2 minute read

Veja como foi a atuação da Polícia no Litoral durante o verão

Verão com Covid-19

Não por acaso esse ano o Projeto se chama Verão Consciente. Veja os números apresentados no período de festas.

Advertisement

(Por Manuela Barros - Jornalista Revista Assesp)

De acordo com dados apresentados pela Polícia Militar do Paraná, houve queda nos casos de violência doméstica (-25,2%), de furtos (-55,3%) e de perturbação do sossego/tranquilidade (-22,5%) na primeira quinzena do Projeto Verão Consciente 2020/2021, em execução desde 19 de dezembro. Os números foram comparados com o mesmo período do ano passado. Houve também aumento das apreensões de entorpecentes e de armas neste período, demonstrando também a importância do trabalho de inteligência da Polícia Militar, destacado pelo subcomandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira.

Os crimes de furtos foram os que tiveram a maior redução em comparação com o ano passado. Os furtos em geral reduziram de 298 para 133 (-55,3%) e os furtos de veículos de 15 para 06 (-60%). Os casos de roubos mantiveram-se estáveis. Já os acidentes de trânsito urbano tiveram uma redução de 61,2%, ou seja, de 165 para 64 acidentes. As infrações no período reduziram de 1.008 para 719, o que representa uma queda de -28,6%.

Por outro lado, se considerado somente o feriado de Ano Novo, os casos de perturbação do sossego aumentaram em 54,8% assim como o total de ocorrências atendidas pela PM, que aumentou 14,9% (de 941 para 1.082 casos) nos quatro dias. Já o número de acidentes diminuiu, segundo o Batalhão de Polícia Rodoviária, que registrou 50 acidentes e 7 mortes no período contra 117 acidentes e 9 mortes registrados no réveillon passado em todo o Paraná. No Litoral do Estado foram 8 acidentes e 1 morte registrados.

O planejamento do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM) incluiu, de maneira inovadora, as equipes da cavalaria no Litoral para reforçar a prevenção a crimes como furtos e roubos. Outro ponto de destaque da ação da PMPR foi o trabalho de orientação e prevenção sobre o Covid-19. O trabalho de conscientização alcançou cerca de 15.470 veranistas e as equipes da polícia atenderam 44 casos de aglomerações de pessoas na quinzena inicial do Projeto Verão Consciente.

As pulseirinhas de identificação para crianças e idosos também foram entregues, como já é de costume há anos. Nestas duas primeiras semanas foram cerca de 6.890 pulseirinhas, menos da metade que o mesmo período do ano passado.

Foto: Arquivo PMPR

This article is from: