2 minute read

PARCEIROS Mobil apresenta tendências de mercado pós-pandemia

Mobil apresenta tendências para retomada ao setor de transportes de cargas e passageiros pós-pandemia

Marca aponta oportunidades de ganho de eficiência e produtividade

Advertisement

O ano de 2020 será para sempre lembrado pelo enfrentamento à pandemia de Covid-19. Apesar das limitações, o transporte de cargas nunca parou desde o início do combate à doença. Agora, à medida que governos estaduais e municipais afrouxaram regras de confinamento, coronavírus vai ficando para trás. Diante disso, a Mobil, empresa referência em lubrificante e serviços, destaca tendências que devem ganhar força no setor de transporte no pós-pandemia. Confira a seguir:

1. Fim das resistências A pandemia mostrou que a utilização de home office para parte da equipe do escritório é viável e produtiva. Em paralelo, a adoção de medidas de prevenção contra a Covid-19 escancarou como a digitalização de processos não pode esperar mais: disseminação da realização de bids online e aceitação de canhotos de entrega digitalizados são exemplos de processos que serão incorporados pelo mercado.

2. De diferencial para questão de sobrevivência As menores margens de lucro, que já estavam achatadas antes mesmo da pandemia em função do aumento de custos operacionais em geral (combustível e pneus, por exemplo), vão obrigar empresas de transporte rodoviário a digitalizar processos. Redução de custos e de burocracia, assim como ganhos de produtividade, serão fatores essenciais para a retomada. Softwares de gestão de frota e de controle de pneu, uso da telemetria e sistemas de controle de estoque, de acompanhamento de entrega de produtos e de tempo de descarga, entre outras soluções, serão fundamentais para que as companhias do setor mantenham a competitividade. Por fim, segundo a fase mais aguda do impacto econômico do novo

especialistas, há ferramentas para todos os bolsos por aí. 3. A hora e a vez da nuvem O Software as a Service (SaaS) vai ganhar ainda mais força. Enterprise Resource Planning (ERP) e telemetria possibilitam a tomada de decisão em cima de acontecimentos passados. Agora, o smartphone vira meio de coleta de informação quase em tempo real para o gestor de frotas, aumentando eficiência na operação. No pós-pandemia, que será marcado pela busca de maior produtividade e redução de custos, várias dessas soluções serão integradas ao ERP da empresa, como apps para digitalização do comprovante de entrega citado anteriormente, que otimiza o processamento do pagamento por parte do cliente.

4. Profissionalização dos motoristas Ser apenas bom no volante não será mais suficiente. Não há bom uso da tecnologia se o profissional não estiver preparado para utilizá-la. Só alguém qualificado pode fazer a leitura correta das informações que os sistemas transmitem para uma tomada da decisão assertiva. O momento atual, de demanda reduzida, é ideal para empresas e motoristas se dedicarem ao assunto.

Para conhecer outras tendências, acesse o canal da Mobil no YouTube.

This article is from: