Jornal do dia 06/04/2011

Page 20

10P

O

L

Í

C

I

A

atosefatos@elo.com.br

ATOS E FATOS

Site: atosefatos.jor.br

GTA do Maranhão treina em Centro de referência em missões de resgate

São Luís-MA, Terça-feira, 5 de Abril de 2011t

Disque Denúncia oferece recompensa

A equipe técnica do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Maranhão realizou treinamento operacional em um dos melhores centros especializado em missões de resgate do Brasil, localizado no município de Terra Alta, no Pará. O Curso fez parte do Programa de Capacitação e Reciclagem que todo o efetivo da unidade maranhense participa anualmente. A equipe foi integrada por operadores táticos, pilotos de helicóptero e avião, tripulantes operacionais e mecânicos. Eles foram distribuídos em dois grupos de 20 integrantes cada, durante dois finais de semana, na segunda quinzena de março.

O Disque Denúncia do Maranhão oferece a recompensa de R$ 2 mil por informações que levem ao paradeiro de Salete Silva Varão, acusada de ser mandante do assassinato do ex-marido. ENTENDA O CASO - O clínico geral Antônio Lopes Varão, de 61 anos, foi assassinado a tiros no final do ano passado, dentro de um hospital do município de Bom Jardim. Dois homens, se passando por pacientes, entraram no consultório médico e um deles puxou uma arma de fogo e atirou contra a vitíma duas vezes. Os disparos atingi-

A atividade contou, também, com a participação de médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Luís. É resultado de uma parceria com o GTA para operacionalizar os atendimentos de resgate de enfermos. De acordo com o comandante Deucimar Oliveira, piloto do GTA, a capacitação anual é obrigatória para manter atualizados os conhecimentos em vários tipos de missão. “As ações fazem parte do programa de capacitação de 201. Este treinamento é de grande importante para que possamos nos manter treinados e aptos a atender toda a demanda do Grupo Tático Aéreo e garantir o sucesso das operações realizadas”, explicou. Atividades Os trabalhos no Centro de Operações paraense foram realizados com os equipamentos da aeronave EC 145, e um Esquilo, ambos pertencentes ao Grupo Tático Aéreo do Maranhão e um Esquilo, do Grupamento Aéreo do Pará. O treinamento englobou operações e exercícios realizados pelo GTA, entre os quais: pista de combate com técnica de rapelização, salvamento vertical, escalada, resgate em veículos, descida em fast hope (rápida), sobrevivência na selva, utilização do guincho para içamento de homens em macas para enfermos, descida em rapel e içamento de tripulantes, uso de gancho com puça (cesto de resgate), para salvamento de pessoas em mares/rios, treinamento da conduta da tripulação de médicos e enfermeiros, transporte de enfermos em condições adversas, além de várias palestras.

ram a cabeça da vitíma, que morreu na hora. Um dos criminosos que prestou depoimento, apontou a ex-mulher do médico como mandante de seu assassinato, uma vez que ambos estavam em litígio judicial pela posse de bens. O mandado de prisão preventiva foi expedida pelo juíz Rogério Palegrini, da 2ª Vara da Comarca de Zé Doca, no último dia 03 de março. Qualquer informação sobre o paradeiro de Salete Silva Varão pode ser repassada ao Disque Denúncia (3223 5800 - capital e 0300 313 5800 - interior).

Polícia Civil prende quadrilha de assaltantes em Coroatá A Polícia identificou, após várias investigações, todos os envolvidos no bando, e com base nessas informações, solicitou à Justiça que expedisse os mandados de prisão preventiva contra todos os membros da quadrilha. Eles foram indiciados pelos crimes de roubo qualificado, porte ilegal de arma e formação de quadrilha. Os três suspeitos ficarão custodiados na Delegacia Regional de Codó, à disposição da Justiça, enquanto que os dois menores devem ser transferidos para o Centro de Detenção para Adolescentes na Maiobinha em São Luís. Materiais falsificados - Em outra ação paralela da Polícia Civil foram apreendidos cinco mil CDs piratas no Centro de Coroatá. Os materiais serão encaminhados para incineração.

Polícia Civil prende líder de quadrilha interestadual em Imperatriz Em uma operação desencadeada ontem, agentes da Polícia Civil de Imperatriz e do Pará efetuaram a prisão de um homem envolvido em várias práticas criminais na Região Nordeste. De acordo com a Polícia Civil, o homem possui quatro identificações, sendo conhecido como Raimundo Carmo Lopes na Região de Imperatriz, onde mantém residência fixa há mais de três anos. Ele também é conhecido como Divino Raimundo Lopes, Valdevino Raimundo Lopes e Valdivino Raimundo Lopes no Pará e no Tocantins. Os vários nomes falsos eram utilizados, segun-

do a polícia, para que ele pudesse fugir e não responder pelos crimes aos quais foi processado. O delegado Francisco de Assis, titular da Delegacia Regional de Imperatriz, disse que o homem envolvido nas práticas criminais responde processos nos quatro nomes utilizados, pelos crimes de roubo de veículos grandes, estelionato, roubo qualificado, um homicídio em Urbelândia – Minas Gerais, além de falsidade ideológica, em virtude de ter documentado ilicitamente quatro certidões de nascimento. Durante a ação policial, foram apreendidos, na residência do criminoso, dez talões de

cheques com seus quatro nomes e vários documentos alterados de veículos, entre chassis adulterados. Investigações policiais apontam que ele pode ser líder de uma quadrilha especializada em roubos, que atua em vários estados do país. Para a polícia, os carros roubados eram adulterados e vendidos para diversas cidades, o que dificulta a localização dos veículos. O Delegado Francisco de Assis afirmou que irá prosseguir com as investigações para identificar todos os veículos oriundos de roubo e a localização dos demais integrantes do bando

Quero louvar o Senhor com toda a minha alma, sem esquecer nenhum dos seus benefícios. Salmo 103, 2

Agentes do Denarc prendem traficante na Região Metropolitana de São Luís Agentes do Departamento de Narcóticos (Denarc), em cumprimento a um mandado de busca e apreensão, prenderam em flagrante, ontem, Jacques Douglas Carvalho Pinho, o Jackson de 42 anos, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em São Luís. De acordo com o delegado Cláudio Mendes, titular do Denarc, a prisão se deu após várias denúncias repassadas a Central do Disque Denúncia (3223 5800), dando conta que Jackson estava comercializando drogas nas proximidades da Divinéia (região do Olho d’Água), onde também mantinha residência fixa. Policiais fizeram várias investigações preliminares, e solicitaram da Justiça que expedisse o mandado de busca e apreensão. Na ação foram apreendidos aproximadamente 400 gramas de crack, os quais estavam escondidos no forro da casa, além da quantia de R$1.000,00 em dinheiro. Jackson foi autuado em flagrante por tráfico ilícito de drogas, e em seguida encaminhado ao Centro de Triagem de Pedrinhas, onde aguardará o pronunciamento da Justiça.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.