4 minute read

Verão Maior

Verão MAIOR: Sucesso em todos os sentidos

Veja como ações salvaram pessoas e ajudaram na diminuição de índices de mortes, afogamentos, roubos e furtos

Advertisement

Foto: Divulgação SESP (Por Revista ASSESP)

Obalanço da operação Verão Maior é positivo, não só em termos de entretenimento e oferta de atividades esportivas no litoral paranaense, mas principalmente no quesito segurança. Houve uma redução de 33,33% nos homicídios, segundo a Agência Estadual de Notícias. “A população está bem satisfeita com nossa atuação. Os índices de criminalidade, afogamentos, e roubos baixaram bastante, e isso é

resultado do planejamento e do trabalho integrado”, disse o coordenador-geral do Verão Maior e secretário de Estado da Segurança Pública Romulo Marinho Soares.

Homicídios, roubos, furtos e lesão corporal

A Polícia Civil, por exemplo, contabilizou uma redução de 43,75% em casos de roubos e 9,22% de furtos nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Em número absolutos, os crimes de roubo caíram de 64 para 36 e de furtos de 412 para 374. Casos de lesão corporal tiveram redução de 19,59%, com 78 casos registrados, enquanto os homicídios diminuíram de três para dois. Ao longo do período foram realizados 524 encaminhamentos que levaram a prisões e lavraturas de Termos Circunstanciados, totalizando a apreensão de 24 armas de fogo.

728 salvamentos

Um dos assuntos que mais preocupa são acidentes relacionados a imprudência dentro do mar. Ao mesmo tempo que preocupa é motivo de comemoração já que foram feitos 728 salvamentos. Os números diminuíram em relação ao mesmo período do ano passado quando 839 salvamentos foram realizados, graças ao trabalho do Corpo de Bombeiros.

As mortes por afogamento tiveram diminuição de 62,5 em relação ao ano passado, apontando o menor índice dos últimos quatro anos. “As ações foram muito bem elaboradas, a fim de fornecer maior segurança ao cidadão. A redução no número de óbitos é uma consequência do trabalho

Foto: Soldado Emanuel Cunha

desempenhado por esses profissionais”, disse Romulo Marinho Soares.

Estrada mais segura

Os acidentes de trânsito nas rodovias estaduais tiveram redução de 21,1% (de 71 reduziu para 56) e uma pequena diminuição de 7,75% de pessoas feridas (de 52 para 48) de 21 de dezembro até dia 20 de janeiro deste ano comparado com o mesmo período da temporada anterior.

Acidentes envolvendo carros foram os que mais reduziram (de 70 foi para 43),

ou seja, uma redução de 38,6%. As ações de combate à embriaguez ao volante resultaram em 31 infrações lavradas e 22 prisões por este tipo de crime.

A atuação dos servidores do Detran com ações de educação de trânsito chegaram a 5.741 pessoas em

30 dias. As atividades envolveram o público infantil com o jogo de realidade virtual, e também os adultos com as abordagens, entrega de material educativo e testes de etilômetro descartável em bares e restaurantes para alertar dos perigos da embriaguez ao volante.

Monitoramento aéreo

O Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) atendeu 33 pes-

soas em ocorrências em 28 voos realizados. Atendimentos realizados à noite auxiliaram a população com o suporte de helicópteros como o Falcão 03 e outros como o da Polícia Civil equipado com o Night Sun, que possibilita voar a noite.

Aproximação com a população

Foto: PCPR

O Verão Maior possibilitou que a população se aproximasse da polícia, como é o caso da Polícia Civil, que realizou ação comunitária em Guaratuba, ações educativas sobre a dengue, registro de Boletins de Ocorrência e identificação de crianças. A Polícia Científica do Paraná levou a exposição itinerante do Museu de Ciências Forenses ao litoral com ciclo de palestras sobre o uso recreativo e consciente de drones, dicas de segurança no mundo digital, combate ao uso de drogas e atividades práticas de perícias para crianças.

Amigos da Polícia

Integração com a população é uma das missões da Polícia Civil e o projeto Amigos da Polícia é um exemplo

de acesso à cidadania. Cerca de 100 alunos da Escola de Educação Especial Bem Me Quer, em Matinhos, conheceram a rotina da Polícia e puderam conversar com policiais, aproximando comunidade e corporação.

Outra ação da Polícia Civil foi a visita a escolas e casa de apoio a adolescentes para orientar sobre prevenção de crimes. Crianças e professores. Durante a ação, os policiais civis ressaltam a importância de respeitar pais e responsáveis, bem como comunicá-los de qualquer contato e situação estranhos que possam vir a passar.

Pulseirinhas de identificação

Nos primeiros dias do ano quase 150 casos de crianças desaparecidas no Litoral foram registradas, mas a iniciativa da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros auxilia na diminuição desses casos.

Com a identificação através de pulseirinhas, as crianças ficam mais seguras.

Foram entregues mais de 4 mil pulseirinhas em que constam nome e telefone de pais e responsáveis, assim se uma criança se perde o contato fica mais fácil. Essa ação é importante, pois já houveram casos de crianças encontradas há dois quilô-

Fotos Gilson Abreu/AEN

metros de distância de onde estavam. Mais uma ação para que a população fique segura.

This article is from: