Page 1

FPTC

FORMAÇÃO PRÁTICA EM CONTEXTO DE TRABALHO

Temos estagiários qualificados nas mais diversas áreas de formação www.atec.pt


FORMAÇÃO PRÁTICA EM CONTEXTO DE TRABALHO O que é? A Formação Prática em Contexto de Trabalho (F.P.C.T.) proporciona a transferência de conhecimentos dos colaboradores das empresas para os formandos, proporcionando uma

motivação

e

um

apoio

operacional

aos

colaboradores,

assim

como,

simultaneamente, um aumento das competências dos próprios formandos. Quais as vantagens para as empresas parceiras? Este sistema permite a formação e o desenvolvimento, com qualificações específicas, de técnicos especializados à medida das empresas. Este sistema tem ainda a vantagem de facilitar uma futura inserção do formando nos quadros da empresa, através da identificação do formando com a política e com a cultura da empresa.

Qual o papel da empresa parceira? A responsabilidade da empresa será, através da sua realidade, proporcionar o desenvolvimento de atividades de forma eficiente, atribuindo tarefas inerentes ao posto de trabalho e indo ao encontro do acordado com o Coordenador do Formando.


Durante a FPCT a ATEC atribui aos Formandos:  Bolsa Mensal de Formação  Subsídio de Alimentação  Subsídio de Transporte  Seguro de Acidentes Pessoais

Quais as áreas de intervenção? • Área de Manutenção Industrial Técnico/a de Manutenção Industrial Metalurgia Metalomecânica • Área de Mecatrónica Técnico/a de Mecatrónica • Área de CNC Técnico/a de Maquinação e Programação CNC • Área de Automóvel Técnico/a de Mecatrónica Automóvel • Área de Eletrónica Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores Técnico/a de Eletrónica e Telecomunicações • Área de Soldadura Soldador/a • Área de Gestão de Redes Técnico/a Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos • Área de Automação Técnico/a Especialista em Automação, Robótica e Controlo Industrial


TÉCNICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

METALURGIA E METALOMECÂNICA Aprendizagem - Nível 4 de Qualificação

Descrição Orientar e desenvolver os trabalhos na área da manutenção, relativamente à preparação, inspeção e manutenção de equipamentos industriais. Atividades Principais  Interpretar desenhos, normas e outras especificações técnicas, a fim de identificar formas e dimensões, funcionalidade, materiais e outros dados complementares relativos a equipamentos industriais.  Planear e organizar os trabalhos de manutenção de equipamentos industriais, de acordo com as normas de qualidade estabelecidas.  Orientar, controlar e desenvolver as atividades na área da manutenção de equipamentos industriais.  Orientar ou proceder à instalação, preparação e ensaio de vários tipos de máquinas, motores e outros equipamentos industriais. Duração do Curso O Curso terá a duração de aproximadamente 2 anos e meio (3.675 horas), com 9 meses em Formação Prática na Empresa.


TÉCNICO DE MECATRÓNICA Aprendizagem - Nível 4 de Qualificação

Descrição Efetuar a instalação, manutenção, reparação e adaptação de equipamentos diversos, nas áreas de eletricidade, eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica assegurando a otimização do seu funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos. Atividades Principais  Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica.  Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica, utilizando as tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de assegurar o seu correto funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.  Efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e sistemas de eletrónica, controlo automático, robótica e mecânica, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados, a fim de otimizar o seu funcionamento, assegurando a qualidade do serviço prestado, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos.  Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos eletrónicos e/ou eletromecânicos intervencionados.  Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida. Duração do Curso O Curso terá a duração de aproximadamente 2 anos e meio (3.625 horas), com 9 meses em Formação Prática na Empresa.


TÉCNICO DE MAQUINAÇÃO E PROGRAMAÇÃO CNC

Aprendizagem - Nível 4 de Qualificação

Descrição O Curso tem como objetivo qualificar os formandos com vista ao exercício da profissão de Técnico/a de Maquinação e Programação. A área da Maquinação e Programação tem assumido uma importância crescente, por um lado, porque os equipamentos e os processos de fabrico têm vindo a tornar-se mais complexos, exigindo mestria cada vez mais especializada na sua utilização e, por outro lado, porque a especialização de técnicos assume um papel-chave na otimização dos processos, assim como na redução dos custos da não qualidade do produto. Atividades Principais  Princípios básicos de comando numérico computorizado: Desenho Técnico, Metrologia, Iniciação ao CNC, Tecnologia dos materiais, Qualidade, Ambiente, Organização do trabalho.  Operação e programação de máquinas-ferramenta CNC: Tecnologia Mecânica, Tornos CNC, Fresadoras CNC, Eletroerosadoras CNC.  Fabrico assistido por computador: Programação CNC, Maquinação CNC, Controlo do fabrico. Duração do Curso O Curso terá a duração de aproximadamente 2 anos e meio (3.625 horas), com 9 meses em Formação Prática na Empresa.


TÉCNICO DE MECATRÓNICA AUTOMÓVEL

Aprendizagem - Nível 4 de Qualificação

Descrição A indústria automóvel necessita de ter nos seus quadros técnicos capazes de otimizar os processos envolvidos na produção dos diversos componentes de forma a manter-se competitiva em relação aos seus concorrentes. Este curso Técnico de Mecatrónica Automóvel permite a conclusão do ensino secundário e, prepara em profundidade o Formando para cumprir as tarefas multi-facetadas exigidas para os profissionais nas oficinas, nas áreas da mecânica, eletricidade, eletrónica e diagnóstico. Confere-lhe excelentes oportunidades de emprego e de criação da sua própria empresa, motivação e desenvolvimento pessoal para o Formando. Atividades Principais  Diagnosticar, reparar e verificar motores a gasolina e diesel.  Diagnosticar, reparar e verificar sistemas de arrefecimento e lubrificação.  Ler, interpretar e analisar esquemas elétricos e manusear aparelhos de medida.  Diagnosticar, reparar e verificar sistemas de: ignição, alimentação e sobrealimentação; transmissão convencional e automática; direção, suspensão e travagem; carga e arranque; segurança passiva e de conforto e segurança; comunicação e informação.  Controlar a qualidade e organizar o trabalho. Duração do Curso O Curso terá a duração de aproximadamente 2 anos e meio (3.675 horas), com 9 meses em Formação Prática na Empresa.


TÉCNICO DE ELETRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMANDO

Aprendizagem - Nível 4 de Qualificação

Descrição O curso tem como objetivo qualificar os formandos com vista ao exercício da profissão de Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando. Este é o/a profissional que efetua a instalação, manutenção e reparação de equipamentos elétricos/eletrónicos, eletromecânicos e de automação e comando, assegurando a otimização do seu funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos. Atividades Principais  Identifica as características gerais dos componentes eletrónicos.  Determina os valores nominais das resistências e condensadores pelos códigos de marcação.  Identifica componentes eletrónicos através dos símbolos correspondentes e através do seu código (proelectron, JIS e JEDEC).  Verifica o estado de funcionamento de um componente semicondutor.  Identifica e manipula os materiais, ferramentas e acessórios utilizados no processo de soldadura.  Desenha circuitos impressos com e sem recurso a software.  Monta os componentes na placa de circuito impresso e solda os componentes e condutores de cablagem.  Ensaia o circuito e efetua os ajustes necessários ao seu correto funcionamento.  Lê e interpreta projetos de ITED, de acordo com as prescrições e especificações técnicas (manual ITED). Duração do Curso O Curso terá a duração de aproximadamente 2 anos e meio (3.625 horas), com 9 meses em Formação Prática em Contexto de Trabalho.


TÉCNICO DE ELETRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES

Aprendizagem - Nível 4 de Qualificação

Descrição O/A Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores é o/a profissional que efetua a instalação, manutenção e reparação de equipamentos de eletrónica, de automação e computadores, assegurando a otimização do seu funcionamento, respeitando as normas de segurança de pessoas e equipamentos. Atividades Principais  Preparar e organizar o trabalho a fim de efetuar a instalação, manutenção e/ou reparação de equipamentos e sistemas de eletrónica, sistemas de automação e computadores e instalações de telecomunicações em edifícios;  Efetuar a instalação de equipamentos, sistemas de eletrónica e de sistemas de automação e computadores;  Efetuar manutenções preventivas e corretivas em equipamentos e sistemas de eletrónica e de sistemas de automação e computadores;  Efetuar reconfigurações em equipamentos e sistemas de eletrónica, automação e computadores;  Efetuar a instalação de equipamentos e sistemas de telecomunicações em edifícios, utilizando tecnologias, técnicas e instrumentos adequados de acordo com as instruções técnicas;  Prestar assistência técnica a clientes esclarecendo possíveis dúvidas sobre o funcionamento de equipamentos eletrónicos que repara;  Elaborar relatórios e preencher documentação técnica relativa à atividade desenvolvida. Duração do Curso O Curso terá a duração de aproximadamente 2 anos e meio (3.625 horas), com 9 meses em Formação Prática em Contexto de Trabalho.


TÉCNICO DE ELETRÓNICA E TELECOMUNICAÇÕES Aprendizagem - Nível 4 de Qualificação

Descrição O curso tem como objetivos proporcionar: a realização de novas aprendizagens e o contacto com tecnologias e técnicas que se encontram para além das situações simuláveis durante a formação; a oportunidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos a atividades concretas em contexto real de trabalho e o desenvolvimento de hábitos de trabalho. Atividades Principais  Interpreta o funcionamento de circuitos lineares e não lineares com amplificadores operacionais.  Identifica, analisa e implementa circuitos lineares e não lineares com AMPOP`S.  Simula em computador, com recurso a software, o comportamento de circuitos eletrónicos com AMPOP`S.  Desenha circuitos impressos com e sem recurso a software.  Monta os componentes na placa de circuito impresso e solda os componentes e condutores de cablagem.  Identifica os materiais, ferramentas, componentes e acessórios utilizados no projeto de um equipamento eletrónico.  Reconhece a estrutura de sistemas baseados em microcontroladores. Programa microprocessadores / microcontroladores. Aplica os microcontroladores no controlo de processos industriais.  Identifica as principais funcionalidades de um edifício inteligente. Planeia e executa uma instalação domótica recorrendo à tecnologia EIB/KNX e à tecnologia X10. Duração do Curso O Curso terá a duração de aproximadamente 2 anos e meio (3.625 horas), com 9 meses em Formação Prática em Contexto de Trabalho.


SOLDADOR

Educação e Formação de Jovens - Nível 2 de Qualificação

Descrição O Soldador é o profissional que está apto a desenvolver atividades relacionadas com a análise e interpretação de um trabalho apresentado na forma de desenho, ficha de trabalho ou projeto, sua preparação, recorrendo a diferentes processos e equipamentos de soldadura e segurança necessários à sua execução e posterior verificação e controlo. Atividades Principais  Análise e Interpretação: analisar, interpretar e identificar as formas e dimensões, a funcionalidade, os materiais, os elementos de um conjunto e outros dados técnicos específicos em projeto, tendo em vista a sua execução através do processo de soldadura mais adequado.  Preparação de Trabalho: selecionar e reunir os materiais, os acessórios de montagem, os equipamentos de soldadura e de segurança necessários à execução de um trabalho de ligação soldada suportado por desenho ou ficha de trabalho. Coligir as formas inerentes.  Execução da Soldadura: reunir os materiais, acessórios de montagem, os equipamentos de soldadura e segurança necessários e proceder à execução da soldadura.  Verificação e Controlo: proceder à verificação e autocontrolo visual, dimensional e por ensaio não destrutivos das peças. Duração do Curso O Curso terá a duração de aproximadamente 1 ano (1.670 horas), com 2 meses em Formação Prática em Contexto de Trabalho.


TÉCNICO ESPECIALISTA EM GESTÃO DE REDES E SISTEMAS INFORMÁTICOS Especialização Tecnológica - Nível 5 de Qualificação

Descrição O Curso de Gestão de Redes e Sistemas Informáticos atribui aos formandos conhecimentos nas áreas das Comunicações, Sistemas Operativos, Redes de Computadores, Comunicações de Dados, Administração de Redes e Projeto, e de redes informáticas. Este curso, baseado no conceito do "saber fazer", onde as vertentes práticas e teóricas se complementam com predominância da primeira, tem como objetivo colmatar as carências profissionais desta área, contribuindo para a motivação e para o desenvolvimento pessoal do formando, bem como para a atribuição de competências e conhecimentos capazes de proporcionar oportunidades de emprego aliciantes. Atividades Principais  Gerir tecnicamente redes de dados;  Analisar e selecionar equipamentos, sistemas e soluções tipo "chave na mão“;  Analisar e detetar avarias e anomalias. - Identificar e corrigir problemas de segurança;  Aplicar as metodologias de segurança da rede e de dados;  Efetuar a Manutenção, Ampliação e ligação a Redes distintas ao nível de "Software";  Programar e analisar sistemas de informação;  Reconhecer a necessidade de melhorias e adequação a evolução tecnológica;  Fazer testes e ensaios. Duração do Curso O Curso terá a duração de 10 meses (1375 horas), com 3 meses em Formação Prática em Contexto de Trabalho.


TÉCNICO ESPECIALISTA EM AUTOMAÇÃO, ROBÓTICA E CONTROLO INDUSTRIAL Especialização Tecnológica - Nível 5 de Qualificação

Descrição O Curso de Especialização em Automação, Robótica e Controlo Industrial tem por objetivo principal proporcionar conhecimentos avançados em sistemas automáticos de produção, baseados nas mais modernas tecnologias disponíveis na Indústria. Pretende-se em particular formar técnicos com capacidade para dominar o vasto e interdisciplinar mundo da Automação Industrial, de forma a serem capazes de formular e modelar um processo automático de fabrico, atribuindo-lhes a capacidade de projetar e implementar circuitos de comando baseados em autómatos programáveis. A indústria de hoje utiliza cada vez mais sistemas de produção robotizados, baseados nos mais modernos sistemas de automação industrial, com base em sistemas computorizados, que utilizam a robótica como sistema de interface com os operadores humanos, com o objetivo de realizar com máquinas inteligentes e altamente produtivas, as tarefas repetitivas e monótonas. Nessas tarefas as máquinas estão mais bem adaptadas, e permitem libertar a atividade humana para tarefas mais condizentes com a sua condição. Atividades Principais  Conceber o projeto, proceder à instalação, programar e colocar em serviço os equipamentos de Automação, Robótica e Controlo Industrial.  Efetuar a manutenção e a reparação dos equipamentos das áreas de Automação, Robótica e Controlo Industrial. Duração do Curso O Curso terá a duração de 12 meses (1560 horas), com 3 meses e meio em Formação Prática em Contexto de Trabalho.


PLANO FPTC 2014/2015 Cursos de Aprendizagem (Palmela) Designação do Curso

Técnico/a de Manutenção Industrial Metalurgia Metalomecânica

Designação da Turma

Período da FPCT

Início da FPCT

Fim da FPCT

TMI-PL 0912

2º / 3º período

02-01-2014

28-02-2014

3º período

08-07-2014

03-11-2014

TMI-PL 0913

1º período

24-03-2014

19-05-2014

2º período

31-10-2014

10-02-2015

TM-PL 0912

2º / 3º período

10-12-2013

28-02-2014

Técnico/a de Mecatrónica

3º período

03-07-2014

17-10-2014

TM-PL 1012

3º período

25-06-2014

13-11-2014

TMP CNC-PL 1012

2º período

31-01-2014

26-02-2014

3º período

04-07-2014

24-11-2014

1º período

17-03-2014

12-05-2014

2º período

24-10-2014

03-02-2015

3º período

11-06-2015

30-10-2015

1º período

07-04-2014

02-06-2014

2º período

01-09-2014

24-10-2014

2º período

15-01-2015

25-02-2015

3º período

02-07-2015

20-11-2015

TMA-PL 0912

3º período

12-06-2014

31-10-2014

TMA-PL 0913

1º período

24-03-2014

19-05-2014

2º período

31-10-2014

10-02-2015

3º período

18-06-2015

06-11-2015

TEAC-PL 0912

2º / 3º período

13-12-2013

14-02-2014

3º período

19-06-2014

22-10-2014

TEAC-PL 0913

1º período

17-03-2014

12-05-2014

2º período

20-10-2014

28-01-2015

3º período

29-05-2015

21-10-2015

2º período

02-01-2014

19-02-2014

3º período

24-06-2014

25-09-2014

1º período

01-04-2014

27-05-2014

2º período

10-11-2014

19-02-2015

3º período

26-06-2015

16-11-2015

TMP CNC-PL 0913 A Técnico/a de Maquinação e Programação (CNC) TMP CNC-PL 0913 B

Técnico/a de Mecatrónica Automóvel

Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando

Técnico/a de Eletrónica, Automação e Computadores

TEACO-PL 1012 TET-PL 0913

Técnico/a de Eletrónica e Telecomunicações


Cursos de Educação e Formação de Jovens (Palmela) Designação do Curso

Soldador/a

Designação da Turma

Período da FPCT

Início da FPCT

Fim da FPCT

T4-SOL-PL 0913

-

04-07-2014

02-10-2014

EFA-SOL-PL 0913

-

27-11-2014

18-12-2014

EFA-SOL-PL 0313

-

05-09-2014

25-09-2014

Cursos de Especialização Tecnológica (Palmela) Designação do Curso

Técnico/a Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos

Técnico/a Especialista em Automação, Robótica e Controlo Industrial

Designação da Turma

Período da FPCT

Início da FPCT

Fim da FPCT

GRSI-PL 0913

-

18-06-2014

23-09-2014

GRSI-PL 0413

-

11-04-2014

25-06-2014

GRSI-PL 1113

-

23-01-2015

06-04-2015

ARCI- PL 0113

-

14-11-2013

26-02-2014

ARCI- PL 0613

-

14-04-2014

24-07-2014

ARCI- PL 0913

-

13-11-2014

26-02-2015

Cursos de Educação e Formação de Adultos (Palmela) Designação do Curso Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando

Técnico/a de Manutenção Industrial Metalurgia Metalomecânica

Designação da Turma

Período da FPCT

Início da FPCT

Fim da FPCT

EFA-TEAC-PL 0213

-

16-06-2014

22-07-2014

EFA-TEAC-PL 0913

-

02-01-2015

09-02-2015

EFA-TMI-PL 0912

-

26-12-2013

07-02-2014


Cursos de Educação e Formação de Jovens (Porto)

Designação do Curso

Designação da Turma

Período da FPCT

Início da FPCT

Fim da FPCT

Soldador/a

T4-SOL-PL 0913

-

02-07-2014

01-10-2014

Designação da Turma

Período da FPCT

Início da FPCT

Fim da FPCT

TMP 09.12

3.º período

19-06-2014

10-11-2014

TMP 09.13

1.º período

28-03-2014

23-05-2014

2.º período

29-10-2014

10-02-2015

3.º período

09-04-2015

03-08-2015

TMAP_09.12

3.º período

09-06-2014

31-10-2014

TIIGRP 02.13

2.º período

24-03-2014

04-06-2013

TIIGRP 02.13

3.º período

03-11-2014

06-02-2015

Cursos de Aprendizagem (Porto)

Designação do Curso

Técnico de Mecatrónica

Técnico de Mecatrónica Automóvel

Técnico/a de Informática, Instalação e Gestão de Redes


Cursos de Especialização Tecnológica (Porto) Designação do Curso

Técnico/a Especialista em Automação, Robótica e Controlo Industrial

Técnico/a Especialista em Tecnoclogia Mecatrónica

Técnico/a Especialista em Gestão de Redes e Sistemas Informáticos

Designação da Turma

Período da FPCT

Início da FPCT

Fim da FPCT

ARCIP 10.13

-

19-05-2014

12-09-2014

ARCIA_10.13

-

23-05-2014

26-09-2014

ARCIB_10.13

-

06-06-2014

10-10-2014

ARCIS_11.13

-

16-06-2014

17-10-2014

TMP_10.13

-

20-05-2014

19-09-2014

TMV_10.13

-

27-05-2014

26-09-2014

GRSIP 08.13

-

20-03-2014

02-06-2014

GRSIP 10.13 (A)

-

05-05-2014

15-07-2014

GRSIP 10.13 (B)

-

14-07-2014

17-10-2014

Cursos de Educação e Formação de Adultos (Porto) Designação do Curso Técnico/a de Eletrónica, Automação e Comando

Designação da Turma

Período da FPCT

Início da FPCT

Fim da FPCT

TEACP 03.13

-

06-05-2014

12-06-2014


Contacte-nos! Sede/Palmela: Edifício ATEC Parque Industrial da Volkswagen Autoeuropa Quinta da Marquesa 2950-557 Quinta do Anjo Tel +351 212 107 300 | Fax +351 212 107 359 Porto: Edifício SIEMENS Av. Mário Brito (EN 107) Nº 3570 - Freixieiro 4456-901 Perafita Tel +351 229 996 407 | Fax +351 229 966 599 info@atec.pt www.atec.pt

Formação Prática em Contexto de Trabalho  

Conte com a ATEC. Temos estagiários qualificados nas mais diversas áreas de formação: - Área de Manutenção Industrial: Técnico/a de Manuten...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you