Geonovas 33 - Nº 1 & 2 2020

Page 87

AssOCiAçãO PORTUGUEsA DE GEólOGOs

Dentro do grupo dos estudantes nacionais, a motivação para a realização da visita cabe, naturalmente, aos professores que utilizam este recurso como forma de complementar os conteúdos lecionados em sala de aula. Em todos os grupos, amigos ou familiares foram também um veículo para incentivar a visita. Curiosamente, numa época em que a internet tem um papel tão significativo, sobretudo nas camadas mais jovens, o resultado explícito nos inquéritos é diminuto. no que diz respeito ao grau de satisfação, tanto com a visita como com o serviço prestado por quem orientou a visita guiada, os resultados expressam-se nas figuras 8 e 9. A quase totalidade das respostas considera quer a visita, de um modo genérico, quer a orientação disponibilizada na visita guiada, como boa ou muito boa. Estas respostas são um incentivo para que o MGFR continue a investir, não só na

M.E.P. Gomes, A. Alencoão, J.M. lourenço 85

quantidade e qualidade do material exposto, mas também na formação de quem orienta as visitas guiadas. inquiridos sobre se pretendiam voltar a visitar o museu, 89 % dos visitantes respondeu positivamente. Relativamente às questões abertas não houve separação por grupos. Quando questionados sobre o que mais gostaram de ver, os inquiridos manifestaram a sua preferência pela grande diversidade de minerais, pelas pedras preciosas, e pela secção de paleontologia e estratigrafia, que inclui não só uma grande diversidade de fósseis, mas também uma maquete 3D de uma sequência estratigráfica. Quando questionados sobre o que gostariam de ver numa próxima visita, as respostas foram muito diversificadas, sendo uma das mais comuns os fósseis de dinossauros. Alguns dos inquiridos referiram que atividades práticas e/ou interativas, bem como a venda de amostras ou outros artigos afins à geologia, seriam também uma mais-valia para o MGFR. no que respeita à última questão do inquérito, em que se pretendia saber qual a opinião dos visitantes sobre uma futura tarifa a aplicar no caso das visitas guiadas, a grande maioria indicou que 1 € seria o preço justo (Fig. 10).

Figura 8 – Grau de satisfação com a visita ao Museu. Figure 8 – Level of satisfaction with the visit to the Museum.

Figura 10 – Custo que os inquiridos consideram justo para ser aplicado a visitas guiadas. Figure 10 – Cost that participants in the survey considered to be fair for guided tours.

4.2. Discussão dos resultados

Figura 9 – Grau de satisfação com a orientação durante a visita guiada. Figure 9 – Level of satisfaction with the orientation during the guided tour.

Em face dos resultados decorrentes da aplicação dos inquéritos, crê-se que o Museu de Geologia Fernando Real caminha no sentido de se adaptar às exigências presentes e futuras, procurando uma maior ligação com o público e com os problemas atuais da sociedade.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.