relatorio e contas 2010

Page 33

ABORDAGEM INTEGRADA À RESPONSABILIDADE CORPORATIVA

O Conselho Executivo, tendo como principal função a definição da estratégia e políticas gerais da AXA, pretende assegurar que a empresa atua de forma consentânea com os objetivos definidos pelo Grupo e pelos Conselhos de Administração de cada uma das sociedades. A sociedade tem um secretário da sociedade designado pelo Conselho de Administração. A fiscalização interna da sociedade é feita pelo Conselho Fiscal, composto por 3 membros independentes, sendo a fiscalização externa exercida por uma sociedade de Revisores Oficiais de Contas. A Assembleia Geral de Acionistas reúne pelo menos uma vez por ano e compõem a mesa da Assembleia Geral um Presidente, um Vice Presidente e um Secretário.

Remuneração e Avaliação do Conselho Executivo

A remuneração dos membros do Conselho Executivo e demais órgãos sociais é fixada por uma Comissão de Remuneração e Previdência, eleita em Assembleia Geral de Acionistas. No caso dos membros do Conselho Executivo, a remuneração é composta por duas componentes: uma fixa e outra variável. A componente fixa posiciona-se no quartil inferior do mercado e a componente variável é apurada com base no desempenho a nível individual e coletivo (no contexto local e do Grupo), a curto, médio e longo prazo. A avaliação de desempenho dos membros do Conselho Executivo é coordenada ao nível do Grupo AXA e inclui, entre outros fatores, uma avaliação 360º. A componente variável depende dos resultados da avaliação do desempenho, que se baseiam em critérios financeiros e não financeiros, tendo em conta o real crescimento da instituição e a riqueza efetivamente criada para os Acionistas, a proteção dos interesses dos diversos stakeholders, a sua sustentabilidade a longo prazo e os riscos assumidos, bem como o cumprimento das regras aplicáveis à atividade da instituição.

>

Modelo de Governo

33

2/ Ética no Negócio Na AXA a ética nos negócios aplica-se não só à gestão de topo, mas a todos os Colaboradores da empresa, esperando-se que estes desenvolvam a sua atividade de forma íntegra e de acordo com os requisitos legais e regulamentares. Neste sentido, e para evitar conflitos de interesses foi definido um Código Deontológico para o Grupo AXA.

Código de Deontologia Profissional do Grupo AXA

O Código Deontológico exige que cada Colaborador respeite uma deontologia profissional rigorosa, de forma a ganhar e manter a confiança dos seus parceiros, aplicando-se a todas as atividades das Sociedades do Grupo AXA e aos seus Colaboradores nos diversos países onde este opera. Desta forma, o Código Deontológico do Grupo AXA elucida os Colaboradores acerca dos princípios que devem orientar o exercício das suas funções, tais como: 1. Deontologia profissional reflexo dos Valores e Visão AXA; 2. Conduta Pessoal, Atividades e Conflitos de Interesses; 3. Informações Confidenciais e Práticas de Divulgação; 4. Cumprimento das Leis e Regulamentações/ Inquéritos, Regulamentares e Litígios; 5. Fraude Interna e Branqueamento de Capitais; 6. Denúncia de incumprimentos; 7. Derrogações e Certificações Anuais; 8. Práticas/Regras de Deontologia das Sociedades do Grupo AXA.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.