Edição 771

Page 1

DIA

MUNDIAL DA ÁGUA: Cerrado pode perder quase 34% da água até 2050

A SEMANA

Dos primeiros desafios ao exemplo, Pinhais completa 31 anos de emancipação

Curitiba celebra a marca de 1 milhão de refeições servidas
Mesa Solidária
pelo
Avança discussão sobre o pedágio do Paraná Página 09 Páginas 03 Confira as atrações deste final de semana na programação do aniversário de Curitiba Página 07 Assembleia anuncia repasse de R$ 200 milhões para pavimentação de munícipios Página 06
O programa Mesa Solidária, que completou três anos de existência em dezembro do ano passado, alcançou, na última terça-feira (21/3), o número de 1 milhão de refeições gratuitas servidas para pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba. A marca foi celebrada em evento na Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo. O prefeito Rafael Greca agradeceu a todos que trabalharam para que o Mesa Solidária chegasse ao número expressivo.
Página 08 Seis das 20 cidades com melhor saneamento básico do Brasil são do Paraná Página 06 Edição 771 - Região Metropolitana de Curitiba - 24 de março de 2023
Página 11
MATÉRIA DA SEMANA

COLUNA BÍBLICA

Arqueólogos encontram amuleto egípcio de

3 mil anos

A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciou que um antigo amuleto egípcio de 3.000 anos, um escaravelho, antigo amuleto e selo de impressão, foi descoberto durante uma viagem de campo escolar a Azor, cerca de sete quilômetros a sudeste de Tel Aviv.

Desta forma, uma turma da oitava série participou do terceiro curso anual de guia turístico organizado pela IAA. O curso permite que os alunos ensinem aos habitantes de Azor sobre descobertas arqueológicas.

“Estávamos passeando quando vi algo que parecia um pequeno brinquedo no chão. Uma voz interior me disse: ‘Pegue e vire’. Fiquei surpreso: era um escaravelho com uma cena claramente incisiva, o sonho de todo arqueólogo amador. Os alunos ficaram entusiasmados”, disse o guia turístico Gilad Stern.

De acordo com The Jerusalém Post, esculpido no lado mais liso do escaravelho, estava uma imagem de um faraó egípcio, em uma cena que representa a outorga de legitimidade a um governante.

“Esta cena reflete basicamente a realidade geopolítica que prevaleceu na terra de Canaã durante a Idade do Bronze Final (1500-1000 a.C.), quando os governantes cananeus locais viveram (e às vezes se rebelaram) sob a hegemonia política e cultural egípcia”, disse o especialista da IAA, Dr. Amir Golani.

Ele afirma que é muito possível que o selo seja realmente da Idade do Bronze Final, quando os cananeus locais eram governados pelo império egípcio. Os escaravelhos são nitidamente egípcios, mas foram descobertos centenas em Israel ao longo do tempo.

Sendo assim, alguns foram importados do Egito enquanto outros foram imitações de originais feitos por artesãos locais sob influência egípcia. O escaravelho encontrado parece ser uma das imitações dos egípcios.

“A descoberta do escaravelho, no âmbito de uma excursão de campo com os alunos participantes do curso de guia turístico, é simbólica na medida em que os alunos estavam ganhando conhecimento arqueológico e ao mesmo tempo contribuindo para nossa herança arqueológica”, disse o diretor da IAA, Eli Escusido.

Além disso, os antigos egípcios acreditavam que esses escaravelhos eram uma representação de Deus devido à forma como eles rolavam bolas de esterco duas vezes maior do que o seu tamanho para guardar seus futuros descendentes nele. Ele era usado como um selo e era um símbolo de poder e status. Fonte: www.gospelprime.com.br

VERSÍCULO DO DIA

Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

(João 14:6)

Você precisa ter calma!

Sim… bem genérico mesmo.

Com a correria do dia a dia, quase não há tempo para pensar ou respirar um pouco.

Li uma história sobre uma viagem um tanto conturbada. Estavam no mar e uma imensa tempestade se aproximava. A reação de todos foi se desesperar e entrar em pânico, esperando pela morte. Mas um deles, em meio a esse caos, preferiu descansar, e dormia enquanto os outros estavam transtornados.

E no fim, ele mesmo fez com que a tempestade parasse e com que a bonança surgisse.

Se o mar e a tempestade te deixar aterrorizado. Prefira confiar e descansar em quem realmente pode fazer.

Jesus vê os seus problemas, e sempre está disposto a resolvê-los (isso não é um problema para ele).

Confie, e Ele terá alegria em te ajudar.

E se não consegue pedir ajuda. Por qualquer motivo que seja, repita em voz alta essa oração:

“Senhor Jesus, eu ando ansioso com tanta coisa ao meu redor. A tempestade parece forte demais. Preciso da sua ajuda, pois reconheço que sou falho e pelas minhas forças eu não consigo. Ajude-me a descansar em ti e confiar que Você fará. Eu te entrego a minha vida para que você tome conta e me guie ao Seu caminho. Me ajude a entender que Você é maior que qualquer situação. Em nome de Jesus, amém!”

PIADA

Um casal está sentado em um parque e o namorado pergunta:

- Amor, meu aniversário está chegando. O que você vai me dar de presente?

- Está vendo aquele conversível vermelho ali?

- Sim, não acredito!

- Então, vou te dar uma bicicleta da mesma cor.

CURIOSIDADE

Como surgiu a numeração dos sapatos?

Tudo começou em 1305. O rei Eduardo I, da Inglaterra, decretou que se considerasse como uma polegada a medida de três grãos secos de cevada alinhados. Os sapateiros ingleses se entusiasmaram com a ideia e passaram a fabricar, pela primeira vez na Europa, sapatos em tamanho-padrão, baseando-se nos tais grãos de cevada. Um calçado que medisse, por exemplo, 37 grãos de cevada era conhecido como tamanho 37.

PREVISÃO DO TEMPO

Uma frente fria avança pelo mar na sexta-feira, e algumas chuvas voltam com caráter menos irregular da tarde para a noite. O calor a tarde é destaque entre as regiões do estado, e não é descarta em porções mais ao norte e oeste, chuva isolada com alguns raios.

SEXTA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA

SEXTA SÁBADO DOMINGO

Céu claro

Máx.27ºC

Mín. 18ºC

Céu claro

Máx. 26ºC

Mín. 18ºC

Jornal A Semana Ltda - CNPJ: 08.707.885/0001-75

Parcialmente nublado com pancadas de chuva

Máx. 28ºC

Mín. 19ºC

WhatsApp: (41) 99162-6192 / 3353-3800 - jornal@asemananews.com.br

Distribuição: Curitiba e Região Metropolitana

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Muitas nuvens

Máx. 21ºC

Mín. 17ºC

Facebook: JornalASemanaOficial - Instagram: asemananews - Twitter: @asemananews

www.asemananews.com.br

A SEMANA 02 GERAL E X P E D I E N T E 24 de março de 2023
E X P E D I E N T E
Edição 771

Curitiba celebra a marca de 1 milhão de refeições servidas pelo Mesa Solidária

O programa Mesa Solidária, que completou três anos de existência em dezembro do ano passado, alcançou, na última terça-feira (21/3), o número de 1 milhão de refeições gratuitas servidas para pessoas em situação de vulnerabilidade em Curitiba. A marca foi celebrada em evento na Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo.

O prefeito Rafael Greca agradeceu a todos que trabalharam para que o Mesa Solidária chegasse ao número expressivo.

“É com imensa alegria que nós chegamos a esta marca que é a marca que desejamos para Curitiba. A marca da compaixão, da solidariedade e da dignidade que as Mesas Solidárias trazem para as pessoas em situação de rua”, disse o prefeito.

“Quero agradecer aos apoios valorosos do voluntariado das igrejas, ONGs da sociedade civil e demais entidades que, somadas às famílias como os Casillo, ajudam a tornar a sociedade melhor”, completou Greca.

Na ocasião o prefeito Rafael Greca assinou a renovação do convênio de cooperação entre a Prefeitura de Curitiba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para os cursos das Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional nas unidades Patricia Casillo e Dom Bosco.

A celebração também contou com um almoço feito pela chef Manu Buffara e oferecido para as entidades e convidados presentes.

3

ANOS DE TRABALHO

Desde o primeiro servimento, na véspera do Natal em 23 de dezembro de 2019, até esta terça-feira (21/3), se passaram 1.185 dias de trabalho e solidariedade. Mesmo durante a pandemia da covid-19 o programa não parou.

Já participaram do Mesa Solidária 123 entidades sociais, grupos sociais e de voluntários. Considerando a média de dez voluntários por organização, é possível afirmar que mais de 1.200 pessoas já se voluntariaram junto ao programa que garantiu, em média, mais de mil refeições por dia nos três espaços: o Restaurante Popular da Praça Rui Barbosa (Centro), o Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral (Centro), e o novo ponto na Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, inaugurado em março de 2022.

Uma das primeiras entidades a aderir ao Mesa Solidária foi o Terreiro de Umbanda Vovó Benta. A dirigente geral do terreiro, Lilian Maria Dallastra, foi uma das homenageadas pela prefeitura representando todas as mais de 70 entidades. “Desde o início entendemos o projeto da prefeitura que oferecia a organização e, o mais importante, locais limpos e com condições dignas para consumir o alimento. Somos muito gratos pelo apoio que recebemos do Mesa Solidária para que possamos ajudar as pessoas que mais precisam”, disse Lilian Dallastra.

O programa da Prefeitura é uma ação con-

junta de órgãos da administração, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com mais de 70 entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua) que adquirem, preparam e servem os alimentos.

CRESCIMENTO

Com a pandemia, o Mesa Solidária foi ampliado, com novas adesões de entidades, aber-

tura de mais pontos de atendimento e apoio de feirantes, permissionários dos Sacolões da Família e comerciantes dos Mercados Públicos da capital, que passaram a doar as chamadas "xepas" de hortaliças e frutas (alimentos sem valor comercial). Além disso, toda a produção de verduras da Fazenda Urbana da Prefeitura vai para o preparo de pratos do Mesa Solidária.

Em relação ao preparo do alimento, o programa conta ainda com 1 Cozinha Comunitária, na Praça Plínio Tourinho, bem como com as cozi-

nhas das unidades Dom Bosco e Patricia Casillo.

ESCOLAS DE SEGURANÇA ALIMENTAR

O sucesso do Mesa Solidária possibilitou ampliar o foco do programa para formar as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de aprender uma profissão por meio de Escolas de Segurança Alimentar e Nutricional.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, salientou a importância das Escolas de Segurança Alimentar dentro do conceito do Mesa Solidária. “Com estas escolas, o Mesa Solidária foi ressignificado para não apenas preparar e servir, bem como também educar e emancipar parte da população que nunca teve oportunidade de aprender um ofício”, afirmou Gusi.

Inauguradas em março do ano passado, as unidades Dom Bosco, no bairro do Campo de Santana, e Patricia Casillo, no Jardim Botânico, formaram até hoje 27 turmas, num total de 354 alunos.

Para 2023, uma grande parceria entre a Prefeitura junto ao Senac, Senai e a empresa Moinhos Anaconda pretende oferecer 1.272 vagas em cursos na área

da Gastronomia. Serão mais de 100 turmas durante o ano nas duas unidades. Além disso, estão previstas a implantação de mais três unidades: Escola de Segurança Alimentar Vila Agricola, Fazenda Urbana da CIC e Casa Culpi. PRESENÇAS

Participaram do evento o diretor de Direitos Humanos do Governo Federal, Leonardo Pinho; o doutor João Casillo; o controlador geral do município, Daniel Conde Falcão; os vereadores Tico Kuzma, Sargento Tânia Guerreiro, Marcelo Fachinello, Mauro Bobato, Marcio Barros, Ozias Moraes, João das 5 Irmãos, Mauro Inácio e Oscalino do Povo; a secretária de Comunicação Social, Cinthia Genghini; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; a presidente da Fundação Cultural, Ana Castro; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Leverci Silveira Filho; o diretor Regional Senac Paraná, Sidnei Lopes de Oliveira; o diretor Regional do Sesc Paraná, Emerson Sextos; o gerente de Atendimento Empresarial do Sebrae/PR, Joailson Agostinho; e o assessor especial de Articulações Políticas, Lucas Navarro.

A SEMANA 03 24 de março de 2023 DESTAQUE
Prefeito Rafael Greca celebra a marca de 1 milhão de refeições gratuitas servidas pelo programa Mesa Solidária, em evento na Escola de Segurança Alimentar Patrícia Casillo. Foto: Pedro Ribas/SMCS

RECEITA DA DANI

Bolinho de carne moída

Ingredientes:

- 1/2 kg de carne moída - 3 colheres (sopa) de farinha de trigo - 1 cebola - 3 dentes de alho - 1 ovo - temperos a gosto Modo de preparo: coloque a carne moída em temperatura ambiente dentro de um recipiente e acrescente o alho, a cebola e os temperos escolhidos. Nós usamos sal, pimenta caiena, cominho e cheiro-verde, mas você pode usar o que preferir. Misture tudo muito bem até que os

temperos tenham ficado bem incorporados. Em seguida, acrescente o ovo e misture novamente. Por último, acrescente a farinha de trigo e misture tudo até obter uma massa lisa e homogênea que desgruda das mãos. Modele a carne moída fazendo pequenas bolinhas, dispondo-as em uma assadeira. Quando todos os bolinhos estiverem prontos, é hora de cozinhar.Para cozinhar, você pode escolher o método que preferir: Na air fryer, coloque para assar a 200º C por 10 minutos e verifique se está douradinho; caso não, deixe mais 3 minutos. No forno, asse a 200º C por 30 minutos ou até dourar. Viu como é fácil?

AGENDA CULTURAL

Grupo Lanteri apresenta Paixão de Cristo este ano em Curitiba, em espaço próprio

A tradicional encenação da Paixão de Cristo pelo Grupo Lanteri este ano voltará a ser apresentada em Curitiba. O Grupo que vinha encenando o espetáculo em Araucária nos últimos cinco anos, retorna ao seu local de origem (Curitiba) em espaço próprio, Espaço Lanteri, no bairro Orleans. Trata-se de uma área de 15.000 m2 entre a Rodovia do Café e a Rua Amadeu Piotto, doada em comodato pela Arquidiocese de Curitiba. A 45 ª apresentação do grupo que será na Sexta Feira Santa, dia 07 de abril (às 19h), irá inaugurar o novo espaço.

A ideia do grupo é construir futuramente no local uma cidade cenográfica para a apresentação da Paixão e de outros espetáculos.

“Uma cidade cenográfica irá permitir a criação de um ambiente teatral mais convincente e realista, vai transportar o

público para uma outra época e lugar, criando uma experiência ainda mais imersiva, envolvente e emocionante”, conta o diretor artístico Aparecido Massi.

“Este novo espaço cultural que a cidade ganha também irá permitir o desenvolvimento de outras atividades socioculturais para as comunidades do entorno”, comemora Júlio Rosário, um dos fundadores do grupo.

CONVOCAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS

Os ensaios da encenação serão retomados neste fim de semana, a

partir de sábado, 25 de março, e novos voluntários já estão sendo convocados. Qualquer pessoa interessada pode participar, não precisa se inscrever, basta comparecer no local nos dias de ensaio:

Aos sábados (25/03 e 01/04), às 19h - Local: CEEP- Curitiba (Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba) / Rua Frederico Maurer, 3015 - Boqueirão. Aos domingos (26/03 e 02/04), às 14h30 - Local: Espaço Lanteri / Rua Amadeu Piotto, 590 - Orleans

A SEMANA 04 24 de março de 2023
DIVERSÃO

Movimento! É o que nos mantém vivos com independência ou sem auxílios diretos ou indiretos de terceiros ou acessórios!

Afinal, comer, respirar, deslocar, trabalhar, relacionar, brincar, exercitar, tudo depende de ações musculares que definem o tipo, a natureza e a intensidade do movimento desejado. Ações corporais naturais e necessárias no dia a dia como caminhar, correr, agachar, levantar, abaixar, puxar, empurrar, segurar, agarrar, elevar, pular, saltar, arremessar, transportar, só são possíveis com as ações musculares suficientemente adequadas na sua capacidade de produzir força, velocidade e consequentemente potência (potência é o produto da força pela velocidade). Além disso, os músculos têm como função a sustentação, a estabilização corporal, regular os volumes dos órgãos, na respiração, na produção de calor e ainda auxiliam a movimentar substâncias sólidas (sistema digestório) e líquidas no corpo como o sangue, a linfa (líquido que circula pelo sistema linfático) e a urina. E muito importante: Músculos fortes, ossos fortes!

Com o passar dos anos nosso corpo acaba naturalmente, pela senescência (processo natural de envelhecimento), a perder força (dinapenia), velocidade e potência, pelo envelhecimento de todo o nosso sistema neuronal (relativo aos neurônios) e sua capacidade de conduzir os estímulos nervosos (impulsos elétricos) numa velocidade e frequência adequada e, consequentemente, exigindo menor poder de contração muscular, ocasionando uma diminuição da massa muscular (sarcopenia) que prejudica sobremaneira a saúde e qualidade de vida. Desta forma, menores os estímulos neurais encaminhados para o músculo, menos capacidade de realizar trabalho (movimento). E quanto menos movimentos reali-

Você está perdendo a sua força muscular?

zamos, adaptamos o músculo somente para a execução suficientemente necessária para esse estímulo. E desta maneira perdemos massa muscular. Nosso organismo sempre trabalha metabolicamente e fisiologicamente no modo econômico. E isso se torna um ciclo vicioso. E não queremos que isso aconteça, não é mesmo? Menos músculos e menor capacidade na produção de força, velocidade e potência, menores as ações e gestos motores vigorosos em movimentos fundamentais para a manutenção e segurança de uma vida plena e independente.

É sabido que, em geral, após a quinta década de vida, perdemos entre 1% e 2% da massa muscular por ano, mas nem sempre a velhice é a causadora direta da sarcopenia/dinapenia, fatores importantes associados aos seus aparecimentos podem acelerar o fenômeno. Como todo processo relacionado ao envelhecimento, a perda de massa muscular tem sua gênese genética e nas alterações fisiológicas, metabólicas e neuronais que ocorrem naturalmente ao longo dos anos. Mas envelhecer não significa ter que perder saúde e qualidade de vida! É possível ter uma vida mais longa e saudável! Nossos hábitos e estilo de vida interferem positivamente ou negativamente (acelerando ou retardando) aquelas alterações. E fatores como má alimentação, inatividade corporal, sono irregular, estresse elevado, tabagismo e ál-

cool tem relevância nesse processo deletério. Doenças crônicas, hospitalizações, acidentes, cirurgias e imobilizações também podem ocasionar o problema de forma aguda (pontual e em qualquer época) ou acelerar o processo de forma crônica (“permanente”) já em idade maios avançada. E quanto menos músculo o indivíduo possui, menores são sua força e funcionalidade, o que contribui em dificuldade para caminhar, um maior risco para desequilíbrios, tropeços, quedas, fraturas e hospitalizações recorrentes. Podendo até limitar atividades

essenciais do dia a dia como fazer compras, arrumar a casa e, num extremo, de tomar banho, fazer as necessidades de urinar e defecar ou simplesmente de se levantar da cama, cadeira ou sofá. À medida que a massa muscular atrofia e o indivíduo passa a ter maior risco de quedas, a necessidade de andar com o apoio de alguém, de uma bengala ou de cadeira de rodas, passa a ser fundamental para a segurança. E invariavelmente mudanças na composição, estética e funcionalidade mobiliária da residência se farão necessárias. Isso tudo pode ser

destrutivo para a autoestima e confiança do indivíduo que, ainda, terá de conviver com dores recorrentes pelo corpo, provocadas não só pelo desgaste dos ossos e articulações, mas também pela falta de músculos que auxiliam na estabilização das articulações do corpo.

A queda dos níveis de testosterona é outro importante fator que impacta na síntese de proteína, fundamental para a formação dos músculos (desenvolverei um artigo específico sobre esse assunto).

Mais cedo ou mais tarde, chegando a viver mais, essa condição será inevitá-

vel e irá atingir todos nós em algum momento, em maior ou menor grau, porém a prática regular de exercícios físicos moderados a vigorosos, orientados e específicos, pode evitar que a perda de força e massa magra seja rápida, drástica e prejudicial. E esse é o principal fator para combater com eficácia a dinapenia/sarcopenia. Movimento é vida! Pratique essa ideia! Converse com o seu Professor de Educação Física! Também é muito importante manter o acompanhamento com o clínico geral ou geriatra, para que exames de rotina e check ups sejam feitos para identificar e tratar possíveis doenças que podem piorar a perda de massa magra, como diabetes, hipotireoidismo, doenças do estômago, intestino e relacionadas à imunidade, por exemplo. AFINAL... A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE!

FAÇA A COISA CERTA! Contatos https://www.instagram. com/sergioqualifis https://www.facebook. com/QualiFisPersonal/ Quer fazer parte do meu grupo “Atitudes Saudáveis”?

Entre em contato: https://chat.whatsapp. com/I9l4bgsiOOK3mSp4Rfb2Fb

A SEMANA 05 24 de março de 2023 SAUDE
Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Seis das 20 cidades com melhor saneamento básico do Brasil são do Paraná

O Instituto Trata Brasil divulgou o novo Ranking do Saneamento do Brasil na última segunda-feira (20) e seis das 20 cidades com os melhores indicadores são do Paraná. Em sua 15ª edição, o levantamento mostra que São José dos Pinhais, Cascavel, Ponta Grossa, Maringá, Curitiba e Londrina, todas atendidas pela Sanepar, estão entre os municípios com melhor saneamento do País. No relatório, não há nenhuma cidade paranaense entre aquelas com os piores indicadores para o segmento.

Entre os 20 melhores municípios no quesito saneamento, o Paraná só é superado pelo estado de São Paulo, que conta com oito cidades entre as 20 melhores do Brasil. Também figuram no topo do ranking uma cidade em cada um dos seguintes estados: Minas Gerais, Bahia, Paraíba, Tocantins e Goiás, além da capital federal, Brasília. Nos 345 municípios atendidos pela Sanepar a cobertura do sistema de

abastecimento de água é de 100% no perímetro urbano, superando a média nacional de 84%, o que atende plenamente a meta do marco legal do saneamento. Na rede coletora de esgoto, a companhia realizou quase 66 mil novas ligações no ano passado, com um índice de 78,9% de atendimento, o que aproxima o Paraná da meta de 90% até 2033 estabelecida no novo marco. Do esgoto coletado pela Companhia, 100% é tratado.

Os indicadores de saneamento do Paraná refletem o impacto dos investimentos da Sanepar nos municípios paranaenses na

busca da universalização dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto. Em 2022, o volume de recursos destinados a obras de água e esgoto superou R$ 1,7 bilhão, valor 32% maior do que em 2021, quando foram investidos R$ 1,32 bilhão.

A maior parte dos investimentos no último ano foram, inclusive, em esgotamento sanitário, com R$ 918 milhões, um aumento de 53% em relação a 2021 (R$ 596,4 milhões). Em abastecimento de água os recursos somaram R$ 688 milhões, o que aproximam a Companhia de Saneamento do Pa-

raná das metas determinadas pelo novo marco legal de saneamento.

Nos próximos cinco anos, a Sanepar prevê mais R$ 10,7 bilhões em seu Plano Plurianual de Investimentos, dos quais R$ 2 bilhões deverão ser aplicados em 2023.

Segundo o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, o aumento gradativo dos investimentos visa manter a ampliação dos serviços à população. “O saneamento tem importante peso na saúde da população e o papel da Sanepar é contribuir com a melhoria da qualidade de vida das cidades, ampliando o atendimento com os sistemas de água e esgoto”, afirmou Stabile.

RELATÓRIO

Desde 2009, o Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros. O relatório faz a análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do ano de 2021, publicado pelo Ministério das Cidades.

Paraná lidera produção e exportação nacional de carne de peixe

Os últimos dados disponíveis no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Paraná lidera com ampla margem a produção nacional de carne de peixe. As informações mais recentes demonstram que o setor de piscicultura paranaense atingiu 144,9 mil toneladas em 2021, o equivalente a 25,9% da produção nacional, que totalizou 559 mil toneladas. É o único estado com três dígitos nesse volume. Em sequência estão São Paulo, Rondônia e Santa Catarina.

Assembleia anuncia repasse de R$ 200 milhões para pavimentar todos munícipios com até sete mil habitantes

A Assembleia Legislativa do Paraná vai contribuir com o principal programa de pavimentação do estado. O presidente Ademar Traiano (PSD) anunciou, na última quartafeira (22), o repasse de R$ 200 milhões a serem destinados especialmente para pavimentar vias em municípios com até sete mil habitantes. O montante é viabilizado através da devolução de recursos economizados pela Assembleia Legislativa em sua execução orçamentária.

“Nós vamos contribuir com R$ 200 milhões com o projeto do governo, um programa importante, que tem o objetivo de asfaltar todas as cidades com até sete mil habitantes”, explicou o presidente da Casa. Além da pavimentação asfáltica, as obras incluirão a construção de calçadas com acessibilidade para pessoas com algum tipo de deficiência física, além de iluminação em led e sistema de drenagem.

“Há muito tempo a Assembleia é parceira do Poder Executivo e nos últimos quatro anos devolveu mais de R$ 1,2 bilhão de sua economia para o governo. Os 54 deputados estudais se reuniram e decidiram que vamos destinar a economia deste ano para realizar o sonho de muitos municípios que há anos esperam a pavimentação de áreas importantes”, declarou o primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi. “Independentemente da região, de partido político, todos serão atendidos”, acrescentou.

Desde o início da série histórica do IBGE, em 2013, a produção estadual passou de 51,1 mil toneladas para as atuais 144,9 mil toneladas. Em apenas nove anos, portanto, o segmento cresceu 183,2% no Paraná, ante um aumento de 42,4% da produção geral do Brasil no mesmo período (de 392,5 mil toneladas para 559 mil toneladas).

O forte ritmo de crescimento da produção de peixes no Paraná está diretamente relacionado à criação de tilápia, que correspondeu a 96% de toda a

oferta estadual em 2021, com 139,2 mil toneladas produzidas. O montante equivale a 38,5% de toda a carne da espécie de peixe do País no ano, que foi de 361,3 mil toneladas. Apenas com essa espécie o salto foi de 211% (era de 44.748 toneladas em 2013)

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado, o resultado é reflexo dos grandes investimentos realizados nos últimos anos, em especial pelas

cooperativas paranaenses.

De acordo com o Anuário PeixeBR , publicação de referência do setor, que trabalha com outros dados e metodologia, o Paraná manteve o protagonismo também em 2022, com a produção de 194 mil toneladas, à frente de São Paulo, Minas Gerais, Rondônia e Santa Catarina. O Brasil alcançou 860 mil toneladas nesse indicador. De 2021 para 2022 a evolução na Região Sul foi de 2,4%. No mundo, foram produzidas 6,5 milhões de toneladas do pescado no ano passado.

A meta do governo é pavimentar 100% da área urbana dos municípios com menos de 20 mil habitantes até 2025. O investimento estimado para o projeto é de R$ 3 bilhões. Ao todo, 308 municípios serão beneficiados diretamente.

“O programa Paraná 5.0 enquadrava municípios com até cinco mil habitantes e conseguimos entender para municípios de até sete mil habitantes. Estamos também tentando atender todas as prefeitas mulheres. Nós aqui, enquanto Mesa Executiva da Assembleia, estamos apoiando este projeto do Governador que com certeza vai trazer muitos benefícios, modernidade, tecnologia e qualidade de vida para os paranaenses”, reforçou a segunda secretária, deputada Maria Victoria (PP).

O projeto deve começar já nos próximos meses e os recursos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas serão liberados diretamente aos municípios mediante convênio, sem contrapartida, a fundo perdido, ou através do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), operacionalizado em parceria com a Paranacidade e a Fomento Paraná.

24 de março de 2023 06 A SEMANA
Foto: Sanepar
PARANÁ
São José dos Pinhais, Cascavel, Ponta Grossa, Maringá, Curitiba e Londrina, se destacam no ranking do Instituto Trata Brasil. Presidente Ademar Traiano (PSD). Foto: Orlando Kissner/Alep

Greca apresenta Pirâmide Solar do Caximba e defende justiça climática na abertura do Smart City em Curitiba

Na cerimônia de abertura da Smart City Expo Curitiba 2023, na manhã da última quarta-feira (23/3), no Centro de Eventos Positivo, o prefeito Rafael Greca defendeu a justiça climática, com o avanço dos investimentos das smart cities (cidades inteligentes) em fontes de energias renováveis para que o uso de novas tecnologias promova a transformação social.

Como exemplo, apresentou aos participantes do evento a Pirâmide Solar do Caximba, primeira usina fotovoltaica da América Latina construída sobre um antigo aterro sanitário e que será entregue no dia 29 de março, dia do aniversário dos 330 anos de Curitiba.

“Tudo coincide com os 330 anos de Curitiba, que tem um nome providencialmente escolhido: Nossa Senhora das Luz dos Pinhais de Curitiba. Uma cidade que tem luz e que tem muito pinhão, muita semente. Portanto, somos uma cidade para semear. Queremos semear o avanço no uso da energia solar, com justiça climática. Nossa busca é mostrar que é possível superar a condição de adversidade com a poluição e com o aquecimento global”, destacou o Greca.

Greca ressaltou que a Pirâmide Solar do Caximba é uma tentativa de uma única cidade mostrar que é possível fazer energia sustentável e que Curitiba está indo além: é uma cidade verde e cada vez mais voltada ao uso de energias renováveis, com ônibus e veículos elétricos, com placas para captação da energia solar em todos os terminais de transporte, assim como já foi feito na sede da Prefeitura, o Palácio 29 de março, e no Jardim Botânico.

Com o tema “Cidades que conectam pessoas e tecnologias” Smart City Ex-

po Curitiba 2023 reúne, durante três dias (22 a 24/3) especialistas em cidades inteligentes, prefeito e outros representantes de 400 cidades diferentes, representantes da esfera privada, terceiro setor e público em geral. Durante os três dias, Curitiba vai apresentar suas inovações para a melhoria da qualidade de vida na cidade.

ROTA DAS SMART CITIES

Também durante a cerimônia de abertura do Smart City Curitiba Expo 2023, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, lembrou que o estado foi considerado pela OCDE um exemplo de sustentabilidade para o mundo e que tem investido para transformar os municípios em smart cities, seguindo o caminho da capital do estado, Curitiba. Este ano, as três cidades da América Latina eleitas no ranking de comunidades mais inteligentes do mundo são do Paraná: Curitiba, Assaí e Ponta Grossa.

“Estamos em um mês muito especial, aniversário da nossa capital e cidade inteligente. Além disso, trazendo para o estado os eventos de grande porte, como este Smart City e grandes shows, confirmando que Curitiba e o Paraná estão na rota dos grandes eventos do planeta”, disse o governador.

ragem. Aqui, no Smart City, temos muitos exemplos de coragem para construir as cidades inteligentes, como o prefeito Rafael Greca e o governador Ratinho Júnior. A tarefa de cada um que está aqui é sair melhor para construir cidades melhores em cada canto do país”, disse o CEO do iCites, Beto Marcelino, responsável pela organização do evento.

Confira as atrações deste final de semana na programação do aniversário de Curitiba

Pelo quarto ano consecutivo, Curitiba se torna o centro dos debates internacionais sobre soluções inovadoras para as cidades inteligentes no mês do seu aniversário. O Smart City Expo Curitiba 2023 é a grande atração da programação semanal em comemoração aos 330 anos da capital.

Já o CEO da Fira Barcelona, Ricardo Zapatero, reforçou que a capital paranaense está na rota das principais smart cities mundiais, ao lembrar que a edição brasileira do Smart City Expo, realizada em Curitiba, abre o calendário de encontros mundiais, com discussões que vão reverberar ao longo de 2023 por todo o planeta, passando por México, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Catar, China e Espanha.

“Curitiba, Nova York, Doha e Barcelona. Esse é o nível das cidades que trabalham para o projeto das cidades inteligentes. Aqui, teremos um grande evento, com 140 palestrantes, de 45 países, milhares de visitantes e representantes de 400 cidades reunidos para trabalhar soluções para as cidades.”, disse Zapatero. A Fira Barcelona é responsável por chancelar o Smart City na capital paranaense.

TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CORAGEM

Em sua quarta edição em Curitiba, o evento deste ano tem o tema “Cidades que conectam pessoas e tecnologias” e o Smart City Expo Curitiba 2023 tem a expectativa de receber 15 mil pessoas.

“Além de tecnologia e inovação para construir cidades confortáveis seguras e agradáveis, é preciso co-

O Smart City conta com área do congresso, com palestrantes de especialistas em cidades inteligentes; a área de exposições de propostas inovadoras nacionais e internacionais; a Smart Plaza Vale do Pinhão, com uma intensa programação com os atores do ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, e com as iniciativas inovadoras da Prefeitura de Curitiba; e a Arena Metaverso, com a imersão em realidade virtual, que oferece a experiência de um voo de balão sobre o Bairro Novo do Caximba.

O SMART CITY EXPO

CURITIBA 2023

O Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países.

Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba tem chancela internacional da Fira Barcelona; apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap); e patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/ Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Nos dias 22, 23 e 24 de março, especialistas em smartcities, representantes governamentais, empresas e startups, profissionais e interessados no tema do mundo todo vão falar sobre “Cidades que conectam pessoas e tecnologias”. São esperadas cerca de 15 mil pessoas no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui.

A entrada é gratuita para a área de exposição, onde estarão a Arena Metaverso, a Smart Plaza Vale do Pinhão e 65 expositores.

AMIGO BICHO

No fim de semana, dois eventos no sábado (25/3) marcam as comemorações dos 330 anos de Curitiba. No Parque Barigui acontece a primeira edição do ano do evento de adoção Amigo Bicho, da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

DOS 330 ANOS DE CURITIBA

Roda-gigante da Santos Andrade, carrossel do Passeio Público e carrossel do Parque Tanguá – De terça a sexta-feira, das 12h às 20h; sábados e domingos, das 9h às 20h

Sexta-feira (24/3)

- 9h às 19h – Smart City Expo Curitiba 2023 – Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui)

- 17h - Entrega do prêmio Vamos Pintar Curitiba - Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

- 19h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Passeio Público

- 20h - Aniversário de 20 anos da Casa Hoffmann

– 5 Danças - Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem)

Sábado (25/3)

- Das 7h30 às 18h30 - 15ª Conferência Municipal de Saúde – Teatro UP Experience - Universidade Positivo (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300)

- 11h – Evento em comemoração aos 330 anos de Curitiba e da Câmara Municipal – Praça Eufrásio Correia

- 10h às 16h - Evento Amigo Bicho especial de aniversário da cidade - adoção de animais resgatados – Estacionamento em frente ao Salão de Atos do Parque Barigui

- 19h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Passeio Público

- 20h - Aniversário de 20 anos da Casa Hoffmann

– 5 Danças - Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem)

Atividades esportivas e de lazer, em toda a cidade, promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude

Domingo (26/3)

- 12h – Auto da Fundação de Curitiba – Memorial de Curitiba (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

- 19h30 – Auto da Fundação de Curitiba – Passeio Público

- 20h - Aniversário de 20 anos da Casa Hoffmann

– Portas Abertas: Pontes Móveis #8anos - Casa Hoffmann (Rua Claudino dos Santos, 58 - Largo da Ordem)

Atividades esportivas e de lazer, em toda a cidade, promovidas pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude

A SEMANA 07 24 de março de 2023 CURITIBA
Foto: José Fernando Ogura/SMCS. Prefeito Rafael Greca, acompanhado do Governador Ratinho Junior, do CEO da Fira Barcelona International, Ricardo Zapatero e do Sócio Fundador da Icities, Roiberto Marcelino, realizam a abertura da Smartcity Curitiba.

Prefeitura de Fazenda Rio Grande inicia mutirão de limpeza nos bairros

Dos primeiros desafios ao exemplo, Pinhais completa 31 anos de emancipação

Desde o ano passado, já foram realizados mais de 10 quilômetros de desassoreamento, além de roçadas e limpezas de terrenos.

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande apresentou na última quarta-feira (22), uma força-tarefa com várias equipes para realizar limpezas, roçadas, além de veículos, caminhões e tratores. O grupo iniciou os trabalhos pelos bairros Iguaçu e Eucaliptos e deve estender as ações por todos os bairros nos próximos dias. Também devem ser plantadas duas mil mudas de árvores.

Na opinião do prefeito Marco Marcondes, que participou do evento, “o trabalho de cada um é muito importante e as pessoas irão vibrar com os resultados”, avaliou.

O motorista e encarregado de equipe Antônio Beserra da Silva, 52 anos, disse estar orgulhoso de integrar a equipe. “Queremos deixar nossa cidade mais bonita, limpa e para isso contamos também com a colaboração de todos na preservação”, disse.

Para a execução desse trabalho, a Secretaria de Meio Ambiente, que irá coordenar os serviços, vai ter o reforço de caminhões para coleta seletiva, limpeza de terrenos e coletas de lixos domiciliares e orgânicos; caçambas e retroescavadeiras.

Desde o ano passado, já foram realizados mais de 10 quilômetros de desassoreamento, além de roçadas e limpezas de terrenos.

EDITAIS E PUBLICAÇÕES

SÚMULA DE CONCESSÃO DE LICENÇA PRÉVIA

A empresa TS PHARMA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS FARMOQUÍMICOS LTDA., CNPJ:

39.951.356/0001-46, Torna público que recebeu do IAT – Instituto Água e Terra, Licença Prévia nº 291909, válida até: 16/03/2025 para Fabricação de Produtos Farmoquímicos, situado na Rua João Goulart, 226, Jardim Amélia, Pinhais-PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO LICENÇA DE OPERAÇÃO

A empresa TS PHARMA FABRICAÇÃO DE PRODUTOS FARMOQUÍMICOS LTDA., CNPJ:

39.951.356/0001-46, Torna público que irá requerer ao IAT – Instituto Água e Terra, Licença de Operação. Para Fabricação de Produtos Farmoquímicos, situado na Rua João Goulart, 226, Jardim Amélia, Pinhais-PR.

“Pra gente pegar o ônibus tinha que colocar uma sacola no pé, senão a gente ia pro serviço tudo cheio de barro. Quando chovia, virava uma lama. Já teve muito problema de alagamento. Não tinha colégio, não tinha posto de saúde, não tinha nada. Se eu tivesse condições, naquele tempo, de viver em outro lugar, eu viveria. Agora mudou, é uma cidade. Hoje, se depender de mim, não saio daqui, não. Só quando morrer mesmo”, sorri Nadir Teixeira da Silva. Uma das primeiras moradoras da antiga Vila Amélia, hoje Jardim Amélia, de onde viu e viveu a transformação não só do bairro, mas de Pinhais -- o município que faz no último dia 20 de março de 2023, comemorou 31 anos de emancipação.

Aos 63 anos, Dona Nadir lembra das dificuldades que passou nos primeiros anos de residência por aqui, entre o final de 1978 e durante a década de 1980. “Dava pra contar as casinhas que tinham aqui. Foi sofrido. Pra chegar até o ônibus, que parava lá embaixo onde é o Carrefour, era pelos 'triozinho’ [trajetos de terra]. Não tinha esgoto, não tinha nada, a única coisa que tinha era a escola municipal [Chafic Smaka]. Em 86, quando nasceu a minha filha, eu descia com ela no colo e minha mãe com meu sobrinho no colo para ir lá na Maria Antonieta consultar as crianças no médico”.

Com a emancipação, em 1992, Pinhais começou a mudar. Ao longo dos anos, e cada vez mais, a estrutura avança e se mantém. Onde não havia posto de saúde, Unidades de Saúde da Família foram construídas, como a da Vila Amélia, referência para Dona Nadir e que ajuda o município a ter a 2ª melhor Saúde Básica do Paraná. “Eu sou usuária do SUS, depois

que fizeram o posto, não tenho do que reclamar. Eu tomo remédio pra diabetes e pressão alta, pego tudo no posto, consulto aqui, e agora mesmo fui encaminhada pro especialista de coluna e, nossa, não tenho do que reclamar”, reforça.

Onde faltava educação, hoje são mais de 40 unidades educacionais, entre escolas e cmeis, presentes em todas as áreas da cidade, incluindo o Cmei Preparando o Futuro e a Escola Municipal Chafic Smaka - por onde sobrinhos e netos de Nadir frequentam ou frequentaram até chegar ao ensino superior.

Vinda do interior do Paraná, a família de lavradores, segundo ela, não podia estudar, tinha que trabalhar. Hoje, a geração atual acessa o ensino superior, todos vindo de escola pública. Uma amostra do que representa a educação municipal de Pinhais, que mantém a liderança no Ideb na região metropolitana. Quando chegou, Nadir tinha estudado até a 4ª série e aqui concluiu o ensino médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Onde não havia esgoto, hoje o saneamento básico chega a quase 100% do território municipal. Assim como o asfalto, que antes era raro e, atualmente, quase cobre por completo todas as vias da cidade, com revisão sistemática da drenagem e calçadas em concreto ecológicogarantindo uma maior absorção de água das

a Deus nunca aconteceu nada de ruim. As pessoas vêm passear aqui, na casa da gente - somos em quatro casas aqui no terreno - e gostam de ficar. É um lugar abençoado”, define Nadir.

chuvas. Este cuidado permanente, reforçado com a limpeza dos rios e áreas verdes, fizeram com que Pinhais conquistasse o 2º lugar do Brasil em Sustentabilidade no Prêmio Band Cidades Excelentes.

Onde não havia trabalho, hoje são mais de 16 mil empresas instaladas em Pinhais. A cidade está em primeiro lugar no ranking de municípios mais ágeis na primeira etapa para abertura de empresas no país. A procura pela cidade para investir e trabalhar faz com que ela seja a 2ª maior geradora de empregos da região metropolitana atualmente, mesmo tendo a menor extensão territorial do estado.

As condições materiais fazem com que as prioridades sejam outras. E o que antes era precário, agora está valorizado. “Todo mundo quer morar aqui. Mudou muito”, compara Nadir. Não à toa, Pinhais foi considerada uma das melhores cidades do Brasil pela revista Isto É.

Onde parecia inseguro, hoje existe o monitoramento em cada entrada e saída da cidade. “Hoje eu indicaria Pinhais pra todo mundo, é o melhor lugar pra se viver. É mais tranquilidade, o pessoal é mais amigo.

Tem segurança, tanto que a gente mora aqui todo esse tempo e eu não posso dizer pra vocês que foi tudo na paz, porque não foi, mas em todo esse tempo, a gente conhece quase todo mundo aí da vila, graças

Agora dona de casa, Nadir trabalhou em lavanderias de hospitais até se aposentar, há quatro anos. Foi quando começou a cuidar intensivamente da mãe idosa, Ana Cascimiro, que faleceu em 2021, aos 93 anos. Dona Ana teve uma vida longa, ao lado dos familiares, e assistida pelos programas e serviços sociais a que teve direito e pôde usufruir. “Hoje, a gente tem o sentimento que o poder público sabe quem a gente é. A gente sente isso porque tem um cuidado, sabe. A começar pelo caminhão do lixo, que passa e cumprimenta a gente. Antigamente não tinha nada disso. Sempre precisa melhorar, né, mas pelo o que já foi feito, creio que vai melhorar ainda mais. Está no caminho certo”. ANIVERSÁRIO

Até 1992, Pinhais pertencia à Piraquara e se transformou em um dos mais novos e promissores municípios do Paraná. Aos 31 anos, a cidade é reconhecida como uma das melhores cidades para se investir, tem a 12ª economia do Estado e a 188ª em nível nacional. Segundo o IBGE (2021), possui 134.788 habitantes.

A comemoração do aniversário de Pinhais20 de março - é uma tradição no município, que sempre realiza eventos e ações especiais durante o mês de março. Neste ano, mais de 20 atividades foram promovidas desde o dia 3, e seguem até o dia 2 de abril. A programação completa está disponível no site da Prefeitura. Assim é Pinhais, cidade feita de pessoas que constroem essa história todos os dias. A gente faz, a gente cuida.

A SEMANA 08 24 de março de 2023
RMC
Foto: PMP
Foto: Pedro Ribas/SMCS
Seo Antonio Teixeira Costa e Nadir Teixeira da Silva, irmãos pioneiros de Pinhais.

Avança discussão sobre o pedágio do Paraná

Imposto de Renda: saiba como declarar com as novas mudanças

Aconteceu na última quarta-feira (22) em Brasília, reunião da Comissão Técnica, criada pela Bancada Paranaense, para o acompanhamento do Processo de Concessão das Rodovias do Paraná junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com o diretor-geral Rafael Vitale e técnicos do órgão federal. Participaram os deputados federais Toninho Wandscheer (PP) que coordena a Bancada, Sandro Alex (PSD), Aliel Machado (PV), Sergio Souza (MDB) e o senador Sergio Moro (União Brasil). Também foram convidados para acompanhar a agenda, a convite de Wandscheer, os deputados estaduais Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT).

"Reunião produtiva e positiva com a ANTT e o ministro dos Transportes, Renan Filho. As discussões sobre o pedágio avançam a cada dia. A ANTT anunciou que fará uma consulta jurídica à Advocacia-Geral da União (AGU) a respeito da utilização de caução para garantir a execução das obras nas rodovias. Vamos em busca do menor preço da tarifa, garantia de obras, transparência e o melhor entendimento sobre a modelagem a ser licitada", disse Wandscheer.

BR-277

Na última quarta-feira, a Bancada Paranaense também se reuniu com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em busca de soluções quanto à rodovia BR277, trecho Curitiba-Litoral, que tem proporcionado inúmeros prejuízos aos transportadores e aos municípios litorâneos. Prefeitos do Litoral marcaram presença na reunião. "O ministro sinalizou que já foram empenhados mais de R$ 200 milhões para fazer a manutenção nas estradas do Paraná. Agradeço pelo empenho e dedicação do ministro Renan, que tem dado um tratamento especial ao nosso Estado", comentou o líder da Bancada.

Outro assunto discutido no Ministério dos Transportes, foi o trevo do entroncamento da BR-476 com a BR-153, em Paulo Frontin.

"Somos uma bancada unida e com muita disposição para lutar e trabalhar pelo Paraná. Juntos somos mais fortes!", finalizou Wandscheer.

O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), referente ao ano de 2022, teve início no último dia, 15 de março. A Receita Federal espera que mais de 39 milhões de contribuintes enviem a declaração. Uma das novidades deste ano é a utilização da declaração pré-preenchida já na abertura do período de entrega do documento, disponível via computador, pela solução Meu Imposto de Renda, on-line ou em aplicativo para iOS ou Android.

De acordo com a instituição, a medida visa minimizar erros e oferecer mais comodidade aos contribuintes, já que o sistema da Receita Federal traz automaticamente diversas informações que antes precisavam ser preenchidas uma a uma pelo declarante, que é responsável por confirmar, alterar, incluir ou excluir dados. O uso da declaração pré-preenchida deve alcançar 25% dos contribuintes.

Outra novidade do IR 2023 é que o contribuinte que utilizar a declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituição via Pix, chave CPF – única permitida –, terá prioridade no recebimento do valor devido, após as já previstas em lei – contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos; contribuintes idosos com idade

igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave; e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Quem deve declarar: o contribuinte residente no Brasil que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ R$ 28.559,70 no ano, ou cerca de R$ 2.380 por mês, incluindo salários, aposentadorias, pensões e aluguéis; que recebeu rendimento isento, não tributável ou tributado exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil; e que obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto. Deve ainda declarar o IRPF em 2023 quem tinha, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil.

Como enviar: declarações devem ser entregues até o dia 31 de maio

de 2023 por meio do programa instalado no computador, via internet pelo Portal e-CAC ou mesmo por dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Modalidades: podese elaborar a declaração pelo método completo ou pelo simplificado. "O próprio programa sugere, após o preenchimento dos dados, qual a modalidade mais vantajosa para o contribuinte. É importante citar que só é possível alterar a modalidade dentro do prazo final de entrega. Retificações posteriores a 31 de maio não poderão sofrer alteração da modalidade”, explica Marco Aurélio Pitta, coordenador e professor de programas de MBA nas áreas Tributária, Contábil e de Controladoria da Universidade Positivo (UP).

Prazo: entre 15 de março e 31 de maio de 2023. Declarações entregues após essa data têm

multa mínima de R$165,74 e máxima de 20% sobre o valor do imposto devido.

Restituição: os pagamentos começam em 31 de maio, do primeiro lote, seguindo a ordem de prioridade estabelecida em lei, e vão até 29 de setembro, quando será pago o quinto e último lote.

Como não cair na malha fina: seguir os informes de rendimentos enviados pelos empregadores e bancos, obter todos os recibos e notas fiscais de consultas médicas, além de considerar os gastos com educação conforme as regras da Receita, são alguns tópicos que precisam de atenção por parte dos contribuintes.

A orientação do especialista para não cair em malha fina está relacionada à documentação. “Cuidado no preenchimento do formulário e com a documentação que deve sempre estar em ordem, ser verdadeira, ter vínculo com o prestador de serviços, como gastos com saúde, educação, ou seja, sempre falar a verdade e identificar quem está prestando o serviço. É importante seguir as regras da Receita. Existe um documento público de perguntas e respostas com esclarecimentos. Qualquer dúvida, procure um profissional especializado”, lembra.

Destinação social do IR pode chegar a R$ 9,65 bilhões em 2023

(EBC) O potencial de destinação social do Imposto de Renda (IR) é de R$ 9,65 bilhões em 2023, informou a Receita Federal à Agência Brasil. A destinação do IR é uma forma de incentivar projetos sociais e culturais, em que o contribuinte pode doar parte do seu imposto para fundos especiais - da criança e do adolescente, e da pessoa idosa - atividades audiovisuais, na área de cultura, além de projetos desportivos e paradesportivos.

O valor potencial para este ano corresponde ao total que pode ser destinado, considerando tanto os valores que já foram doados ao longo do ano calendário 2022 e que serão informados na declaração pelo con-

tribuinte, quanto o valor que poderá ser destinado diretamente na Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) de 2023, mediante pagamento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf).

Pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido ou 7%, se incluir projetos esportivos. Se a destinação for feita diretamente na declaração, o limite é de até 3% do imposto para cada fundo - crianças e adolescentes; e idosos. Esses valores são abatidos do imposto de renda devido, ou seja, o contribuinte não paga nada a mais por isso. Nos casos em que o cidadão tem imposto a restituir, o valor será somado à restituição.

Há vários anos, a Receita Federal mantém ativa a Campanha Destinação, para estimular esse tipo de doação. Em entrevista no fim mês passado, para detalhar as regras da declaração do IR, o subsecretário de Arrecadação, Cadastros e Atendimento da Receita, Mario Dehon, destacou a importância desse ato.

“O imposto serve para financiar as políticas públicas de forma geral, mas quando você destina parte do IR você sabe exatamente onde ele vai ser aplicado”, disse. “Isso pode fazer a diferença para determinados fundos”, completou.

Na página da Receita, há o passo a passo sobre como fazer a destinação para pessoas físicas e empresas.

DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO

A destinação diretamente na declaração só pode ser feita aos fundos municipais, estaduais, distrital e nacional da criança e do adolescente e da pessoa idosa. Para isso, no momento da declaração, basta o contribuinte preencher a ficha Doações Diretamente na Declaração e pagar o Darf até o prazo final de entrega da declaração, que neste ano é 31 de maio.

Para deduzir os valores doados, seja na declaração ou durante o ano, a DIRPF deve ser preenchida no regime completo, de deduções legais. Não é possível fazer a destinação de imposto se a declaração for preenchida com regime simplificado.

A SEMANA 09 24 de março de 2023
O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), teve início dia 15 de março. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
BRASIL
Deputado federal Toninho Wandscheer (PP), coordenador da Bancada Paranaense.

Saúde alerta para os cuidados com doenças típicas do outono

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alerta para os cuidados com as doenças típicas da nova estação – o outono, que teve início na última segunda-feira (20). Temperaturas mais baixas e o ar seco podem agravar alguns problemas, especialmente as doenças respiratórias e alergias nessa época do ano.

As chamadas “doenças de outono” acometem, em sua maioria, idosos e crianças, principalmente aqueles que têm baixa imunidade. Gripe (Influenza), resfriado, otite, sinusite e pneumonia são algumas das mais frequentes. Apesar dos diferentes sintomas, alguns cuidados e orientações são comuns a elas, como evitar a automedicação e frequentar ambientes muito fechados e aglomerações.

As Síndromes Gripais (SG), frequentes nessa época, se manifestam pela febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos. A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que é a forma mais severa da doença, atingiu mais de 66 mil paranaenses no ano passado.

De acordo com os dados dos Informes de Vírus Respiratórios, publicados mensalmente pela Sesa em 2022, durante os meses de referência ao outono houve um aumento de 82% dos casos de SRAG hospitalizados. Até 2 de abril havia 17.547 pacientes internados, número que passou de 32 mil na segunda quinzena de junho.

“Para diminuir as complicações dessas doenças virais que afetam o sistema respiratório, temos a oferta das vacinas contra a Influenza e a Covid-19. Ressaltamos a importância da imunização. Apesar das temperaturas ainda estarem mais altas, a tendência é que haja uma mudança”, alertou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

HÁBITOS

Alguns hábitos podem ajudar na proteção e fortalecimento das defesas do corpo, como a alimentação equilibrada, manter os locais arejados, com janelas abertas, e estar com os exames de rotina em dia.

Dentre as ações, duas são essenciais pela efetividade na proteção contra essas doenças: a vacinação e o ato de lavar as mãos com frequência.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma boa higienização das mãos é vital na prevenção de quaisquer infecções adquiridas e na atenção à saúde. O simples ato de lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como gripe, conjuntivite e dor de garganta.

PROTEÇÃO

A vacina contra a gripe oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é do tipo trivalente e protege contra duas cepas do vírus influenza A e uma da influenza B. Ela faz parte da campanha do Ministério da Saúde contra a doença e é destinada para vários grupos prioritários. Já a vacina contra a Covid-19 está disponível nas salas de vacinação de todos os municípios do Paraná.

Outono inicia esta semana com chuvas mais escassas no interior do país

(EBC) O outono de 2023 teve início às 18h25 (horário de Brasília) da última segunda-feira (20). A estação é marcada por temperaturas mais amenas e, neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, especialmente, no semiárido nordestino.“É uma estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central”, explicou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em comunicado.

Acrescentou que, já na parte norte das regiões Nordeste e Norte, o outono ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência da Zona de Convergência Intertropical mais ao sul de sua posição climatológica para o período. Essa zona é a área onde convergem os ventos alísios, que sopram dos trópicos para a região da Linha do Equador e que, por serem muitos úmidos, provocam chuvas nesses arredores.

No outro extremo, o outono também é caracterizado por entradas de massas de ar frio vindas do sul do continente, que provocam a queda das temperaturas do ar, principalmente, na Região Sul e em parte da Região Sudeste.

“Vale destacar ainda que, durante a estação, é possível observar as primeiras formações de fenômenos adversos, como nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e no Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul, e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e até no sul de Goiás”, explicou o Inmet.

O início e o fim das es-

tações estão associados aos fenômenos astronômicos chamados solstícios (verão e inverno) e equinócios (primavera e outono), que são definidos pela posição da Terra em sua órbita em torno do Sol, bem como pela inclinação do eixo de rotação em relação à órbita.

No dia 20 de março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, época em que a duração do dia é aproximadamente igual à duração da noite, o mesmo que acontece no equinócio da primavera.

Com o passar do tempo, os dias vão ficando menores e as noites maiores até o solstício de inverno que será no dia 21 de junho, às 11h58 (hora legal de Brasília), quando, então, se encerra o outono e começa o inverno. Já no solstício de verão o, dia tem o seu maior pico de duração em todo o ano.

LA NINÃ

Segundo o Inmet, o fenômeno La Niña vem perdendo intensidade e as previsões indicam uma transição para a normalidade e posterior formação do El Niño entre o final do outono e início do inverno. O La Ninã tem contribuído para a ocorrência de chuvas mais frequentes nas regiões Norte e Nordeste, bem como a escassez de chuvas na Região Sul do Brasil, em especial no Rio Grande do Sul, durante esse

próximas ou abaixo da média. O Inmet ressalta que, a partir do mês de maio, começa o período seco na parte central do país e as temperaturas deverão ser acima da média em toda região, principalmente no norte de Goiás, onde as temperaturas podem ser superiores a 24ºC.

verão que se encerra.

PREVISÃO POR REGIÃO

A previsão para o outono na Região Norte indica que as chuvas deverão permanecer acima da média climatológica, com volumes que podem ultrapassar 800 milímetros, principalmente em áreas do nordeste do Pará e noroeste do Amazonas devido à persistência de dias chuvosos.

No Nordeste, a previsão para o próximo trimestre indica chuvas acima da média em grande parte da região, sendo que, entre os meses de abril e maio, as chuvas deverão persistir em áreas mais ao norte devido à permanência da Zona de Convergência Intertropical.

Além disso, as águas mais quentes próximas à costa nordestina aumentam as chances de chuvas até o final do outono. No leste da região, normalmente as chuvas superam os 400 milímetros no trimestre com o início do período chuvoso. As temperaturas permanecerão próximas à média, desde a costa do Maranhão até Alagoas, entretanto, no interior do nordeste, a previsão é de temperaturas mais elevadas.

Na Região Centro-Oeste, as chuvas deverão ficar próximas ou acima da média climatológica em Mato Grosso e extremo norte de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas, deverão variar entre

No Sudeste, a previsão indica volumes de chuva abaixo da média nesse outono. Assim como na Região Centro-Oeste, normalmente existe uma redução das chuvas sobre esta região à medida que se aproxima do inverno, dando início ao período seco. A temperatura média do ar deverá prevalecer próxima e ligeiramente acima da climatologia do período, porém, não se descarta a possibilidade da entrada de massas de ar frio que poderão diminuir as temperaturas em alguns dias nas localidades de maior altitude, a partir do mês de maio.

FRENTES FRIAS

Já no Sul do país, o prognóstico indica chuvas abaixo da média em grande parte do Paraná e Santa Catarina, exceto no leste destes estados, onde as chuvas podem ser próximas da média, por causa da passagem de frentes frias.

Meteorologistas destacam a previsão do retorno das chuvas mais frequentes sobre o Rio Grande do Sul, devido ao enfraquecimento do fenômeno La Niña, “que assolou por três anos consecutivos o estado, causando escassez de chuvas”.

A temperatura do ar na Região Sul deverá prevalecer acima da climatologia do período, porém, não está descartada a possibilidade de geadas, principalmente em áreas serranas, à medida que se aproxima do inverno. Na costa da região, as chuvas poderão amenizar as temperaturas.

A SEMANA 10 24 de março de 2023 GERAL
Foto: Agência Brasil Centro-Oeste terá chuvas perto da média em Mato Grosso.

MATÉRIA DA SEMANA

DIA MUNDIAL DA ÁGUA: Cerrado pode perder quase 34% da água até 2050

(EBC) O Cerrado pode perder 33,9% dos fluxos dos rios até 2050, caso o ritmo da exploração agropecuária permaneça com os níveis atuais. Diante da situação, autoridades e especialistas devem dedicar a mesma atenção que reservam à Amazônia, uma vez que um bioma inexiste sem o outro. O alerta para situação é do fundador e diretor executivo do Instituto Cerrados, Yuri Botelho Salmona. Na última terçafeira (22), foi celebrado o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Salmona mensurou o efeito da apropriação da terra para monoculturas e pasto, que resultou em artigo publicado na revista científica internacional Sustainability. A pesquisa contou com o apoio do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).

Ao todo, foram analisadas 81 bacias hidrográficas do Cerrado, no período entre 1985 e 2022. Segundo o levantamento, a diminuição da vazão foi constatada em 88% delas em virtude do avanço da agropecuária.

A pesquisa indica que o cultivo de soja, milho e algodão, assim

como a pecuária, têm influenciado o ciclo hidrológico. O estudo também evidencia que mudanças do uso do solo provocam a redução da água em 56% dos casos. O restante (44%) está associado a mudanças climáticas.

“Quando eu falo de mudança de uso de solo, a gente está, no final

das contas, falando de desmatamento e o que você coloca em cima, depois que você desmata”, disse Saloma, em entrevista à Agência Brasil. Segundo o pesquisador, o oeste da Bahia é um dos locais onde o cenário tem mais se agravado.

Quanto às consequências climáticas, o

pesquisador explica que se acentua a chamada evapotranspiração potencial. Salmona explicou ainda que esse é o estudo com maior amplitude já realizado sobre os rios do Cerrado.

“O que está aumentando é a radiação solar. Está ficando mais quente. Você tem mais incidência, está ficando mais quente e você tem maior evaporação do vapor, da água, e é aí em que a mudança climática está atuando, muito claramente, de forma generalizada, no Cerrado. Em algumas regiões, mais fortes, como o Maranhão, Piauí e o oeste da Bahia, mas é geral”, detalhou.

CHUVAS

Outro fator que tem sofrido alterações é o padrão de chuvas. Conforme enfatizou Salmona, o que se observa não é necessariamente um menor nível pluviométrico.

“A gente viu que lu-

gares onde está chovendo menos não é a regra, é a exceção. O que está acontecendo muito é a diminuição dos períodos de chuva. O mesmo volume de água que antes caía em quatro, cinco meses está caindo em dois, três. Com isso, você tem uma menor capacidade de filtrar essa água para um solo profundo e ele ficar disponível em um período seco”, comentou.

Uma das razões que explica o efeito de reação em cadeia ao se desmatar o cerrado está no fato de que a vegetação do bioma tem raízes que se parecem com buchas de banho, ou seja, capazes de armazenar água. É isso que permite, nos meses de estiagem, que a água retida no solo vaze pelos rios. Segundo o pesquisador, em torno de 80% a 90% da água dos rios do bioma tem como origem a água subterrânea.

Brasil gerou 64 quilos de resíduos plásticos por pessoa em 2022

(EBC) Dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2022 mostram que a geração de resíduos plásticos nas cidades brasileiras foi de 13,7 milhões de toneladas em 2022, ou 64 quilos por pessoa no ano. A publicação, divulgada na última terça-feira (21), é elaborada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).De acordo com a pesquisa, o resíduo plástico é o tipo de poluente mais encontrado nos corpos hídricos do

planeta: corresponde a 48,5% dos materiais que vazam para os ma-

res. “Os dados mais recentes mostram que cerca de 22 milhões de

toneladas de plásticos vazam para o meio ambiente a cada ano em

todo o mundo, e uma parte considerável desses materiais tem os oceanos como destino”, destaca o presidente da Abrelpe e presidente da International Solid Waste Association, Carlos Silva Filho. No Brasil, segundo a Abrelpe, mais de 3 milhões de toneladas de resíduos sólidos vão parar nos rios e mares todos os anos, quantidade suficiente para cobrir mais de 7 mil campos de futebol. “A melhor solução para o problema do lixo no mar reside justamente no aperfeiçoa-

mento dos sistemas e infraestruturas de limpeza urbana nas cidades, que deve ocorrer com programas permanentes de educação ambiental implementados em todas as camadas da população”, diz Silva Filho.

Segundo a Abrelpe, cerca de 80% do total de resíduos encontrados nos mares são oriundos de atividades humanas desenvolvidas no continente, seja no litoral ou em regiões onde correm rios que deságuam em ambientes marinhos.

A SEMANA 11 GERAL 24 de março de 2023
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil Cenário considera impacto do ritmo de exploração agropecuária no bioma.
Foto: ONU
Pesquisa é da Associação de Empresas de Limpeza Pública

PIRÂMIDE SOLAR DO CAXIMBA

Dentro das comemorações do aniversário de 330 anos de Curitiba, a Prefeitura inaugura a Pirâmide Solar do Caximba. A primeira Usina Solar da América Latina construída sobre um aterro sanitário. Uma grande obra que confirma Curitiba como uma cidade inovadora, que vai além para garantir sustentabilidade energética e ambiental.

A SEMANA 12 24 de março de 2023 GERAL Edição 771
330anos.curitiba.pr.gov.br ENERGIA RENOVÁVEL 4,55 MWp CAPACIDADE INSTALADA PAINÉIS FOTOVOLTAICOS DE ECONOMIA NA ENERGIA DA PREFEITURA 8.600 30% POR QUE SER UM ATERRO SANITÁRIO SE PODEMOS IR ALÉM?
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.