Bairro em Festa 17-23 Ago. 2020 ✿ programa completo

Page 1

eita

a d a tr tuita En graa l otação suj

17 ➻23 Ago

20 ‘

Intendente Anjos Pena Arroios C O N C E R T O S :: E S P E C T Á C U L O S C I N E M A :: E X P O S I Ç Õ E S A T E L I E R S :: D E B A T E S

SAIBA MAIS EM

www.bairroemfesta.pt

Instagram.com/bairroemfesta facebook.com/bairroemfesta

CO:PROMOTORES

} 1/16 { §


FICHA TÉCNICA

DIRECÇÃO ARTÍSTICA E EXECUTIVA: MARTA SILVA; COORDENAÇÃO DE PROGRAMAÇÃO: MARTA SILVA, JOSÉ DIAS E RAQUEL FERNANDES; DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO: RAQUEL FERNANDES; EQUIPA PRODUÇÃO: MARTA COUTINHO, MARGARIDA BARATA, CAROLINA CARNEIRO, SUSANA BORGES E MICAS GOMES; DIRECÇÃO TÉCNICA GERAL : HUGO BAPTISTA E JOSÉ DIAS; DIRECÇÃO TÉCNICA PALCO: EDUARDO CUNHA; COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO E GESTÃO DE RESERVAS: FILIPA PENTEADO; EQUIPA COMUNICAÇÃO: JOSÉ DIAS E ZÉ LUÍS C.; ILUSTRAÇÃO: ATELIERSER; DESIGN: RODRIGO SAIAS, COM PRODUÇÃO DE SARA FORTES DA CUNHA; WEBSITE: JOSÉ DIAS; FOTOGRAFIA: IVO RODRIGUES; VÍDEO: TIAGO LEÃO (REALIZAÇÃO) E RUI LOPES (EDIÇÃO); ANGARIAÇÃO DE APOIOS: MICAELA GOMES; COORDENAÇÃO VOLUNTARIADO: CATARINA LOURO; CATERING: MARIANA TUGUI E ROSA MARIA LOPES; BAR DA FESTA: ADILSON GOMES; DIRECÇÃO DE MONTAGEM: P. DRUJARDIM; EQUIPA MONTAGEM: DAVID DE SOUSA, CARLOS E ANDRÉ PIRES; MANUTENÇÃO: ANA PAULA SOUSA; BILHETEIRAS: ROGÉRIO PAULO, LAURA REGO, DIANA GOMES E OUTROS COLABORADORES.

} 2/16 { §


17 ➻23 Ago

20 ‘

Todos os eventos e actividades do Bairro em Festa 2020 decorrem em espaços com controlo de acessos de modo a manter a distância de segurança entre participantes na circulação dentro do recinto e também na plateia (1,5m entre cada cadeira) cumprindo as actuais normas da Direcção Geral de Saúde. Pedimos que aguarde que os nossos assistentes de recinto o conduzam à plateia e ao seu lugar e que no final do espectáculo permaneça sentado até serem dadas as indicações de saída. Qualquer dúvida em relação ao procedimento de segurança (e outros) dentro do recinto poderá ser esclarecida pelo assistente de bilheteira ou pelos assistentes de sala de cada local. Relembramos que é obrigatório o uso de máscara durante o espectáculo e recomendamos a higienização frequente das mãos, o distanciamento físico e etiqueta respiratória.

Avisamos que os nossos espectáculos e actividades são fotografados e parcialmente filmados, podendo nestes registos obter imagens do público. O Festival Bairro em Festa reserva os direitos de utilização para fins promocionais destes registos audiovisuais que serão feitos por uma equipa devidamente credenciada. A programação poderá estar sujeita a alterações de última hora, mediante actualizações ao estado de pandemia.

} 3/16 { §


17 ➻23 Ago

} 4/16 {

20 ‘

§


17 ➻23 Ago

20 ‘

Cancelar não era uma hipótese

As Festas de Verão do Intendente nunca se assumiram exclusivamente como um

festival. Mais do que isso, nasceram para revelar e melhorar um território esquecido durante décadas. As prioridades sempre foram as pessoas e o lugar. Ao longo das várias edições deste evento, a relação das comunidades residentes com o público em geral foi o foco do trabalho das várias organizações locais que, em parceria, tentaram enaltecer a identidade deste território que se define pela diversidade e contraste da sua paisagem humana.

Transformar é o caminho rua não deixa de ser o nosso palco mas para já é o caminho para os micro encontros que, porta a porta, continuam a dar lugar à Cultura. A crise humanitária que atravessamos volta a revelar as fragilidades da nossa sociedade. Mais do que nunca, é essencial cuidar da nossa casa comum: este bairro-corpo que nunca foi só um Largo, mas sim as ruas-artérias para onde se expande este ano. A Avenida Almirante Reis surge assim como a coluna vertebral que suporta alguns dos órgãos vitais desta zona da cidade: os bairros do Intendente, Anjos, Pena e Arroios.

Este evento sempre deu particular atenção às pessoas em situações de vulnerabilidade, independentemente da origem dessa condição: discriminação social, isolamento, racismo. Este ano, faz-nos sentido focar também nos que vivem e dependem de um dos sectores mais afectados por esta crise: a Cultura. Foram os primeiros a parar e serão dos últimos a retomar uma vida plenamente normal. Também eles pertencem, noutro contexto e com outros contornos, a um grupo com pouca protecção social. É também a pensar em todos os artistas, técnicos, produtores e outros profissionais do espectáculo que não paramos.

&

} 5/16 { §


17 ➻23 Ago

20 ‘ J ZONA FRANCA Rua de Moçambique

E PRAÇA DAS NOVAS NAÇÕES

I

B

CREW ASSAN Rua Andrade 8A

QUARTEL DA GNR Rua Jacinta Marto

F PALÁCIO VISCONDE DA GRAÇA

A QUARTEL DA GNR

F

Largo Cabeço Bola

MERCADO DE CULTURAS

K

G

PÁTIO DO MOCA

H

C

LARGO RESIDÊNCIAS

EB1 NR. 1

Rua de S. Lázaro

} 6/16 {

LARGO DO INTENDENTE

§


17 ➻23 Ago

20 ‘

e c p t á u c s E tividad los c ea

es

António Zambujo E Jon Luz

CONCERTOS QUARTEL DA GNR B

COM

DO FADO À MORNA 03

22 Agosto SÁB

PEDRO SALVADOR E MADALENA VICTORINO COM COMPANHIA LIMITADA: O Concerto 01 20 Agosto QUI AT , 22h

Com direcção artística de Madalena Victorino e Pedro Salvador, a Companhia Limitada tem sido um dos projectos regulares da LARGO Residências que, ao longo de quatro anos, se debruçou sobre o tema da solidão urbana. Um projecto de artes performativas, que cruzou a área social com o mundo das artes, composto por um colectivo de artistas que se lançou na descoberta de um bairro, numa qualquer cidade, para trabalhar o tema da solidão nesse espaço urbano. Tendo encerrado a vida performática do projecto quisemos dar uma vida ilimitada a toda a música criada por Pedro Salvador. Com o apoio da Fundação GDA, conseguimos finalmente trabalhar na edição fonográfica deste projecto. O CD está brevemente disponível na web e é lançado ao vivo neste concerto documental. DIRECÇÃO MUSICAL E ARRANJOS: PEDRO SALVADOR; TEXTOS E VOZ NARRADA: MADALENA VICTORINO; GUITARRA, E VOZ: PEDRO SALVADOR; VIOLONCELO E VOZ: JOANA GUERRA; ACORDEÃO E VOZ: EMANUEL SOARES; SINTETIZADOR, BAIXO E VOZ: MIGUEL GONÇALVES; BATERIA E VOZ: RUI ALVES; FOTOGRAFIAS: HÉLÈNE VEIGA GOMES, MAURIZIO AGOSTINETTO, JOÃO TUNA, JEN BROWN, IVO RODRIGUES; VÍDEOS: JOÃO TUNA, MARIA JOANA FIGUEIREDO E TIAGO LEÃO; OPERAÇÃO E EDIÇÃO IMAGEM: RUI GALVEIAS ENTIDADE PROMOTORA: LARGO RESIDÊNCIAS

Filipe Sambado 02

21 Agosto SEX

T A , 22h Filipe Sambado atreve-se a fazer canções pop imediatas que nos fazem cantar e reflectir sobre o mundo que nos rodeia e afecta. Compõe canções notáveis que partem de uma matriz indie pop e consolidam um universo sónico que tanto estabelece cumplicidades com a música portuguesa - da canção de autor à música popular e de baile - como se deixa contaminar pelo krautrock, lo-fi ou surf music. São canções que nos interpelam, convocam a memória e projectam-na num exercício de reconfiguração da identidade portuguesa actual.

D O , 22h Há momentos que são únicos mas, vamos tentar revisitar a magia que aconteceu pela noite dentro há oito anos atrás, no epílogo do concerto de António Zambujo no aniversário da associação cultural SOU. Depois de quase todo o público ter ido embora, chegou Jon Luz e começou um dueto inesquecível num sofá. Estes dois músicos virtuosos tocaram seis horas seguidas numa viagem entre o reportório que os liga e que os separa, entre a música portuguesa e a caboverdeana. Sabemos que não devemos voltar aos locais onde fomos felizes mas nunca esqueceremos este momento e, por isso, os desafiámos a repeti-lo este ano. Especialmente concebido para o Bairro em Festa, Do Fado à Morna assinala mais um momento onde a cultura une, fala e canta em várias línguas neste festival-bairro.

MÚSICOS: ANTÓNIO ZAMBUJO E JON LUZ; TÉCNICO DE SOM: HÉLDER NELSON; ENTIDADE PROMOTORA: LARGO RESIDÊNCIAS

Ayom 04

23 Agosto DOM

G O , 19h Ayom é o “Senhor da música” que vive dentro do tambor e é uma entidade presente em várias culturas antigas do mundo em África, na América Latina e também na Europa. O protagonismo do tambor, assim como a presença de Ayom nestas diferentes culturas, fizeram com que este nome fosse a alcunha perfeita para esta banda multicultural constituída por cidadãos do mundo com bagagens diversas que se uniram entre Barcelona e Lisboa, em 2019, para criar uma música original, que passeia com liberdade pelos ritmos do mundo com influências afro-latinas, afro-lusitanas e do Mediterrâneo.

VOZ E PERCUSSÃO: JABU MORALES; ACORDEÃO: ALBERTO BECUCCI; ZABUMBA E PERCUSSÃO: TIMOTEO GRIGNANI; TRIÂNGULO E PERCUSSÃO: WALTER MARTINS + BAIXO, TRÊS CUBANO: RICARDO QUINTEIRA; VIOLÃO, GUITARRA E CAVAQUINHO: OLMO MARIN; ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS

VOZ E GUITARRA: FILIPE SAMBADO; TECLAS E VOZ: MANUEL LOURENÇO: FLAUTA E VOZ: VIOLETA AZEVEDO; GUITARRA: ALEXANDRE RENDEIRO; BATERIA: MIGUEL GOMES; ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS

} 7/16 { §


17 ➻23 Ago

A Cantora Deitada 09

FESTINHAS NO BAIRRO – CENTRO CULTURAL PARA FAMÍLIAS

DE MADALENA VICTORINO, E TIAGO ROUXINOL

T A 16h e 18h30 Um livro magnífico de Sandro William Junqueira, com ilustrações de Maria João Lima, vai cair nas mãos das crianças para que não se esqueçam de que a chuva afinal canta quando cai num buraco ou no vidro da nossa janela. Laboratório / Performance de dança, música e literatura para crianças entre os 6 e os 10 anos.

ESPECTÁCULOS PARA A INFÂNCIA Quelaune & Superquelaune 05 ROGÉRIO PAULO

CRIAÇÃO: MADALENA VICTORINO; CO-CRIAÇÃO: ANTOINE SASAL; CO-CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: ANA ROOT E TIAGO ROUXINOL; TEXTO: SANDRO WILLIAM JUNQUEIRA; ILUSTRAÇÕES: MARIA JOÃO LIMA; ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS

17 Agosto SEG , 16h e 18h30 D A

Germes! Bactérias! Vírus! Micróbios! O Bairro precisa ser salvo destes pequenos mas perigosos micro--organismos ou irá continuar de quarentena para sempre. Isto só pode ser um trabalho para o SUPER HOM... para o SUPERQUELAUNE! CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: ROGÉRIO PAULO; PRODUÇÃO: RESTO DE NADA – ASSOCIAÇÃO CULTURAL ; ENTIDADE PROGRAMADORA: CLUBE ATLÉTICO DE ARROIOS

Muita Tralha, Pouca Tralha 06 DE

CATARINA REQUEIJO

18 Agosto TER

Ç A - 16h e 18h30 Pouco habituado a viajar, o casal Odete e Alfredo decide ir ver a sua sobrinha Manela participar numa corrida de automóveis. Mas antes da viagem é preciso preparar a bagagem. Levam o quê? Pouca tralha? Muita tralha?

DIRECÇÃO ARTÍSTICA: CATARINA REQUEIJO; TEXTO ORIGINAL: CATARINA REQUEIJO E INÊS BARAHONA; CONCEPÇÃO PLÁSTICA: MARIA JOÃO CASTELO; INTERPRETAÇÃO: CATARINA REQUEIJO; ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO: VICTOR YOVANI; CO-PRODUÇÃO: TEATRO MARIA MATOS, FORMIGA ATÓMICA ASSOCIAÇÃO CULTURAL; ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS

O Meu Pai é de Plasticina 07

ANTOINE SASAL, ANA ROOT

21 Agosto SEX

ESCOLA EB1 N.º 1 C

DE

20 ‘

Clarice Lispector 10 DE

CLÁUDIA GAIOLAS

22 Agosto SÁB

D O , 16h e 18h30 Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, numa aldeia que não figura no mapa de tão pequena e insignificante. Os seus pais fugiram da guerra e foram parar ao Brasil, onde Clarice cresceu e se tornou uma grande escritora. Escrevia sobre os mistérios do universo e da alma humana, mas também sobre galinhas fugitivas, coelhos pensantes e um cachorro que comia cigarros.

DIRECÇÃO E INTERPRETAÇÃO: CLÁUDIA GAIOLAS; ASSISTÊNCIA DE DIRECÇÃO: LEONOR CABRAL; DRAMATURGIA: ALEX CASSAL; CENOGRAFIA E FIGURINOS: ÂNGELA ROCHA; DESENHO DE LUZ: DANIEL WORM; FOTOGRAFIA: JOSÉ FRADE; PRODUÇÃO EXECUTIVA: ARMANDO VALENTE; ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS

“A grande viagem do pequeno Mi” DE MADALENA VICTORINO, BEATRIZ DIAS E ANA RAQUEL MARTINS 23 Agosto DOM OG , 16h e 18h30 11

COM

Laboratório / Performance de dança, música, literatura e ilustração para crianças entre os 6 e os 10 anos.

A partir da leitura do livro com título original My father is made of rubber, vamos ver e experimentar fazer ioga e dança ao som de instrumentos como o violoncelo, o berimbau e muitos outros tocados ao vivo.

CRIAÇÃO: MADALENA VICTORINO; CO-CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: ANA RAQUEL E BEATRIZ MARQUES DIAS ASSISTÊNCIA: GUILHERME SERRADO E MATILDE REAL; LIVROS: A GRANDE VIAGEM DO PEQUENO MI DE SANDRO WILLIAM JUNQUEIRA E RACHEL CAIANO, LABIRINTO DE REGINA GUIMARÃES E JOÃO ALVES, E OH! DE JOSSE GOFFIN; ENTIDADE PROMOTORA: LARGO RESIDÊNCIAS

MARTA COUTINHO, RUCA REBORDÃO E SANDRA MARTINS 19 Agosto, QUAAT 16h e 18h30

COM MARTA COUTINHO, RUCA REBORDÃO E SANDRA MARTINS; ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS

Contos e Lenga Lendas 08

ATELIERS

Caras Metades 12 COM

SUSANA ALVES

DE

17 Agosto SEG , 14h30 e 17h

Concertos para violino e contos cantados, melodias, cantigas e lenga-lendas criadas a partir dos muitos mundos de Gil Dionísio. Cada peça um conto, cada conto uma história. E para cada história surgem canções, sinfonias e sons para um violino chamado Baby que bebe de uma música clássica que não quer ser antiga; da música tradicional um pouco de todo o mundo e de um jazz quase esquecido.

CRIAÇÃO E EXECUÇÃO: SUSANA ALVES; ENTIDADE PROGRAMADORA: LUGAR ESPECÍFICO

GIL DIONÍSIO 20 Agosto, QUAAT 16h e 18h30

COM GIL DIONÍSIO; ENTIDADE PROMOTORA: LARGO RESIDÊNCIAS

D A

Inspirados pelo projecto Retratos de Família, de Lígia Fernandes, vamos convidar famílias a fazer um exercício de desenho e colagem onde o ponto de partida será o auto-retrato. A partir dele vamos brincar com a simetria do rosto e mostrar uma outra face que revele um pouco mais do que a nossa aparência. Se calhar, quem vê caras também pode ver corações.

Mandalas

13 ROGÉRIO PAULO 18 Agosto, TER AÇ , 14h30 e 17h COM

Atelier dedicado à construção de Mandalas com diferentes materiais. Uma mandala é uma representação geométrica da ligação entre o ser humano e o universo, utilizada também como objecto de meditação. Cada família levará uma mandala para casa feita por si. ORGANIZAÇÃO: CLUBE ZEN; ENTIDADE PROGRAMADORA: CLUBE ATLÉTICO DE ARROIOS

} 8/16 { §


17 ➻23 Ago “Eco Pictórica” COM

OFICINAS

MICAELA JARAST

19 Agosto, 14h30 e 17h 14

Este workshop é uma introdução ao mundo da Pintura com Argila e Pigmentos. Numa fusão com as técnicas tradicionais da Pintura, Desenho e Harmonia Cromática, vamos explorar o potencial artístico do barro e de outros elementos naturais, num diálogo entre a nossa energia criativa e a Natureza. CRIAÇÃO E EXECUÇÃO: MICAELA JARAST; ENTIDADE PROMOTORA: LARGO RESIDÊNCIAS

Fukuwarai 15

AT E L I E R C A L I G R A F I A J A P O N E S A COM BENIKO TANAKA

20 Agosto QUI

14h30 e 17h A caligrafia Shodo é uma das artes mais tradicionais do Japão, na qual “Sho” significa caligrafia escrita e “Do” caminho. Neste atelier, através de técnicas desta caligrafia e da sua relação com a respiração e com o corpo, vamos criar imagens com o nome de cada participante. T A

COM BENIKO TANAKA; ENTIDADE PROMOTORA: LARGO RESIDÊNCIAS

Histórias do meu bairro 16 COM

LÍGIA FERNANDES E PAULA SIMÃO

21 Agosto SEX

T A , 14h30 e 17h Neste atelier vamos voltar atrás no tempo várias décadas e conhecer os bairros do Intendente, Anjos, Arroios e Pena no tempo dos nossos avós. Através de excertos de áudio e imagens recolhidas vamos conversar sobre a memória destes lugares e dinamizar a colagem e o desenho numa criação colectiva: um cartaz.

CRIAÇÃO E EXECUÇÃO: LÍGIA FERNANDES E PAULA SIMÃO; ENTIDADE PROMOTORA: LARGO RESIDÊNCIAS

22 Agosto SÁB

D O , 14h30 e 17h Vamos criar cartas postais a partir de cartão, recortes de revistas, restos de tinta de garrafas de spray de graffiti e frases escritas em cima de pedaços de papel reciclado com uma máquina de escrever antiga. No final, vamos definir um valor de venda para as peças produzidas e escolher, uma ‘boa causa’ à qual doar a totalidade do valor angariado.

CosturArte 19

O F I C I N A D E C O S T U RA PA RA A D U LT O S

19 e 20 Agosto, 17h

O projecto CosturArte, através da sua rede de artesãos e costureiras, tem vindo a encontrar soluções para suprimir os impactos da COVID-19 e contribuir para responder às necessidades de equipamento de protecção individual, tanto para o cidadão como para equipas médicas, aumentando assim o rendimento e a protecção para quem mais precisa neste momento. ENTIDADES PROMOTORAS: IRMÃS OBLATAS E FUNDAÇÃO AGA KHAN

Envia um Sorriso 20

- Postais em Cianotipia COM JOÃO CARDIGA OFICINA DE CIANOTIPIA PARA ADULTOS E Agosto 17h

19 20

Começamos por conhecer uma história de uma pessoa do Bairro, à qual vamos enviar uma mensagem. Depois imprimimos um postal utilizando o processo da cianotipia, uma das técnicas de impressão fotográfica mais antigas do mundo. Vamos ter o apoio da La Chusma Armengueira, que vai partilhar connosco os seus conhecimentos. ENTIDADE PROMOTORA: ZONA FRANCA

Repair café 21 COM

FABLAB LISBOA

21 Agosto SEX

T A 17h Deitamos muitas coisas para o lixo, mesmo quando podiam ser arranjadas ou reutilizadas. Promovemos cidadãos conscientes e responsáveis pelo impacto que têm no planeta. Reparamos e ensinamos, reduzindo o uso de materiais e de energia.

Bordados da Avó 22

21 E 22 Agosto SEX

T D A e SÁB O 17h Sobre uma fotografia impressa em tecido, a Avó ensina o que melhor sabe fazer: a bordar. Ao longo de uma hora e meia, enaltece-se a criatividade de cada um, entre cores e diferentes pontos de bordado.

ENTIDADE PROGRAMADORA: FERMENTA ASSOCIAÇÃO

COORDENAÇÃO: MILENA KALTE; ENTIDADE PROGRAMADORA: SIRIGAITA

Re_costura 23

De onde vem o traço? 18

22 Agosto SÁB

COM

De onde vem o traço? A partir do livro de Bruno Munari, Prima del Disegno (Antes do Desenho) vamos explorar várias formas de criar traços e marcas no papel com materiais diversos. CRIAÇÃO E EXECUÇÃO: MARTA ANGELOZZI; ENTIDADE PROMOTORA: ROUND ABOUT

Mercado de Culturas D

COORDENAÇÃO: RAFAEL CALADO; ENTIDADE PROGRAMADORA: FABLAB LISBOA

As Viagens do Pling Marquês 17

MARTA ANGELOZZI 23 Agosto DOM OG , 14h30 e 17h

20 ‘

D O 17h Nestes tempos que estamos a viver, temos todos de nos proteger uns aos outros. Queremos que nos ajudem a ajudar quem não tem meios para poder adquirir ou fazer máscaras comunitárias. Material necessário: Lençóis ou fronhas, t-shirt, Kit de costura

ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS

} 9/16 { §


17 ➻23 Ago

20 ‘

MOSTRAS

CINEMA

Mercado de Culturas D

Mercado de Culturas D

C’est Zo! 24

O Centro em 7 Andamentos 28

COM

INÉS ARCHER

MOSTRA COLECTIVA DANÇA TRADICIONAL

19 Agosto QUA

às 19h “Ku’dancin Afrobeatz” aproxima--nos da Costa do Marfim com uma criação de dança urbana marfinense por excelência: o Coupé Décalé. Criado pela diáspora marfinense em Paris no final dos anos 90, este estilo é inspirado por movimentos políticos como a Sapologie congolesa. T A

DIREÇÃO: INÉS ARCHER - KU’DANCIN AFROBEATZ; INTERPRETAÇÃO: ABUBACAR BALDE, BALDI BALDE, JALLOW SHERIFF, MATAR DIAW, OUSMANE SALANE, SERINGE SARR, VINCENT AKO E OUTROS PARTICIPANTES; ENTIDADE PROMOTORA: LARGO RESIDÊNCIAS

CARLA COSTA E DAVIDE D’ANTÓNIO

20 Agosto, QUI

19 22

Como uma orquestra escondida no fosso da sala de espectáculo, o CENTRO continua a animar a vida dos séniores em Arroios. Antes, eram as pessoas que vinham ao Centro. Agora é este que vai até elas em vários andamentos, como música que transporta uma miríade de gestos que combatem o afastamento, mantêm os sorrisos e a esperança do retorno aos dias de convívio geral. REALIZAÇÃO E MONTAGEM: PATRÍCIA GOMES; CÂMARA: NUNO BERNARDO, STEVE SPRUNG, TIAGO LEÃO PRODUÇÃO: LARGO RESIDÊNCIAS E MOVEA; MÚSICA: TERYLENE, RINI E PASTOLINI E RUCA REBORDÃO. ENTIDADE PROMOTORA: LARGO RESIDÊNCIAS

Histórias daqui e de além mar 25 DE

C I N E M A D O C U M E N TA L A Agosto, 21h

19h No âmbito de uma recolha de histórias e músicas do mundo desenvolvido pela Associação Renovar a Mouraria, com o contributo de 31 migrantes e não migrantes de 23 nacionalidades diferentes, nasce este Mundos daqui e além mar, após uma residência artística de cinco dias. T A

ENCENAÇÃO E DRAMATURGIA: CARLA COSTA E DAVIDE D’ANTÓNIO; MÚSICA: FREDERICO FURTADO, IBRAHEEM WARDEH, NUNO CINTRÃO; COM: CARLA COSTA, DAVIDE D’ANTÓNIO, MARGARITA SHARAPOVA, PAULO JORGE TAVARES, ROSI FERH E SANDRA SUYAMA; ENTIDADES CO-PROMOTORAS: ASSOCIAÇÃO RENOVAR A MOURARIA E RESIDENZA IDRA

Doclisboa 29

C I N E M A D O C U M E N TA L

19 Agosto QUA , 21h15 T A

EU NÃO SOU PILATUS WELKET BUNGUÉ

2019 / Portugal / 11’ Isto é um manifesto. Este é o Estado em que nos tornámos. No entanto, queremos que os direitos civis sejam respeitados mas continuamos a manifestar uma espécie de sentimento pelo outro aparentemente inusitado e distante, um racismo endémico, purgante e distanciador. JOURNEY THROUGH A BODY CAMILLE DEGEYE

Deja Vú Bizarro 26

2019 / França / 33’ Thomas, músico suíço-alemão, está preso em casa por ter partido um pé. Deambula pelo seu minúsculo apartamento parisiense com a perna engessada, atarefado com uma nova composição. Ao amanhecer, bate-lhe à porta uma visita feminina inesperada.

GRUPO DE TEATRO DA SIRIGAITA, COM TÂNIA SAFANETA 21 Agosto, SEX AT , 19h

Uma performance bizarra e hilariante, plástica e clownesca com pózinhos de alguma coisa humana. DIRECÇÃO ARTÍSTICA E CRIAÇÃO: TÂNIA SAFANETA; ACTORES: TÂNIA SAFANETA, VANESSA DINIZ, EUNICE SILVA, ANTÓNIO SANTOS, ENTIDADE PROMOTORA: SIRIGAITA

TRÊS PERDIDOS FAZEM UM ENCONTRADO ATSUSHI KUWAYAMA

Uma volta em Arroios 27

22 Agosto SÁB

D O , 19h A Oficina de Teatro do Clube Atlético de Arroios, após um trabalho de pesquisa sobre a Freguesia, apresenta um espectáculo a partir da multiculturalidade, hábitos, música, gastronomia, comércio e pequenas histórias de Arroios.

DIRECÇÃO: MARGARIDA BARATA; MÚSICA: SAX ON THE ROAD; INTERPRETAÇÃO: DIANA ROSA, HUGO EVANGELISTA, JOÃO CARNEIRO, JORGE NUNES CARVALHEIRO E MARGARIDA BARATA; PRODUÇÃO: CLUBE ATLÉTICO DE ARROIOS; ENTIDADE PROMOTORA: CLUBE ATLÉTICO DE ARROIOS

2019 / Portugal, Japão, Bélgica, Hungria / 27’ Um japonês de coração partido e o seu amigo indiano em peregrinação numa autocaravana velha, em busca de uma nascente sagrada no sul de Portugal. Sucedem-se os encontros ao viajarem por uma das regiões mais despovoadas e com mais suicídios da Europa em direcção ao destino lendário. ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS; ENTIDADE PROMOTORA: DOCLISBOA

Cinéma Du Désert 30 CINEMA DE ANIMAÇÃO

20 Agosto 21h15

SEDER-MASOCHISM FULL FEATURE DE NINA PALEY

2018 / Israel / 77’ Um filme de animação musical, bíblico, cómico e dramático, que reinterpreta o Livro do Exodus, em particular histórias associadas à Páscoa como a de Moisés que liberta o povo israelita da escravatura no Egipto. O filme mostra estes e outros acontecimentos num contexto de adoração generalizada da Grande Deusa Mãe. Em oposição, traça também a ascensão do patriarcado. ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS; ENTIDADE PROMOTORA: CINÉMA DU DÉSERT

} 10/16 { §


17 ➻23 Ago Monstra 31

EXPOSIÇÕES

CINEMA DE ANIMAÇÃO

21 Agosto SEX

20 ‘

T A

Largo do Intendente G

, 21h15

O menino e o Mundo

+

ALÊ ABREU

2013 / Espanha / 80’ Cuca é um menino que vive lá longe, numa pequena aldeia no interior de seu mítico país. Em sofrimento com a falta do pai, que parte em busca de trabalho para a desconhecida capital, Cuca deixa a aldeia e sai para o mundo à sua procura. Nesta viagem, o menino descobre uma sociedade marcada pela pobreza, pela exploração e pela falta de perspectivas. ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS; ENTIDADE PROMOTORA: MONSTRA

Left and Rotation 32 C I N E M A D O C U M E N TA L

22 Agosto SÁB

D O

21h15

O QUE VAI ACONTECER AQUI

Um documentário sobre os movimentos sociais que defendem o direito a habitar na cidade de Lisboa, num momento de intensificação das lutas pelo espaço urbano, provocada pela expansão do capitalismo financeiro que concentra riqueza em mãos de uns poucos e aumenta a desigualdade social. Um documentário de Left Hand Rotation em colaboração com Stop Despejos e Habita! ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS; ENTIDADE PROMOTORA: LEFT HAND ROTATION

DEBATES E CONVERSAS Praça das Novas Nações E Agora: Recriar a Cidade D E B AT E S

Vivemos circunstâncias que seriam impossíveis de prever, mas sobre o esvaziamento da cidade e as suas consequências falámos em todas as edições deste espaço de conversas de bairro. Este ano interessa-nos começar a desenhar novos caminhos e saber com quem podemos contar para pensar o futuro, da praça à cidade. ENTIDADE PROMOTORA: COOPERATIVA TRABALHAR COM OS 99%

DE

JOÃO TUNA

I N S TA L A Ç Ã O P Ú B L I C A

- Largo do Intendente

EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

- Quartel da GNR 16h às 23h 17 a 23 Agosto SEGDA a DOM OG Inauguração da instalação pública dia 17 às 18h O Intendente encontra-se num estado de metamorfose como grande parte da cidade de Lisboa. O novo instala-se, inventa lugares e outros modos de viver a cidade. Alguns de nós parte, muda a sua geografia e a sua identidade que pertencia àquele lugar que já não é seu. Há, de certa forma, uma espécie de morte. O retrato faz o elogio do que já não existe. Idosos, sem-abrigo, toxicodependentes. Este é o corpus deste trabalho de fotografia e vídeo do artista João Tuna. * Do Tirar Pelo Natural (1549) Francisco de Holanda. DIRECÇÃO ARTÍSTICA: JOÃO TUNA; MEDIAÇÃO SOCIAL: RAQUEL FERNANDES; ENTIDADE PROMOTORA LARGO RESIDÊNCIAS; PARTICIPANTES: JORGE SILVA, JOSÉ NEVES, DAVID XARIM, JOSÉ CALDAS, BRANCA DIAS ESTEVES RIBEIRO LEAL, MARIA PILAR MOTA LIZ, CÂNDIDO MANUEL FARIA PEIXOTO, ARTUR SILVA, ANTÓNIO LUÍS, JOSÉ CARLOS DIAS, FRANCISCO CABRAL ALVES, CARLOS VIRGILIO DOS SANTOS DUARTE CRUZ, MANUEL CORDEIRO REIS, JOSÉ SANTOS, PAULA CRISTINA EZEQUIEL, MÁRIO RUI SANTOS MASCARENHAS, JOSÉ CORDEIRO, SANDRO MIGUEL ANDRADE FERRAGE, ANA PAULA SOUSA, LUCINDA MARILIA RIBEIRO MENDES, MARIA MARGARIDA DE CARVALHO, KÁTIA SPINOLA, PAULO JORGE GONÇALVES RIBEIRO, ELISIO SANTOS, SUSANA BERNARDO, IDÁLIA SANTOS, NELSON FERREIRA, PLÁCIDO MACHADO, JOSÉ GOMES PEREIRA, LÍDIA ALVES DUARTE, ARMANDO PAIVA SANTOS, JOSÉ NUNES, DIANA BARROS VIEIRA ALVES, JOANA DUARTE, SILVIA MARIA CAIRES, ANTÓNIO NUNES TEIXEIRA, MARIA LOURDES BARBOSA

QUARTEL DA GNR A DE

LÍGIA FERNANDES

E X P O S I Ç Ã O C O L A B O RAT I VA DE DESENHO

17 a 23 Agosto SEG a DOM – Finissage dia 23 às 17h

ÁGORA DE LISBOA - PROGRAMA BAIRROS SAUDÁVEIS 34 19 Agosto, QUAAT 18h

D A

ÁGORA DO BAIRRO - QUE PRAÇA QUEREMOS? 35 COM A COOPERATIVA TRABALHAR COM OS 99% 21 Agosto SEX AT 18h

18 Agosto TER

Do Largo ou Do Tirar pelo Natural* 37

Convite ao retrato | 5 Minutos para te conhecer 38

ÁGORA DA JUVENTUDE: QUE CIDADE QUEREMOS? 33 17 Agosto SEGDA , 18h

Bibliotecas Humanas 36

QUARTEL DA GNR A

Ç A 18h Durante o evento, os “leitores” têm a oportunidade de ter conversas particulares, com uma duração máxima de 20 minutos, com quatro “livros” humanos disponíveis para o efeito, ou seja, com quatro pessoas que têm uma história para contar. Elas representam quatro estereótipos: Transgender, Muçulmano, Sem-Abrigo, Artista. Ouvir e conhecer histórias é uma forma de combater estereótipos.

G O

17h às 20h - desenho retratos 16h às 21h - visita à exposição Os participantes são conduzidos a um espaço onde está instalada uma bancada de trabalho com alguns lugares para se sentar e vários panos pendurados do tecto. São convidados a sentar-se, ser desenhados e constituir a exposição que é feita dos retratos acumulados dos visitantes. Um cronómetro em cima da mesa marca 5 minutos, altura em que termina o tempo de desenho e se passa à pessoa seguinte. CRIAÇÃO E EXECUÇÃO: LÍGIA FERNANDES; ENTIDADE PROMOTORA: LARGO RESIDÊNCIAS

ENTIDADE PROMOTORA: SIRIGAITA

} 11/16 { §


17 ➻23 Ago

20 ‘

O Corpo como Acidente Geográfico 39

Adicionar um lugar ausente 43

EXPOSIÇÃO DE PINTURA

T E AT R O

DE

MICAELA JARAST

DE

18 a 23 Agosto TER a DOM Inauguração 18 Agosto às 16h Ç A

KELI FREITAS

21 e 22 Agosto SEX

G O

Nesta série de pinturas, vão confrontar-se com imagens que trabalham a relação entre o corpo e o meio ambiente; a ligação entre o ser humano e o seu movimento com a Terra. CRIAÇÃO: MICAELA JARAST; ENTIDADE PROMOTORA: LARGO RESIDÊNCIAS

T D A e SÁB O 21h Adicionar um lugar ausente é um espectáculo criado a partir de uma viagem: no dia em que completaria 33 anos de idade, a sua autora e intérprete decide ir conhecer a terra distante onde nasceu.

RECANTOS PERFORMATIVOS

TEXTO, DIREÇÃO E INTERPRETAÇÃO: KELI FREITAS; APOIO À CRIAÇÃO: JOANA LEVI; APOIO DIGITAL E FOTOGRAFIA: PRI MARIA ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS

Quartel da GNR A

Largo Residências H

Alucinação 26. 40

bela_adormecida (versão duracional) 44

DE

ALICE DUARTE E MARTA JARDIM

DANÇA

17 e 18 Agosto SEG

e TER AÇ 21h ALUCINAÇÃO26 nasce de uma experiência de emigração conjunta, em que as duas bailarinas se deslocaram à Alemanha, por razões financeiras, para um Verão de trabalho numa firma de limpezas. É uma peça sobre a dureza de tomar decisões, a capacidade de sacrifício e a capacidade de ultrapassar limites físicos e mentais em estados alterados pelo cansaço. D A

CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: ALICE DUARTE & MARTA JARDIM; ESPAÇO CÉNICO E CONCRETIZAÇÃO DE ADEREÇOS: P. DRUJARDIM; CONCEPÇÃO DE ADEREÇOS, SELECÇÃO E EDIÇÃO MUSICAL, DESENHO DE LUZ E VÍDEO, PRODUÇÃO: ALICE DUARTE & MARTA JARDIM; TÉCNICO DE LUZ, SOM E PROJECÇÕES: JOÃO FIGUEIRAS; APOIO À EDIÇÃO MUSICAL: AFONSO SERRO; ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS

HOMEM-AGEM 41 BESTIÁRIO

T E AT R O - E N S A I O A B E R T O

19 Agosto QUA

T A 21h Homem-Agem é um trabalho em desenvolvimento e, por isso, o que vamos ver nesta performance é um ensaio aberto, uma parte desse processo de trabalho. Fazer uma homenagem supõe sempre um agir. Mas porquê esta pulsão primitiva de homenagear algo ou alguém? Talvez, assim, sintamos menos a solidão. Talvez, assim, consigamos sentir-nos mais perto da nossa procedência. Ou, talvez, não seja nada disto! O Tempo esgota-se.

DIREÇÃO ARTÍSTICA E DRAMATURGIA: TERESA VAZ; CRIAÇÃO, TEXTO E INTERPRETAÇÃO: AFONSO VIRIATO, HELENA CALDEIRA, MIGUEL PONTE,TERESA MANJUA E TERESA VAZ; ESPAÇO CÉNICO E CURADORIA DE FIGURINOS: BRUNA MENDES; PRODUÇÃO: DIANA ALMEIDA; IMAGEM GRÁFICA: SÉRGIO CONDEÇO E NEURÓNIO; ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS

Acção: REPETIÇÃO 42 AUÉÉÉU TEATRO T E AT R O

20 Agosto QUI

T A 21h Dois homens tentam gravar uma cena de cinema francês em italiano. Uma mistura de discursos entre as indicações do director e a liberdade do actor. As indicações repetem--se, o texto prossegue, os papéis subvertem-se. Os planos alternam-se na tentativa de fazer um filme. Quem filma, quem vê? A cena termina e quem agia, agora grava; quem filmava, agora actua.

DIANA DE SOUSA

PERFORMANCE DURACIONAL

17, 19, 21 e 23 Agosto das 23h59 às 07h00

Um quarto. Vemos algures um relógio despertador de mesa que toca todas as manhãs, sempre às sete. É meia-noite. Uma mulher, com uma peruca de cabelos pretos que lhe caem ligeiramente abaixo do queixo e lábios pintados de vermelho, dorme numa cama. Está pronta para ser visitada. bela_adormecida (versão duracional) é uma instalação performativa onde uma só pessoa é convidada a entrar e passar uma noite com uma “bela adormecida”. Marcações prévias nos Chats realizados em http://www.belaadormecida.com CONCEPÇÃO, DIREÇÃO, TEXTO E DRAMATURGIA: DIANA DE SOUSA; TEXTO: RUI PINA COELHO; PERFORMERS: ÁGATA PINHO, ANDRESA SOARES, BEATRIZ DIAS, DIANA DE SOUSA, DIANA NIEPCE, ERICA RODRIGUES, LUCÍLIA RAIMUNDO, MARISA BIMBO, RITA CAROLINA SILVA, SOFIA DINGER E XANA LAGUSI; PRODUÇÃO EXECUTIVA; LARGO RESIDÊNCIAS; PLATAFORMA VIRTUAL: BRUNO MONTEIRO; SISTEMA DE VÍDEO: MIGUEL CUNHA; IMAGEM: BRUNO SIMÃO; ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS

Palácio Visconde da Graça F Isoladas 45

DE MARGARIDA BARATA T E AT R O

17 e 18 Agosto SEG

D Ç A e TER A 21h Num prédio de Lisboa várias mulheres vivem a pandemia e o isolamento social. Independentemente da idade, profissão, meio económico ou estado de saúde, vivem dificuldades, medos e desejos perante o estado de emergência. O espectáculo é inspirado em testemunhos reais e interpretado por uma só actriz.

CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: MARGARIDA BARATA; ASSISTÊNCIA: JOANA RODRIGUES; PRODUÇÃO: RESTO DE NADA - ASSOCIAÇÃO CULTURAL EM PARCERIA COM CLUBE ATLÉTICO DE ARROIOS; ENTIDADE PROGRAMADORA: CLUBE ATLÉTICO DE ARROIOS

ACTORES: JOÃO OLIVEIRA SANTOS E SÉRGIO CORAGEM; CRIAÇÃO: AUÉÉÉUTEATRO; TEXTOS A PARTIR DE: JEAN-LUC GODARD, RENÉ POLLESCH, GIULIANO MONTALDO; ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS

} 12/16 { §


17 ➻23 Ago Scars 46

ITINERANTES

ANA VILELA DA COSTA

Do TUK TUK ao Artista: tu, o tuk e os vizinhos num pátio secreto 51

T E AT R O

19 e 20 Agosto SEG

e QUAAT 21h Nos últimos anos tenho vindo a coleccionar memórias. As minhas, inevitavelmente, mas também as dos outros. As reais, as inventadas, as reconstruídas e as adaptadas. Scars Project explora este processo de recolha, de arquivo, de incorporação e de mapeamento de memórias através de um dos traços mais fascinantes de eventos traumáticos – cicatrizes. D A

MÚSICA E PERFORMANCE

17 a 20 Agosto SEG

T D A a QUI A 17h - 20h Estamos no ano 2020, agora os tuk tuks são veículos especiais de acesso à Cultura. É para o menino, para a menina, para ti e para mim, todos em segurança numa viagem peculiar até um destino incerto: num recanto deste bairro transformado num palco só para si (e para os vizinhos que possam estar à janela) convidamo-lo a transformar-se no espectador de uma performance privada.

CRIAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: ANA VILELA DA COSTA; VÍDEO: ANA VILELA DA COSTA E MARTIM RAMOS; APOIO À CRIAÇÃO: MARTIM RAMOS; APOIO TÉCNICO: MARTIM RAMOS; ENTIDADE PROGRAMADORA: LARGO RESIDÊNCIAS

UM CONCEITO E IDEIA ORIGINAL: LARGO RESIDÊNCIAS; ENTIDADES PROGRAMADORAS: CLUBE ATLÉTICO DE ARROIOS, CREW HASSAN, JOSEPHINE BISTRÔ BAR E SIRIGAITA

Outras Ilhas 47

de Claudio Hochman e Beniko Tanaka TEATRO

22 e 23 Agosto SÁB

e DOM OG 21h O ponto de partida foi o livro Ilhas, escrito pelo argentino Claudio Hochman que propôs à japonesa Beniko Tanaka que escolhesse vinte textos desse mesmo livro. Juntos foram descobrindo formas e caminhos para levá-los ao palco. Luz, sombra, corpo, objectos, materiais, música e palavras misturamse para construir estas Outras Ilhas. D O

CO-CRIAÇÃO: BENIKO TANAKA E CLAUDIO HOCHMAN; TEXTO E ENCENAÇÃO: CLAUDIO HOCHMAN; INTÉRPRETE: BENIKO TANAKA; MÚSICA: RODRIGO LEÃO; ENTIDADE PROMOTORA: LARGO RESIDÊNCIAS

Sax on the Road 17 e 18 Agosto Innuendo, 17 a 20 Agosto Seu Monteiro e Os Carapanãs, 17 a 20 Agosto Poesia Arrojada, 17 a 20 Agosto Pedro Oliveira, 19 e 20 Agosto Ponto partida: Quartel GNR A – Largo do Cabeço de Bola Sessões às 17h; 18h; 19h

Cine à Roda - Bicicleta -Cinema e Serigrafia Itinerantes 52 O F I C I N A S E R I G RA F I A , C I N E M A E D E B AT E S

19 a 22 Agosto QUA a SÁB 19h-22h 19 Agosto - Quartel da GNR A 20 Agosto - Quartel da GNR A 21 Agosto - Pátio do Moca 22 Agosto - Pátio do Moca T A

Crew Hassan I Midi Club 48 MÚSICA

18 Agosto TER

Ç A 21h Máquinas, sintetizadores, samplers, drum machines. Os aparatos que preenchem o imaginário de produtores e aficionados da música concebida por meios tecnológicos vão estar nesta mostra que tem como elemento principal uma jam que mescla ritmos e atmosferas, ora mais ambientais, ora de dança desenfreada.

MÚSICOS: ARTISTAS RESIDENTES DA CREW HASSAN; ENTIDADE PROMOTORA: CREW HASSAN

Evil Residents 49 MÚSICA

19 Agosto QUA

T A 21h Evil Residents nasce dum associativo de músicos, djs e produtores em torno da mesa redonda da Crew Hassan, às voltas com os pratos que alimentam o corpo e saciam a alma. O estilo é livre e a vontade de superar a expectativa é o mote.

A Cine à Roda é o resultado da interacção entre a população em situação de exclusão, a comunidade local e artistas de vários colectivos. Durante o Festival apresentamos sessões de cinema itinerantes que incluem roda de conversa e a oficina de cartazes, cujo conceito está ligado aos filmes apresentados. A Cine à Roda move-se em torno da inclusão social, da cidadania e do direito à habitação. COLABORADORES: ANA LADISLAU; BRUNO MARQUES; DIEGO CUNHA; INÊS MARQUES; SOFIA PIRES; CENTRO DE ACOLHIMENTO - POUSADA DE JUVENTUDE DO PARQUE DAS NAÇÕES; CENTRO DE ACOLHIMENTO - CLUBE NACIONAL DE NATAÇÃO; CENTRO DE ACOLHIMENTO - PAVILHÃO DO CASAL VISTOSO; PARCERIAS: ATELIER SER; CORRENTE D’ARTE ASSOCIAÇÃO CULTURAL; EL WARCHA; ENSAIOS E DIÁLOGOS ASSOCIAÇÃO; ESQUILOS PARA AS NOZES; PROJETO LÁ TINHA; SERVE THE CITY ASSOCIAÇÃO; ENTIDADE PROGRAMADORA: ZONA FRANCA

MÚSICOS: ARTISTAS RESIDENTES DA CREW HASSAN; ENTIDADE PROMOTORA: CREW HASSAN

Zona Franca J Esboço 50 DE

D O

&

DE

20 ‘

SOFIA VALADAS

DANÇA CONTEMPORÂNEA

21 e 22 Agosto SEX

T D A e SÁB O 21h O Esboço é um estudo. É a expressão de algo que se está a descobrir e a ganhar espaço visível. Ao delinear esse espaço com um gesto, um movimento ou um olhar, lanço as noções gerais de uma demanda pela experiência de ser simples ao estar presente.

CRIAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E TEXTO: SOFIA VALADAS; FOTOGRAFIA E VÍDEO: JOANA FRANÇA; EDIÇÃO DE IMAGEM E SOM: NINJA STYLE; PRODUÇÃO: PUF COLECTIVO; ENTIDADE PROMOTORA: ZONA FRANCA

} 13/16 { §


17 ➻23 Ago

Programação por Quartel da GNR A

Quartel da GNR B

17 a 23 Ago, SEG

20 Ago, QUI

a DOM OG , 16h às 23h

D A

Do Largo ou Do Tirar pelo Natural* 37 EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA

17 a 23 Ago, SEG

a DOM OG , 16h às 21h

D A

Convite ao retrato | 5 Minutos para te conhecer 38

E X P O S I Ç Ã O C O L A B O RAT I VA DE DESENHO

Finissage dia 23 às 17h 17h - 20h - horário desenho retratos

17 e 18 Ago, SEG

D A

e TER AÇ - 21h

Alucinação26. 40 DANÇA

18 a 23 Ago, TER

Ç A

a DOM OG

- 22h

T A

CONCERTO

21 Ago, SEX

T A

- 22h

Filipe Sambado 02 CONCERTO

22 Ago, Sábado - 22h

16h e 18h30

21 Ago, SEX

T A

Histórias do meu Bairro 16 AT E L I E R FA M Í L I A S

14h30 e 17h

A Cantora Deitada 09 E S P E C TÁ C U L O I N FÂ N C I A

23 Ago, DOM

As Viagens do Pling Marquês 17

Ayom 04

G O

- 19h

CONCERTO

17 Ago, SEG

22 Ago, SÁB

D O

AT E L I E R FA M Í L I A S

Caras Metades 12

O F I C I N A S E R I G RA F I A , C I N E M A E D E B AT E S

E S P E C TÁ C U L O I N FÂ N C I A

16h e 18h30

16h às 23h Inauguração 18 Ago às 16h

Cine à Roda - BicicletaCinema e Serigrafia Itinerantes 52

Contos e Lenda Lengas 08

ANTÓNIO ZAMBUJO E JON LUZ COM DO FADO À MORNA 03 C O N C E R T O

ESCOLA EB1 Nº1 C

19 e 20 Agosto, QUAAT e QUI AT , 19h - 22h

Local

PEDRO SALVADOR E MADALENA VICTORINO COM COMPANHIA LIMITADA: O concerto 01

O Corpo como Acidente Geográfico 39 E X P O S I Ç Ã O D E P I N T U RA

20 ‘

D A

AT E L I E R F A M Í L I A S

14h30 e 17h

Clarice Lispector 10 E S P E C TÁ C U L O I N FÂ N C I A

16h e 18h30

23 Ago, DOM

14h30 e 17h

G O

Quelaune & Superquelaune 05

De onde vem o traço? 18

16h e 18h30

14h30 e 17h

E S P E C TÁ C U L O I N FÂ N C I A

AT E L I E R FA M Í L I A S

Mandalas 13

A grande viagem do pequeno Mi 11

T E AT R O – E N S A I O A B E R T O

14h30 e 17h

16h e 18h30

20 Ago, QUI

Muita Tralha, Pouca Tralha

19 Ago, QUAAT - 21h

HOMEM-AGEM 41 T A

- 21h

Acção: REPETIÇÃO 42 T E AT R O

21 e 22 Ago, SEX

T A

e SÁB OD - 21h

Adicionar um lugar ausente 43

T E AT R O

18 Ago, TER

Ç A

AT E L I E R F A M Í L I A S

E S P E C TÁ C U L O I N FÂ N C I A

06

E S P E C TÁ C U L O I N FÂ N C I A

16h e 18h30

19 Ago, QUA

T A

Eco Pictórica 14 AT E L I E R F A M Í L I A S

15h e 17h

O Meu Pai é Plasticina 07

E S P E C TÁ C U L O I N FÂ N C I A

16h e 18h30

20 Ago, QUI

T A

Fukuwarai 15

AT E L I E R C A L I G RA F I A J A P O N E S A

15h e 17h

} 14/16 { §


17 ➻23 Ago

20 ‘

Mercado de Culturas D

Praça das Novas Nações E

Crew Hassan I

19 e 20 Ago,

17, 19 e 21 Ago,

18 Ago, TER

Agora: Recriar a Cidade

MÚSICA

SEGDA , QUAAT e SEX AT - 18h

O F I C I N A D E C O S T U RA PA R A A D U LT O S

Envia um Sorriso 20

O F I C I N A D E C I A N O T I P I A PA R A A D U LT O S

19 a 22 Ago, QUA

T A

a SÁB OD - 21h

O Centro em 7 Andamentos 28 C I N E M A D O C U M E N TA L

19 Ago, QUA

- 19 h

T A

C’est Zo! 24

M O S T RA C O L E C T I VA D A N Ç A T R A D I C I O N A L

19 Ago, QUA

T A

- 21h15

Doclisboa

29

20 Ago, QUI

- 19h

C I N E M A D O C U M E N TA L T A

Histórias daqui e de além mar 25 M O S T RA D E T E AT R O

20 Ago, QUI

ÁGORA DA JUVENTUDE: QUE CIDADE QUEREMOS? 33

17 Ago

19 Ago

ÁGORA DO BAIRRO – QUE PRAÇA QUEREMOS? 35

21 Ago

18 Ago, TER

Ç A

- 18h

Bibliotecas Humanas 36 CONVERSAS

Palácio Visconde da Graça F

Repair café 21

O F I C I N A PA RA A D U LT O S

21 Ago, SEX

- 19h

T A

Deja Vú Bizarro 26 M O S T RA D E T E AT R O

21 Ago, SEX

T A

- 21h15

Monstra 31

CINEMA DE ANIMAÇÃO

D O

- 19h

SÁB OD e DOM OG - 21h Outras Ilhas 47 T E AT R O

Largo do Intendente G

17 a 23 Ago, SEGDA a DOM OG

Do Largo ou Do Tirar pelo Natural* 37

bela_adormecida (versão duracional) 44

P E R F O R M A N C E D U RA C I O N A L

Uma volta em Arroios 27 M O S T RA D E T E AT R O

22 Ago, SÁB

D O

- 21h15

O que vai acontecer aqui 32 C I N E M A D O C U M E N TA L

e SÁB OD 19h - 22h

D A

a QUI AT , 17h - 20h

MÚSICA E PERFORMANCE

17, 19, 21 e 23 Ago 23h59 às 07h00

22 Ago, SÁB

T A

tuk e os vizinhos num pátio secreto 51

T E AT R O

22 Ago, SÁB

O F I C I N A D E C O S T U RA PA R A A D U LT O S

21 e 22 Ago, SEX

Do TUK TUK ao Artista: tu, o

Largo Residências H

- 17h

Pátio do Moca K

17 a 20 Ago, SEG

O F I C I N A D E B O R D A D O PA R A A D U LT O S D O

D A N Ç A C O N T E M P O RÂ N E A

19 e 20 Ago,

Inauguração da instalação pública dia 17 às 18h

Re_costura 23

SEX AT e SÁB OD - 21h Esboço 50

Itinerantes

SEX AT e SÁB OD - 17h

Bordados da Avó 22

21 e 22 Ago,

O F I C I N A S E R I G RA F I A , C I N E M A E D E B AT E S

I N S TA L A Ç Ã O P Ú B L I C A

21 e 22 Ago,

Zona Franca J

T E AT R O

SEGDA e TER AÇ - 21h Isoladas 45

22 e 23 Ago,

- 17h

- 21h

T A

Evil Residents 49

17 e 18 Ago,

21 Ago, SEX

T A

19 Ago, QUA

Cine à Roda - BicicletaCinema e Serigrafia Itinerantes 52

Cinéma Du Désert 30 CINEMA DE ANIMAÇÃO

- 21h

MÚSICA

ÁGORA DE LISBOA – PROGRAMA BAIRROS SAUDÁVEIS 34

SEGDA e QUAAT - 21h Scars 46

T A

- 21h15

D E B AT E S

Ç A

Midi Club 48

} 15/16 {

Ponto partida: Quartel GNR A - Largo Cabeço da Bola Sessões às 17h; 18h e 19h

&

QUAAT e QUI AT - 17h CosturArte 19

§


2

em➻festa20 17

23 A g o

0 19

CO-PROMOTORES

ENTIDADES PARCEIRAS DE PROGRAMAÇÃO

APOIOS

Radhuni

PARTICIPAÇÃO DE

A Avó Veio Trabalhar, Centro de Dia Nossa Senhora dos Anjos, Fundação Aga Khan, Irmãs oblatas, Lugar Específico, MOVEA, Re:Costura A G R A D E C I M E N T O S Condominio do Cabeço da Bola 13, Ruca Rebordão

} 16/16 { §


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.