Issuu on Google+


Formação e Consultoria 2017


Índice Nota de Abertura Localizações Instalações Pontos Chave da Formação ATEC Áreas de Intervenção Formação à Medida Consultoria Técnica e Operacional Formação Standard Novidade 2017 – Oferta Formativa 4.0

01 07 09

MECÂNICA INDUSTRIAL E MECATRÓNICA AUTOMÓVEL 18

10 12 14 15 16 17

02 AUTOMAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO 24

03 DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL 30

04 LEAN

38

Contactos

47


2017 6


A ATEC surgiu em 2004 como uma resposta às necessidades de qualificação específicas da indústria e à necessidade de combinar a vertente de formação teórica com uma forte vertente prática, mais próxima das necessidades do tecido industrial, trabalhando com as empresas para as empresas.

“... a ATEC continua a ter um papel importante na medida em que se assume como um parceiro para a qualificação e para a capacitação da indústria.”

Existem dois fatores que podem fazer de Portugal um país competitivo: por um lado a flexibilidade – é importante que as empresas portuguesas sejam flexíveis e, por outro, a qualificação dos recursos humanos. Ter recursos humanos qualificados é um fator distintivo e crucial para atrair investimento externo. Nesta matéria a ATEC continua a ter um papel importante na medida em que se assume como um parceiro para a qualificação e para a capacitação da indústria. Além da formação inicial de jovens e da formação contínua para ativos, fomenta a partilha de boas práticas entre empresas. O mercado de trabalho exige cada vez mais trabalhadores qualificados e especializados. A resposta a esta procura é a formação profissional qualificada, tanto de jovens como de adultos. A ATEC, enquanto entidade formadora, tem como obrigação estar atualizada e ser detentora de um conhecimento pormenorizado das necessidades das empresas, quer em termos dos conhecimentos que devem possuir os novos colaboradores que vão admitindo, quer na preparação de programas de formação contínua que proporcionem uma atualização dos saberes dos ativos que já colaboram com elas. Os processos, o produto e os recursos humanos são áreas chave que as empresas procuram desenvolver e, para tal, é nossa prioridade apresentar soluções diversas com especial enfoque nas áreas de Automação e Tecnologias de Informação, da Mecânica Industrial e da Mecatrónica Automóvel, bem como na área de Lean e no Desenvolvimento Pessoal e Organizacional. 7 2017


2017 8


LOCALIZAÇÕES INSTALAÇÕES A ATEC está localizada no norte e sul do país, satisfazendo as necessidades de formação de todo o território nacional.

Palmela

Porto

Área total:

Área total:

9.800 m2²

2.520 m2

11 Oficinas, 18 Laboratórios, 11 Salas teóricas, e um espaço destinado à realização de eventos.

3 Oficinas, 12 Laboratórios, 3 Salas teóricas.

Estamos também em:

Braga Carregado Cascais S. João da Madeira Viseu

Faça o scan do código QR e aceda à visita virtual das instalações de Palmela.

9 2017


PONTOS CHAVE DA FORMAÇÃO ATEC A Satisfação dos nossos Clientes

Recomendação dos nossos serviços

91

%

Formador

96

%

competências técnicas e comportamentos exigidos

Equipamento e Material

de acordo com o objetivo da ação

2017 10

90%


Satisfação do Cliente A satisfação do cliente, quer empresarial quer particular, é a nossa prioridade. A oferta formativa é planeada e desenvolvida para responder às necessidades do cliente para assim obter o máximo retorno do investimento realizado.

Equipa Formativa Temos uma equipa altamente qualificada, experiente e motivada para acompanhar de forma criteriosa os projetos dos nossos clientes.

Experiência e Know-how

Dispomos de uma oferta formativa muito completa e diversificada apoiada nos mais de 12 anos de experiência e know-how adquiridos.

Instalações e Equipamentos As instalações da ATEC são facilitadoras do sucesso da formação. As oficinas, os laboratórios e as salas proporcionam uma grande qualidade às ações de formação.

Flexibilidade

Para além da localização em Palmela e Porto, a ATEC encontra a localização e horário mais convenientes para o cliente. Colocando à disposição dos clientes a tecnologia e equipamentos didáticos necessários à formação.

Soluções Integradas

Elaboramos projetos de formação e consultoria à medida das necessidades.

11 2017


ÁREAS DE INTERVENÇÃO

MECÂNICA INDUSTRIAL E MECATRÓNICA AUTOMÓVEL

AUTOMAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

— Manutenção Industrial — CNC — Pneumática e Hidráulica — Movimentação Mecânica de Cargas — Soldadura — Automóvel

— Automação e Robótica — Domótica — Eletrónica e Telecomunicações — Eletricidade — Instrumentação e Controlo — Tecnologias de Informação

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL

LEAN

— Ciclo Eu Pessoal — Ciclo Eu Profissional — Ciclo Eu e o Público — Ciclo Eu Líder — Ciclo RH — Ciclo Área Comercial — Ciclo Ferramentas e Assessments de Autoconhecimento — Ciclo Era 4.0 — Línguas

2017 12

— Métodos e Organização de Trabalho — Qualidade — Higiene e Segurança — Ambiente — Logística


CAPACIDADE DE ATUAÇÃO

Consultoria Técnica e Operacional

Formação à Medida (Intraempresas)

ATEC Formação Standard (Interempresas e Particulares)

Certificações

13 2017


FORMAÇÃO À MEDIDA INTRAEMPRESAS

Elaboramos programas de formação à medida de acordo com as necessidades das organizações e das suas equipas. Na ATEC estabelecemos uma relação de parceria com os nossos clientes com o objetivo de encontrar as melhores soluções para as

suas necessidades. Desenvolvemos programas de formação devidamente ajustados às competências a desenvolver e com os objetivos a alcançar. Entendemos que é fundamental conhecer a cultura do nosso cliente, e é a partir daqui que começa a nossa abordagem:

Conhecer a cultura do cliente

Avaliação do impacto da formação

Diagnóstico de necessidades

Desenvolvimento de soluções à medida

2017 14

Implementação da formação e acompanhamento


CONSULTORIA TÉCNICA E OPERACIONAL Além da formação, a ATEC oferece também Consultoria Técnica e Operacional. A área de consultoria reúne profissionais multidisciplinares o que permite trabalhar projetos que integram abordagens de várias áreas, como sejam a Qualidade, Ambiente, Segurança, Ergonomia, Otimização de Processos e

Desenvolvimento de Recursos Humanos. Os projetos de Consultoria organizam-se por fases de avaliação de processos, análise de resultados e entrega de soluções afinadas a cada cliente, atuando numa ótica de parceria e de acompanhamento constante de todas as necessidades.

Avaliação Processos

Análise Resultados

Implementação KPIs

Soluções

15 2017


FORMAÇÃO STANDARD INTEREMPRESAS E PARTICULARES

A oferta da ATEC abrange todo um leque de formação contínua que visa conseguir o acréscimo de competências dos Recursos Humanos, ajudando as empresas a estabelecer e manter programas de desenvolvimento adaptados aos valores e objetivos das organizações.

2017 16

Estas ações funcionam como uma resposta às necessidades das organizações bem como de todos os ativos que, individualmente, apostam no seu desenvolvimento técnico e comportamental, atualizando, reciclando e/ou reconvertendo as suas competências.


NOVIDADE 2017 OFERTA FORMATIVA 4.0

A Indústria 4.0, ou 4.ª revolução industrial, já é hoje uma certeza. A tecnologia assumirá uma relevância primordial no controlo eficaz e eficiente dos processos e operações, criando sistemas mais versáteis e flexíveis, com uma monitorização em tempo real. Neste contexto novas competências serão exigidas, não só a um nível técnico, onde a automação, a robótica, as redes e comunicações industriais, a cybersegurança e os processos Lean, são basilares, mas também a um nível do desenvolvimento das Equipas e

Organizações, onde a formação de Líderes preparados para os novos desafios, bem como a formação adequada das equipas em competências comportamentais fundamentais, como a criatividade, a identificação e resolução de problemas, a tomada de decisão, assumem um destaque de sublinhada relevância. Num mundo cada vez mais digital as pessoas serão, sem dúvida, o fator mais importante da tecnologia. Para dar os próximos passos na Indústria 4.0 com os nossos clientes preparamos uma oferta formativa diversificada:

Novos Cursos MECÂNICA INDUSTRIAL E MECATRÓNICA AUTOMÓVEL

AUTOMAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

– Sistemas de conetividade automóvel

– Redes industriais e segurança – Nível 1 – Redes industriais avançadas e cibersegurança – Nível 2 – TI e Tecnologia na indústria – Redes industriais I/O LINK – Arquitetura RFID – Comunicações Industriais – Profibus – Comunicações Industriais – Profinet – Comunicações Industriais – ASI

NOVO

NOVO

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL

NOVO

– Coordenar Equipas de Trabalho na Era 4.0 – O Líder na Era 4.0 – Liderar Equipas Multigeracionais

LEAN

– Lean – Indústria 4.0

NOVO

17 2017


01 MECÂNICA INDUSTRIAL E MECATRÓNICA AUTOMÓVEL

2017 18


MECÂNICA INDUSTRIAL E MECATRÓNICA AUTOMÓVEL Na área da Mecânica Industrial e Mecatrónica Automóvel, os cursos estão dimensionados para diferentes níveis de conhecimento e de certificação. Os cursos e serviços de Consultoria que apresentamos nesta área têm em linha de conta a evolução técnica ao nível da especialidade e complexidade das mais variadas funções de uma organização. Para tal, os cursos estão dimensionados para diferentes níveis de conhecimento e de certificação.

Temos equipamentos e máquinas adaptados para a mobilidade, condição considerada vantajosa para as empresas que pretendem, por diferentes razões, que a formação seja realizada nas suas instalações.

A qualificação fortalece a sustentabilidade das organizações, abre novas oportunidades de negócio e acesso a novos mercados.

19 2017


“Na ATEC encontramos a confiança na formação e o conhecimento técnico necessário para o desenvolvimento dos nossos colaboradores. Sabemos que a ATEC é uma instituição de formação bem vista no mercado e com a parceria existente conseguimos oferecer aos nossos clientes um programa de formação mais vasto.” Mário Maia / BOSCH CAR SERVICE

“A ATEC tem como base forte do seu portefólio uma reconhecida visibilidade de capacidade e know-how técnico e meios tecnológicos disponíveis na área automóvel e empresarial. Encontrámons na ATEC um parceiro que se preocupa com as necessidades de médio prazo da nossa empresa e que procura uma resposta para todas as necessidades em áreas de formação cada vez mais específicas. Com a ATEC encontramos também a mais-valia de ter uma gestão de conta da formação que procura dar resposta às necessidades globais. A formação é muito importante para a nossa cultura organizacional.” Januário Rodrigues / SEAT Portugal

“A ATEC demonstrou mais uma vez o porquê de ser uma excelente parceria a todos os níveis. Além da prontidão no atendimento, todo o trabalho é personalizado de acordo com a necessidade de cada cliente! A parceria estabelecida garante mais do que um serviço de qualidade, mas um relacionamento de confiança e credibilidade e cujos frutos verificamos no nosso dia-a-dia. Para a Enercon a formação dos nossos colaboradores assume um papel de elevada importância, havendo uma constante aposta e investimento na área. Para a nossa empresa sem qualificação não há produtividade/rentabilidade/motivação do colaborador, nem competitividade da empresa. Para tudo isto contribuem as boas parcerias e a nossa aposta na ATEC.” Ricardo Rodrigues / Enercon

2017 20


“A Missão da Create Business é suportar os profissionais do ramo Automóvel, fornecendo peças de qualidade original e serviços de valor acrescentado onde está incluída a vasta oferta formativa que disponibilizamos aos nossos clientes. Trabalhamos para que seja a melhor oferta nacional e por isso escolhemos a ATEC como nossa parceira. Desde sempre a ATEC deu-nos garantias na qualidade dos conteúdos que desenvolvemos na nossa oferta formativa, tanto no plano técnico como comportamental e quer a nível teórico e prático, onde destacamos as excelentes condições oficinais para o desenvolvimento da formação técnica. A ATEC, não se limita a desenvolver um quadro de formação com cursos fechados, a nossa parceria permite-nos desenvolver ações de formação à medida e adaptadas à realidade do mercado. A formação e consultoria são fundamentais para a nossa empresa, pois o nosso crescimento depende do crescimento e desenvolvimento dos nossos clientes e o Mercado da reparação automóvel é cada vez mais complexo.” Rui Damas / Create Business

“Escolhemos a ATEC sobretudo pela experiência que têm enquanto entidade formadora, mas também pelo conhecimento da área automóvel e pelos recursos em termos de formadores, instalações e equipamentos que dispõem. Identificamo-nos com os seus valores enquanto instituição, que assentam no profissionalismo e na qualidade dos métodos de ensino. Ao trabalharmos com a ATEC temos a garantia que as formações que realizamos têm a qualidade e o profissionalismo que procuramos. A formação é personalizada e ajustada às necessidades do cliente. Há uma total responsabilização pelo processo formativo com muita abertura às sugestões de melhoria apresentadas por nós no decorrer dos programas.” Bruno Cardoso / Gestamp Aveiro

21 2017


A NOSSA OFERTA FORMATIVA MECÂNICA INDUSTRIAL E MECATRÓNICA AUTOMÓVEL

Manutenção Industrial — Certificação em Mecatrónica Industrial (CMI) – Nível 1 — Certificação em Mecatrónica Industrial (CMI) – Nível 2 — Certificação em Mecatrónica Industrial (CMI) – Nível 3 — Curso Básico de Fresadora Convencional — Curso Básico de Torneamento Convencional — Conformação de Materiais — Leitura e Interpretação de Desenho Técnico — Materiais Compósitos e Processamento – Nível I e II — Materiais Poliméricos e Moldação por Injeção – Nível I e II — Metrologia GDT (Geometria Dimensional Toleranciada) — Metrologia Mecânica — Prototipagem e Fabricação Rápida – Nível I e II — Serralharia Geral

CNC — Iniciação ao CNC — Introdução ao CAD

2017 22

Pneumática e Hidráulica — Eletrohidraúlica — Eletropneumática — Hidráulica – Circuito Simples — Pneumática

Movimentação Mecânica de Cargas — Segurança na Operação com Empilhadores – Certificação — Segurança na Operação com Empilhadores – Pós-Laboral — Segurança na Operação com Empilhadores – Refresh — Manobrar com Segurança Empilhadores


CNC Soldadura

Automóvel

— Curso Básico de Soldadura (SER 111 + MAG fluxados 136) com Certificação Profissional — Processo de Revestimento de metais por Projeção de Ligas Micropulverizadas — Soldadura Aços Inoxidáveis — Soldadura MAG 135/136/138 — Soldadura MIG ou Braising — Soldadura Oxi-Acetilénica (OA-311) — Soldadura por Elétrodos Revestidos (SER) — Curso de Soldadura (TIG + Elétrodo Revestido) com certificação profissional à Posição 6G

NOVO

— Condições para uma Intervenção Segura em Veículos Elétricos e Híbridos (VEH) — Caixas de velocidade automáticas — Eletricidade automóvel — Eletrónica automóvel — Filtros de Partículas — Geometria de Direção e Alinhamento — Injeção Direta a Gasolina – FSI — Mecânica Automóvel — Mecânica Automóvel para Curiosos — Regime Jurídico do Setor Automóvel – Após-Venda — Regime Jurídico do Setor Automóvel – Na Venda — Sistema ABS e Sistemas Integrados — Sistema de redução catalítica de NOx – AdBlue — Sistemas Common Rail — Sistemas de Airbag — Sistemas Diesel — Sistemas Multiplexados (Can Bus) — Sistemas Start Stop — Técnicas de diagnóstico — Válvulas EGR — Curso Técnico de Intervenção em Sistemas de Ar Condicionado — Sistemas de conetividade automóvel

23 2017


02 AUTOMAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

2017 24


AUTOMAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO Temos como principal objetivo, para a área de Automação e Tecnologias de Informação, estar na vanguarda da evolução tecnológica, analisando as necessidades específicas e tendências de mercado, oferecendo aos nossos parceiros e clientes, soluções de elevada qualidade que se traduzem no aumento do índice de competitividade das equipas e das empresas. A nossa premissa fundamental é o saber fazer, onde todos os conceitos são analisados na prática e aplicados a situações reais do quotidiano profissional. Ter colaboradores especializados é imediatamente uma vantagem competitiva. Como se trata de um

campo tecnológico em constante mudança, os profissionais que nela intervêm se estiverem sintonizados com a tecnologia certa, estão aptos a planear e implementar a melhor solução para os clientes, de forma rápida e com a qualidade neces-sária para o sucesso.

A ATEC oferece soluções flexíveis e dinâmicas, com métodos e equipamentos inovadores, os quais aliados à excelência e rigor da formação e à evolução tecnológica, levam a sua empresa onde quiser!

25 2017


“O leque variado de soluções formativas que a ATEC dispõe que vai da Gestão às competências comportamentais, da Qualidade à Gestão de Projetos, passando pela área Linguística, Liderança entre outras; uma equipa multidisciplinar de formadores de elevado know-how e de excelente interação com os formandos, e conteúdos / metodologias que, genericamente, acompanham as tendências do mundo empresarial atual, sendo, ao mesmo tempo, flexível na integração de abordagens específicas ajustadas à nossa realidade corporativa, sempre que necessário, são critérios fundamentais para a escolha desta Academia. A ATEC é um parceiro que procura a proximidade permanente com o cliente, mantendo-se atualizada quanto ao contexto organizacional do mesmo e seus desafios, o que lhe possibilita um conhecimento antecipado das nossas necessidades e um alinhamento de linguagem que, em nosso entender, facilitam, o desenho de soluções formativas ajustadas às nossas necessidades. Por outro lado, encontramos na ATEC um parceiro que consegue intervir com um portefólio de formação orientado para as competências de gestão e das chamadas soft skils e com um portefólio técnico que nos permite colaborar também em áreas de elevada especialização como por exemplo os projetos TI de high expertise. Um dos pilares da estratégia da Siemens para o desenvolvimento dos seus colaboradores é precisamente o “Long Life Learning”, pelo que o investimento em equipas altamente qualificadas, com profissionais integrados em programas contínuos de formação, é um dos drivers da nossa organização. A Siemens Portugal aposta fortemente no reforço e consolidação das competências dos seus colaboradores, como forma de responder às exigências do mercado e a Formação desempenha aqui um papel crucial; anualmente integramos os nossos colaboradores em robustos planos de formação que combinam programas locais, organizados internamente com parceiros estratégicos como é o caso da ATEC, com iniciativas externas e programas internacionais corporativos.” Rute Paulino / SIEMENS

2017 26


“A colaboração entre a Schaeffler Portugal e a ATEC teve início em 2014 com vista a reforçar competências técnicas nas equipas de manutenção. Esse programa comprovou alguns dos fatores que no nosso ponto de vista diferenciam a ATEC: Foco no cliente; Flexibilidade; Orientação para resultados. O feedback recebido dos formandos demonstrou a sua satisfação pelos meios que estiveram ao seu dispor e pela competência técnico-pedagógica dos formadores da ATEC. A nossa colaboração estendeu-se a outros domínios, sempre com a mesma nota de qualidade. A ATEC é sem dúvida o nosso parceiro para os desafios que se avizinham no futuro próximo.” Nuno Serra / Schaeffler Portugal

27 2017


A NOSSA OFERTA FORMATIVA AUTOMAÇÃO E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO

Automação e Robótica

NOVO NOVO NOVO

NOVO NOVO

— Automação e Integração de Sistemas S7 – Nível 1 — Automação e Integração de Sistemas S7 – Nível 2 — Automação em PLC OMRON – Básico — Automação em PLC OMRON – Avançado — Automação S7-1200 — Automação S7-300 Nível 1 NOVO — Automação S7-300 Nível 2 NOVO — Automação S7-300 Nível 3 NOVO — Autómato Programável PLC-S7-300 Básico — Autómato Programável PLC-S7-300 Avançado NOVO NOVO — Redes de Comunicações Industriais – ASI — Redes de Comunicações Industriais – Profibus DP — Redes de Comunicações Industriais – Profinet — Supervisão e Visualização em WinCC flexible — Programação em Robótica ABB — Redes Industriais Avançadas e Cibersegurança — Redes Industriais e Segurança NOVO — TI e Tecnologia na Indústria — IEC 61850 — Comunicações Industriais – I/O LINK — RFID NOVO

Eletricidade — Eletricidade Básica — Introdução aos Automatismos — Leitura de Esquemas Elétricos — Segurança Elétrica — Energia Reativa

2017 28

— Máquinas Elétricas — Proteções de Baixa Tensão — Quadros Elétricos I — Sensores e Transdutores — Sistemas Trifásicos — Variação de Velocidade – Configuração e Parametrização — Manutenção de Postos de transformação — Máquinas elétricas – instalação e manutenção — Postos de Transformação — Qualidade da energia — Variadores de Velocidade – instalação e ensaio — Micromaster 4 – Programação e Manutenção

Eletrónica e Telecomunicações — Eletrónica em aplicações industriais — Eletrónica Analógica Avançada — Eletrónica de Potência e Acionamentos — Eletrónica de Potência e Acionamentos – Nível Avançado — Eletrónica Digital — Aplicações com Microcontroladores — Princípios de Eletrónica — Tecnologia de iluminação LED — Habilitante de Instalador ITED — Habilitante de Projeto e Instalação ITED – Engenheiros (ITED B) — Habilitante de Projeto e Instalação ITUR – Engenheiros (ITUR B) — Fibras óticas


Domótica

NOVO

— Domótica para Eletricistas — Domótica – Programação de Edifícios Inteligentes — Domótica Avançada — Certificação e KNX Tutor

Instrumentação e Controlo NOVO NOVO NOVO NOVO NOVO NOVO NOVO

— Introdução à instrumentação — Técnicas de medida de caudal — Técnicas de medida de nível — Técnicas de medida de pressão — Técnicas de medida de temperatura — Elementos finais de controlo — Controlo Industrial

Tecnologias de Informação — Cibersegurança: Análise de Vulnerabilidades – Nível I — Cibersegurança: Análise de Vulnerabilidades – Nível II — Cibersegurança Ativa – Nível I — Cibersegurança Ativa – Nível II — KL 002.10: Kaspersky Endpoint Security and Management. Fundamentals — KL 008.10: Kaspersky Endpoint Security and Management. Encryption

— KL 009.10: Kaspersky Endpoint Security and Management. Systems Management — KL 010.10: Kaspersky Endpoint Security and Management. Mobile Device Management — KL 302.10: Kaspersky Endpoint Security and Management. Advanced Skills — Certificação CCNA Routing and Switching – ICND1 — Certificação CCNA Routing and Switching – ICND2 — Curso de ITIL Foundation — ITIL Release, Control and Validation (RCV) — ITIL Service Design — ITIL Service Offerings and Agreements — ITIL Service Operation — ITIL Service Transition — Java SE 7 Fundamentals — Java SE 7 Programming — Javascript — Libre Office/Open Office — Linux – Instalação e Configuração — Programação em SQL (Microsoft SQL Server 2008) — Project 2010 — Visual C# 2010 — Web Design — MS Access Avançado — MS Access Básico — MS Excel Avançado — MS Excel Básico — MS Excel Gráficos & Apresentações — MS Excel Macros & VBA — MS PowerPoint e Outlook — MS Word Avançado — MS Word Básico 29 2017


03 DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL

2017 30


DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL A exigência do contexto organizacional origina a necessidade de abordagens cada vez mais precisas, originais e com resultados práticos. O sucesso depende não só da forma como se interpreta o negócio mas, também, da forma como os recursos humanos nas empresas conseguem compreender e lidar com a complexidade e a permanente mudança do ambiente onde estão inseridos. Não podemos esquecer que tem que haver uma perfeita harmonia entre a tarefa, a máquina e o homem, para que se concretize o almejado sucesso.

de serviços. Os projetos que desenvolvemos são claramente orientados para a alternância entre os períodos formativos em sala e o acompanhamento e coaching dos participantes no terreno.

Acreditamos que tudo tem um propósito e que é fundamental desenvolver uma abordagem completa com objetivos claros em parceria com os nossos clientes!

O Desenvolvimento Pessoal e Organizacional é uma área na qual a ATEC tem experiência validada, tanto em espaços industriais como em empresas

31 2017


“Os critérios para a escolha da ATEC relacionam-se com a oferta formativa que reflete a especificidade das nossas necessidades, a competência técnica da equipa formativa e a flexibilidade em adaptar-se ao nosso regime de produção interno e exigências exclusivas da indústria, a capacidade de apresentar metodologias e abordagens modernas e inovadoras, assim como a excelente qualidade das instalações e laboratórios técnicos. O conhecimento que a ATEC tem relativamente à realidade da Volkswagen Autoeuropa é uma mais valia. A proximidade física das instalações, assim com a capacidade de adaptação em relação aos horários, turnos e ritmos próprios da empresa são também pontos que consideramos importantes. Observa-se transferência de conhecimento efetiva como consequência de uma assertiva preparação em relação às temáticas formativas da ATEC em parceria com a nossa empresa. A Volkswagen Autoeuropa tem programas específicos de qualificação em parceria com a ATEC que abrangem todos os níveis hierárquicos da organização.“ Ariana Cabral / Volkswagen Autoeuropa

“A formação na ATEC foi, de facto, uma mais valia e deu-me a oportunidade de desenvolver métodos e técnicas que facilitam e melhoram o meu desempenho no local de trabalho.” João Marques Serralha / Colaborador Volkswagen Autoeuropa

“A formação foi para mim uma experiência enriquecedora do ponto de vista técnico, comportamental e também pessoal. Em termos pessoais, penso que a formação aliada ao “training on job” contribuiu para que evoluísse mais como profissional, tendo em conta o conhecimento adquirido.” Rogério Nogueira / Colaborador Volkswagen Autoeuropa

2017 32


“O profissionalismo das equipas que compõem a ATEC, a experiência, a qualidade das instalações, a metodologia de formação essencialmente prática são aspetos extremamente importantes. A possibilidade de trabalhar com a Equipa ATEC, de poder envolver as estruturas da nossa Empresa, de colaborar na organização/realização do Programa de Formação, foram as grandes mais valias deste projeto, que em cada fase, permitiram atestar a sua conformidade ao contexto real. O projeto que estamos a desenvolver em parceria com a ATEC, vai fazer história na já longa história da Lisnave… Estamos a preparar o futuro!” Rita Rodrigues / Lisnave Estaleiros Navais, SA

“Sendo a Autovision uma empresa do Grupo Volkswagen seria inevitável o contacto com a ATEC, no entanto, a nossa escolha foi influenciada pela elevada experiência da ATEC em formação na área comportamental. Encontrar um parceiro que conhece a realidade da Autovision e que se adapta aos pressupostos que se pretendem desenvolver aumentando as competências dos nossos colaboradores são mais valias para a nossa parceria. Queremos continuar a investir nos Recursos Humanos da nossa empresa de forma a superar as expetativas dos nossos clientes, contando sempre com a ATEC.” Sónia Ramos / AutoVision

“Escolhemos a ATEC para o nosso programa de desenvolvimento em Liderança, Comunicação e Gestão de Equipas para a nossa equipa de shift-leaders e team-leaders. A ATEC revelou-se um parceiro muito interessante que nos brindou com um excelente programa de formação e uma alta qualidade da equipa de formadores. Foi muito importante todo apoio demonstrado durante a fase de preparação e acompanhamento da formação, tendo resultado a mesma num ótimo feedback por parte dos participantes.” ZF TRW Vila Nova de Cerveira

33 2017


A NOSSA OFERTA FORMATIVA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL

Ciclo Eu Pessoal Automação e Robótica

Ciclo Eu e o Público

— Criar impacto no Relacionamento interpessoal através da PNL — Gestão do tempo — Inteligência Emocional — Técnicas de autocontrolo emocional — Gerir o meu stress eficazmente — Na senda do meu Eu

— Treino prático de estruturação de apresentações — Light’s out...Spotlight on — Storytelling in Business — Técnicas de Apresentação

Ciclo Eu Profissional

— Agora sou líder. Como evitar o princípio de Peter — Ciclo das Equipas, desempenho e conflito — Finanças para não Financeiros — Liderança Operacional de Equipas — Equipas de alto rendimento — GEP – Módulo 1 – Gestão Pessoal: sucesso profissional através da satisfação pessoal — GEP – Módulo 2 – Gestão da Equipa: tool box para uma liderança eficaz — GEP – Módulo 3 – Gestão do Negócio: a importância de uma gestão estratégica — Gestão da mudança para chefias — Gestão da satisfação e motivação dos colaboradores — Gestão do desempenho através do feedback — Liderança Inspiradora — Liderar através da Comunicação: colaboradores e conversas difíceis — Liderar através da Comunicação: comunicação construtiva — Liderar através da Comunicação: guia rápido das reuniões de produção — Liderar através da Comunicação: passar informações e instruir com eficiência — O impacto da minha Liderança

— Assertividade na Comunicação — Comunicação Positiva — Condução de Reuniões — Comunicação Eficaz I — Comunicação Eficaz II — Moderação de Workshops – MBM® by ATEC Compact — Trabalho em Equipa — Gestão Eficaz de Conflitos — GOAL-DRIVEN – Orientação para os Resultados — Negociação e Persuasão na Prática — O Desafio da Mudança — Orientação para o Cliente — Sensibilização de Finanças para Não Financeiros — Tomada de Decisão — Sensibilização às Competências Interculturais

2017 34

Ciclo Eu Líder


Ciclo Ferramentas e Assessments de Autoconhecimento

Ciclo RH

— Assessment de liderança e impacto na produtividade da equipa — Laboratório DISC® — Laboratório MBTI® I — Laboratório MBTI® II — Laboratório MBTI® III — Laboratório MBTI® IV

— O impacto da minha Liderança — Avaliador de Assessment Centre — Sistemas de Avaliação de Desempenho — Treino de Entrevistadores — Reunião de feedback de avaliação de desempenho

Ciclo Área Comercial — Atendimento ao Cliente — Coaching de Equipas de Vendas — Negociação Prática em Compras — Seleção e Avaliação de Fornecedores — Técnicas de Negociação — Gestão de equipas e zonas — Gestão de Grandes Clientes — Lidar com as objeções — Liderança e motivação de vendedores — Metodologias de ação comercial — PNL aplicada a negociação

Ciclo Era 4.0 NOVO NOVO NOVO

— Coordenar Equipas de Trabalho na Era 4.0 — O Líder na Era 4.0 — Liderar Equipas Multigeracionais

35 2017


A NOSSA OFERTA FORMATIVA DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ORGANIZACIONAL

Línguas — Línguas Estrangeiras Níveis A1, A2, B1, B2, C1 e C2 — Inglês e Alemão para a Indústria Automóvel — Inglês e Alemão para a Indústria Hoteleira — Inglês para Contabilidade — Inglês para Eletrónica — Inglês para Engenharia — Inglês para Recursos Humanos — Inglês para Tecnologias de Informação — Português para Estrangeiros

2017 36

— Técnicas de Apresentação (Alemão / Inglês) — Técnicas de Condução de Reuniões (Alemão / Inglês) — Escrita de Cartas Comerciais, Emails ou Relatórios em Alemão ou Inglês — Seminário Intercultural


EVENTOS CORPORATIVOS Quer organizar um evento corporativo? Precisa de planear e organizar um evento único e diferenciador?

A ATEC ajuda-o a pensar, preparar, organizar e pôr em prática as melhores soluções para tornar o seu evento num sucesso e num momento em que os participantes não irão esquecer! Temos uma equipa para apoiar na organização de diversos tipos de eventos/reuniões de acordo com o objetivo pretendido e público-alvo do evento: — Reuniões Internas — Comemorações da Empresa/Marca — Reuniões e Eventos — Inaugurações — Team Buildings

37 2017


04 LEAN

2017 38


LEAN Os produtos e serviços da área de Lean são criados e desenvolvidos para dar resposta aos desafios do mercado, visando os diferentes públicos-alvo e as suas necessidades específicas. Dedicamo-nos à análise, implementação, melhoria e controlo de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e ambiente. Este processo passa pelas áreas de formação e consultoria especializada nas suas diversas vertentes.

A nossa equipa é formada por técnicos qualificados que, recorrendo a ferramentas e metodologias de excelência, apoiam o desenvolvimento sustentado dos variados sistemas produtivos.

A área de LEAN dedica-se à análise, implementação, melhoria e controlo de sistemas. Este processo passa pelas áreas de formação e consultoria especializada tendo em vista a melhoria contínua.

39 2017


2017 40


“Sabemos que pessoas excelentes são a base para termos na nossa organização sucesso na otimização dos processos de produção, dos processos comerciais e dos processos de inovação. O desenvolvimento dos nossos colaboradores e a evolução dos nossos talentos na liderança são, portanto, de fulcral importância para a nossa empresa. Na ATEC, como já comprovámos, encontramos o parceiro ideal para atingirmos estas metas.” Nicolas Mehrle / FISIPE

41 2017


A NOSSA OFERTA FORMATIVA LEAN

Métodos — AMOP - Análise, Mapeamento e Otimização NOVO de Processos NOVO — 10S NOVO — Análise ao Sistema de Medição (MSA) — Eliminação de Falhas Crónicas — Ferramentas de Apoio à Resolução de Problemas — Ferramentas de Melhoria Contínua (FMC) — Liderar Equipas de Projeto — Manuseamento de Materiais Perigosos — MTM – Logística — MTM 1 – Sistema Básico — MTM MEK – Fabrico Individual — MTM UAS – Sistemas de Análise Universal — Poka-Yoke — Resolução de Problemas - TOPS 8D compact — Sensibilização 5S – Chefias Intermédias — Sensibilização 5S – Operadores — Six Sigma – Green belt compact — SMED – Single Minute Exchange of Die — TPM – Formação de Multiplicadores — TPM – Formação para Operadores — VSM – Value Stream Mapping — EAT – Equipas Autónomas de Trabalho - Indústria — ANOVA e Testes de Hipóteses — European Industrial Engineer (E.I.E.) — FMEA – Análise de Modos de Falhas e seus Efeitos — LP – Lean Production — MA – Manutenção Autónoma — MARP – Método e Análise de Resolução de Problemas — ME – Melhorias Específicas 2017 42

— PIM – Projecto de Inovação e Melhoria — RCM – Reliability Centered Maintenance — Lean – Indústria 4.0 — Sistema Pull & Push

Qualidade — Auditores de Qualidade, Ambiente e Segurança — Auditores Internos da Qualidade – ISO 9001:2015 (refresh) — Auditores Internos ISO TS 16949:2009 — Controlo Estatístico do Processo – Avançado — Controlo Estatístico do Processo – Básico — Desenho de Experiências (DOE) — Ferramentas Básicas da Qualidade — Gerir o Sistema de Gestão da Qualidade na transição para a ISO 9001:2015 — Gestão por Processos — Introdução aos Custos da Qualidade e Não Qualidade — ISO / TS 16949:2009 — Sensibilização ISO 9001:2015 (refresh) — Transição Norma ISO 9001:2015 — Transição Norma ISO 14001:2015 — SA 8000 – Implementação do Sistema de Responsabilidade Social


Higiene e Segurança, Métodos Ambiente e Ergonomia

NOVO

NOVO

— Ambiente, Higiene e Segurança em Obra — Curso de Ergonomia e Sistemas de Produção efetivos — Legislação Ambiental — Legislação, Higiene e Saúde no Trabalho — Lesões Músculo-Esqueléticas — OHSAS 18001: 2007 (NP 4397:2008) – Sistema de Gestão Segurança e Saúde Ocupacional — Ruído — Sensibilização em Ergonomia — Sensibilização em Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho — Vibrações — Diretiva Máquinas e Equipamentos de Trabalho — ISO 50001:2011 – Abordagem à Implementação — ISO 50001:2011 – Auditoria Interna de Energia — OSHAS 18001 / NP 4397 – Sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho — SA 8000 – Implementação do sistema de responsabilidade social

Logística — Conhecimentos Básicos da Cadeia de Abastecimento — Gestão de Armazéns — Gestão de Inventários/ Stocks — Princípios e Ferramentas de Trabalho – Logística — Gestão do Tempo nos Processos Logísticos

Gestão de Projetos — Liderar Equipas Projeto — Gestão de Projetos

43 2017


2017 44


CERTIFICAÇÕES

45 2017


2017 46


FICOU INTERESSADO NA NOSSA FORMAÇÃO? Temos cursos interempresas calendarizados para 2017 em www.atec.pt. Caso pretenda uma proposta “à medida” estamos prontos, para em conjunto, desenvolvermos um programa de formação.

Contacte-nos! Palmela Edifício ATEC – Parque Industrial da Volkswagen Autoeuropa, Quinta da Marqueza Palmela 2950-557 Quinta do Anjo T. 212 107 300 Email: info@atec.pt Porto Edifício Siemens – Av Mário Brito (EN107) Nº 3570 Freixieiro 4455-491 Perafita T. 229 996 407 Email: infoporto@atec.pt

47 2017


Palmela T. 212 107 300 E. info@atec.pt

Porto T. 229 996 407 E. infoporto@atec.pt

www.atec.pt facebook.com/ATEC.AcademiadeFormacao Linkedin.com/company/atec


ATEC | Formação e Consultoria 2017