Geonovas 33 - Nº 1 & 2 2020

Page 88

86 Museu de Geologia Fernando Real

O número de visitantes, particularmente do público estudantil, comprova o papel relevante do Museu, enquanto complemento aos conteúdos que são lecionados em sala de aula, como referido por Martins & Coke (2010). O facto de a maior afluência de visitas se verificar no período compreendido entre março e maio corrobora, precisamente, este facto, pois os professores dinamizam as visitas de estudo de acordo com a calendarização do ano letivo e dos conteúdos lecionados. O grau de satisfação com a visita também sugere que o Museu seja efetivamente um local de aprendizagem não formal. Uma das sugestões mais frequentes, recolhidas a partir das perguntas abertas do questionário, prendia-se com a implementação de um caracter mais prático e dinâmico dos conteúdos. O Museu, dentro das suas possibilidades, tem feito esse esforço, indo assim ao encontro das novas tendências de sustentabilidade que pretendem ajudar a transformar o nosso mundo através dos museus. Contudo, cremos que o MGFR não poderá nunca perder de vista a sua primeira missão: a de patentear um conjunto de amostras de minerais, rochas e fósseis que possibilitem ao público, particularmente não estudantil, a fruição de peças de inegável beleza, cumprindo deste modo a sua função de dar a conhecer as Ciências da Terra em simultâneo com a de comunicar ciência de uma forma simples e despretensiosa, mas rigorosa. Aquando da aplicação dos inquéritos houve algumas questões que, na nossa perspetiva, deveriam ter sido exploradas mais objetivamente, podendo este facto constituir alguma limitação aos resultados.

– De entre a população estudantil, o maior número de visitantes são alunos do 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino secundário. – Para a grande maioria dos inquiridos, a visita ao Museu foi feita pela primeira vez, contudo constatou-se, com agrado, que cerca de 89 % mostrou interesse em voltar. – no que respeita ao serviço prestado durante a visita guiada, o grau de satisfação foi elevado, considerando-o “bom” ou “muito bom”. As respostas que consideram esse mesmo serviço “mau” ou “muito mau” são residuais. – A grande maioria dos inquiridos concorda com a aplicação de uma tarifa, no caso das visitas guiadas, e aponta, como justo, o valor de 1 €, que foi introduzido a partir de 2017. A resposta às perguntas abertas, nas quais frequentemente foi sugerido um “módulo” com um carater mais prático, levou à criação de uma pequena sala contígua ao museu, na qual os estudantes têm possibilidade de manusear amostras de mão, observar lâminas delgadas ao microscópio, ou fazer pequenas experiências de índole geológica. sempre que há eventos programados, como acontece por exemplo no “Dia Aberto”, disponibilizam-se programas vocacionados para diferentes graus de ensino que incluem atividades experimentais diversificadas e jogos lúdico-didáticos no âmbito da geologia. Passou também a existir, no Museu, um pequeno espaço de merchandising com livros, minerais, rochas e outros artigos afins à geologia.

4.3. Conclusões A análise das respostas dadas ao inquérito, complementada com dados relativos à globalidade das visitas, revelou que o MGFR é efetivamente um local que se reveste de interesse para a comunidade escolar, e simultaneamente possibilita ao grande público a fruição de belos exemplares de minerais, rochas e fósseis, bem como a compreensão de alguns dos processos geológicos, que ocorrem no nosso planeta. De entre a informação mais relevante destacam-se as seguintes conclusões: – A maioria são visitantes nacionais, com particular destaque para a comunidade escolar. Os visitantes estrangeiros, em número reduzido, são principalmente alunos Erasmus e participantes em eventos esporádicos que têm lugar na Universidade.

5. Perspetivas Futuras Os resultados deste pequeno exercício de investigação, constituíram simultaneamente a motivação, para dar continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo de três décadas, e o desafio para a implementação de novas estratégias. Assim, pretende-se: – Melhorar a informação expositiva patente nas vitrinas, de modo a facilitar a compreensão na visita livre ou as explicações providenciadas pelo guia. – Dar continuidade à realização da Feira de Minerais, um evento que regra geral tem tido uma periodicidade anual, e que constitui uma excelente forma de divulgar o MGFR e atrair


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.