Edição Abril de 2023

Page 1

Desde 2006 - Edição 238 - Abril 2023 - Barroso/MG - Distribuição Gratuita barrosoemdia.com.br DIAS MELHORES VIRÃO Entre policiamento e medo, Barroso vive mais uma Semana Santa

Editorial

O jornal Estadão, de São Paulo, fez recentemente uma publicação em seu editorial - opinião do meio de comunicação - na qual mostra a sua posição com relação a tragédia, barbárie, chacina, seja como você quiser intitular o ocorrido na creche de Santa Catarina, no seu jornal. Em resumo, decidiu não publicar foto, vídeo, nome ou outras informações sobre o autor do ataque, embora ele seja maior de idade. Essa decisão, de acordo com o Estadão, segue recomendações de estudiosos em comunicação e violência. Pesquisas mostram que essa exposição pode levar a um efeito de contágio, de valorização e de estímulo do ato de violência em indivíduos e comunidades de ódio, o que resulta em novos casos. A visibilidade dos agressores é considerada como um “troféu” dentro dessas redes. Desta mesma forma, o barrosoemdia, mesmo sendo um simples jornal do interior de Minas, através da sua linha editorial, vem tratando esses áudios e fake news que estão espalhando terror pela cidade e região. Noticiar essas ameaças com datas e horários, é no nosso entendimento, uma forma de deixar estes autores atingirem seus objetivos: a mídia. Todo material que a reportagem tem acesso é direcionado a polícia, responsável para tomar as devidas providências sobre ameaças, que só tem um objetivo: aterrorizar o povo de bem de Barroso e região. O barrosoemdia noticiará fatos, sem que estas ameaças virem estímulo à violência e insegurança, já tão evidente na cidade. Obrigado!

Atualidades

Gian Brandão / brandaogian@gmail.com

Melhorias necessárias

Ainda em minhas caminhadas pela nossa querida Barroso, e continuando a apresentar alguns pontos que precisam ser vistos pela administração pública municipal, começo hoje pelo bairro da Praia. Não são poucas as vezes que passo por lá e, sempre, tenho a mesma impressão de que alguém precisa olhar com mais carinho para a Rua Oliveira, logo na entrada do bairro da Praia. Como se sabe, naquela rua, existe um córrego que corre ao lado da calçada – diga-se, precária – e que possui pontes. E nesta calçada e pontes não existe guarda-corpo, o que provoca, há anos, vários acidentes, com queda de carros, pessoas e animais. Será tão difícil colocar esses guarda-corpos em um bairro tão populoso e carente, e em local tão movimentado? A obra parece ser simples e, ao que parece, a administração municipal fez serviço idêntico no Canal próximo à Exposição. Será que não é hora de olhar para esse bairro tão carente? A situação é de simples solução, mas a falta da obra pode gerar graves transtornos para os moradores do bairro e, principalmente, para as pessoas que não conhecem o local e podem sofrer um acidente pela falta de obra tão simples, que pode ser realizada com baixo orçamento e até mesmo com seus próprios funcionários.

De volta aqui e tentando trazer um pouco de descontração neste momento tão triste que vivemos! Mas antes, falando sério, quero registrar que ver os policiais no meio da procissão do enterro, em plena Semana Santa, foi a cena mais triste que vi na minha querida Barroso. Que Deus nos abençoe e parabéns a Polícia!

E vamo nessa, segue o baile! Por falar em baile, se tá ruim pra mim, imagina pro meu amigo coroão que arrumou uma namorada novinha e não vai poder ir no baile do FlashBack porque a menina só tem 29 anos kkkkkkk Só pode entrar acima dos 30 kkkkk De repente 30, tinha que chamar o baile! Tá difícil...kkkkkkkkkkkkk

João?

Se bem que a gente já tá dançando sem música né! Com essa iluminação pública que inventaram ai o trem tá feio! E o nome da empresa é Vagalume, tão de sacanagem né? Kkkkkkk Daqui uns dias eles vão passar distribuindo os vagalumes de casa em casa? É assim?! Pelo menos vai ter luz!

E o Andão falou na rádia de Dores que vai distribuir pipoca e algodão doce mesmo.... sem dó! Esse gordinho é da pá virada. Que os criticos lembre-se: a gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte tá... ouçam músicas de qualidade e reflitam, faz bem!

E o fanstasminha do Facebook voltou! Tá de volta o fenômeno da internet! Eleição por ai né! Estamos de olho fantasminha pluft...

E vamo ficar de olho no D.D, o Deputado Doutor ai: o homi é Bozo declarado! E também nos assusta o movimento da escola Nikolas Ferreira em Barroso. Tá cheio de sementinha do mal por ai! Grande futuro eim!?

Por aqui parece que o Bardola já tá comendo no mesmo prato do Menino Disparou eim... Peças estão sendo mexidas no tabuleiro de cimento da política. Política à vista! Tempos difíceis vindo por aí! Como diria a cantora Wanderléia: Pare... agora! Por falar nisso, quem tá sumido é o Gato Menega, saudade! Bigode grosso, respeita o moço! E o Adelmo é o Flamengo da política barrosense: sempre vice! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Por falar em futebol, a dupla de ataque do campeonato dos servidores públicos será os gordinhos! Ataque de peso! Só que ali dentro da área poucos entendem do rabiscado como o Bardola. Artilheiro nato! O homi é bão!

O gente, vamo ficando na paz e na alegria, um pouco de humor não faz mal a ninguém! E perguntar não ofende! Por isso aqui vos fala João Interrogação!

“ Tomara que, o quanto antes, estes dois pontos sejam analisados com carinho pelo Poder Público

O segundo ponto que queremos tocar esse mês é a falta de passeio público na Rua Severino Rodrigues. A referida rua, que liga o bairro do Rosário aos bairros São José e José Guimarães, é utilizada por muitos pedestres, principalmente, crianças e adolescentes que residem no bairro do Rosário e do Agrião para irem até a Escola Prefeito Geraldo Napoleão de Souza, no bairro Guimarães. E o que vemos é que tais crianças e adolescentes andam literalmente no meio da rua, junto a muitos veículos, já que não existe passeio público para pedestres. Ou seja, dividem o mesmo espaço com carros, caminhões, motocicletas e todos os tipos de veículos. Lá a situação é mais grave já que, de um lado, existe um morro; do outro, um barranco alto às margens do Rio das Mortes, ou seja, não há para onde fugir”. Caso um carro venha em alta velocidade e algum pedestres esteja caminhando pela rua, a tragédia será certa. O problema não é novo, mas algo precisa ser feito com urgência antes que uma tragédia anunciada aconteça. Não se pode admitir que rua tão movimentada, por carros e pessoas, sendo o local de ligação de bairro populoso (Rosário) à Escola de Referência (Geraldo Napoleão de Souza), continue sem passeio onde pedestres possam caminhar. De fato, seria interessante fazer daquela rua uma Alameda, com árvores e passeio em, pelo menos, um lado da via. O que não se pode admitir é que continue a ser uma via utilizada por veículos e vários pedestres, sem a existência de passeio. O mesmo foi feito na ligação entre os bairros Genésio Graçano e João Bedeschi, que poderia servir de modelo para a Rua Severino Pereira. Assim como no mês anterior (Iluminação Pública), não se está aqui dizendo que há falha ou falta de interesse do Poder Público. Na verdade, o que se deseja é chamar a atenção para problemas que são tão corriqueiros e estão aí há tantos anos que acabam transformando-se em coisas normais. A atual administração se mostra proba e com tendência a construção de várias obras, como temos notado em nossa cidade nos últimos dois anos. Então, ao chamarmos atenção para pontos específicos, não estamos criticando a administração, mas sim, como cidadão e munícipe, chamar a atenção para pontos que passam, às vezes, despercebidos, e que são necessários para nossa população. Tomara que, o quanto antes, estes dois pontos sejam analisados com carinho pelo Poder Público, para que, assim, seja possibilitada mais segurança aos cidadãos barrosenses.

EXPEDIENTE TELEFONE 3351-3419

www.barrosoemdia.com.br Telefone: (32)

Co-fundador: Antônio Marcos Pinto (in memoriam)

Jornalista responsável: Bruno Ferreira - 11.558/MG

CNPJ: 12.772.555/0001-30 (E.I.)

Tiragem: 1.000 exemplares

Colaborador: Gian Brandão

E-mail: barrosoemdia@yahoo.com.br facebook.com/barrosoemdia

barrosoemdia.com.br Abril 2023 2
- PÁGINA DE OPINIÃO
Instagram: @jornalbarrosoemdia 9.9199-1575
“ Pesquisas mostram que essa exposição pode levar a um contágio.

População convive com medo e mentiras Insegurança e fake news

Avisem todos que puderem, eles vão fazer um massacre na procissão do enterro na Semana Santa”, diz um dos maliciosos áudios que circularam durante a quaresma nos aplicativos de whatsapp em Barroso. E este compartilhamento em massa, muito comum nos dias atuais, atrelado ao clima de insegurança que a cidade vem vivendo desde o homicídio ocorrido no carnaval deste ano, vem deixando a população apovorada. “Eu não tenho vergonha de admitir, não fui na procissão porque realmente fiquei com medo. Parece loucura dizer isso, mas foi verdade”, diz um cidadão barrosense que é cristão participante, mas ficou temeroso diante de tantos boatos e fake news. “Primeiro disseram que matariam alguém na procissão, depois falaram até do Prefeito, enfim, nestes tempos onde as pessoas andam cheias de ódio não dá para duvidar de mais nada”, relata o barrosense que acompanhou a transmissão pelas redes sociais da paróquia.

ações policiais tiveram como objetivo trazer segurança, tranquilidade e visibilidade a população barrosense durante a Semana Santa. O município recebeu apoio logístico e pessoal de Barbacena, São João del Rei e Belo Horizonte, contando com duas guarnições do Batalhão de Choque”, diz o Tenente. que reforçou que nenhuma ocorrência foi registrada durante as celebrações religiosas pelas Paróquias de Sant’Ana e de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

SÁBADO DE ALELUIA

E estes boatos, áudios e mentiras chegaram até a Polícia Militar de Barroso, que através do Tenente Gabriel Nascimento explicou que é preciso, mesmo achando absurdo, averiguar caso a caso, mas adiantou que não fazia muito sentido o que estava sendo espalhado. “Não podemos excluir nada, mas não tem relação com os acertos de contas que que vem acontecendo em Barroso”, chegou a informar a reportagem do barrosoemdia o Tenente Nascimento que foi questionado sobre os áudios e a possibilidade de ocorrências durante as procissões. E assim sucedeu todas as procissões da Semana Santa, ou seja, com o apoio de militares de fora da cidade e até do Choque, policiais para ocasiões especiais. “As

Também, devido aos constantes boatos e áudios que circulam pelas redes sociais, o baile de Sábado de Aleluia, organizado pela Improviso Club foi cancelado. Segundo a organização do evento, a festa precisou ser cancelada pela pouca demanda de ingressos, pois em um dos áudios compartilhados, o local também seria alvo de crimes violentos. “A gente vai ter que reconquistar essa segurança aos poucos, fazendo pequenos e pontuais eventos para a população barrosense, que na sua grande maioria, é da paz. Vendemos muito poucos ingressos e resolvemos cancelar o evento do Sábado de Aleluia”, diz o promoter Marcelinho Mayrink, responsável pela Improviso Club. “Mas vamos continuar realizando as festas e tenho certeza, que com muito segurança e organização, vamos recuperar a paz em Barroso”, diz o empresário do ramo que enfrentou a pandemia por dois anos e agora luta contra outro vírus, tão letal quanto, ou seja, a violência.

A Improviso Club já está com FlashBack, Dias das Mães e Dias dos Namorados na sua programação de eventos para os próximos meses no município.

Barrosenses participam da Caminhada pela Paz

A Escola Estadual Cônego Luiz Giarola Carlos, do Bairro Jardim Bandeirantes, organizou uma Caminhada para promover a Paz em Barroso. O evento foi realizado junto aos alunos da Escola Municipal Professora Clotilde Rocha, onde todos vestindo branco, percorreram as

principais ruas do bairro. Populares também participaram da Caminhada. Durante o evento houve distribuição de mensagens à comunidade escolar e mudas de plantas que foram doadas por intermédio da CSN. A passeata teve como propósito a conscientização da po-

pulação barrosense, após os inúmeros episódios de violência ocorridos na cidade. Nas redes sociais, a instituição, através dos seus responsáveis fez um post. “Para alcançar a paz, é preciso cultivar a empatia, a compreensão e a tolerância. Devemos aprender a respeitar as

diferenças e buscar o diálogo e a negociação como forma de solucionar conflitos. E, acima de tudo, é preciso amar ao próximo como a si mesmo, pois o amor é a base da verdadeira paz”. A Caminhada pela Paz aconteceu na quarta-feira da Semana Santa.

Dr. Frederico viabiliza mais R$ 1 milhão e 800 mil para Barroso

Ao todo, são quase R$ 5 milhões para Barroso em apenas 4 anos. O deputado federal Dr. Frederico está trabalhando para viabilizar mais de R$ 1 milhão e 800 mil para Barroso, através de demandas levantadas por lideranças políticas do município, em praticamente todos os setores. Com isso, em pouco mais de 4 anos, Dr. Frederico se aproxima dos R$ 5 milhões em recursos para o bem estar da população barrosense. “Quero agradecer a confiança da população barrosense. Um povo honesto, trabalhador que me deu a honra de ser o deputado federal mais votado nos anos de 2018 e 2022. Com muita seriedade, transparência e honestidade, estou trabalhando para todos. Grande abraço e muito obrigado Barroso”, destacou o parlamentar.

Frederico
Doutor
barrosoemdia.com.br 3 Abril 2023
Apesar dos boatos e mentiras, barrosenses compareceram em grande número nas procissões da Semana Santa Escola Estadual Cônego Luiz Giarola realiza Caminhada pela Paz em Barroso

Athletic Club se prepara para a Série D

Equipe de São João vai disputar a competição pela primeira vez

Pela primeira vez na sua história centenária - o Athletic Club tem 114 anos, a equipe de São João del Rei, que vem sendo, desde 2018 quando retornou com seu futebol profissional, destaque no esporte mineiro, vai disputar o Campeonato Brasileiro da Série D, a quarta divisão do futebol profissional no país. E a estreia já tem data para acontecer: sábado, dia 6 de maio, quando o Esquadrão de Aço, como é conhecido o Athletic, vai enfrentar, fora de casa, o Nova Iguaçu, do Rio de Janeiro.

O Athletic está no Grupo 6, onde também estão os times da região sudeste do Brasil, ou seja, paulistas, cariocas, mineiros e capixabas. Os grupos são divididos entre regiões para facilitar o deslocamento. Ao todo, são oito equipes no Grupo: além do time de São João del Rei, tem Democrata, de Governador Valadares, de Minas Gerais, Nova Iguaçu, Portuguesa e Resende do Rio, Real Noroeste e Vitória,

do Espírito Santo, e Santo André, do estado de São Paulo. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a próxima fase da competição. São oito grupos com oito equipes totalizando 64 participantes de todo o país. “A expectativa agora é para a disputa da Série D, onde vamos lutar para o acesso à terceira divisão do futebol brasileiro”, diz o diretor de futebol do Athletic Club, Fábio Mineiro, que é um dos responsáveis pelo re-

torno da equipe à elite do futebol estadual. “Nosso objetivo é ganhar notoriedade nacional, sempre desempenhando um bom papel”, diz Fábio, que é ex-jogador de futebol e já disputou inclusive a Copa Barroso pelo Tabajara.

TREINADOR

Quem está de volta para a disputa da Série D e terá a responsabilidade de subir mais um degrau com o Athletic é o jovem e competente treinador

Servidores públicos vão disputar Copa AMVER

Cícero Júnior, o Cicinho, sanjoanense de 43 anos que também é ex-jogador das categorias de base do clube. “Eu joguei com esse “menino” que está treinando o Athletic aí, conta o ex-jogador barrosense Wilderblando, que na década de 90 jogou pelo Athletic Club ao lado do Cicinho. “E ele era bom de bola tá!”, relata o barrosense que quer reencontrar o ex-companheiro de base do Athletic. Segundo postagem do Clube nas redes sociais, Cicinho é o treinador com mais partidas à frente do Esquadrão de Aço desde 2018. Ele conduziu, inclusive, o time mineiro nos dois acessos no Campeonato Mineiro, em 2018, quando subiu da Segundona para o Módulo II, e, em 2020, quando subiu do Módulo II para o Módulo I. Além do excelente trabalho no Esquadrão de Aço, o treinador sanjoanense teve boas passagens também por Coimbra e Vila Nova recentemente. “Estou de volta com muita vontade de fazer história novamente no Athletic”, diz.

A Associação dos Municípios da Microrregião do Campo das Vertentes (AMVER) está realizando a 1º Copa Amver de Futebol de Campo. A competição, que tem somente servidores públicos – prefeitura, câmara, autarquias, fundações e institutos – começou no último dia 25 de março e vai até outubro deste ano.

São quatro grupos com quatro times cada, com exceção do Grupo D que tem cinco equipes, onde os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas e consequentemente semi e final. Os jogos acontecem aos finais de semana. Participam da competição 17 times: Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Prados, Itutinga, São João del Rei, Ibituruna, Santa Cruz de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Ritápolis, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes.Haverá premiação para o campeão, vice e o terceiro lugar,

além de melhor jogador, melhor goleiro, artilheiro e troféu fair-play para equipe mais disciplinada e torcida mais animada.

BARROSO

E a equipe de Barroso já tem data de estreia marcada para o próximo dia 22 de abril, quando os servidores barrosenses vão enfrentar a cidade de Santa Cruz de Minas. A partida será no estádio João Vigia às 15h com entrada franca. Fazem parte do elenco barrosense que terá como técnico Marquinhos do Ceclans, jogadores como Anselmo, Douguinha, Alex, Nivaldo, Preto, Nelson, Marcelinho, Cat, entre outros atletas que estarão na disputa do campeonato. Para ter acesso aos horários e jogos da Copa AMVER basta acessar o código QR abaixo.

barrosoemdia.com.br 4 Abril 2023
Cicinho, novo técnico, é ex-jogador do Athletic

Cerca de R$3 milhões gastos em bebidas em 2022

Barroso é a 134ª cidade de Minas que mais consome bebidas alcoólicas

Quero, nessa grande oportunidade, dizer que é um prazer enorme retornar como colunista entre as páginas do Jornal impresso “barrosoemdia”. Vocês não sabem o encanto que é estar de volta como comentarista político.

Se antigamente eu escrevia, prazerosamente, sobre política e cidadania; agora, com a experiência adquirida na condição de legislador, o tema não poderia ser outro. Além do mais, mesmo que ainda faltae tolerância, a gente sabe que as pessoas já estão entendendo que falar sobre política é muito relevante. Aprendi, ao logo desses 45 anos de vida pública, que a nossa vida é feita de escolhas e de muitos desafios. Por isso, nesse momento tão especial, enquanto vereador, sei que há muitos conteúdos importantes para um amplo debate, pois, perante as minhas atividades diárias, os assuntos são inesgotáveis. Com a mesma sensatez e com uma linguagem de fácil entendimento, devo, não só fazer comentários sobre política e cidadania, como também divulgar minhas atividades desenvolvidas no dia a dia como membro do legislativo municipal.

“ Assuntos, não faltam!

Entre os 856 municípios do estado de Minas Gerais, Barroso é o 134º na lista dos maiores consumidores de bebidas alcoólicas em 2022. Os dados são do IPC Maps, que publica anualmente rankings de consumo de alguns itens em setores específicos da economia. Ao todo, segundo informações exclusivas levantadas pela reportagem do barrosoemdia, a cidade gastou exatos R$ 2.738.008 (dois milhões, setecentos e trinta e oito mil e oito reais). Em média, se levarmos em conta a população barrosense acima de 18 anos de idade, cerca de 14 mil habitantes segundo o último Censo, poderíamos afirmar que cada cidadão maior de idade gastou cerca de R$ 200 (duzentos reais) com bebida alcoólica no ano de 2022. Mas este número, na realidade, é bem maior, uma vez que nem todos são consumidores de bebidas alcoólicas e muitos idosos.

E Barroso subiu neste ranking, uma vez que em comparação com o ano de 2021, a cidade estava na posição de 144º lugar no estado de Minas Gerais, ou seja, subiu dez posições, aumentando o consumo de bebida alcoólica no município. Em 2021 , segundo a IPC Maps, foram gastos R$ 2.293.433 (dois milhões, duzentos e noventa e três mil e quatrocentos e trinta e três reais).

PROBLEMA

Apesar de gerar inúmeras brincadeiras e piadas sobre o consumo de bebidas alcoólicas, o tema é preocupante. Considerada droga lícita, o consumo excessivo de álcool tem sido um grande desafio para familiares de pessoas que estão “viciadas na bebida” e já são consideradas alcoólatras. E lamentavelmente essa é uma realidade cada vez mais comum em nossa cidade. A cada mês, dezenas e dezenas de mães recorrem a barrosen-

ses que estão envolvidos na causa contra as drogas. Entre eles está o nome de Luciano do ABC, que também conhece a fundo a realidade do envolvimento de jovens com bebidas e drogas em Barroso. “Todos os dias temos inúmeros pedidos de pais desesperados para salvarem seus filhos”, declara Luciano. Para se ter uma ideia do tamanho do problema, o projeto inaugurado pelo Instituto ABC, intitulado Bom Samaritano, em apenas cinco anos de existência, foi criado em 2017, já atendeu cerca de 200 pessoas, entre homens e mulheres barrosenses. Trata-se de um projeto em que as internações são voluntárias para cidadãos que enfrentam problemas com álcool e drogas. “É um problema realmente muito complexo que tem chegado às famílias cada vez mais cedo. Aqui na instituição temos tentado fazer a nossa parte, não só apoiando os usuários nas internações como também

em rodas de conversas nas escolas, principalmente com jovens das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio entre 12 e 18 anos buscando uma maior conscientização”, diz Luciano.

OUTRAS CIDADES

Ainda no que diz respeito ao ranking, a cidade que mais consumiu bebida alcoólica no estado foi Belo Horizonte, com quase R$ 500 milhões gastos em 2022. Mais cinco cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes estão entre as 50 que mais gastaram com bebida alcoólica no Estado. O consumo de bebidas aumentou em Barbacena, Viçosa e Juiz de Fora que é a 4ª cidade mineira que mais consumiu. Por outro lado, na região, os moradores de Ubá, Muriaé e São João del Rei, por exemplo, beberam menos em 2022, na comparação com o ano anterior. Veja o quadro com as posições abaixo!

Será uma honra, caro leitor do barrosoemdia, poder compartilhar com vocês essa experiência fantástica que estou sentindo, a cada dia, na Câmara Municipal de Barroso.

Aliás, a atual conjuntura exige de cada um de nós a expansão dos fatos políticos com realidade e transparência.

Afinal, a política é um mecanismo de transformação social capaz de melhorar a vida dos munícipes. Por isso, ela importa. E muito!

As pessoas precisam entender isso!

Luizinho Moreira está vereador na cidade de Barroso. Para saber mais sobre as atividades do legislador acesse o seu site https://luizinhomoreira.com.br Basta ler o Código QR para ter acesso ao conteúdo!

barrosoemdia.com.br 5 Abril 2023
publieditorial
REUNIÕES
SE LIGA !
Cerveja, foto ilustrativa — Foto: Divulgação ASSOCIAÇÃO SÃO VICENTE DE PAULO RUA JOSÉ DAMÁSIO CAMPOS BAIRRO GUIMARÃES
DE TERÇA A SÁBADO DAS 19H ÀS 21H
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.