Relatório de Atividades de 2016

Page 1

2016 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2016

ATEC - Associação de Formação para a Indústria


ร ndice Relatรณrio de Atividades 2016


1.

Mensagem da Administração

2.

3.

Atividade Institucional

Formação Financiada

2.1 Milestones 2.2 A Equipa 2.3 Envolvimento social 2.4 Responsabilidade ambiental

3.1 Formação profissional qualificante e de especialização 3.2 Projetos com formandos 3.3 Entrega de Diplomas 3.4 Mobilidade internacional 3.5 Volkswagen Best Apprentice Award 2015

4.

5.

6.

Atividade de Mercado

Projetos de Inovação, Investigação e Desenvolvimento

Indicadores de Atividade

4.1 Formação e Consultoria em LEAN

7. Estratégia para 2017

6.1 Volume de formação para os Promotores 6.2 Volume de formação profissional qualificante e de especialização 6.3 Número de formandos em formação profissional qualificante e de especialização 6.4 Volume de formação para empresas e particulares 6.5 Volume de formação total de 2012 a 2016


1

1

Mensagem da Administração

direita Hans-Jürgen Müller CFO esquerda João Carlos Costa COO


Relatório de Atividades 2016

Mensagem da Administração No contexto económico atual, a aposta na qualificação dos recursos humanos constitui um elemento determinante para a diferenciação organizacional, podendo traduzir-se não só no aumento da produtividade, mas acima de tudo, enquanto fator indutor da competitividade. Face a uma envolvente internacional extremamente competitiva, os agentes da formação profissional encontram-se perante uma viragem que requer a real mobilização e o empenho de todos os envolvidos nos processos formativos. Esse empenho exige não só o reforço de todas as vias de formação, mas também um esforço de coordenação entre as várias modalidades de formação profissional e o mercado de trabalho. Por outro lado, já estamos na 4ª revolução industrial, ou indústria 4.0, que vem redefinir a relação das pessoas com a tecnologia. Ao falarmos de revolução, falamos, inevitavelmente, de evolução, mudança e adaptação a novas realidades. A capacidade de adaptação à mudança será um fator de sucesso determinante no futuro, não só para as empresas mas para os próprios indivíduos.

Neste contexto, a formação assume um papel fulcral, não só na qualificação de jovens e adultos que darão resposta às necessidades específicas da indústria, mas também na requalificação dos atuais colaboradores das empresas. A velocidade com que a mudança, aos vários níveis, se revela tornam a aprendizagem ao longo da vida uma realidade incontornável e determinante para o sucesso.

A nossa estratégia tem por base facultar uma resposta atempada às necessidades identificadas juntamente com as empresas, ou seja encontrar soluções de formação contínua com cursos de atualização e aperfeiçoamento destinados aos vários grupos profissionais da empresa, quer se trate de formação para executivos, quer para os níveis técnicos ou operadores. Também na formação de jovens e adultos desempregados, a ATEC imprime uma dinâmica constante, que se traduz numa permanente revisão e atualização da oferta formativa procurando estar à par da evolução do mercado de trabalho. Exemplo disso foi o desenvolvimento, em 2016, de dois novos referenciais de formação que correspondem aos cursos de especialização tecnológica nas áreas de Cibersegurança e da Gestão de Energia. No contexto desta nova revolução industrial, é evidente que a aquisição de conhecimentos técnicos terá um papel fundamental, todavia consideramos que as soft skills serão ainda mais importantes para os indivíduos. Claramente, ainda que nalgumas tarefas técnicas, a máquina pode substituir o Homem, dificilmente o conseguirá fazer em questões de criatividade, identificação e resolução de problemas, tomada de decisão, etc. Na era digital, as pessoas serão sem dúvida, o fator mais importante da tecnologia.

3|4


22 22

Atividade Institucional Atividade

Institucional

“Em 9 de dezembro, a ATEC teve a honra de receber nas suas instalações a visita de Suas Excelências o Presidente da a ATEC teve a honra “Em 9 de dezembro, República Portuguesa, Prof. Doutor de receber nas suas instalações a visita Marcelo Rebelo de Sousa e do de Suas Excelências o Presidente da Primeiro-Ministro Dr. António Costa...”

República Portuguesa, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e do Primeiro-Ministro Dr. António Costa...”



2 2

Atividade Institucional

2.1

Milestones 2.1.2 2.1.1 Sessão de Esclarecimento e Orientação Vocacional A ATEC promove anualmente sessões de esclarecimento direcionadas aos serviços de Psicologia e Orientação das escolas por forma a veicular informação suscetível de ajudar a comunidade educativa a situar-se perante as oportunidades de formação oferecidas pela ATEC. Na sessão promovida em 21 de janeiro participaram 35 psicólogos e orientadores de escolas da península de Setúbal.

Feira das Profissões e Open Day Com o intuito de divulgar a oferta formativa junto dos estudantes do 9º ao 12º ano, e a professores e orientadores vocacionais, a ATEC organizou a já habitual Feira das Profissões, em 19 de fevereiro, nas suas instalações em Palmela e no Porto. Durante a Feira, os visitantes receberam informação relevante ao nível dos requisitos de entrada, conteúdos e saídas profissionais dos cursos ministrados na ATEC. No dia seguinte, a ATEC promoveu o Open Day destinado à comunidade em geral. No conjunto dos dois dias, a ATEC recebeu cerca de 1500 visitantes.

2.1.3 Futurália e Qualifica A participação da ATEC nas feiras de educação Futurália e Qualifica assenta na estratégia de comunicação externa para fazer chegar informação sobre a oferta formativa a um público mais vasto, desde estudantes, pais, psicólogos, professores e outros intervenientes no processo de educação e formação. Em 2016, a ATEC participou na Futurália de 16 a 18 março, na FIL, e na Qualifica de 14 a 17 de abril, na Exponor.


Relatório de Atividades 2016

2.1.6

2.1.4 ExpoMecânica 2.1.5

A ExpoMecânica tem vindo a assumir-se como o evento de excelência para o setor automóvel, em especial para o segmento do aftermarket, constituindo, portanto, uma oportunidade para a divulgação da oferta formativa às empresas do setor. A participação da ATEC neste evento traduziu-se em várias demonstrações técnicas representativas de algumas das ações de formação que a Academia oferece aos ativos do setor automóvel. A ExpoMecânica decorreu de 15 a 17 de abril, na Exponor.

Constituição da Associação Mobinov - Associação do Cluster Automóvel Em 22 de abril foi constituída a associação Mobinov – Associação do Cluster Automóvel, para cujo Conselho de Administração a ATEC foi convidada. A associação é constituída por entidades que desenvolvem direta ou indiretamente atividades no setor automóvel e por organismos de Ensino Superior e de Formação Profissional, e propõe-se apoiar a dinâmica de clusterização das indústrias do setor automóvel.

Inauguração no Centro de Formação Profissional de Metalomecânica, em Maputo Em 3 de maio foram inaugurados no CFPM - Centro de Formação Profissional Metalomecânica, em Maputo, dois novos laboratórios, por Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa. Um dos laboratórios destina-se à formação na área da Eletrónica e Automação e foi equipado pela ATEC e pelo seu promotor SIEMENS. Neste laboratório, a ATEC dinamizou de fevereiro a dezembro de 2016 o curso básico de Manutenção Eletromecânica, cuja entrega de diplomas decorreu a 06 de dezembro. Em 2017, no CFPM, funcionarão 2 cursos com a duração de 10 meses cada.

7|8


2 2

Atividade Institucional

2.1.9

2.1

Entrega de Diplomas aos formandos do programa Tu Importas

Milestones

2.1.7 Fórum RH

2.1.8

Prosseguindo com a estratégia de divulgação das suas atividades ao nível dos serviços de formação e consultoria para ativos, a ATEC marcou presença no Fórum RH, que decorreu em 17 de maio no Estádio da Luz. No âmbito da participação da ATEC neste Fórum, a Presidente do Conselho de Administração, Margarida Gomes da Silva, foi oradora convidada no painel Os managers: a chave para a performance das equipas e da organização?

Workshop da qualidade da energia elétrica à produtividade industrial Em colaboração com a EDP – Energias de Portugal, a ATEC promoveu duas edições do workshop “Da Qualidade da Energia Elétrica à Produtividade Industrial”, em 17 de maio nas suas instalações em Palmela e, posteriormente, no Porto em 11 de outubro. O workshop contou com várias empresas convidadas, entre as quais, Siemens, Nemotek e Filkemp.

Em outubro de 2013, decorrente de um desafio lançado pela Fundação dos Trabalhadores da Volkswagen (Volkswagen Belegschaftsstiftung), e com o financiamento deste organismo, a ATEC iniciou o desenvolvimento do programa de formação “Tu Importas”, um programa destinado a abranger jovens em risco de abandono escolar e exclusão social, com comprovada carência socioeconómica. O programa abrangeu cem jovens, distribuídos por cinco turmas de quatro cursos diferentes, a quem, além da formação, foram proporcionadas experiências culturais, atividades desportivas e outras de enriquecimento pessoal e profissional. Três anos volvidos, em 05 de outubro, realizou-se a entrega de diplomas aos 87 formandos que completaram os seus cursos, numa cerimónia que contou com a presença de representantes da Volkswagen Belegschaftsstiftung e da Volkswagen Autoeuropa.


Relatório de Atividades 2016

2.1.10 2.1.12

Protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Cascais Decorrente da bem-sucedida relação entre a ATEC e a Câmara Municipal de Cascais, entenderam estas entidades estender a colaboração, através da dinamização de um curso de nível 4 em Técnico de Eletrónica Médica, que iniciou com 12 formandos na Escola Secundária de Alvide. O Protocolo de colaboração foi celebrado em 28 de outubro em Alvide. Recorde-se que a ATEC já desenvolve cursos de especialização tecnológica no Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo em Cascais, ao abrigo de um protocolo de colaboração com este Município.

2.1.11 Melhor Mecatrónico A ATEC acolheu em 25 e 26 de novembro a 1ª edição do Concurso "Melhor Mecatrónico 2016”, concurso organizado pelo Jornal das Oficinas em parceria com a ATEC, que visa encontrar o melhor profissional do ramo. Durante os dois dias de provas, passaram pelas instalações da ATEC mais de 500 mecatrónicos e outros profissionais do setor.

Semana Europeia da Formação Profissional O mote para a celebração da 1ª Semana Europeia da Formação Profissional foi dado pela Comissão Europeia com vista a incentivar as entidades de formação profissional a partilhar exemplos de boas-práticas, metodologias inovadoras, bem como outros programas de formação que estimulem a aprendizagem. Neste âmbito, durante o mês de novembro e especialmente na semana de 2 a 6 de dezembro, a ATEC dinamizou várias atividades envolvendo os seus formandos, formadores e comunidade em geral. Entre os eventos dinamizados, destacam-se a celebração do Dia do Formador, o concurso de fotografia "Retrata a Formação Profissional", uma sessão de trabalho para Orientadores Profissionais, palestras sobre a temática “Formação Profissional - Uma Escolha Inteligente”, e uma conferência subordinada ao tema "Competências para as Empresas do Futuro".

2.1.13 Visita de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa e de Sua Excelência o Primeiro-ministro Em 9 de dezembro, a ATEC teve a honra de receber nas suas instalações a visita de Suas Excelências o Presidente da República Portuguesa, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e do Primeiro-Ministro Dr. António Costa. Durante a visita, os ilustres visitantes tiveram oportunidade de interagir com os formandos, quanto às áreas profissionais e tarefas que estavam a desempenhar, tendo, no final, felicitado a ATEC pelo trabalho desenvolvido ao nível da formação e posterior empregabilidade de jovens e adultos desempregados que frequentaram os cursos.

09 | 10


2 2

Atividade Institucional

2.2

A Equipa Um diagnóstico às reais necessidades da equipa e da organização no seu global, foi o ponto de partida para um redesenho da estratégia da organização e que suporte os desafios que os próximos anos irão apresentar. Em consequência desta análise, surgiram inúmeras ideias de projetos estratégicos distribuídos por equipas multidisciplinares, cujo objetivo é a implementação de ações de melhoria e resolução de problemas aos mais diferentes níveis e nos mais diferentes processos de trabalho. Estes projetos integram o plano estratégico designado por ATEC 2023. Em 2016 concluiu-se o programa de formação corporativo de desenvolvimento de competências transversais designado por “made by ATEC for ATEC”, o qual havia iniciado em 2015. A etapa final do programa abordou temáticas fulcrais para o futuro da ATEC, nomeadamente a criatividade e a inovação, na medida em que serão competências essenciais para enfrentar os desafios lançados pela 4ª revolução industrial que ora inicia. Neste programa de formação utilizou-se uma metodologia diferente, cujo objetivo passou

2.2.1

Promoção do Bem-estar A par do desenvolvimento de competências, em 2016 houve uma aposta na promoção do bem-estar e da saúde dos colaboradores e dos formandos. Como forma de proporcionar o acesso a cuidados básicos de saúde, uma vez por semana, a ATEC disponibiliza aos seus formandos e colaboradores consultas de clínica geral através da entidade que lhe presta os serviços de medicina do trabalho. Por forma a incentivar a prática desportiva, promoveu-se a participação,

por compreender a criatividade no contexto organizacional, designadamente, a criatividade como base para a inovação e, também, técnicas de pensamento criativo para a resolução de problemas. Investiu-se ainda, de forma significativa, na observação das novas tendências do mercado de trabalho, concretamente no que respeita à crescente digitalização dos métodos de trabalho, as competências do futuro e as novas profissões. Perto do final do ano, em 31 de outubro, em Tomar, juntamos a equipa num teambuilding durante o qual se partilharam ideias e experiências sobre a temática da melhoria contínua. A partilha de recursos, o trabalho em equipa e a resolução de problemas foram dimensões igualmente trabalhadas durante o evento. Em 2016, no que respeita à Formação Interna, foram realizadas 5071 horas de formação, tendo a média por colaborador sido de 89 horas de formação. HORAS DE FORMAÇÃO

5071 em 15 de setembro, na B2RUN – A corrida das empresas, evento desportivo concebido para as empresas, que desafia os colaboradores a participar numa corrida de seis quilómetros. A participação na B2RUN serviu de incentivo para a criação do grupo ATEC Runners, um grupo de colaboradores que pratica corrida, em conjunto, nas imediações da ATEC, uma vez por semana, após o horário de trabalho.


RelatĂłrio de Atividades 2016

Teambuilding em Constância 11 | 12


2 2

Atividade Institucional

2.3

Envolvimento Social 2.3.1

2.3.2

Apoio a Instituições de Caráter Social

Apoio ao Instituto Português do Sangue

Em 30 de setembro a ATEC promoveu o evento IGNITE, um conjunto de palestras e testemunhos sobre a Competência, destinado à comunidade em geral. No âmbito da sua responsabilidade corporativa, a ATEC entendeu entregar as receitas obtidas com as inscrições neste evento à creche social Os Pirilampos, no Barreiro.

O apelo ao sentido de responsabilidade e cidadania dos colaboradores e formandos, com iniciativas que contribuam para a melhoria da sociedade é uma preocupação constante. Fruto disso, a colaboração com o Instituto Português do Sangue, através da promoção anual de sessões voluntárias de dádiva de sangue, é sempre uma iniciativa com elevada adesão. Em 2016, na sessão promovida em 27 de setembro, verificou-se elevada adesão tanto na doação de sangue como na inscrição para dador de medula óssea.

Igualmente para a creche social os Pirilampos, os colaboradores da ATEC organizaram no mês de julho uma recolha de brinquedos, vestuários e bens de primeira necessidade com o objetivo de ajudar a melhorar o conforto dos bebés e crianças apoiados por esta instituição. No Natal, a ATEC associou-se novamente à Volkswagen Autoeuropa na dinamização da iniciativa Árvore Solidária, nas suas instalações em Palmela, ao abrigo da qual foi possível presentear 23 crianças apoiadas pela Associação Nós. Nas instalações do Porto, os colaboradores e formandos procederam à recolha de bens alimentares e vestuário que entregaram aos utentes apoiados pela APPACDM Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, de Matosinhos.

2.3.3

Consumo Consciente Respeita o Ambiente A ATEC e o prestador de serviços de restauração Eurest levaram a cabo a campanha “Consumo consciente respeita o ambiente” que pretendeu sensibilizar os utentes do refeitório do edifício sede para o desperdício de comida. Os utentes que entregassem o tabuleiro sem restos de comida, ou seja sem desperdício, recebiam uma senha transformável em quilos de alimentos. No final da campanha o número de senhas traduziu-se em 20 kg de alimentos não perecíveis entregues a uma instituição de solidariedade social.


Relatório de Atividades 2016

2.4

Responsabilidade Ambiental Após dois anos muito exigentes ao nível da implementação e certificação do Sistema de Gestão Ambiental da ATEC, o ano de 2016 constituiu-se como um ano de normalidade, em que os novos procedimentos já se encontram cimentados e normalizados na organização. Reflexo disso mesmo foi o facto da auditoria externa ter contabilizado 0 não conformidades no que a requisitos da Norma ISO 14001 diz respeito.

Neste sentido deu-se continuidade ao acompanhamento do sistema e em particular ao programa de gestão ambiental cujo foco se manteve ao nível da redução do consumo de papel, da eficiência energética e da sensibilização ambiental. Como reforço da importância das questões ambientais, a temática da sustentabilidade foi considerada como um dos pilares fundamentais da estratégia da organização até ao ano de 2023, em especial no papel que esta pode ter para a consciencialização de toda a comunidade para as questões ambientais.

13 | 14


33 33 Formação Formação Financiada Financiada “Será objetivo para o ano de 2017 retomar “Será objetivo para o anoem deAveiro 2017 retomar o desenvolvimento de formação desenvolvimento formação em e Viseu. oAinda em 2016, nasdeinstalações do Aveiro e Viseu. Aindaoem 2016, instalações do Porto, prosseguiu-se projeto denas parceria Porto, prosseguiu-se o projeto de parceria com o Agrupamento de Escolas de Lousada o Agrupamento Escolas de Lousada Oeste nocom desenvolvimento dode Curso Oeste desenvolvimento do Curso Profissional deno Mecatrónica Automóvel.” Profissional de Mecatrónica Automóvel.”



3 3

Formação Financiada

3.1

Formação Profissional Qualificante e de Especialização Continuando a apoiar o desenvolvimento do tecido industrial nacional, em 30 de novembro, a ATEC celebrou um protocolo com a Câmara Municipal de Alenquer que tem como objetivos a implementação de ações de formação profissional de apoio à indústria e de ofertas formativas especializadas. Ao abrigo deste protocolo, a ATEC iniciou, no Centro de Formação Profissional do Carregado, unidade pertencente àquela Câmara Municipal, o curso de Especialização Tecnológica em Tecnologia Mecatrónica, em resposta às necessidades manifestadas pelo tecido industrial da região de Alenquer. Por outro lado, o ano de 2016 marcou o encerramento da ação externa localizada em Sines devido à diminuição de oportunidades de empregabilidade na região. Na zona norte do país, de referir a continuação do desenvolvimento das ações externas com o objetivo de dotar o tecido industrial das regiões de Braga e São João da Madeira com técnicos especializados. Nesta última localização, face a necessidades das empresas locais na área de programação, iniciou-se em novembro, em segundo turno, um CET em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação.

Será objetivo para o ano de 2017 retomar o desenvolvimento de formação em Aveiro e Viseu. Ainda em 2016, nas instalações do Porto, prosseguiu-se o projeto de parceria com o Agrupamento de Escolas de Lousada Oeste no desenvolvimento do Curso Profissional de Mecatrónica Automóvel. No ano letivo de 2015/16 foram ministradas 250 horas de formação nas áreas de Eletricidade, Organização Industrial e Tecnologias do Processo. Estão planeadas no ano 2016/17 um total de 430 horas de formação técnica, orientadas, essencialmente, para a área automóvel.


RelatĂłrio de Atividades 2016

Protocolo com a Câmara Municipal de Alenquer

17 | 18


3 3

Formação Financiada

3.2

Projetos com Formandos 3.2.1

3.2.3

Teambuilding Aprendizagem

Programa “A Empresa”

Como estratégia de integração e de modo a reforçar o espírito de equipa entre formandos, formadores, coordenadores de turma e assistentes de formação, em 30 de setembro a ATEC reuniu os seus 180 novos aprendizes num teambuilding, em Constância, que envolveu canoagem nos rios Zêzere e Tejo entre outras atividades de grupo.

Com o intuito de desenvolver o gosto pelo empreendedorismo, pela criatividade e inovação, a ATEC fomenta a participação dos seus formandos no programa de empreendedorismo “A Empresa”, dinamizado pela Associação Junior Achievement Portugal, o qual pressupõe a criação de uma miniempresa e de um produto ou serviço inovador.

3.2.2

Roboparty A RoboParty®, competição de robótica organizada de 17 a 19 de março na Universidade do Minho, em Guimarães, desafiou os formandos a construir e programar um robô tendo em vista o bom desempenho nas provas da competição, nomeadamente na prova de perseguição e na prova de obstáculos. A equipa da ATEC, constituída por formandos do Curso de Especialização Tecnológica em Automação, Robótica e Controlo Industrial, alcançou o 1º e 2º lugares na prova de perseguição.

Em 2016, um grupo de quatro formandos do curso de aprendizagem de Técnico de Eletrónica, Automação e Comando criou a miniempresa Dynamic Ride que desenvolveu o Produto Go Safely que visa oferecer mais segurança aos ciclistas e motociclistas. O projeto venceu o 1º lugar na competição nacional, em 23 de maio na Fundação Calouste Gulbenkian, e representou Portugal na competição europeia em Lucerna, na Suíça, de 25 a 28 de julho.

CONQUISTA DE 1º E 2º LUGARES

Prova de Perseguição


Relatório de Atividades 2016

3.2.4

Worldskills Portugal e Euroskills Gotemburgo 2016 A participação dos formandos da ATEC no Worldskills Portugal, que decorreu de 22 a 27 de maio em Coimbra, ficou marcada pela conquista de uma Medalha de Bronze pelo formando Hugo Albim na Profissão de Gestão de Redes e Sistemas Informáticos. Face à boa prestação na prova de Robótica Móvel, e embora não tenham sido medalhados, os formandos Bruno Baixinho e Diogo Salgueiro foram convidados a participar no Euroskills que decorreu de 1 a 3 de dezembro em Gotemburgo, Suécia.

CONQUISTA DE UMA MEDALHA DE BRONZE NA PROFISSÃO DE GESTÃO DE REDES E SISTEMAS INFORMÁTICOS

Hugo Albim

3.2.5

Desafios de Verão A ATEC organiza anualmente um programa de verão designado Desafios de Verão, destinado a jovens com idades compreendidas entre 12 e 16 anos, que lhes proporciona contacto com as áreas técnicas, correspondentes aos cursos ministrados na ATEC, e o contacto com equipamentos reais. Em 2016 face ao elevado número de inscritos, foram organizados dois programas, para dois grupos diferentes, perfazendo um total de 26 jovens, que tiveram como desafio a construção de um robô.

NÚMERO DE JOVENS QUE PARTICIPARAM NO DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE UM ROBÔ

26 19 | 20


3 3

Formação Financiada

3.3

Entrega de Diplomas Em 2016 a ATEC diplomou 442 formandos das modalidades de Aprendizagem, Educação e Formação de Adultos e Especialização Tecnológica. A forte interligação com as empresas foi apontada como um fator crucial para o sucesso, pois tem permitido adequar a oferta formativa às necessidades do tecido empresarial, colmatando carências de técnicos qualificados.

FORMANDO ELEITO PARA BEST APPRENTICE AWARD

André Sequeira

3.4

Mobilidade Internacional Ao abrigo do programa europeu de mobilidade Erasmus+, promovido em Portugal pela Agência Nacional Erasmus+, 24 formandos da ATEC tiveram a oportunidade de estagiar nos centros de formação da Volkswagen, em Hanôver, Wolfsburgo, Braunschweig e Osnabrück, e da Audi, em Ingolstadt, também nas instalações da Siemens em Erlangen, na Alemanha, e pela primeira vez também na HTL Mödling na Áustria. Por seu lado, a ATEC acolheu em 2016 um total de 16 formandos, oriundos de centros de formação da Volkswagen e da Audi, na Alemanha.

NÚMERO DE FORMANDOS QUE INTEGRARAM O PROGRAMA EUROPEU DE MOBILIDADE

+24


Relatório de Atividades 2016

3.5

Volkswagen Best Apprentice Award 2015 Anualmente, a ATEC elege para o Best Apprentice Award o seu melhor formando, tendo como base o desempenho, a assiduidade, a pontualidade, o empenho e a dedicação. Em 2016, a escolha recaiu em André Sequeira, aluno do curso de Aprendizagem de Técnico de Programação e Maquinação CNC, que recebeu a distinção das mãos do Dr. Matthias Müller, presidente do conselho de administração do Grupo Volkswagen, numa cerimónia realizada em 8 de dezembro, em Wolfsburgo.

NÚMERO DE FORMANDOS DIPLOMADOS EM 2016

442

André Sequeira com Jürgen Dorn, Diretor de Recursos da Volkswagen Autoeuropa

21 | 22


44 44 Atividade Atividade de Mercado de Mercado “O ano de 2016 foi deveras frutífero “O ano de 2016 foi deveras frutífero no que respeita à solicitação de programas nopor queparte respeita à solicitação de programas à medida das empresas.” à medida por parte das empresas.”



4 4

Atividade de Mercado

4.

ATIVIDADE DE MERCADO O ano de 2016 foi deveras frutífero no que respeita à solicitação de programas à medida por parte das empresas. Dos vários programas, destaque para o Programa de Formação de Serralheiros de Cunhos e Cortantes na Gestamp. O sucesso deste programa iniciado em 2015, assentou na interligação das 208 horas de training on the Job, com a realização de todo o percurso formativo nas instalações da Gestamp. De referir, também, o desenvolvimento do Programa para Eletricistas de Manutenção Industrial e o Programa para Mecânicos de Manutenção Industrial na empresa Enercon, em Viana do Castelo, desenvolvidos numa perspetiva de uniformização das equipas.

Este programa é composto por 3 níveis de formação de desenvolvimento dos técnicos e prolongar-se-á para 2017. Igualmente em 2016 iniciou-se o desenvolvimento de um Programa em Automação e Redes de Comunicações Industriais para UNICER cuja conclusão está prevista para 2018. A pedido da empresa BorgWarner, a ATEC desenvolveu um programa de desenvolvimento de carreira num total de 564 horas de formação destinado a 40 Técnicos de Manutenção.

NÚMERO DE HORAS DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE CARREIRA

564 Os projetos multidisciplinares tiveram igualmente um peso significativo nas atividades de mercado. Neste âmbito, realça-se o programa de formação transversal desenhado para a Somincor, que incluiu formação em Ar Condicionado e em Manutenção Diagnóstico e Reparação de Motores a Diesel, formação em SINAMIC TIA e ainda em vários processos de Soldadura. Em termos de formação de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional, destaque para a criação e implementação de um programa de Mentoring para a Volkswagen Autoeuropa, o qual visou preparar uma equipa interna de mentores e tutores. Destaque ainda para o programa de desenvolvimento para Teamleaders desenhado para a Lisnave, com o objetivo de desenvolver em 42 colaboradores as competências necessárias para o desempenho da função de Teamleader. Em termos internacionais, é de referir a continuidade dos projetos em Angola, nomeadamente o projeto de formação de Mecânicos de Manutenção para o Grupo Castel. Em Moçambique, iniciou-se a formação em Manutenção Eletromecânica e em Automação no Centro de Formação Profissional de Metalomecânica, em colaboração com a Siemens.


Relatório de Atividades 2016

4.1

Formação e Consultoria em Lean A atividade consultoria na ferramenta Lean pautou-se maioritariamente por projetos de consultoria de elevada dimensão como, a título de exemplo, o projeto de consultoria em Ergonomia para o grupo empresarial Navigator Group. Ao nível da formação em Lean, o destaque recai em programas de formação como sejam o programa “Fit for Performance” desenvolvido à medida para colaboradores da Autovision e o programa em TOPS 8D para a empresa Renova. As temáticas de Métodos e Qualidade foram as mais solicitadas pelos clientes no que diz respeito em programas de formação contínua à medida.

TEMÁTICAS MAIS SOLICITADAS PELOS CLIENTES

Métodos e Qualidade

25 | 26


55 55 Projetos Projetos de de Inovação, Inovação, Investigação Investigação e Desenvolvimento e Desenvolvimento “A participação da ATEC em consórcios europeus “A participação dadeATEC em consórcios e o alargamento da rede parceiros para o europeus e o alargamento da rede de parceiros desenvolvimento de projetos inovadores faz para o de projetos inovadores faz parte dadesenvolvimento estratégia de inovação da Academia” parte da estratégia de inovação da Academia”



5 5

Projetos de Inovação, Investigação e Desenvolvimento

5.

Projetos de Inovação, Investigação e Desenvolvimento A participação da ATEC em consórcios europeus e o alargamento da rede de parceiros para o desenvolvimento de projetos inovadores faz parte da estratégia de inovação da Academia. O ano de 2016 foi, portanto, de aposta no desenvolvimento da sua networking, para permitir alargar e diversificar a participação em projetos de inovação. Neste sentido, a ATEC participou em diversos fóruns de discussão com os seus habituais parceiros europeus, e com outros que se juntaram às discussões, momentos que permitiram desenvolver diversas ideias que serão posteriormente apresentadas em candidaturas. Entre os temas abordados estão as estratégias e medidas operacionais de combate ao abandono escolar e a garantia da qualidade na formação profissional, temas chave na estratégia da União Europeia para a Educação e Formação.

Para desenvolver estes temas, a ATEC viu alargada a sua rede de parceiros para países do Norte da Europa, com sistemas de educação e formação diversos dos que são implementados no centro da Europa e com os quais a ATEC tem relações privilegiadas. Destaque ainda para a aprovação de mais um projeto de mobilidades no âmbito do programa Erasmus+ o qual irá permitir que alguns formandos dos cursos de Especialização Tecnológica e colaboradores da ATEC tenham a oportunidade de desenvolver competências noutros países da União Europeia, designadamente em fábricas do grupo da Volkswagen e na Siemens, em 2017 e 2018.


Relatรณrio de Atividades 2016

29| 30


66 66

Indicadores Indicadores de Atividade de Atividade

“Do esforço desenvolvido no conjunto dos “Do esforço no conjunto dos cursos...resultou umdesenvolvido total de 1.938.541 um total de 1.938.541 horas decursos...resultou formação ministradas.” horas de formação ministradas.”



6 6

Indicadores de Atividade

6.1

Volume de Formação para os Promotores Em 2016, o desenvolvimento de competências dos colaboradores ao serviço dos Promotores Volkswagen Autoeuropa, Siemens e Bosch, e da própria ATEC, incidiu maioritariamente na área de Desenvolvimento Pessoal e Organizacional e áreas técnicas ligadas à produção. No total das ações, foram ministradas 76.894 horas de formação.

HORAS DE FORMAÇÃO

76.894


Relatório de Atividades 2016

6.2

Volume de Formação Profissional Qualificante e de Especialização A formação destinada a desempregados, quer se trate da qualificação profissional de jovens à procura do primeiro emprego, quer do aperfeiçoamento, reconversão ou reciclagem de desempregados à procura de novo emprego, representa a maior parcela no volume de formação da ATEC.

No conjunto das várias modalidades desenvolvidas, designadamente, Aprendizagem, Educação e Formação de Adultos (EFA), Cursos de Especialização Tecnológica (CET) e o Curso de Integração Empresarial de Quadros (CIEQ) destinado a recém-licenciados, em 2016 foram ministradas 1.758.513 horas de formação.

HORAS DE FORMAÇÃO

1.758.513 Volume de Horas de Formação

167,054

48,907

Aprendizagem Especialização Tecnológica Educação e Formação de Adultos

711,898 Qualificação Profissional

773,436

33 | 34


6 6

Indicadores de Atividade

6.3

Número de Formandos em formação Profissional Qualificante e de Especialização A qualidade da formação ministrada pela ATEC, aliada às elevadas taxas de empregabilidade dos seus formandos, tem-se refletido num aumento significativo do número de formandos que procuram a Academia para a obtenção de competências profissionais. Em 2016, no conjunto das suas localizações, nomeadamente Palmela, Porto, Aveiro, Braga, Carregado, Cascais, São João da Madeira, Sines e Viseu, estiveram em formação 1.270 formandos.

NÚMERO DE FORMANDOS QUE ESTIVERAM EM FORMAÇÃO

1.270

6.4

Volume de Formação para empresas e particulares Registou-se um significativo aumento de profissionais que, a título individual, procuraram aumentar e/ou reciclar as suas competências, com destaque para as Línguas e várias técnicas de Soldadura. Por parte das empresas notou-se um acentuada aposta no desenvolvimento pessoal e organizacional com enfoque na liderança, trabalho em equipa, entre outros. No total, foram desenvolvidas 103.133 horas de formação para ativos dos mais diversos setores de atividade.

HORAS DE FORMAÇÃO PARA ATIVOS DE DIVERSOS SETORES DE ATIVIDADE

103.133


Relatório de Atividades 2016

6.5

Volume de Formação total Do esforço desenvolvido no conjunto dos cursos destinados para o mercado em geral, para os colaboradores dos Promotores e da Academia, para jovens e adultos ao abrigo de Financiamentos Públicos do Instituto do Emprego e Formação

Profissional, resultou um total de 1.938.541 horas de formação ministradas. No período de 2012 a 2016, a ATEC concretizou um volume de formação de 8.489.276 horas.

HORAS DE FORMAÇÃO MINISTRADAS

1.938.541 Horas de Formação

Volume de Formação 2012-16

2,000,000 1,500,000 1,000,000 500,000 0 Formação para Promotores

Formação para Empresas

2012

2013

Formação Profissional Financiada

2014

2015

2016

35 | 36


77 77 Estratégia Estratégia para 2017 para 2017

“A nossa estratégia para os próximos anos estratégia para os próximos anos assenta“A nanossa construção de soluções assenta na construção de soluções integradas e diferenciadoras para criação integradas e diferenciadoras de valor nas empresas e na criação depara criação deformação valor nas para empresas e na criação de planos de desenvolvimento planos formação parade desenvolvimento e evolução das de equipas técnicas vários das equipas técnicas de vários setores edeevolução atividade.” setores de atividade.”



7 7

Estratégia para 2017

7.

Estratégia para 2017 A Indústria 4.0, ou 4.ª revolução industrial, embora numa fase inicial, é já hoje uma certeza. Nos próximos anos a tecnologia assumirá indubitavelmente uma relevância primordial no controlo eficaz e eficiente dos processos e operações, criando sistemas mais versáteis e flexíveis, com uma monitorização em tempo real. Neste contexto, novas competências serão exigidas, não só a nível técnico, onde a automação, a robótica, as redes e comunicações industriais, a cibersegurança e os processos Lean, são basilares, mas também a nível do desenvolvimento das equipas e organizações, onde a formação de líderes preparados para os novos desafios, bem como a formação adequada das equipas em competências comportamentais fundamentais, como a criatividade, a identificação e resolução de problemas, assumem um destaque de sublinhada relevância. Para dar os próximos passos na Indústria 4.0 com os nossos clientes, preparamos uma oferta formativa diversificada designadamente em Lean – Indústria 4.0, Sistemas de conetividade automóvel, Coordenar Equipas de Trabalho na Era 4.0, O Líder na Era 4.0, Liderar Equipas Multigeracionais, Redes industriais avançadas e Cibersegurança e Tecnologia na Indústria, entre outras. A nossa estratégia para os próximos anos assenta na construção de soluções integradas e diferenciadoras para criação de valor nas empresas e na criação de planos de formação para desenvolvimento e evolução das equipas técnicas de vários setores de atividade.

Concomitantemente, iremos focar-nos no desenvolvimento da área de Instrumentação e Controlo, tanto na formação de ativos como na formação inicial de jovens, para dar resposta ao tecido industrial ao nível do Controlo Industrial. No ano de 2017, iremos ainda lançar novos produtos nas áreas de Eletricidade, Postos de transformação e Qualidade da energia elétrica, na área dos Métodos e nas áreas de Higiene e Segurança. No que concerne à formação financiada de jovens e adultos desempregados, em 2017 iniciarão as primeiras edições dos cursos de especialização tecnológica em Cibersegurança e em Gestão de Energia. Especificamente para os adultos com mais de 23 de anos, que já sejam detentores do 12º ano, vão ser lançadas ações de Educação e Formação de Adultos Profissional em Soldadura, Manutenção Industrial e em Eletrónica Automação e Comando.

A par do reforço da atividade em território nacional, a estratégia da ATEC para os próximos anos passa também por um reforço da sua presença além-fronteiras com especial enfoque em projetos de formação e consultoria em Angola e Moçambique.


Relatรณrio de Atividades 2016

39 | 40


Sede Edifício ATEC Parque Industrial da Volkswagen Autoeuropa Qta.da Marquesa-Palmela 2950-557 Qta. do Anjo Porto Av. Mário Brito (EN 107) Nº 3570 Freixieiro 4455-491 Perafita www.atec.pt


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.