou que criava uma ilusão óptica quando um ano e meio para ficar pronto. girado rapidamente: as imagens pareciam estar em movimento. Em 1914, Winsor McCay realizou a primeira adaptação de quadrinhos para o cinema. Para fazer a o curta Gertie, The Dinossaur, McCay utilizou cerca de 10 mil desenhos no curta que durou 14 minutos. Em 1928, a lenda Walt Disney, produz o primeiro desenho animado Bruno Gabriel sonorizado: Steamboat Willie. Dese-

4


Os diversos valores de uma animação O Rei Leão é mais uma das grandes animações do cinema. Premiado e com uma das maiores bilheterias de todos os tempos no gênero, o filme faz parte de uma seleta lista de produções que marcaram a vida de inúmeras pessoas pelo mundo, desde crianças até aqueles que já passaram por essa fase há um tempo. As animações, há um tempo já foram um gênero que se referia à um nicho muito específico: o público infantil. Mas com o passar dos anos, uma acelerada no relógio do tempo e uma vida cotidiana ainda mais cruel se tornou comum, ver jovens e adultos indo as exibições por interesse próprio. O resultado desse interesse elegeu grandes produções do gênero à se consagrarem como filmes que se tornaram clássicos, por inúmeros motivos. Frozen, de 2013, é hoje a animação com maior bilheteria mundial e conseguiu esse feito com US$ 1,276 bilhão de dólares embolsados após o lançamento. Já Minions (2015), fica com o segundo lugar tendo um lucro de US$ 1,159 bilhão de dólares. Todos esses números vão muito além da adesão do público, envolvem produções incríveis de trilhas sonoras, um trabalho exaustivo de dublagem e ideias, que são a matéria-prima desses grandes sucessos. As animações

mostram porque são tão aclamadas dando ao público uma experiência completa de reviver a pureza infantil e refletir sobre o mundo acelerado em que vivemos. Sendo assim, fica um pouco mais claro perceber o porquê de serem reconhecidas por irem além da realidade cruel. As animações trazem consigo um processo que envolve o trabalho duro e o sorriso no rosto de alguém (ou a lágrima, em casos muito intensos!), e provam o poder que têm, apresentando um mundo de ideias que vão além do que nós às vezes podemos imaginar.

João Pedro Mageste 5


Animação não é só coisa de criança Os filmes de animação acabam encantando muitas pessoas de diferentes idades. São divertidos, engraçados... Mas o que talvez muita gente não tenha percebido é que ele geralmente traz histórias realmente inspiradoras de forma bem leve e descontraída, e acabamos nem percebendo direito. A gente pode começar por Rei Leão mesmo, um verdadeiro clássico das animações que ultrapassou gerações. Vai dizer que não é inspiradora a história do Simba, que começa quando ele ainda é pequeno e perde o pai, mas faz amigos que o ajudam a viver grandes aventuras e no final, ele volta para casa e assume suas responsabilidades para tornar o seu reino um lugar melhor. Hércules, outro clássico antigo das animações, nos mostra que força não é tudo. Ele quer se tornar um verdadeiro herói, e trabalha muito para conseguir isso, malhando e lutando. Mas no fim, ele descobre que o que o torna um verdadeiro herói é a força do seu coração. Uma animação mais recente, Zootopia, leva uma mensagem super legal sobre machismo, preconceito e violência. Só pelo tema principal do filme já podemos perceber: Judy é uma coelha que vive em uma sociedade extremamen-

6

te conservadora e preconceituosa e seu sonho é se tornar policial. Só que ninguém acredita nela só por essa ser uma profissão de machos e ela vai enfrentar muita gente pra conseguir alcançar seu sonho. E só um pequeno spoiler: ela vai conseguir e provar que é realmente muito boa. FormiguinhaZ é o clássico “o amor supera tudo”. A formiga trabalhadora se apaixona pela princesa, só que não é permitido que eles fiquem juntos por causa das regras da sociedade. Mas mesmo assim, no final tudo dá certo. Vai dizer que as animações não são realmente inspiradoras?

Brenda Scota


dicas de

cinéfilo

Ana Thereza Eller é uma Capixaba de 21 anos nascida em Vitória. Estudante do segundo período de Engenharia Civil aqui na UFV, já estudou comunicação social na mesma instituição. Seu Top 5 filmes são bem diversos e para ela foi muito difícil decidir qual filme incluir na lista e qual deixar de fora.

Top 5 favoritos 1. Sete minutos depois da meia noite (Juan Antonio Bayona, 2017)

2. Mamma mia (Phyllida Lloyd ,2008)

3. Cidade de Deus (Fernando Meirelles, Kátia Lund, 2002) 4. Ilha do Medo (Martin Scorsese, 2010) 5. Corra! (Jordan Peele, 2017) playlist disney Lá vou eu - Irmão Urso • Não direi (que é paixão) - Hércules • O Mundo Ideal - Alladin • Sentimentos São... - A Bela e a Fera • Hakuna Matata - O Rei Leão •

dica cinecom FILMES que marcaram infância •Harry potter e a Pedra Filosofal - 2001 (Chris Columbus) •A Nova Onda do Imperador - 2000 (Mark Dindal) •Matilda - 1996 (Danny DeVito) •Esqueceram de Mim - 1990 (Chris Columbus) •os incríveis - 2004 (Brad Bird)

7


Na próxima sessão

A NOIVA CADÁVER Gramado das 4 Pilastras 11 de novembro às 19 horas

Revista curta | edição 30 - Outubro/2018 Orientador: Albert Ferreira Edição Geral: Yan Gabriel Oliveira Projeto gráfico: Brenda Scota Reportagem e redação: Brenda Scota, Bruno Gabriel e João Pedro Mageste Revisão: Yan Gabriel Oliveira Diagramação: Beatriz Valente Crédito imagens: Reprodução (Capa e pag. 2-8)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.