Page 1

Associação Portuguesa de Geólogos

01

DIA DA APG 2019 - 11ª REUNIÃO ANUAL 29 Março 2019 | LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil Nota Informativa | Lisboa | 14 Março 2019

O Dia da APG - 11ª Reunião Anual irá realizar-se na manhã do dia 29 de março de 2019, no LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa. Este evento integrará uma conferência especial, intitulada “A importância da Geologia em Obras de EEngenhar ngenharia a””, proferida pelo Prof. Ricardo Oliveira, sócio da APG. A Comissão Diretiva da APG decidiu, nesta 11ª Reunião Anual, homenagear o Prof. Ricardo Oliveira pelo seu inestimável contributo no desenvolvimento da Geologia de Engenharia em Portugal, sendo uma referência nesta área tanto a nível nacional como a nível internacional. O Prro of. Riccardo ardo Olivve eirra a concluiu a Licenciatura em Ciências Geológicas na Universidade do Porto em 1959, tendo obtido o Grau de Especialista (nível Doutoramento) em Geologia de Engenharia em 1965 (LNEC). Realizou um Programa de Pós-Doutoramento no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Illinois, USA, em 1967-68 e foi Investigador Coordenador (Nível Professor Catedrático) em Geotecnia no LNEC no ano de 1983. É Professor Catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Civil da FCT UNL. Fundou o Departamento de Geotecnia em 1974, tendo criado os primeiros cursos de mestrado em Geologia de Engenharia e em Mecânica dos Solos, em 1975-76.

Foi Presidente do Grupo COBA, de 1988 até 2011 e esteve na Presidência do Conselho Geral de Supervisão da COBA de 2011 até 2015. É Consultor Internacional nas áreas das Barragens, Obras Subterrâneas e Rodovias para várias Instituições nacionais e multilaterais (Banco Mundial, Fundo do Kuwait, UNESCO, União Europeia, Lesotho Highlands, etc.). É Presidente da Comissão Executiva do CRP (Centro Rodoviário Português) desde 2008. Professor visitante em várias universidades, nomeadamente, no Brasil, Canadá, União Soviética, Espanha, Angola e Suíça. Foi orientador e arguente de numerosas teses de mestrado e de doutoramento em Portugal e no Estrangeiro. É Membro da Academia de Engenharia de Portugal, da Academia Nacional da Engenharia do Brasil, da Associação Portuguesa de Geólogos, da Ordem dos Engenheiros, da Sociedade Portuguesa de Geotecnia (SPG) e de diversas Associações científicas e técnicas nacionais e internacionais. Foi agraciado, em 2006, pelo Presidente da República de Portugal com a imposição das insígnias de Grande-Oficial da Ordem de Mérito, em reconhecimento da sua atividade empresarial.

www.apgeologos.pt | apgeologos.wordpress.com


02

Associação Portuguesa de Geólogos

Obteve várias distinções pela sua atividade científica, nomeadamente, a medalha Hans-Cloos (IAEG, 1996), o prémio de investigação Manuel Rocha (LNEC 2002), as medalhas André-Dumont e Gustave Dewalque (Grupo Belga, IAEG, 1993) e o prémio Carreira (Associação Industrial Portuguesa e Parceria Portuguesa para a Água, 2013). Foi eleito Presidente Honorário da IAEG, em 2018. Foi-lhe conferido em 1998, pela Universidade Complutense de Madrid, o grau de Doutor “Honoris Causa” em Engenharia Geológica. Proferiu, em 1992, a IX Lição Memorial Manuel Rocha. Foi Subdiretor do LNEC de 1984 a 1991, Secretário Geral da Sociedade Internacional de Mecânica das Rochas de 1968 a 1974, Presidente da Associação Internacional de Geologia de Engenharia de 1990 a 1994.

É autor de cerca de 350 relatórios técnicos, publicações científicas e capítulos de livros e autor e editor dos livros comemorativos dos 50 anos da IAEG e 55 anos de atividade da COBA no mundo. No âmbito da homenagem ao Prof. Ricardo Oliveira, realizar-se-á um almoço. Todos os interessados em participar neste almoço devem efetuar a sua isncrição aqui. A 11ª Reunião Anual terminará com a realização da Assembleia Geral Ordinária da APG onde serão apresentados aos associados o Relatório de Atividades e Contas e o Plano de Atividades para o ano de 2019. Consulte aqui o programa deste evento.

info@apgeologos.pt


Associação Portuguesa de Geólogos

A Associação Portuguesa de Geólogos foi fundada em 1976. É uma associação sócio-profissional, sem fins lucrativos, que congrega profissionais da Geologia que se dedicam a domínios diversificados no âmbito das Ciências da Terra. É membro fundador da Federação Europeia de Geólogos e membro da Federação Portuguesa das Associações e Sociedades Científicas (FEPASC). Museu Geológico, Rua da Academia das Ciências, nº 19 - 2º 1249-280 Lisboa Tel.: [351] 213 477 695 info@apgeologos.pt apgeologos.pt | apgeologos.wordpress.com

03

AGRADECIMENTOS A APG deseja agradecer ao LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil o apoio dado para a realização do Dia da APG 2019 - 11ª Reunião Anual. A APG agradece, igualmente, à SPG - Sociedade Portuguesa de Geotecnia pelo apoio na divulgação do evento e aos convidados pela disponibilidade em participar nesta Reunião Anual e na homenagem ao Prof. Ricardo Oliveira.

www.apgeologos.pt | apgeologos.wordpress.com

Profile for Associação Portuguesa de Geólogos

Dia da APG 2019 – 11ª Reunião Anual – Nota Informativa  

Dia da APG 2019 – 11ª Reunião Anual – Nota Informativa  

Advertisement