Not cfeb ago 2013

Page 1

NOTÍCIAS DA ANVFEB Boletim Informativo – Ano V – N°. 04 - ago 2013 70 Anos da Criação da FEB – 1943 50 anos de Fundação da ANVFEB - 1963 A AS SS SO OC CIIA AÇ ÇÃ ÃO ON NA AC CIIO ON NA ALL D DO OS SV VE ETTE ER RA AN NO OS SD DA A FFO OR RÇ ÇA A E EX XP PE ED DIIC CIIO ON NÁ ÁR RIIA AB BR RA AS SIILLE EIIR RA A -- ““C CA AS SA AD DA A FFE EB B”” Fundada em 16 de julho de 1963 Presidente da ANVFEB: Gen Div Marcio ROSENDO de Melo Presidente do Conselho Deliberativo: Veterano Ten Dr Israel Rosenthal Diretor de Imprensa e Divulgação: Engº. Israel Blajberg Rua das Marrecas 35 – Lapa – Rio de Janeiro / RJ – 20031-040 - Tel / Fax: (21) 2532-1933 http://www.veteranos.org.br ----- e-mail: anvfeb@uol.com.br Colaboradores Enviem seus textos via correio ou e-mail: anvfeb@uol.com.br Artigos e opiniões são de exclusiva responsabilidade dos autores, não expressando necessariamente posições da ANVFEB.

Fale com a CASA DA FEB

Telefax - 2532-1933 Secretaria - 2262-3609

Sucesso Absoluto - 1ª Festa Nacional do Pracinha A Casa da FEB e o Clube Militar comemoraram os 70 anos de criação da FEB em 09 ago 1943 com a realização da 1ª Festa Nacional do Pracinha (soldado da FEB, na II Guerra Mundialsegundo o dicionário Aurélio) dias 24 e 25 de agosto na sede Lagoa do Clube Militar, reunindo alguns dos últimos pracinhas que participaram da Segunda Guerra Mundial. Dos 25 mil soldados que o Brasil mandou com a FEB, talvez não mais de mil ainda estejam entre nós. Apenas 10 veteranos puderam compareceram na Festa do Pracinha, bem como o Sr Aleksander Henrik Laks, sobrevivente da 2ª. Guerra Mundial contando as suas historias de vida e de luta durante a guerra na Itália. As idades situam-se em torno de 85 a 90 anos, como o Tenente Israel Rosenthal e seus 3 colegas da Turma de 1944 do CPOR/RJ, Tenentes Ramiro H. C. Cabral, Oswaldo Costa, Rubens Garcia Batista. Da Marinha compareceu o Tenente Melchisedech Afonso de Carvalho. Já o Capitão Pedro Cirilo Ferreira foi ferido em ação na conquista de MONTESE, uma das piores batalhas enfrentadas pela FEB, uma luta urbana casa a casa. O Veterano Genivaldo veio da Paraíba. O Veterano Máximo já não enxerga, mas sempre faz questão de comparecer. O Veterano de maior patente era o Major Antônio Raimundo Trindade. No mês de agosto completam-se 70 anos da criação da FEB – Força Expedicionária Brasileira. É interessante observar o interesse que este assunto desperta até hoje: a maior quantidade de consultas ao acervo digital de O GLOBO, lançado ha poucos dias, é justamente sobre a FEB.


A Festa Nacional dos Pracinhas foi promovida pela Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira e pelo Clube Militar , com diversas entidades colaborando, como os escoteiros, o Conselho Nacional de Oficiais R/2 com a TV R/2 entrevistando os pracinhas (wwww.cnor.org.br), e os jipes do Clube de Veículos Militares Antigos do Rio de Janeiro. Diversas Unidades Militares colaboraram, como o 21º GAC, comandado pelo Cel Lima, MHEx e Forte Copacabana, comandado pelo Cel Jefferson, e outras. O General Rosendo, Presidente da ANVFEB junto com o coordenador Coronel Seixas abriu o evento às 10 horas, com o Hino Nacional executado pela Banda do 1º Batalhão de Infantaria Motorizada.O Veterano Candinho hasteou então o Pavilhão Nacional. A Orquestra de Violões do Forte de Copacabana foi apresentada pelo Coronel Jefferson, Diretor do Museu Histórico do Exército e Comandante do Forte de Copacabana. Trata-se de um projeto social com jovens das comunidades Pavão/Pavãozinho, Cantagalo e Chapéu Mangueira no Leme. Seu músico mais jovem é um clarinetista com apenas 12 anos. Uma Banda escocesa de São Gonçalo em traje típico - Kilt - encantou o público com as gaitas de fole. Trata-se também de um projeto social mantido pelo Mestre Gaiteiro da Banda Brazilian Pipers, Mestre J. Paulo. A noite houve o Baile dos Pracinhas, com traje de época.

Arte: J H BARONE

Criação da FEB - 09 agosto 1943 – 70 ANOS Pela Port MG 4.744 foi estruturada a FEB, constituída pela 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE) e órgãos não divisionários.

Heróis não esquecidos Faleceu no Rio de Janeiro um dos últimos pilotos de combate da Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira o Brigadeiro Rui Moreira Lima aos 94 anos. Rui participou de 94 missões, fazendo o enfrentamento à força nazifascista. Escreveu o livro Senta Pua, o modelar registro da memória dos companheiros do Grupo de Caça. Fica aqui o registro da admiração ao grande combatente e por extensão aos componentes do Grupo de Caça pela belíssima história escrita nos céus da Itália( 1944-1945). Carmen Lúcia Rigoni. Historiadora. Associação Nacional dos Veteranos da FEB- Seção de Curitiba-Pr (Coluna do Leitor – Gazeta do Povo)


A ANVFEB se solidariza com a Família, |Amigos e Camaradas do 1ºGAC, pela grande perda do nosso herói do "Senta Pua", Brigadeiro Rui Barbosa Moreira Lima , ocorrido no dia 13/08/13. O Brig Rui era Conselheiro Nato da Casa da FEB.

Falecimento do Veterano João Lansilotte Completaria 92 anos em 08 abr 2013 Era pai da nossa 1ª. Vice Presidente Anne Thereza Lansilotte, tendo o falecimento repentino ocorrido sexta feira 05 de abril de 2013 à tarde no HCE, onde se internara para realização de exames. Membro do Conselho Fiscal 2011/2013 da Casa da FEB, tendo tomado posse em 12 jan 2012. Que a alma do estimado Veterano Lansilotte se incorpore a Corrente da Vida Eterna. Biografia do Veterano João Lansilotte, Cia de Intendência da FEB, 2º Pel Vtr http://www.portalfeb.com.br/veterano-joao-lansilotte-2o-pelotao-de-viaturas Foto : Veterano Lansilotte participa da Abertura do Ano Histórico Cultural da Casa da FEB, em 21 de março de 2013 no Clube Militar, ao lado do Presidente Gen ROSENDO e da Ten Erika Keller, da Seção de Comunicação Social do CML. Crédito da Foto: Walter Naslauski, Fotografo Credenciado da Casa da FEB Consternados, acusamos o recebimento da mensagem sobre o falecimento do Sr João Lansilotte, Veterano da FEB. Que Deus o guarde em paz. Atenciosamente, Coronel Luis Ribeiro Subseção de Relações Públicas Comando Militar do Leste À família Lanselotte É com pesar que lamentamos a perda do nosso grande amigo o veterano João Lanselotte. Mais um grande soldado que se vai, deixando um vazio não somente entre seus familiares e a sua querida filha Anne Thereza, pessoa de nossa estima, mas também do quadro dos veteranos da FEB, dos jovens amadurecidos em campo de batalha, verdadeiros patriotas que um dia partiram além-mar a lutar pela democracia. Nossos sentimentos. Que Deus abençoe a toda a família. Carmen Lúcia Rigoni ANVFEB- Curitiba- Pr. BOA NOITE. ANVFEB – PETRÓPOLIS EXTERNA SEU SENTIMENTOS PELO FALECIMENTO DO VETERANO JOÃO LANZELOTTI, E ROGO A DEUS FORÇA PARA OS FAMILIARES E AMIGOS. NOSSOS SENTIMENTOS. ABRAÇOS FEBIANOS DEISE SUELI FAGUNDES DA ROSA PRESIDENTE DA ANVFEB/ MUSEU DA FEB Brasília, 09 de abril de 2013. Vimos externar nossos pêsames pelo falecimento do querido amigo Veterano João Lansilotte ocorrido nesta ultima sexta-feira dia 05 de abril de 2013. A Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Sede Brasília, envia suas condolências aos familiares e membros desta Nobre Casa. Colocamo-nos a disposição para o que se fizer necessário. Atenciosamente; José Francisco da Cruz Presidente - Daniel de Souza - Secretário da AECB. Associação dos Ex-Combatentes do Brasil - Brasília Nossos sinceros abraços fraternos à nossa amiga Anne por este tão triste acontecimento. O querido companheiro está hoje descansando de todas suas batalhas vividas aqui entre nós. A


todos da ANVFEB DC nossos mais cordiais cumprimentos de pesar. Antônio de Pádua Inham – Presidente Associação Nacional dos Veteranos da FEB - Seção Regional de Juiz de Fora/MG From: Sigrid Eikievicius Corchaki Sent: Tuesday, April 09, 2013 12:30 PM Subject: Re: Falecimento Veterano da FEB - João Lanzelotti Meus pêsames para a família. Muito triste. Sigrid (filha do Veterano Corchaki) Prezado Prof. Israel, Transmita, por favor, à família enlutada meus sentimentos e que Deus a todos traga o consolo e o conforto. Grato, Pr José Paulo MOURA Antunes. 1º Ten R2 Capl Mil

Sessão Solene Comemorativa Em 30 de julho de 2013, realizou-se em nosso auditório, a sessão solene alusiva aos 69 anos do Desembarque do Primeiro Escalão da FEB na Itália (16-7-1944), 50 anos de Fundação da ANVFEB (16-7-1963) e 37 anos da Inauguração do Prédio da Casa da FEB (16-71976). Realizou-se a Imposição da Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes e Palestra do Cap Alcemar Ferreira Junior (AHEx) sobre FORMAÇÃO, EMBARQUE e INSTRUÇÃO NO TO 1943/44. Estiveram presentes o Gen Ex Paulo Cesar de Castro e o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, Gen Marcio Roland Heise.

Ten. Rosenthal na Troca da Guarda do Monumento aos Pracinhas Em um belo domingo ensolarado o Monumento aos Pracinhas realizou a tradicional Troca da Guarda, uma cerimonia que para os cariocas se reveste das mesmas tradições cultivadas pelos londrinos, dos Blues and Royals Life Guard, a Guarda da Rainha. O belo Monumento recebeu em 1960 quase meia centena de restos mortais dos soldados brasileiros que tombaram na Itália, sepultados até então em Pistóia. Foram 25 mil combatentes, dos quais hoje poucos


ainda estão entre nós. O Tenente Dr Israel Rosenthal, 92 anos, era o único Veterano da 2ª. Guerra Mundial presente, e como tal a Banda do Batalhão de Guardas executou o Toque de Presença, enquanto ele prestava a continência e recordava mentalmente os irmãos de armas que não voltaram. Ao final as autoridades cumprimentaram o Tenente ROSENTHAL, que é o Presidente do Conselho Deliberativo da Casa da FEB – Força Expedicionária Brasileira. Fotos: O oficial de maior patente no local, General MODESTO, Comandante Militar do Leste, cumprimentou o Tenente Rosenthal, que deu entrevista a TV Gov do Estado do RJ e posou com jovens alunos do Colégio Militar, que emocionados afirmaram desejar seguir o seu exemplo.

Ten Rosenthal e Gen MODESTO, Comte Mil do Leste

Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira Seção Regional de São Bernardo do Campo – SP Fundada em 30/10/75 – Utilidade Pública – Lei nº2377 de 07/06/1979 Av. das Rosas, 01 – Jd. Maria Cecília – Tel. 4426-5621 – S.B. do Campo – SP CNPJ-33 856-758/0021-29

25º ENCONTRO NACIONAL DOS VETERANOS DA FEB De 06 a 09 de novembro de 2013 Dia 06 (quinta feira) Recepção e entrega de crachá aos participantes na Associação até as 19:.00 h. Dia 07 (quinta feira) 09:00 h. Missa na Igreja Matriz de São Bernardo do Campo – SP 11:00 h. Solenidade de abertura do XXV Encontro na Câmara Municipal de S.B.C. 13:00 h. Almoço ( a combinar) 15:00 h. Reunião com os presidentes das Associações 19:30 h. Evento Cultural com apresentação da banda Sinfônica do Exercito, local Câmara Municipal de São Bernardo do Campo. Dia 08 (sexta feira) 10.30 h. 8º BPE (São Paulo) Solenidade Militar, Entrega de Medalhas 12.00 h. Almoço no 8º BPE C/coquetel. Dia 09 (sábado) 10.00 h. Solenidade |Militar do TG. 02-078 SBC e Exposição de VTR na prefeitura de São Bernardo do Campo com a banda do BPE Desfile Motorizado, Encenação Militar TARDE LIVRE 20.00 h. Solenidade de encerramento com jantar dançante (a combinar) VETERANOS R$ 100.00 ACOMPANHANTES R$ 150.00 As inscrições deverão ser depositadas no BANCO DO BRASIL – AGENCIA 0694-X CONTA 15431-8 EM NOME DE ANTONIO CRUCHAKI – SANTO ANDRE- SÃO PAULO. As inscrições deverão ser efetuadas até dia 30/09/2013 para que possamos ter certeza do numero de participantes. Nadir (11) 44265621 ou (11) 982553259 ou e-mail – nadircrucfhaki@hotmail.com Ivone (11) 41258987 ou (11) 973368322 ou e-mail. – ivonecruchaki@hotmail.com


Entorno da Casa da FEB Ganhará em 2015 Centro Comercial com 3 Torres – PASSEIO CORPORATE e o Novo Cine Palácio O Fundo Imobiliário Opportunity está construindo no terreno de 110 mil m2 delimitado pelas ruas das Marrecas, Evaristo da Veiga e Senador Dantas um centro comercial que estará interligado ao antigo cinema Palácio na Rua do Passeio, que será transformado em teatro. O centro terá 3 torres de 17 andares cada. O primeiro piso conectará o teatro com a galeria de lojas e uma grande praça de alimentação, com acessos pelas 3 ruas. O Palácio foi construído em 1906 pelo arquiteto espanhol Adolfo Morales de Los Rios, e tombado em 2008 pelo Prefeito Cesar Maia. Nele foi exibido o primeiro filme sonoro no Rio. No sobrado havia uma escola de dança, onde os alunos utilizavam um cartão com quadradinhos, que as professoras furavam com alfinete a cada rodada... havia também uma famosa sala de sinuca. Diz-se que ambos eram frequentados pelos veteranos... O Palácio tem mil lugares, era um dos maiores. Ficou fechado muitos anos, com a fachada tampada, resistindo ao tempo até que chegou este dia, auspicioso para a Casa da FEB, que será beneficiada pelo impacto positivo sobre a vizinhança. Noticias FEBianas Esteve na Casa da FEB, quando foi agraciado com a MMMM o Coronel de Cavalaria James BOLFONI da Cunha cursa no momento o CPAEx na ECEME. Escreveu o livro JAGUARÃO E OS MILITARES - 2 SÉCULOS NA FRONTEIRA, sobre a rica historia da cidade, construída por civis e militares que ajudaram a consolidar as fronteiras meridionais do Brasil. O Centro de Documentação e Pesquisa da Casa da FEB colaborou com dados sobre os FEBianos de Jaguarão, através da Bibliotecária Erika Arruda. O Cel BOLFONI comandou o 12º. RCMec - Regimento Marechal José Pessoa, sediado em Jaguarão-RS. Visita do Ten Israel Rosenthal a OCEX - Odontoclínica Central do Exército A sexta-feira foi de festa na OCEX - Odontoclínica Central do Exército, na Praça da República, Centro do Rio de Janeiro. Além de comemorar os aniversariantes do mês, a convite do Diretor Coronel João Henrique Vieira Lima, compareceu um dos últimos Veteranos do Serviço Odontológico da FEB, o Tenente Dr Israel Rosenthal, a fim de receber em nome do Museu da Casa da FEB uma réplica da placa instalada na OCEX em homenagem aos 25 Cirurgiões Dentistas que integraram a FEB durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, onde consta o nome de Rosenthal ainda como Aspirante.


Novos Sócios Especial 13.954 – Agosto de 2013 Ten Cel Carlos Alberto do Rego Barros, Diretor do Monumento aos Pracinhas Visita de Brasilianista

A Casa da FEB recebeu em 26 ago 2013 a visita do Prof. Emérito da Universidade de New Hampshire Frank McCann, eminente brasilianista que se encontra no Rio para realizar palestras em Colóquio no Arquivo Histórico do Exercito e instituições acadêmicas civis e militares. O Professor foi recebido pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Veterano Ten Israel Rosenthal, interessando-se especialmente pelos acervos museológico e documental, examinando detidamente na visita de quase 2 horas as peças do Museu da FEB e a coleção de fotografias originais da época, bem como as novas instalações do Centro de Documentação, Diretoria, Auditório e Salão Nobre. Ao final da visita a ANVFEB ofereceu ao Professor McCann um exemplar do Álbum CRUZEIRO DO SUL e publicações sobre a FEB. O Professor, que é fluente em português, registrou sua presença no Livro de Visitantes com a menção “foi um prazer visitar a Casa da FEB”.


A cada 2 minutos Morre um Veterano nos EUA Conforme o Ministério dos Veteranos dos EUA, 600 ex-combatentes morrem a cada dia, levando consigo um pouco da memoria da II Guerra Mundial. Ao final da guerra havia 16 milhões de veteranos nos EUA. Em princípios de 2013 apenas 1 milhão ainda estão entre nós, com idades na faixa de 80-90 anos. Estima-se que em 2036 já não haverá mais nenhum. Se fizermos um exercício simples de aritmética, sem considerações demográficas, antropológicas e outras, como mero palpite teríamos hoje de 1 a 2 mil veteranos da FEB entre nós, dos 25 mil que seguiram para a Itália. Não ha tempo a perder. Fica patente a importância de continuar escrevendo a historia gloriosa da FEB, enquanto ainda há veteranos que possam contá-la, não só para agradecer e recordar o seu sacrifício, como também para mostrar aos brasileiros e ao Mundo como este pais lutou pela democracia e liberdade, quando foi preciso. veja em : www.nationalww2museum.org/honor/wwii-veterans-statistics.html Do FACEBOOK Cel Germano Américo Diretor do Monumento aos Pracinhas 2011-2012 e Conselheiro da ANVFEB Hoje 31 de Agosto de 2013, meu filho Jorge André dos Santos tornou-se Oficial do Exército ao ser promovido a 2º Tenente, após haver sido declarado Aspirante a Oficial e ter passado por estágio probatório como Aspirante na Unidade que escolhera, a 3ª Cia de Comunicações em Santa Maria - RS. A ANFEB parabeniza Pai e Filho por este importante passo.

A FEB nas Universidades – Teses e Monografias IV Encontro Nacional de Estudos da Imagem I Encontro Internacional de Estudos da Imagem 07 a 10 de maio de 2013 – Londrina-PR - Estampas de santos e rosários: o medo de

morrer na Segunda Guerra Mundial, Adriane Piovezan, (Doutoranda/UFPR) drika@matrix.com.br Durante a Segunda Guerra Mundial 457 soldados brasileiros foram mortos em combate na Itália. A partir dos relatórios individuais destes mortos, gerados pelo Pelotão de Sepultamento, podemos perceber o medo de morrer destes combatentes que carregavam com si diversos objetos, além dos usados por um soldado em batalha, de uso pessoal e devocional também. É sobre este aspecto que a presente comunicação se dedica, aos objetos religiosos que tais indivíduos portavam no momento de sua morte. Entre os objetos encontramos diversas imagens que evidenciam as religiosidades pessoais de cada soldado, como as estampas de santos favoritos, medalhas de santos, rosários, manuais de oração, relíquias de santos, etc. Todas estas imagens possuem uma relação com o contexto histórico do período. A iminência de uma morte em campanha levava muitos dos homens envolvidos na guerra a manterem tais


elementos imagísticos como amuletos ou patuás caso fossem alcançados pela morte em alguma ação VISITE O MONUMENTO NACIONAL AOS MORTOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL É hoje um dos pontos turísticos da cidade do Rio de Janeiro de maior visitação. Foi idealizado pelo Marechal MASCARENHAS DE MORAES, Comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), após o término da 2ª Guerra Mundial. Inaugurado em 05 Ago 1960, o Monumento é de autoria dos arquitetos MARCOS KONDER NETTO e HÉLIO RIBAS MARINHO. Lá estão sepultados os restos mortais dos 467 militares brasileiros tombados nos Campos de Batalha da Europa. O Monumento abriga uma exposição permanente com material de emprego militar utilizado pelos soldados brasileiros durante a 2ª Guerra Mundial. Faça uma visita, e conheça a história da heroica participação brasileira na Segunda Guerra Mundial. Aberto para visitação de terça a domingo, de 09:00 às 17:00 horas. Entrada franca, estacionamento e bicicletários gratuitos. O Monumento está situado na Av. Infante Dom Henrique, 75 – Glória (Aterro do Flamengo). Maiores informações, acesse: http://www.mnmsgm.ensino.eb.br

Aniversário do Monumento

Eleições Diretoria Central e Conselho Deliberativo - Gestão 2014-2015 As chapas com os nomes dos candidatos deverão ser entregues a Secretaria no período de 15 a 30 de outubro de 2013. Os candidatos deverão ser sócios das categorias Fundador, Efetivo, Benemérito ou Especial, contando no mínimo 90 (noventa) dias de admissão no Quadro Social, estar em dia com as mensalidades, e não estar cumprindo pena de suspensão.


Centro de Informação e Documentação da CFEB, Bibliotecária - Erika Arruda Doações recebidas: Sra Elizabeth Campello(filha do General Ruy Campello) Doou livros, periódicos e bandeira do acervo do general. Sra. Dayse Vargas Doou documentos, fotos, clippings e recortes com assuntos diversos do Ten. Cel. Edu Vargas. Visitou nosso CICFEB para pesquisa João Carlos Talina, Professor de Educ. Musical – Mestre, além de Mestre de Música (Mestre de Banda) de Banda de Música do Exército, desenvolvendo talatividade desde 1978. Algumas Obras interessantes disponíveis para consulta em nosso CID / CFEB: Schneider, Jacob Emílio. Vivência de um ex-capelão da FEB. 1983 Guimarães, Acyr Vaz Seiscentas léguas a pé, a campanha do Apa .1999 Pracinhas campineiros, reminiscências de vida que fizeram história. 2010 Silveira, Joaquim Xavier da. Cruzes brancas : diário de um pracinha 2.ed. 1963 Henriques, Elber de Mello. A FEB doze anos depois. 1959 Lopes, José Machado. 100 vezes responde a FEB. 1986 Pinheiro, José Juarez Bastos. A Força Expedicionária Brasileira na segunda guerra mundial: (resumo histórico). 1980 SILVEIRA, Joel As duas guerras da FEB. 1965 Lima, Rui Moreira. Senta a pua! 1989. Museu da FEB Do Nosso Acervo

Doação Sra Sigrid Eikievicius Corchaki



Monumento na Holanda Homenageará Tripulante Franco-Brasileiro Morto em Combate há 50 Anos A Casa da FEB está colaborando com a AFAC - Association Française des Anciens Combattants du Brésil, presidida pelo Comte Roland Jean Jacques Melo, para localizar parentes do Sargento Georges Schteinberg, a pedido da Comissão Organizadora, que os procura para que possam comparecer a inauguração do Monumento. Schteinberg residia no Rio de Janeiro e se alistou na Força Aérea da França Livre. Em missão de bombardeio sobre Charleroi na Bélgica ocupada seu Douglas Boston IIIA BZ 393 do 342 Squadron Lorraine des Forces Aériennes Françaises Libres, com um motor em chamas projetou-se sobre o solo, atingido pelo fogo antiaéreo há 50 anos em 22 de outubro de 1943. Schteinberg foi condecorado post-mortem com a Médaille de la Résistance et Croix de Guerre avec Palme, por Decreto de 12 de janeiro de 1945, assinado em Paris pelo General De Gaulle. A citação da Medaille Militaire o descreve como excelente metralhador, alistado desde a primeira hora na FAFL, 1º Esquadrão do 20º Grupo de Aviação - Lorraine. O diploma vai assinado de próprio punho pelo Gen De Gaulle. O documento cita George como tendo uma morte gloriosa frente ao inimigo. Do Brasil cerca de 140 franceses seguiram de fev / 41 a set / 44 para lutar na II Guerra Mundial. Uma placa no terceiro andar da Maison de France homenageia os que morreram em combate, onde figura o nome de Georges Schteinberg. Os nomes constam do livreto Action des Comites France Libre au Brésil, 1940-1945. Um retrato do General Charles De Gaulle abre o livreto, com uma dedicatória de próprio punho: Au Comite des Francaises du Brésil, - C. De Gaulle 25/06/42


Diretores de Associações de Veteranos Ingressam na Ordem do Mérito da Defesa Conforme decreto e portaria publicada no Diário Oficial de 11 de julho de 2013 foram admitidos na OMD o 2o Tenente (Refº) MELCHISEDECH AFONSO DE CARVALHO, excombatente da Marinha do Brasil, Diretor-Secretário da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, Seção Rio de Janeiro, no Grau de Cavaleiro e o Professor ISRAEL BLAJBERG, Diretor de Imprensa e Divulgação da Casa da FEB – RIO, no Grau de Oficial

Tens Melchisedec e Blajberg com o Chefe do EMA – Brig Mendes

AVISO IMPORTANTE AOS VETERANOS E AO PÚBLICO EM GERAL A Casa da FEB não credencia nem telefona para ninguém solicitando doações ou vendendo serviços e bens, nem oferecendo serviços jurídicos, de despachantes ou qualquer outro. Também alertamos para que não sejam feitos pagamentos a fotógrafos não credenciados durante nossos eventos. As doações financeiras e de materiais para a Casa da FEB são aceitas apenas diretamente no Museu (Térreo) e na Tesouraria (4º. Andar da Casa da FEB) ou mediante depósito identificado na Conta Corrente da ANVFEB. A Casa da FEB não solicita nem credencia ninguém a fazer contatos telefônicos, postais ou por e-mail para angariar nenhuma contribuição ou doação. Todos os entendimentos são exclusivamente ao próprio interessado em nossa sede a Rua das Marrecas 35. O único fotógrafo credenciado pela CFEB é o Sr Walter Nauslauski, que é sobrinho de veterano, autorizado a oferecer fotos dos eventos aos participantes, mediante entendimento direto com os mesmos, sem ônus para a ANVFEB. Os serviços serão indenizados pelo participantes diretamente ao fotografo pela seguinte tabela : Tamanho - cm 10 x 15 13 x 18 15 x 20 20 x 25

Preço - R$ 5,00 10,00 15,00 20,00


Quem Dirige a Casa da FEB ? Direção Central – 2011/2013 – Posse: 12 jan 2012 Gen. Div. Marcio Rosendo de Melo (Presidente) – 2º. VP Clube - PRESIDENTE DA ANVFEB - CENTRAL. Filho do ex-combatente Cap FRANCISCO ROSENDO DE MELLO Srª. Anne Thereza Lansillote (1ª Vice) - 1º VICE-PRESIDENTE, Filha do ex-combatente JOÃO LANSILLOTE Prof. João Henrique Barone (2º Vice) – filho do Ex-combatente JOÃO DE LAVOR REIS E SILVA. Secretária e Tesouraria – Cel. Herbert Seixas Duarte - Filho Vet SEIXAS e Cons. Clube Militar Promoção Social e Recreação – Vet. José Candido da Silva – ex-Combatente FEB Patrimônio – Dr. Paulo Jorge Gonçalves – Advogado e SO R/R Aer Educação Cívica e Cultural – Ten R/2 Sergio Monteiro – Pres CNOR Relações Públicas e Assistência Social – Prof. Israel Blajberg Coordenadora das Sessões Regionais – Srª Anne Lansillote Museu da FEB – Srª Fátima Martinelli (vva. Ex- Pres. Cel Osnelli Martinelli) Museu da Imagem e do Som da FEB – Prof. João Henrique Barone Biblioteca e Arquivo da FEB – Srª Gilda Mendes (vva. Ex-Pres. Cel Hélio Mendes)

Conselho Deliberativo 2011/2013 – Posse: 12 jan 2012

Vet. Israel Rosenthal – Presidente – Ex-combatente Efetivos Cel. Arthur Paulino Tapajós de Souza – filho Gen MONTAGNA, ex-Pres CD Cel. Celso Seixas Marques Ferreira – Cons. Clube Militar Cel. Cesar Augusto Araripe de Almeida Lacerda – AHIMTB e IGHMB Cel. Germano Américo dos Santos - Ch Sec Ensino DEPA Cel. Gilberto Guedes Pereira – Com Soc Clube Militar Cel. Ronaldo Glicério Cabral Dr. Breno Vinicius Amorim – Dir Tecnolach e Patrocinador da Casa da FEB Dr. Eduardo Cardoso Dr. Luis Felipe Bastos Barone Dr. Paulo Jorge Gonçalves - SO Aer R/R e Advogado Dr. Vicente Alves Linhares Gen. Geraldo Luiz Nery da Silva – Secretario OVART e Cons Editorial BIBLIEX Maj. Sergio Martins Sr Fernando Mauro Fonseca Chagas – Professor e Amigos Senta-a-Pua Sr Luis Gustavo de Barros Gabriel – Amigos Senta-a-Pua Srª. Maria de Fátima Depes Martinelli – vva Cel Osnelli Martinelli – ex Presidente Srª. Gilda Mendes – vva Cel Hélio Mendes – Ex-Presidente Ten R/2 ART Sergio Pinto Monteiro – Pres CNOR Vet. Ramiro Hey de Campos Cabral – Ex-combatente FEB


Suplentes Cel. Herbert Andrade de Seixas Duarte – Filho Vet SEIXAS e Cons. Clube Militar Vet José Máximo de Oliveira – Ex-combatente FEB Prof. Israel Blajberg – Pres AHIMTB/RJ e Dir Com Soc IGHMB Sr. José Augusto Douro Pereira – Pereira Maquinas St. Edivaldo Gomes de Melo – ST - MNMSGM Vet. Dalvaro José de Oliveira – ex-Presidente – Ex-combatente Vet. Hélio Marques Gomes – Ex-Combatente Vet. Israel Rosenthal – Pres CD – Ex-combatente Vet. José Candido da Silva – Ex-Combatente Vet. Manoel Adão Floriano – Ex-Presidente – Ex-combatente Vet. Cap Osias Machado – Senta-a-Pua – ex-Presidente do CD/ANVFEB Ex-combatente

Conselho Fiscal 2011/2013 – Posse: 12 jan 2012

Srª. Adalgisa do Valle André – filha ex-combatente Maj Antônio André Vet. Newton Cidade – Presidente –Ex-Combatente Vet. João Lansilotte – Ex-Combatente

Suplente

Srª Durvalina Martins de Oliveira

Colabore com a preservação da memória de nossa Pátria e prestigie aqueles que deram o sangue pela liberdade das gerações futuras: nossos pracinhas! O atendimento ao público é realizado as terças e quintasfeiras, das 13h às 17h. Para mais informações, acesse a página eletrônica http://www.veteranos.org.br ou envie uma mensagem para anvfeb@uol.com.br. Conheça a Casa da FEB e contribua com a sua manutenção! Banco Bradesco – 237 Agência 3176-3 - Cinelândia C/C 84.692-9 CNPJ 33.856.7758/0001-85

Conspira contra a sua própria grandeza o povo que não cultiva os seus feitos heroicos _.___ Diversos Boletins da ANVFEB podem ser consultados na INTERNET, pelo Google:

http://www.cml.eb.mil.br/?id=5&lang=br http://ebookbrowse.com/boletim-anvfeb-abril-2007-pdf-d48188871 http://docs.google.com/gview?url=http://www.anvfeb.com.br/boletim_anvfeb_abril_2007.pdf&chrome=true

Colabore com a Casa da FEB Colabore com a preservação da memória de nossa pátria e prestigie aqueles que deram o sangue pela liberdade das gerações futuras: nossos pracinhas! O atendimento ao público é realizado as terças e quintasfeiras, das 13h às 17h. Para mais informações, acesse a página eletrônica http://www.veteranos.org.br ou envie uma mensagem para anvfeb@uol.com.br. Conheça a casa da FEB e contribua com a sua manutenção!

Banco Bradesco – 237 Agência 3176-3 (Cinelândia) C/C 84.692-9 CNPJ 33.856.758/0001-85

Novos Sócios Colaboradores Enviar duas fotos 3x4 e R$ 10,00 (Taxa de expediente e Carteirinha de associado). Mensalidade: R$ 20,00

Contas para depósito Banco Bradesco – 237 Agência 3176-3 (Cinelândia) C/C 84.692-9 Banco do Brasil – 001 Agência 0392-1 – C/C 702.585-8 CNPJ 33.856.758/0001-85


Mensagens para o Boletim Comentários e Contribuições - encaminhar para anvfeb@uol.com.br From: Chitorod Sent: Friday, July 12, 2013 12:48 PM To: iblajberg@poli.ufrj.br Subject: 70 Aniversario da FEB

Caro Israel Blajberg Agradeço a vossa correspondência e agradeço transmita ao Gen Marcio Rosendo os meus cumprimentos pessoais e da Liga dos Combatentes e felicitações pelo 70º aniversário tão significativo dos feitos da FEB:- 16 de Julho. Anotei a vossa 1ª Festa Nacional do Pracinha a 24 e 25 de Agosto. Junto envio em anexo o número último da nossa revista trimestral. Atenciosamente General J. Chito Rodrigues Presidente da Liga dos Combatentes From: Jamil Megid Junior Sent: Monday, August 26, 2013 4:21 PM To: Assessoria 1 Subject: Festa Nacional do Pracinha - 24 ago 2013 Clube Militar - Lagoa - RIO - Casa da FEB

Parabéns pelas atividades e participação obtida. Nossos votos de sucesso nessa importante missão de difundir a cultura militar e as tradições da nossa FEB. Forte abraço. Gen Megid / EMCFA Jamil Megid Junior Enviado a partir do Lotus Traveler Prezado confrade Dr. Israel Blajberg, Bom dia! Muito obrigado pelas fotos e cumprimentos pela atividade da nossa querida ANVFEB. Gen Castro


Prezados amigos, A exposição HISTORIA DE HEROIS (convite anexo) será aberta dia 30.08.13 as 10 hs, no Shopping Aricanduva, juntamente com a Exposição do Exercito. Na ocasião cera___2 feita a entrega pelo CMSE, do veiculo histórico blindado M-8 à Associação, totalmente recuperado pelo EB. A cerimonia ocorrerá na entrada principal do Shopping (entrada Penha). João Ferreira de Albuquerque Presidente Associação dos Ex-combatentes do Brasil - Seção de São Paulo Jairo Junqueira da Silva Filho Secretario Geral Associação dos Ex-combatentes do Brasil - Seção de São Paulo 11 994012421

Prezado Prof Ten Israel Blajberg Casa FEB Lapa-RJ Fico grato pelo envio do Boletim informativo de Julho 2013 por incumbência do Gen Marcio Rosendo de Melo que conheci pessoalmente o dia 22 de Avril passado na solenidade aqui em Staffoli junto ao Gen de Bda Bergo Bettega chefe do CEPHiMEx , aproveito da ocasiao para lhe enviar minhas lembranças


Em relaçao a Primeira Festa Nacional do Pracinha e o Radioamador ligado ao Brasil, envio-lhe o link da minha Pagina de Radioamador e o Artigo do Jornal do Primeiro Comincado Radio com o Brasil do Deposito do Pessoal Ex que eu realizei o dia 24 de Maio 2009 e umas fotos que agradeceria que publiquem o dia 24 de Agosto proximo nessa ocasiao. /www.qrz.com/db/I5MZI Desejo-lhe tudo bom, um forte abraço, Mazzanti Massimo Egidio Brasile Staffoli Caro Tenente Israel Blajberg, segue abaixo link do momento solene em que celebramos os 69 anos do Desembarque do Primeiro Escalão de Pracinhas da FEB em terras italianas para se agruparem ao Exército americano na Segunda Guerra Mundial. Manteremos essa tradição com espírito definitivo, em harmonia com a Casa da FEB, pois aqui a reverência tem sido autêntica como Vossa estimada pessoa assim testemunhou. Nossas saudações. Ivo Kretzer - ANVFEB Jaraguá do Sul-SC. http://www.jaraguaam.com.br/jornalismo/geral/associacao-dos-veteranos-da-feb-fazhomenagem-em-guaramirim

From: Sylvio Gomes Subject: Re: Visita do Ten Israel Rosenthal a OCEX - Odontoclínica Central do Exército - 30 ago 2013

Parabéns, Ten Rosenthal (para mim tem o status de Marechal). Muito merecida homenagem. Sylvio Gomes - 2º Ten R/2 Art From: MUSEU F E B To: iblajberg@poli.ufrj.br Subject: Enc: Re: Convite Eletronico: 21 março 2013 - quinta-feira – 15h Clube Militar – Av Rio Branco 251 - Abertura do Ano Histórico-Cultural da Casa da FEB

BOM DIA. DEVIDO AS CASTRATÓFES EM MINHA CIDADE, ONDE ESTOU EMPENHADA NO MUTIRÃO DA SOLIDARIEDADE. PEÇO A GENTILEZA DE DAR UM ABRAÇO EM TODOS, MAS INFELIZMENTE NÃO VOU PODER ESTAR PRESENTE NESTE EVENTO. AGRADEÇO DESDE JÁ A COMPREENSÃO. ABRAÇOS DEISE (Presidente ANVFEB – Petropolis)


ANORI - Association Nationale des Réservistes de l’Infanterie Bulletin de liaison n°147, 2ème Trimestre 2013 - http://anorinfanterie.free.fr From: cyril.andre@free.fr To: Israel Blajberg Cc: fichet inf ; Roland Melo Subject: Re: ANORI - bulletin N°146 et appel cotisation 2013 Bom dia, Segue anexo o ultimo Boletin de comunicaçao da ANORI, incluindo um artigo sobre o Dia da Infantaria no Rio de Janeiro. Att Cyril ANDRE Journée de l’Infanterie brésilienne 2013 Cérémonie et célébrations au Régiment SAMPAIO.Profitant de son séjour au Brésil, et ayant été aimablementconvié à titre privé par le Général MOREIRA, (anciencommandant de la 14ème Brigade d’Infanterie Motorisée etancien CEMAT du Brésil), Cyril ANDRE, administrateur etsecrétaire général adjoint de l’ANORI, a eu le privilège d’assister le 23 mai 2013 au soir aux cérémonies du « Dia da Infantaria » à la maison mère de l’Infanterie brésilienne.

Gentilissimo professore Israel Blajberg grazie per la sua email. Tanti auguri per i 70 anni. E' con grande onore che mi sento vicino a voi e alla ANVFEB. prof. Fabrizio Giberna Roma, Italia. No dia 26 de agosto, segunda-feira(não teve outro dia por causa do 62º BI), haverá em Jaraguá do Sul um desfile cívico com o tema "Jaraguá do Sul na Construção da Paz Mundial e Dia do Soldado", assunto passado no almoço da ANVFEB em Guaramirim. Estarão nesse desfile a Banda do 62º Batalhão de Infantaria, os Associados da FEB com camisa branca, Os Expedicionários embarcados em viaturas militares, os dois nossos Pelotões de Reencenação da FEB (6 Enfermeiras e 10 Pracinhas uniformizados como na guerra), Veteranos da Polícia do Exército, Veteranos do Suez, Banda Municipal e Marcial de Schroeder, agremiações estudantis de Jaraguá e de Municípios vizinhos. Vai ser um show de destaque e muito legal, mesmo sendo numa segunda-feira. O local de concentração de todos para a largada do desfile será na Praça Angelo Piazerra centro( atrás da antiga Prefeitura), devendo todos estarem lá as 08h30min. Obrigado. Ivo Kretzer – ANVFEB 3372-3539


Olá nobres companheiros da “Casa da FEB”. A AMIPEL – Associação dos Militares Inativos, Pensionistas e Afins de Lorena, deseja externar suas congratulações por tudo o que representa essa “Associação” no contexto histórico dos valores pátrios legados pelos eventos que tão bem foram expostos no site que acabamos de visitar. A AMIPEL deseja também formular todo o seu apreço e consideração a todos aqueles que com denodo e estoicismo lutam para manter viva as tradições de uma história relativamente recente onde uma parcela de autênticos brasileiros, escreveram com luta, suor e sangue as páginas heroicas da campanha da FEB. ANV-FEB representa para todos nós o paradigma do verdadeiro nacionalismo que ama e dá a vida pela Pátria Mãe. Parabéns a todo o corpo diretivo e que Deus os abençoe e os fortaleça nessa nobre missão. Jose Alfredo Evangelista – Subten, Jornalista e Diretor de Comunicação da AMIPEL.

Boa tarde. Meu querido Pai serviu na Segunda Grande Guerra defendendo nosso querido Brasil, ele serviu no Regimento Sampaio, era Cabo, Cabo Mello. Seu nome completo: Agesner Francisco de Mello, ele faleceu em 1991 e havia prometido a ele que me associaria a Associação dos Veteranos da FEB. Eu ainda não cumpri a, minha promessa mas gostaria muito de fazer isso agora. Como deverei proceder? Att. Marcelo Mello Caríssimos: Para quem se interessa pelo tema: Livro: “U-507 - O submarino que afundou o Brasil na Segunda Guerra Mundial”. R$ 69,00 Ver em: http://www.u-507.com.br/p/compre.html O autor, Marcelo Monteiro, apareceu no Jô, ontem a noite. Pode também ver a propaganda dele pelo pgm do Jô. Abraços do Dom Beto

De: consumietici@gmail.com [mailto:consumietici@gmail.com] Para: antonio.vilardo@terra.com.br Cc: Rocco Moliterno; Sara Milanese Assunto: Re: contatti con reduci FEBiani x film documentario "FEB: The forgotten ally" Egregio Dottor Antonio Villardo, sono Michele Papagna presidente di AceA e vicepresidente di Altropallone, due onlus di Milano. come le dicevo alcuni amici italiani, tra cui Rocco Moliterno (che ci legge in copia) hanno in progetto di realizzare un film documentario sulla “FEB. The Forgotten Ally”. (a questo link può vedere un breve trailer del documentario: www.consumietici.it/articolo.php?c=Cultura&id=74 ) Sono a Rio de Janeiro di passaggio con una amica giornalista (Sara Milanese); stiamo fino a domani, domenica sera. Se le fa piacere, se ha tempo, possiamo prendere domani un caffè insieme: siamo nel barrio di Fatima, abbastanza vicini al centro. Altrimenti rimaniamo in contatto via email. (attendo conferma della ricezione dell’email per sicurezza di averla scritta giusta) Grazie di tutto. Michele Papagna AceA Onlus - Altropallone Onlus Documentário sobre a FEB Em 06 agosto 2013 foram entrevistados pela equipe italiana a Enfermeira Virginia Portocarrero, Vet José Maximo de Oliveira, Vet Israel Rosenthal,Vet Fidelcino Filgueiras de Mattos (3ª. Cia/11 RI – VP da SR Juiz de Fora) e Vet Antonio de Padua Inham (9ª. Cia / 11 RI – Pres SR Juiz de Fora).


Links Interessantes http://www.portalfeb.com.br/14o-encontro-febiano-sgt-max-wolf-filho-pelotao-especial/ http://www.portalfeb.com.br/estrela-de-david-inaugurada-no-monumento-aos-pracinhas http://www.portalfeb.com.br/naufragos-do-tempo-itagiba-e-baependy-70-anos/ Informativo ANVFEB – edições anteriores http://issuu.com/asilva1/docs

http://pt.scribd.com/search?query=anvfeb

http://issuu.com/asilva1/docs/bolinfoanvfebabr2007/0

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS VETERANOS DA FEB – ANVFEB Casa da FEB - Rua das Marrecas, 35 - Lapa - Rio de Janeiro - RJ 20031-040 Tel e FAX: 021 - 2532-1933 Tel: 2262-3609 Atendimento ao Público: TER e QUI de 13 - 17 h www.veteranos.org.br e-mail: anvfeb@uol.com.br Biblioteca - para consulta agendar atendimento via e-mail ou telefone Museu – Aberto para Visitação

Editor do Boletim Informativo e Diretor de Relações Públicas Prof. Israel Blajberg – Socio Especial

[ iblaj@telecom.uff.br ]

ORDEM DE ALERTA!!! CASA DA FEB, GUARNECER!!!

Seja Sócio ESPECIAL ! Informações na Secretaria – 4º. Andar ou anvfeb@uol.com.br

Junte-se a nossa Equipe como Voluntário. Ser ator ou figurante na preservação da Memória, mas também autor, roteirista, diretor.

Sepultamento no MAUSOLÉU DA FEB

Concessão de Pensão Militar

ASSISTÊNCIA SOCIAL – 1ª REGIÃO MILITAR – PRAÇA DUQUE DE CAXIAS, 25 (ao lado da Central do Informar SERV SOCIAL – Sr Benedito, 3462-9963 (res.) e Brasil) – Centro – RJ. TELS: 2519-5493 e 22532881 8529-1924 (cel.)/Srª Fátima (SEC PRES CASA DA FEB) 2417-2845 e 2442-4313 (res.) Casa da FEB, às TER E Levar CONTRACHEQUE E IDENTIDADE MILITAR QUINTAS DAS 13h AS 17h – 2262-3609 e 2532-1933

CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA

“ Começar em cada um de nós as mudanças desejadas no BRASIL” Autor Desconhecido

Fechamento e Término da Edição - 31 ago 2013 Israel Blajberg – Editor

[ iblajberg@poli.ufrj.br ]


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.