Notícias das Gerais - nº 48

Page 13

Prefeitos se reúnem no Centro-Oeste para discutir crise financeira dos municípios A cidade de Divinópolis sediou, no dia 29/05, encontro de prefeitos das cidades-polo de Minas Gerais. Promovido pela Frente Mineira de Prefeitos, o evento reuniu autoridades de diversas regiões do Estado, com o intuito de discutir os desafios da administração municipal. Na ocasião, foram apontadas oportunidades nas áreas jurídica e social, bem como de saúde, educação, finanças e limpeza urbana, para as cidades com população acima de 35 mil habitantes. O Presidente da Frente Mineira Parlamentar e Prefeito de Divinópolis, Vladimir de Faria Azevedo, falou da união de todos na luta municipalista e da importância de se discutir e compartilhar experiências por meio de programas que deram certo: “Mesmo com todas as dificuldades que estamos enfrentando por falta de recursos, temos que ter espírito criativo e empreendedor para que tenhamos alternativas para administrar nossa cidade”, ressaltou.

FOTO: Divulgação/Prefeitura

Encontro em Divinópolis reúne prefeitos do centro-oeste

Ciclo de debates na ALMG discute a Contribuição das Engenharias para o desenvolvimento do Estado FOTO: AMM

Licínio Xavier falou dos desafios do Plano de Saneamento Municipal

A Associação Mineira de Municípios – AMM, representada pelo Coordenador do Departamento Técnico de Meio Ambiente, Licínio Xavier, participou, no último dia 29 de maio, do ciclo de debates “A contribuição das Engenharias para o Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais”, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG. O Encontro teve a participação do Deputado Estadual Paulo Lamac, do Assessor da Presidência do Crea, José Abílio Belo Pereira, do engenheiro civil e sanitarista, Gilson Queiroz e da Presidente da Seção Minas Gerais da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Abes, Célia Regina Alves Rennó. Licínio Xavier discorreu sobre a elaboração de planos de saneamento básico, lembrando que “só o projeto do Plano Municipal de Saneamento Básico tem um custo de R$ 250 mil para um município de até 15 mil habitantes, porém, para a grande maioria, os recursos para executar tal projeto são mínimos.” Assim, “como fazer um plano sem receita?”, questionou. Xavier também enfatizou a importância das audiências públicas para se debaterem assuntos relacionados a leis e projetos que atingem diretamente as cidades, aludindo, ainda, à eleição municipal de 2012, quando foram eleitos 557 novos prefeitos em primeira gestão. NOTÍCIAS DAS GERAIS . maio DE 2014

13


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.