Issuu on Google+

FAHIMTB

O MONTE CASTELLO

AHIMTB / RJ ACADEMIA MARECHAL JOÃO BAPTISTA DE MATTOS

ÓRGÃO DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL / RJ

200 anos da ACADEMIA REAL MILITAR - 1812 - 2012 Ano I - 2012

OUTUBRO

Nº 04

No I SENAB - Seminário Nacional sobre o Brasil na II Guerra Mundial, De 27 a 30 DE AGOSTO DE 2012, os seguintes Confrades da AHIMTB apresentaram COMUNICAÇÕES LIVRES: Mascarenhas de Moraes: trasladação de seus restos mortais - dever de justiça - Cel Roberto Mascarenhas de Morais 1942 – Um Ano Singular - Os 70 anos dos torpedeamentos e da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial. - Israel Blajberg Mascarenhas de Moraes: trasladação dos restos mortais dos heróis de Guararapes e ao regressar da Itália deposição dos louros da vitória nos Montes Guararapes - Cel Cláudio Skora Rosty – CEPHiMEx Os Heróicos Oficiais R/2 da FEB/FAB - Sérgio Pinto Monteiro, Ten R/2 A Artilharia Brasileira na ilha de Fernando de Noronha na II GM- Prof Dr Marcos Albuquerque - UFPE Patrulheiros da FEB e seus valorosos cães de guerra. Carmen Lúcia Rigoni – UFSC

Profª Drª 1


Além dos acima citados, o Cel Manuel Cambeses Júnior realizou a 2ª Palestra: Participação da FAB na II GM , em sessão plena do SENAB.

70 anos da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial PALESTRANTE: Cel Av Manuel Cambeses Jr. Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) deu destaque a Seminário ocorrido na Universidade de Brasília (UNB), em 31 de agosto próximo passado, sobre a participação da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial, como apresenta o link abaixo referenciado:

http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=12453 31/08/2012 - 10h14

2


HISTÓRIA - FAB participa de seminário da UnB sobre Segunda Guerra A Força Aérea Brasileira detalha nesta sexta-feira (31/8), em seminário promovido pela Universidade de Brasília (UnB) como foi a atuação da FAB na Segunda Guerra Mundial. O Ciclo de Debates “70 anos do Brasil na Segunda Guerra Mundial”, realizado pelo Departamento de História da Universidade, reúne pesquisadores, professores e especialistas no tema. O Brasil declarou guerra à Alemanha e à Itália no dia 22 de agosto de 1942. “É um orgulho poder debater com a academia um importante episódio da nossa história”, diz o Coronel-Aviador da Reserva Manuel Cambeses Júnior, pesquisador e membro emérito do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil que ministra a palestra pela FAB. Representantes da Marinha e do Exército também participam dos debates iniciados nesta quinta-feira (29/8) no Campus Darcy Ribeiro. Com projeção de fotos e documentos históricos, o Coronel Cambeses vai expor e debater episódios marcantes como a criação da Força Aérea Brasileira, em 1941, e a primeira experiência de guerra fora do Brasil, quando o governo brasileiro mandou para o cenário de guerra europeu, para lutar ao lado dos Aliados, as Unidades Aéreas: 1º Grupo de Aviação de Caça e 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação. As unidades foram empregadas em apoio à Força Expedicionária Brasileira na conquista de Monte Castelo.

3


AHIMTB/RIO no 52º. Aniversario do Monumento aos Pracinhas Em uma singela cerimônia, com a presença de ilustres convidados, aconteceu na sexta-feira 03 de agosto de 2012, a Sessão Solene Comemorativa do aniversário de criação do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. A Solenidade contou com a palestra do nosso Acadêmico Cel ROBERTO MASCARENHAS DE MORAES, neto do Comandante da Força Expedicionária Brasileira e idealizador daquele importante Espaço Cultural da Cidade do Rio de Janeiro.

Cel Mascarenhas pronuncia palestra

Cel Mascarenhas, Cel Germano, Gen Rosendo, Arq Marcos Konder, Ten Cel Cpl Mil Evang Ivan Xavier (Ch SAR/CML)

Cel Mascarenhas

Arq Marcos Konder, Cel GERMANO AMÉRICO, Consul de Educação e Cultura EUA e Cel Mascarenhas

Entre outros, anotamos as presenças de Diretores da Casa da FEB, Veteranos da FEB e Forças de Paz e do Arquiteto Marcos Konder, que projetou o Monumento.

Editor Eng Israel Blajberg Presidente AHIMTB / RJ iblaj@telecom.uff.br Rio de Janeiro – RJ 07 outubro 2012

4


O monte castello ano i numero 4 out 2012