0122014

Page 10

11 ATOS E FATOS

atosefatos@elo.com.br

São Luís-MA, Sábado, 1º de Fevereiro de 2014

www.atosefatos.jor.br

NA HORA CERTA?

Opaq pede que Síria desacelere O DESARMAMENTO QUÍMICO A Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaz) advertiu a Síria ontem (31) para que retome o ritmo no envio de seu estoque de armas químicas, depois que o regime perdeu um dos prazos para se desfazer do arsenal. “A necessidade do processo de restabelecer o ritmo é óbvia”, declarou o diretor-geral Ahmet Uzumcu, depois de uma reunião do comitê-executivo da organização, na quintafeira, em Haia. Fontes afirmaram que a sessão foi dividida entre os países ocidentais, que querem uma abordagem severa com a Síria, e aliados do país, como a Rússia e a China, que preferem um tratamento brando. Só dois carregamentos de armas químicas saíram da Síria, o que não chega a 4% do arsenal declarado pelo governo, segundo declarou os Estados Unidos nesta semana. Cerca de 700 toneladas do arsenal deveria ter saído da Síria em 31 de dezembro, o que não ocorreu,

EUA acusaram governo sírio de retardar entrega de armas de propósito atrasando o planejamento entre Estados Unidos e prioridade foi removida, do ambicioso programa de Rússia para eliminar o e o governo sírio não vai desarmamento. enorme arsenal químico se comprometer com um O governo sírio informou sírio, como uma maneira cronograma específico”, à Opaq que está “fazendo de evitar um ataque ame- d i s se R o b e r t M i k u l a k, esforços intensivos para se ricano, cogitado depois que chefe da delegação amepreparar e acelerar o trans- um ataque biológico foi ricana na Opaq. porte das armas, e que no atribuído ao regime. Ele refutou a explicação momento está trabalhando Mas Washington acusou de que o atraso ocorreu num cronograma para com- na quinta o governo sírio de por questões de segurança pletar o envio”. estar adiando o processo e necessidade de novos O Conselho de Segu- intencionalmente. equipamentos. rança da ONU apoiou, no “Praticamente nenhu“O equipamento pedido ano passado, um acordo ma das armas de máxima pela Síria não é necessá-

Televisão

Mal-estar tira Dani Sperle de escola de samba em SP a Nenê de Vila Matilde. O motivo da mudança teria sido um mal-estar entre ela e a madrinha da agremiação, a atriz Lívia Andrade, que não teria gostado muito de dividir as atenções com outra famosa na escola. Dani Sperle foi comunicada pela escola na quinta-feira, 23, e teria assinado no mesmo dia com a Nenê. “Fiquei chateada com a escola, mas fui recebida de braços abertos na Nenê de Vila Matilde. Isso é o que importa”, disse Dani ao EGO.

Dona do bumbum mais seguido dos EUA é elogiada pela Melancia Jen Selter é um fenômeno. Peraí. Sendo bem sincero: o bumbum de Jen Selter é um fenômeno, daqueles mundiais. Para se ter uma ideia, a moça, que mora nos EUA, não precisou nem de um bundão gigante, como o da Mulher Melancia, ou um vice-premiado, como o da Andressa Urach. Só com esse modesto, porém belo, bumbum ela atraiu mais de dois milhões de seguidores no Instagram — olha o tamanho desse número: Neymar, que é famoso no mundo inteiro, é seguido por três milhões de pessoas na rede social.

Rainha da Viradouro, Raissa Machado exibe corpão de biquíni em Miami De férias em Miami, nos EUA, Raissa Machado, rainha da Viradouro, aproveitou para passar o dia na praia Haulover Beach. Por lá, a gata exibiu o corpão de biquíni e mostrou toda a sensualidade da brasileira. Ela também aproveita a viagem para escolher algumas produções que pretende usar no desfi le da escola de samba desse ano e aproveitou para mandar um beijinho para o Brasil.

rio para o transporte das armas químicas em segurança”, declarou Mikulak ao conselho executivo da organização. “Esse s pe di dos nã o têm fundamento, e mostram mais uma ‘mentalidade de barganha’ do que um pensamento na segurança”, afirmou. A Síria declarou 700 toneladas das armas mais perigosas, 500 toneladas de armamento menos perigoso, e 120 toneladas de isopropanol. A maioria do arsenal deve ser destruído até o dia 5 de fevereiro, enquanto o isopropanol deve ser eliminado pelo próprio governo até 1 de março. Segundo fontes da Opaq, esses prazos provavelmente não serão cumpridos. A próxima reunião do comitê-executivo será no dia 2 de fevereiro. O governo do presidente Bashar al-assad tem combatido rebeldes há quase 3 anos, depois de uma resposta violenta aos protestos por democracia, que começaram em março de 2011.

Ataque da Al-Qaeda deixa mortos no Iêmen Quinze soldados morreram ontem (31) em um ataque de milicianos suspeitos de pertencer à Al-Qaeda contra um posto do exército na cidade de Shibam, sudeste do Iêmen. Homens armados atac ar am o post o matando os 15 soldados e ferindo outros tantos. “A Al-Qaeda aproveitou a tensão que impera na província de Hadramut para realizar esse ataque covarde”, explicou uma fonte da segurança. A grande provínc i a d e H a dr am u t, onde fica a cidade de Shibam, registra desde 20 de dezembro um movimento de protesto contra as autoridades centrais devido à morte de um chefe tribal em um confronto com as forças armadas.

Resumo Novelas ALÉM DO HORIZONTE William e Celina conseguem fugir de Kléber, mas ela acaba se machucando. Heloísa troca um olhar de agradecimento com Thomaz durante a viagem à Comunidade. Paulinha sente ciúme de Marlon e Lili e tenta se reaproximar de Rafa. William acomoda Celina ao chegar em casa e não percebe o motoboy que os observa. Hermes é hostilizado na cadeia, e Tereza fica intimidada com as presas. Álvaro aceita sair com Inês. André avisa a William e Celina para ficarem em casa até um amigo conseguir resgatá-los. Inês beija Álvaro. Oscar ajuda William e Celina. Sandra decide sair do carro de Oscar e não percebe o motoboy seguir em sua direção. Lili encontra Heloísa. JOIA RARA Fabrício termina o namoro com Lola. Rubens e Gertrude impedem que Manfred seja violento com Ernest, que passa mal e é levado para o hospital. Valter elogia o trabalho de Davi. Ernest conta para Amélia o que descobriu de Manfred e pede para morar um tempo no cortiço. Laura e Tavinho saem de casa e vão morar na pensão. Lola conta para Amélia, Gaia, Toni e Mundo que ajudou Manfred a botálos na cadeia a mando de Ernest. Pérola pede que Franz perdoe Ernest.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.