Edição 770

Page 1

Dia

Mundial do Sono: campanha alerta para boa respiração pelo nariz e qualidade de sono

A SEMANA

Edição 770 - Região Metropolitana de Curitiba - 17 de março de 2023

Fala Curitiba Móvel vai a 42 endereços e terá consultas à noite e no sábado

Quatro Barras

População de Curitiba recebe 65ª clínica odontológica municipal reformada Página 05

Na próxima semana, os curitibanos terão 42 novos pontos da cidade para participar da consulta pública do Fala Curitiba 2023, programa coordenado pelo Instituto Muncipal de Administração Pública (Imap). Além das equipes das regionais, pela manhã e à tarde, haverá ações do Fala Curitiba Móvel na noite de quinta-feira (23/3), pela Secretaria Municipal da Defesa Social; e no sábado (25/3), na Conferência Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.

Esquadrilha da Fumaça fará apresentação inédita em Pinhais no dia 19 de março

Saiba o que fazer se estiver com IPVA atrasado Página 06

Municipalização da Rodovia Leopoldo Jacomel, em Pinhais, passa na Comissão de Assuntos Metropolitanos da ALEP

MATÉRIA DA SEMANA
Páginas 03
Página 06
Página 08
lança PSS para contratação de profissionais das áreas de saúde e educação Página 04
Página 04

COLUNA BÍBLICA

Achado arqueológico no Iraque revelam evidências dos amorreus bíblicos

A existência do antigo povo amorreu, que foi adversário frequente dos israelitas no Antigo Testamento, tem sido corroborada por duas tábuas encontradas, que são evidências de que os amoritas tinham uma língua própria.

Um artigo de pesquisa intitulado “Two Remarkable Vocabularies” (Dois Vocabulares Notáveis): Os bilíngues amoritas-kkadianos da Revue d’Assyriologie et d’Archeologie Orientale sugerem que não só existia uma língua amorita, mas que possivelmente era usada até a região onde hoje é o Iraque.

Assim, os pesquisadores e autores do estudo, Manfred Krebernik, professor de estudos do antigo Oriente, na Universidade de Jena, na Alemanha, e Andrew R. George, professor emérito de literatura babilônica na Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, disseram que alguns especialistas duvidavam da existência da língua.

“Nosso conhecimento de amorreus era tão lamentável que alguns especialistas duvidavam da existência de tal linguagem. As tabuletas resolvem essa questão mostrando que a linguagem é coerente e previsivelmente articulada, e totalmente distinta do acádio”, disseram.

Desse modo, a Sociedade Bíblica de Arqueologia (BAS) observa que os pesquisadores descrevem as tábuas babilônicas antigas, datado de aproximadamente 1894 a.C., como estando inscrito com vocabulários semelhantes e dividido em duas tabuletas.

Desta forma, de acordo com The Christian Post, as colunas da direita estão inscritas na língua acádia, enquanto que a língua usada nas colunas da esquerda é o que os pesquisadores chamam de “Semítica Noroeste, com alguma mistura de acádio”.

Logo, acredita-se que os artefatos são o que a BAS chama de “objetos não comprovados”, provavelmente retirados ilegalmente do Iraque após a Primeira Guerra do Golfo, há cerca de três décadas. Um estudo das tábuas levou os pesquisadores à conclusão de que a língua é uma variedade de amorreu, semelhante em muitos aspectos ao Ugarítico, Hebraico e Aramaico.

Segundo BAS, enquanto a primeira tábua contém listas de divindades, constelações, artigos alimentares e roupas, também tem uma seção escrita inteiramente em amorita, enquanto a segunda tem frases bilíngues tanto em amorita quanto em akkadian.

Por fim, os pesquisadores dizem que além de oferecer mais informações sobre quando e onde as línguas foram usadas, as tábuas também podem mostrar uma ligação entre a língua amorita e o grupo de línguas canaanitas, que também inclui o hebraico e o moabita.

Fonte: www.gospelprime.com.br/

VERSÍCULO DO DIA

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

(Mateus 11:28-30)

Um Rei amoroso e bom

Em um reino não tão distante, havia um rei que amava seu povo. Este, era fiel para com todos, ele julgava com retidão. No reino ninguém era visto como melhor ou pior, mas cada qual tinha seus talentos específicos e cada talento era valorizado e utilizado em prol do bem de todos.

As pessoas eram felizes neste reino e em nenhum outro lugar havia um rei que se preocupava tanto com o seu povo como este. O povo, tal como o rei, se importava em agir com justiça e em cuidarem uns dos outros, ninguém era esquecido ou deixado de lado, pois todos eram cuidados e amados.

O único requerimento do rei ao seu povo era: fidelidade, ele não queria que seu povo pendesse para outros reinos e muito menos para outros reis, que o seu povo passasse a amar e valorizá-los tanto a ponto de se esquecerem dele, que era tão bom e amável.

Os povos de outras nações eram bem-vindos no reino, poderiam fazer de lá sua nação, mas era necessário que se moldassem ao padrão daquela terra e isto era pensando no bem deles. Lá as pessoas eram realmente felizes, amadas e não tinham falta de nada, pois o rei supria todas as suas necessidades.

Tal qual a história citada, há acessível a nós um reino, onde o rei é amoroso, bom, julga com retidão e tudo que Ele faz é pensando no bem do seu povo. Neste reino podemos encontrar a verdadeira felicidade e cada uma de nossas necessidades são supridas, pois o rei se preocupa com cada detalhe, até mesmo aqueles que pensamos não ter valor. Este rei nos ama tanto que deseja cuidar de nós por completo. Tudo Ele vê e nada foge do seu controle.

Um reino onde podemos depositar nossa confiança no rei, com a certeza de que não seremos abandonados ou esquecidos. Um reino onde podemos ter uma família unida e não existe espaço a ser ocupado pela tristeza, pois o rei nos preenche com seu imenso amor e cuidado. Este rei se chama Jesus e para termos acesso ao que Ele prepara a nós, basta o aceitarmos como Senhor e Salvador, para assim nossas vidas serem curadas, restauradas e transformadas.

CURIOSIDADE

Qual é a utilidade da barata e por que dizem que ela seria resistente a uma explosão nuclear?

Na cadeia alimentar, a barata alimenta-se de alguns insetos e é presa de lagartos e outros insetos. Por provar todo e qualquer alimento antes de ingerir, é muito difícil que ela seja envenenada. Quanto ao fato de sobreviver a ataques nucleares, o americano David George Gordon, autor de um livro que discute o comportamento deste inseto, acredita que isto seja uma grande lenda. De acordo com ele, a barata pode suportar grandes níveis de radiação (da mesma forma que outros animais, como o peixinho dourado de aquário), mas dizer que sobreviveria a um ataque nuclear, na opinião dele, seria exagero.

PREVISÃO DO TEMPO

É baixa a chance de chuva na sexta-feira na maioria das regiões paranaenses. Até se formam algumas nuvens de chuva, mas de forma muito mais localizada do que nos últimos dias. Destaque para uma presença de sol e também para temperaturas mais agradáveis pela manhã no estado, especialmente entre o sul e os Campos Gerais.

SEXTA SÁBADO DOMINGO SEGUNDA

Céu claro

Máx.24ºC

Mín. 17ºC

SEXTA SÁBADO DOMINGO

Nublado Muitas nuvens Céu claro

Máx. 24ºC

Mín. 14ºC Máx. 26ºC Mín. 15ºC

Jornal A Semana Ltda - CNPJ: 08.707.885/0001-75

WhatsApp: (41) 99162-6192 / 3343-3800 - jornal@asemananews.com.br

Distribuição: Curitiba e Região Metropolitana

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Máx. 26ºC

Mín. 17ºC

Facebook: JornalASemanaOficial - Instagram: asemananews - Twitter: @asemananews

www.asemananews.com.br

A SEMANA 02 GERAL E X P E D I E N T E 17 de março de 2023
E X P E D I E N T E

Fala Curitiba Móvel vai a 42 endereços e terá consultas à noite e no sábado

Na próxima semana, os curitibanos terão 42 novos pontos da cidade para participar da consulta pública do Fala Curitiba 2023, programa coordenado pelo Instituto Muncipal de Administração Pública (Imap).

Além das equipes das regionais, pela manhã e à tarde, haverá ações do Fala Curitiba Móvel na noite de quinta-feira (23/3), pela Secretaria Municipal da Defesa Social; e no sábado (25/3), na Conferência Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde.

O formulário também pode ser preenchido pela internet, pelo site fala.curitiba. pr.gov.br. É a terceira semana de consultas, parte da primeira etapa do processo, que prevê a definição de prioridades para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

De abril a julho acontecem as consultas específicas para a Lei Orçamentária

Anual (LOA), onde as prioridades devem ser detalhadas.

A melhor oportunidade de sugerir as melhorias para a comunidade acontecerá nas reuniões presenciais nos bairros - entre 15 de maio e 7 de junho - espaço onde as solicitações individuais ganham força e viram prioridades coletivas.

Na sequência, acontece a compilação de resultados e a votação final - presencial e on-line -, com a eleição de dez prioridades por regional.

BALANÇO

Nas primeiras duas semanas de ação, já foram ouvidas mais de 4,8 mil pessoas, tanto pela internet quanto presencialmente. A participação ativa da população pode ser explicada pela credibilidade do programa, acredita a diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Imap, Adriane Cristina dos Santos.

"Aproximadamente 85% do que foi solicitado pelo programa, desde o seu início, já se tornou realidade em serviços, equipamentos ou ações entregues para a população. O que é eleito entra como detalhamento de ação orçamentária na LOA, é monitorado e priorizado para execução”, diz.

É o que confirma, na ponta, o gestor da Regional Pinheirinho, Claudio Turin. “Muitas ruas da região foram

priorizadas após o último Fala Curitiba, algumas com recordes de solicitações, então agora o pessoal está se organizando e todo mundo preenche para atingir o mesmo objetivo”, exemplifica.

A comerciante Josiane Beber, que chegou ao ponto do Fala Curitiba Móvel da Regional Pinheirinho na quartafeira (15/3), conta que ficou sabendo da programação pela associação comercial do bairro. Ela estava pronta para falar sobre as necessidades como empreendedora aproveitou para pedir melhorias como mãe.

“Para nós, é importante essa abrangência do Fala Curitiba, que nos dá a possibilidade de falar e pedir melhorias em diversas áreas”, comenta Josiane.

Para Elinor Klabunde Junior, que tem comércio na Avenida Winston Churchill, a iniciativa é importante para que as vozes locais sejam ouvidas. “É quem está diariamente por aqui, vivendo ou trabalhando, que sabe das melhorias que a gente precisa”, explica.

Onde encontrar as equipes do Fala Curitiba

SEGUNDA-FEIRA (20/3)

Manhã

REGIONAL SANTA

FELICIDADE: Av. Manoel

Ribas, 8.760 - Butiatuvinha (em frente a Mafrei Materiais de Construção)

REGIONAL PORTÃO:

Rua José Benedito Cottolengo, 91 - Campo Comprido (em frente à Distribuidora do Alemão)

REGIONAL PINHEIRI-

NHO : Unidade de Saúde Vila Feliz (Rua Pedro Gusso, 866 - Novo Mundo)

REGIONAL MATRIZ:

Feira da Praça 19 de Dezembro (Rua Barão do Serro Azul, S/Nº - Centro Cívico)

Tarde

REGIONAL SANTA

FELICIDADE: Av. Manoel Ribas, 8.243 - Butiatuvinha (em frente ao Supermercado Condor)

REGIONAL PORTÃO: Rua Renato Polatti, 1.216 - Campo Comprido

REGIONAL PINHEIRI-

NHO: Rua Pedro Zagonel, 988 - Novo Mundo (Em frente à Lotérica Zagonel)

REGIONAL MATRIZ: Mercado Central (Praça Rui Barbosa - Centro)

TERÇA-FEIRA (21/3)

Manhã

REGIONAL CAJURU: Unidade de Saúde Iracema (R. Prof. Nivaldo Braga, 1.571 - Capão da Imbuia)

REGIONAL CIC: Terminal do Caiuá ( esquina das ruas Raul Pompéia e Ludovico Kaminski - CIC)

REGIONAL BOQUEIRÃO: Esquina das ruas Francisco Derosso e Antônio Rebelatto - Xaxim (em frente à estação-tubo)

REGIONAL BOA VIS-

TA: Avenida Erasto Gaertner, 2.800 - Tingui (em frente à Casa China)

Tarde

REGIONAL CAJURU: Rua Del. Leopoldo Belczak, 1473 - Capão da Imbuia (em frente ao TokSuper Supermercado)

REGIONAL CIC: Esquina das ruas Raul Pompéia e João DembinskiCIC (em frente à Farmácia Morifarma)

REGIONAL BOQUEIRÃO: Esquina das ruas Francisco Derosso e Waldemar Loureiro de Campos - Boqueirão

REGIONAL PINHEIRINHO: Rua Santa Maria, 567

- Novo Mundo (em frente ao Supermercado Dalpar)

REGIONAL MATRIZ:

Praça Santa Filomena (Augusto Stresser, 1.811 - Hugo Lange)

QUINTA-FEIRA (23/3)

Manhã

REGIONAL SANTA

FELICIDADE: Avenida Dr. Eugênio Bertolli, 3.315Lamenha Pequena (em frente ao Supermercado Civis)

REGIONAL CAJURU:

Mercado Regional Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 1.880 - Cajuru)

Araújo, 318 - Centro)

SEXTA-FEIRA (24/3)

Manhã

REGIONAL BOA VIS-

TA: Esquina das avenidas Erasto Gaertner e Nossa Senhora da Luz - Bacacheri (em frente à Papelaria Shael)

REGIONAL BAIRRO

NOVO: Estação-tubo Osternack (esquina das ruas Guaçuí e Eduardo Pinto da Rocha - Sítio Cercado)

REGIONAL PORTÃO: Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo (Rua Francisco Parolin, 930 - Parolin)

REGIONAL BOA VIS-

TA: Esquina da Avenida Erasto Gaertner com a Rua Estados Unidos - Bacacheri (Posto Ipiranga)

QUARTA-FEIRA (22/3)

Manhã

REGIONAL BAIRRO NOVO: Escola Estadual São Sebastião (Rua Nicola Pellanda, 8.125 - Umbará:

REGIONAL PORTÃO: Avenida República Argentina, 900 - Vila Izabel (em frente ao Supermercado Angeloni)

REGIONAL PINHEIRINHO: Rua Dr José Palu, 722 - Novo Mundo (em frente à panificadora Bom Pan)

REGIONAL MATRIZ: Praça Poeta Fernando Pessoa (Rua Guilherme Seeger, 149 - Bom Retiro)

Tarde

REGIONAL BAIRRO

NOVO: Terminal Sítio Cercado (Rua Izaac Ferreira da Cruz - Sítio Cercado)

REGIONAL PORTÃO: R. Prof. Ulisses Vieira, 808 - Vila Izabel

REGIONAL CIC: Escola Municipal Maria do Carmo Martins (Rua João Dembinski, 1.377 - CIC)

REGIONAL BOQUEIRÃO: Praça Alfredo Hauer (Rua Padre Dehon, 702Hauer)

Tarde

REGIONAL SANTA

FELICIDADE: Rua Édson

Campos Matesich, 532/540

- Santa Felicidade (em frente ao Supermercado Alfa)

REGIONAL CAJURU:

R. Prof. Nivaldo Braga, 1.033

- Capão da Imbuia (em frente ao espetinho Junior)

REGIONAL CIC: Armazém da Família Vila Sandra (esquina das ruas João Dembinski e Robert Redzimski - CIC)

REGIONAL BOQUEIRÃO: Unidade de Saúde Vila Hauer (Rua Waldemar Kost, 650 - Hauer)

Noite

SECRETARIA DA DEFESA SOCIAL: Hotel Social (Rua Conselheiro

REGIONAL PINHEIRINHO: Rua Maestro Francisco Antonello, 1.047Fanny (em frente à Panificadora Girassol)

Tarde

REGIONAL BOA VISTA: Avenida Paraná, 3.220 - Boa Vista (em frente ao Supermercado Big)

REGIONAL BAIRRO

NOVO: Esquina das ruas Cidade de Ouro e David Tows - Sítio Cercado (em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida)

REGIONAL PORTÃO: Avenida Mal. Peixoto, 3.226 - Parolin (em frente à Della Via Pneus)

REGIONAL PINHEIRINHO: Rua Maestro Francisco Antonello, 50 - Lindóia (Posto Pelanda)

SÁBADO (25/3)

Manhã

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE: Conferência Municipal de Saúde - Teatro Up ExperienceBloco da Pós-Graduação da Universidade Positivo (R. Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300)

A SEMANA 03 17 de março de 2023 DESTAQUE
Foto: Daniel Castellano SMCS Fala Curitiba móvel na Av Winston Churchill, regional Pinheirinho.

Prefeitura de Quatro Barras lança PSS para contratação de profissionais das áreas de saúde e educação

Pinhais 31 anos:

ExpoEdu irá retratar história e cultura do município em mostra educacional

Na próxima semana, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove a 1ª ExpoEdu Pinhais 2023, uma Feira/Mostra Educacional que pretende retratar a história da cidade, homenageando diferentes aspectos sociais, culturais, econômicos e históricos.

A Prefeitura Municipal de Quatro Barras abriu um novo Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação temporária de nutricionista (01 vaga), professores (15 vagas), professores de educação física (cadastro de reserva), cirurgião dentista (02 vagas), enfermeiro (01 vaga) e fisioterapeuta (2 vagas). Os contratos têm validade por seis meses, mas podem ser prorrogados por até dois anos.

Para a função de nutricionista, a remuneração é de R$ 4.558,45, com carga horária de 40 horas semanais. Professores e professores de educação física, terão rendimentos de R$ 2.029,22 e R$ 1.781,94, respectivamente, com jornada de 20 horas.

As vagas de cirurgião dentista oferecem salário de R$ 9.116,91 para jornada semanal de 40 horas. Para a função de enfermeiro com carga horária de 30 horas semanais o rendimento previsto é de R$ 4.558,46. Mesma provisão prevista para os profissionais fisioterapeutas, com carga horária semanal de 40 horas.

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser feitas presencialmente, pelo próprio candidato, até o dia 30 de março de 2023. Para se inscrever, o candidato deverá levar a ficha de inscrição preenchida (que consta junto ao edital), juntamente com currículo e cópia dos títulos referentes à escolaridade, comprovação de tempo de serviço e aperfeiçoamento profissional. Os documentos devem ser entregues diretamente na sede da Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Nilo Fávaro, nº 100, no Centro de Quatro Barras.

As inscrições podem ser efetuadas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Não há taxa de inscrição. Para ter acesso ao edital completo do PSS, basta acessar o link disponível no site da prefeitura: EDITAL

A exposição ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de março, nas dependências da Semed, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, com cronograma específico para os Cmeis e escolas e será aberta à visitação dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ao público externo na noite do dia 22 (quarta-feira), das 18h às 21h.

A iniciativa da Secretaria de Educação pretende abordar desde seus pionei-

A iniciativa da Secretaria de Educação pretende abordar desde pioneiros, personalidades, desenvolvimento, aspectos turísticos, bairros, serviços, cultura, dentre outros pontos da cidade.

ros, personalidades, desenvolvimento, aspectos turísticos, bairros, serviços, cultura, dentre outros aspectos que integram a diversidade pinhaense. Assim, proporcionará a am-

pliação cultural e a divulgação dos diferentes espaços públicos e serviços ofertados em nossa cidade. Essas temáticas foram trabalhadas pelas unidades educacionais, que terão na

ExpoEdu um espaço para expor parte do trabalho pedagógico realizado junto às crianças, trazendo destaques do que foi construído nas unidades de ensino, integrando e compondo uma exposição cultural, artística, informativa e contemporânea.

Essa culminância será apresentada considerando a criatividade, ousadia, ideias inovadoras das crianças, equipes pedagógicas e docentes, sendo uma forma de comemorar o aniversário de Pinhais que é celebrado no dia 20 de março.

Segundo os organizadores, além da exposição, a ExpoEdu contará com convidados especiais, atividades circenses, assim como brincadeiras e interações conduzidas pelo grupo de atividades artísticas.

Esquadrilha da Fumaça fará apresentação inédita em Pinhais no dia 19 de março

Pinhais receberá pela primeira vez a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, durante a programação de aniversário de 31 anos do município. A atração será no Parque das Águas no dia 19 de março (domingo), às 15 horas. O acesso é gratuito.

A apresentação em Pinhais será a de número 3.993 na história da Esquadrilha da Fumaça. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) emprega desde 2015 aviões turboélices Embraer A-29 Super Tucano. A equipe tem por missão “realizar demonstrações aéreas a fim de difundir,

em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira".

Evite filas e transtornos, vá de ônibus, carro de aplicativo, bicicleta ou caminhando.

O transporte público terá reforço na linha

D61-PIRAQUARA/SAN -

TOS ANDRADE, que faz a ligação do Parque das Águas com o centro de Curitiba (Praça Santos Andrade), através da Rodovia João Leopoldo Jacomel e Av. Victor Ferreira do Amaral. A linha possui tarifa com pagamento via cartão

Metrocard ou em espécie.

A Prefeitura de Pinhais ainda reforça que os estacionamentos - interno e da marginal de acesso ao Parque das Águas - estarão fechados para a realização do evento.

Serviço

Exibição da Esquadrilha da Fumaça (FAB) Domingo, 19 de março 15 horas

Parque das Águas –Pinhais, Paraná Estacionamentos interno e da marginal de acesso estarão fechados. Se possível, utilize o transporte público, carro de aplicativo, bicicleta ou vá caminhando

Gratuito

A SEMANA 17 de março de 2023
PSS 02/2023 - SAÚDE E EDUCAÇÃO. Não há taxa de inscrição. 04 RMC
Interessados poderão se inscrever de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h na sede da Secretaria Municipal de Educação

Estamos formando curitibinhas com uma visão sustentável de mundo, diz Greca

A tarde desta quintafeira (16/3) foi marcada por uma comemoração de aniversário digna da capital ecológica. O prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito Eduardo Pimentel e os curitibinhas da Escola Municipal Professor Brandão celebraram os 330 anos de Curitiba no Passeio Público com o plantio da árvore de número 330 mil do Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba.

O dia também teve distribuição de mudas gratuitas e palestra sobre as mudanças climáticas com o climatologista Paulo Nobre.

“Estamos semeando o futuro e formando curitibinhas com uma visão sustentável de mundo”, comentou Greca. Os estudantes ajudaram a cobrir de terra o berço onde foi plantada a araucária.

Os plantios de árvores e o investimento em infraestrutura verde, lembrou a secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, estão entre as ações do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PlanClima).

“Com este tipo de iniciativa, a cidade melhora a permeabilidade e as condições de drenagem, promove o sombreamento e refrescamento natural, entre

Cidade Sorriso: população de Curitiba recebe 65ª

Paulo Nobre, a comemoração foi mais uma demonstração do respeito que Curitiba tem com seus cidadãos.

clínica odontológica municipal reformada

mil, no Passeio Público em comemoração ao aniversário de Curitiba.

outros benefícios para melhorar a qualidade de vida dos moradores”, explicou.

ENGAJAMENTO E SUCESSO

O Desafio 100 Mil Árvores para Curitiba foi lançado na primavera de 2019 pelo prefeito Greca e deveria ter durado um ano. Com o engajamento da população, porém, a ação tornou-se cíclica e, assim, a cidade chegou à muda de número 330 mil do programa. Plantios comunitários, de empresas e entidades, além da entrega de mudas gratuitas nas regionais da cidade, mensalmente, contribuíram para o resultado. Acompanharam as atividades, o secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho; o assessor especial de Articulação Política, Lucas

Navarro de Souza; o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria do Meio Ambiente, Jean Brasil; o superintendente de Controle Ambiental, Ibson Campos; o diretor de Parques e Praças, Giovando Romanine, o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff; o diretor de Mudanças Climáticas, Felipe Maia Ehmke; a diretora de Educação Ambiental, Leila Maria Zem; e a administradora da Regional Matriz, Rafaela Lupion Cantergiani.

Compareceram também o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Fachinelo; e os vereadores Mauro Bobato e Bruno Pessutti. Além dos integrantes da Família Folhas.

RESPEITO AO CIDADÃO

Para o climatologista

“A cidade tem ações históricas, muito antes de se falar em mudanças climáticas, apenas em respeito ao cidadão, para melhorar a sua qualidade de vida. E tudo isso se traduz em resiliência frente às mudanças climáticas e as suas consequências”, disse Paulo Nobre. “É uma felicidade estar aqui”, completou.

O climatologista veio à cidade acompanhado de seu irmão, Wilson Nobre. Os dois participaram do plantio da araucária após a palestra com o tema Curitiba e a Mudança Climática: Uma Janela de Oportunidades para o Presente e o Futuro. A programação foi transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Prefeitura de Curitiba para as escolas municipais.

Bacharel em Meteorologia pela Universidade de São Paulo, Paulo Nobre é mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), doutor em Meteorologia pela Universidade de Maryland, EUA, pós-doutor pela Universidade de Columbia, EUA. Atualmente trabalha como pesquisador titular do Inpe.

O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, entregaram à comunidade, nesta terça-feira (14/3), a reforma da clínica de Odontologia da Unidade de Saúde Bom Pastor, em Santa Felicidade. Essa é a 65ª clínica de odontologia da rede pública municipal de Saúde reformada desde 2020 e a entrega beneficia 13.836 pessoas atendidas pela unidade. O evento faz parte das comemorações dos 330 anos de Curitiba e a reinauguração da clínica acontece na semana em que a unidade Bom Pastor comemora 22 anos. “Hoje estamos inaugurando a clínica odontológica número 65 da nossa amada cidade. Cada vez mais vai ficar perto do ideal do poeta Hermes Fontes, que chamou Curitiba de Cidade Sorriso”, afirmou o prefeito. No evento, o diácono João Pienta fez uma oração e a cirurgiã-dentista Vanessa Stramandinoli, em nome da equipe da unidade, presenteou o prefeito e a secretária com a imagem da Santa Apolônia, a padroeira desses profissionais.

INVESTIMENTO GLOBAL

A Prefeitura está reformando as clínicas odontológicas de 107 unidades de saúde da cidade, readequando-as às exigências de segurança biológica que se modificaram com a pandemia da covid-19.

Além das 65 clínicas já readequadas, 14 estão em obras (seis em fase final), 23 estão com a reforma já contratada e outras cinco aguardando licitação.

O investimento global é de R$ 8,7 milhões, considerando infraestrutura, mobiliários e equipamentos, entre recursos municipais (majoritariamente) e estaduais e de emendas de vereadores. É o maior investimento global em saúde bucal na história do município. Até o momento, foram investidos R$ 6 milhões.

“É um investimento que proporciona à nossa equipe mais segurança contra eventuais infecções e privacidade no atendimento ao cidadão. Os serviços devem estar abertos sempre em boas condições para atendimento”, afirmou a secretária.

MAIS SEGURAS

O novo modelo de clínica odontológica de Curitiba individualiza os pontos de atendimento (as cadeiras), separando-as por biombos, ofertando mais privacidade aos profissionais e pacientes, além de assegurar mais segurança biológica contra o risco de contágio por vírus respiratórios. “Melhora a ergonomia, além disso conseguimos dar um atendimento mais humanizado e individualizado para o paciente”, avalia a cirurgiã-dentista Vanessa Stramandinoli, 39 anos, que trabalha na Unidade de Saúde Bom Pastor desde 2018.

US BOM PASTOR

Na clínica de odontologia da unidade de saúde Bom Pastor foram investidos R$ 59,7 mil em serviços como troca do piso de paviflex por granitina; instalação de ar condicionado; individualização das três cadeiras de odontologia em três pontos distintos e separados por biombos; individualização dos pontos com readequação das instalações hidráulicas e de ar comprimido; instalação de pias individuais para cada um dos três pontos de atendimento; reorganização das instalações elétricas; luminárias; e pintura interna.

A reforma beneficia 13.836 pessoas atendidas pela Unidade de Saúde Bom Pastor. Uma delas é a aposentada Anize Vitek, 69 anos, usuária da unidade desde a sua implantação. “Antes não tinha repartição entre as cadeiras da odonto. Agora, melhora o atendimento, fica mais confortável”, avalia.

17 de março de 2023 05 A SEMANA CURITIBA
Foto: Ricardo Marajó/ SMCS Prefeito Rafael Greca acompanhado do vice-prefeito Eduardo Pimentel e da secretária do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, plantam a muda número 330

Obras de iluminação do Contorno Sul de Curitiba atingem 50% de execução

As obras de modernização do Contorno Sul de Curitiba, uma das principais rodovias da Região Metropolitana, estão 50% concluídas, com um dos lados do contorno, sentido sul, já com a nova iluminação e barreiras instaladas. Isso traz mais visibilidade e segurança aos milhares de veículos que trafegam na região, especialmente durante o período noturno.

Com um investimento de R$ 21,6 milhões, o projeto do Governo do Estado prevê a instalação de um novo sistema de iluminação em LED e dispositivos de segurança rodoviária, como barreiras de concreto New Jersey, em um trecho de 10,7 quilômetros.

Além disso, contempla as vias marginais em segmentos não providos de iluminação, interseções, ramos de acesso e dispositivos de transposição em desnível, como

Com um investimento de R$ 21,6 milhões, o projeto do Governo do Estado prevê a instalação de um novo sistema de iluminação em LED e dispositivos de segurança rodoviária, como barreiras de concreto New Jersey, em um trecho de 10,7 quilômetros.

viadutos, trincheiras e passarelas. Tudo isso para garantir a segurança dos usuários da rodovia. Segundo o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, a obra é um importante investimento para a Região Metropolitana e para o Estado como um todo. “Vale destacar a parceria com a Prefeitura de Curitiba, o Departamento Nacional

de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Polícia Rodoviária, todos fundamentais para que a obra aconteça. E ressaltar também o desejo do governador Ratinho Junior para que possamos ampliar investimentos dessa natureza”, disse. Ele acrescenta que outras obras da mesma natureza então em estudo. “A Amep já trabalha com análise em novos trechos, com base em

estatísticas de movimento, acidentes e densidade populacional”, afirmou.

O Contorno Sul de Curitiba apresenta intenso tráfego de veículos leves e pesados, com uma média de 60 mil veículos diários. A região abriga 16 mil empresas, 80 mil funcionários e tem uma população fixa estimada em 220 mil habitantes, segundo a Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic).

Embora o trecho esteja sob jurisdição federal, o Governo do Estado, através da Amep, está executando as obras de modernização com a autorização do DNIT. Com a conclusão, a expectativa é que a segurança e a mobilidade dos usuários da rodovia sejam significativamente melhoradas.

2,6 milhões de pessoas estão com IPVA em dia no Paraná; saiba o que fazer se ele estiver atrasado

A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual recolheram, em dois meses, R$ 2,8 bilhões referentes ao pagamento à vista e de duas parcelas ou mais do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2023. O valor corresponde a 58,33% dos veículos tributados, de propriedade de 2,6 milhões de contribuintes que estão com o imposto em dia.

Desse montante, R$ 1,88 bilhão é referente ao pagamento à vista e R$ 1 bilhão aos pagamentos das duas cotas

Municipalização da Rodovia Leopoldo Jacomel, em Pinhais, passa na Comissão de Assuntos Metropolitanos

já vencidas, segundo dados contabilizados pelo setor do IPVA da Inspetoria Geral de Arrecadação da Receita Estadual. Ainda de acordo com a Receita Estadual, 2,99 milhões contribuintes já pagaram pelo menos uma parcela do imposto neste ano. Cerca de 34,35% dos veículos seguem sem recolhimentos, ou seja, sem nenhum tipo de pagamento do IPVA 2023.

O valor lançado do imposto para 2023 é de aproximadamente R$ 6 bilhões para mais de 4,6 milhões de veículos tri-

butados.

O IPVA é uma das principais fontes de arrecadação tributária do Paraná. Ele está atrás apenas do apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Do valor total arrecadado do IPVA, 50% vão para os municípios de licenciamento dos veículos e os outros 50% para os cofres do Estado. Os recursos são utilizados para investimentos públicos em educa-

ção, saúde, segurança e transporte.

IPVA VENCIDO

As parcelas já vencidas de 2023 podem ser quitadas no mesmo sistema com acréscimo de multa e juros (multa de 0,33% por dia e juros de mora com base na taxa Selic). Passados 30 dias, o percentual da multa é fixado em 10% do valor do imposto. Também é possível parcelar os débitos de IPVA de exercícios anteriores ao atual. As informações estão no site do IPVA.

A presidente da Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos, deputada estadual Marli Paulino (SD) reuniu nesta terça-feira (14) os membros da comissão para deliberar sobre a municipalização da Rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, PR415, em Pinhais.

Durante a reunião, a deputada Marli Paulino acompanhada da deputada Marcia Huçulak (PSD) e dos deputados Thiago Buhrer (União) e Alisson Wandscheer (PROS) analisaram o projeto e deram parecer favorável ao projeto de Lei 58/2023, de autoria do Poder Executivo.

“Iniciamos esse processo quando eu ainda era prefeita junto com o planejamento da municipalização do trânsito em Pinhais. Este projeto será extremamente importante para o município poder ter autonomia para realizar diversas melhorias nesse trecho que recebe diariamente grande fluxo de veículos e movimenta a economia de Curitiba, Pinhais e Piraquara”, destacou a deputada Marli Paulino.

De acordo com o projeto de lei encaminhado pelo Governo do Estado, a municipalização se dará entre os limites dos municípios de Curitiba, passando por Pinhais, chegando a Piraquara, do Rio Atuba (Curitiba) ao Rio Iraí (Pinhais/Piraquara), numa extensão de mais de seis quilômetros.

A municipalização se dará em área urbanizada e integra o sistema viário municipal. “Com esta ação, a Prefeitura de Pinhais poderá viabilizar outras intervenções em conformidade com as diretrizes de planejamento urbano do município, bem como fiscalizar o trânsito cumprindo o plano de governo proposto por nós quando estávamos na gestão de Pinhais”, enfatizou Marli.

A SEMANA 06 17 de março de 2023
Foto: AMEP
PARANÁ
Foto: Divulgação/Assessoria Parlamentar Projeto de lei 58/2023 é de autoria do Poder Executivo.

Combatendo a Inatividade Física

A Organização das Nações Unidas divulgou uma análise falando sobre o aumento de casos de sobrepeso e obesidade no Brasil. De acordo com o estudo, mais da metade da população brasileira está acima do peso, enquanto 20% já podem ser classificadas como obesas. Em relação aos anos anteriores, destaca-se o crescimento de crianças dentro dessas estatísticas: estima-se que 7% das crianças de até 5 anos têm sobrepeso.

A má alimentação rica em açúcares e gorduras é um dos principais fatores que contribuíram para aumentar significativamente este índice. E uma população obesa é uma sociedade doente. Combater a obesidade é uma tarefa permanente. Outro fator muito importante que adoece precocemente é a falta de movimento.

E estes são apenas dois dos graves problemas que trazem reflexos negativos para toda a sociedade, inclusive na economia. A inatividade física ou sedentarismo é um importante fator de risco para a saúde e qualidade de vida. Junto com a má alimentação, ele é o principal responsável por diversas doenças crônicas não transmissíveis que representam cerca de 70% das mortes no Brasil. Esse dado é da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com dados do IBGE 40,3% dos adultos são considerados sedentários no país, população muito mais propensa a desenvolver algum tipo de doença crônica não transmissível: obesidade, doenças cardíacas, respiratórias e metabólicas, hiperten-

são, diabetes e até alguns tipos de câncer. Essas doenças relacionadas à inatividade física são responsáveis por 300 mil mortes por ano no Brasil. É preocupante!

Alimentação fácil e pouco gasto de energia. Hoje tudo é feito pensando no conforto e facilidades e isso engloba alimentação rápida e altamente energética e realizar atividades corporais com o menor esforço possível. O resultado é o ganho de peso, pois nosso organismo não despreza ou desperdiça os excessos de energia. Ele guarda sempre! É uma questão de matemática: Se comemos mais calorias do que gastamos no dia, o corpo guarda o excedente em forma de gordura. Mas... O que fazer? A dica é ingerir alimentos mais nutritivos, com menor índice glicêmico, se movimentar mais ao longo do dia com as suas atividades rotineiras para aumentar o seu gasto calórico diário e procurar alguma prática corporal ou exercícios físicos que sejam continuados (pelo menos 3 vezes durante a semana) e prazerosa (para manter a aderência na atividade). É bom lembrar que a recomendação vale não apenas para obesos, mas também para pessoas magras, que podem apresentar os

mesmos problemas por causa do sedentarismo e da falta de hábitos saudáveis.

Mas quando o assunto é a prática de alguma atividade física, boa parte das pessoas se esquiva da questão alegando que a falta de tempo é a maior responsável. Encontrar a atividade “perfeita” para você pode parecer difícil, mas é possível. Movimentar-se é indispensável para manter a saúde. Mesmo quem não dispõe de muito tempo precisa se esforçar e encontrar atividades que possam ser encaixadas na rotina. Falta de tempo não pode ser desculpa!

Procurar a ajuda de um profissional especializado pode ajudar muito na busca da melhor atividade para o seu perfil e, portanto, pode ser o primeiro passo para se livrar da vida sedentária. Endocrinologistas, cardiologistas, nutricionistas e profissionais de educação física, juntos, podem contribuir com ideias e incentivo.

Uma pessoa inativa é aquela que não pratica nenhuma atividade física no cotidiano. Assim, ela passa muito tempo parada, ainda que se movimente um pouco no trabalho e em casa. Ou seja, é alguém que fica muito tempo sentado, deitado ou na

mesma posição. O sedentarismo é uma característica tanto de pessoas que não praticam exercícios quanto daquelas que têm uma rotina mais parada. É o caso, por exemplo, de quem trabalha em escritório, não caminha para ir ao trabalho, ao mercado, padaria, farmácia e, nem mesmo, sobe alguns degraus de escada. Além disso, é bom destacar que também é sedentário quem se movimenta apenas

eventualmente, como no futebol, vôlei, pedal ou trilhas apenas nos finais de semana. Cuidado! Uma atividade corporal intensa eventual pode ser muito mais perigosa que não a realizar! Uma excelente alternativa é incorporar algum exercício físico para ser realizado em casa. Outra prazerosa atividade é incluir as caminhadas na sua rotina. Vamos caminhar? Além de ser uma atividade de fácil execução ela traz

importantes benefícios para a saúde. É muito comum as pessoas iniciarem uma prática esportiva e não conseguirem manter por muito tempo. Por isso, a escolha deve ser individualizada e respeitar as preferências e aptidões de cada um. Quem gosta de jogos com bola, por exemplo, pode incluir alguma modalidade esportiva coletiva como atividade. Outra modalidade bastante prazerosa é pedalar! E se você puder realizar a atividade corporal em contato com a natureza, melhor ainda!

Mas, lembre-se, antes de começar qualquer atividade física é preciso consultar um profissional especializado e realizar uma série de exames.

AFINAL... A SAÚDE É O MAIS IMPORTANTE! FAÇA A COISA CERTA! Contatos

https://www.instagram.com/sergioqualifis

https://www.facebook.com/QualiFisPersonal/

A SEMANA 07 17 de março de 2023
SAUDE
Por Sérgio Nunes, professor de educação física, personal trainer, especialista em atividade física, saúde e qualidade de vida.

Dia Mundial do Sono: campanha alerta para boa respiração pelo nariz e qualidade de sono

Ter uma boa noite de sono é um dos passos primordiais para se obter saúde física e mental. Nesta sexta-feira, 17 de março, é celebrado o Dia Mundial do Sono, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se dormir bem.

Em alusão à data, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) promove a Campanha Dia Mundial do Sono no Brasil com o tema “Ser feliz é dormir bem e respirar pelo nariz”, enfatizando que, ao respirar de forma correta, a pessoa se desenvolve bem, dorme melhor e tem melhor qualidade de vida, fatores importantes para ser mais feliz.

“O sono bom é capaz de restaurar a energia gasta durante o dia, consolidar a memória, diminuir o trabalho cardiovascular e ativar o sistema imunológico”, explica o coordenador do Departamento de Medicina do Sono da ABORL-CCF, Danilo Sguillar.

A baixa qualidade do sono é uma reclamação comum no dia a dia do brasileiro e representa 25% das queixas nos consultórios de otorrinolaringologia no país. Quase 94% dos atendimentos realizados por estes especialistas estão relacionados a roncos e apneia do sono, segundo um levantamento feito pela ABORL-CCF.

A apneia obstrutiva do sono é definida pela interrupção da respiração por dez segundos ou mais durante a noite.

“Além da parada respiratória, os sinais mais comuns desse problema são o ronco alto, sonolência diurna e alterações cardiovasculares e metabólicas como pressão arterial elevada, arritmia e diabetes. Estima-se que 936 milhões de pessoas em todo o mundo sofram da apneia obstrutiva do sono”, complementa o otorrinolaringologista e

O sono bom é capaz de restaurar a energia gasta durante o dia, consolidar a memória, diminuir o trabalho cardiovascular e ativar o sistema imunológico.

médico do sono.

Além do ronco e apneia, o especialista esclarece que os distúrbios do sono mais comuns são a insônia e o sono insuficiente, conhecido também como privação de sono.

PREVENÇÃO E MUDANÇA DE HÁBITOS

O coordenador do Departamento de Medicina do Sono da ABORLCCF recomenda mudanças de comportamento para prevenção de roncos e apneia obstrutiva do sono.

“Para algumas pessoas, dormir de lado previne roncos e apneia, haja vista que muitas pessoas pioram quando se deitam de barriga para cima”, afirma Danilo.

No que diz respeito à obesidade, fator de risco para a doença, o diretor da ABORL-CCF e membro do departamento de Medicina do Sono, Fabio Lorenzetti, enfatiza: “pessoas que estão acima do peso depositam gordura na região do pescoço propiciando mais quadros de ronco e apneia do sono. Portanto, perder peso reduz as chances destes distúrbios respiratórios”.

Segundo o médico, os pacientes devem adotar uma alimentação noturna à base de verduras e proteínas, evitando o

excesso de carboidratos que acarreta pior qualidade do sono. Além disso, medicamentos que induzem ao relaxamento muscular também devem ser evitados.

Lorenzetti também salienta a importância de buscar ajuda quando algo parece não estar indo bem. No consultório, o médico é capaz de realizar uma avaliação detalhada, com exame físico, no intuito de encontrar alterações anatômicas como desvios de septo nasal e aumento das amígdalas, que podem ser a causa da

redução do calibre da via aérea superior.

“Pessoas com queixo para trás ou céu da boca estreito têm mais predisposição de roncar e desenvolver a apneia obstrutiva do sono”, afirma Fábio.

O coordenador do departamento de Medicina do Sono revela que estas alterações esqueléticas podem ser consequência de uma respiração bucal que começou ainda na infância. “Tratar o respirador bucal na infância pode ser a prevenção da apneia na fase adulta”, reforça Sguillar

e ainda destaca que há diversos tratamentos para ronco e apneia que vão desde fonoterapia, utilização de aparelhos intraorais -- confeccionados por dentistas -- aparelho de pressão positiva conhecidos como CPAP’s, até cirurgias de nariz e garganta, esqueléticas ou bariátrica.

PESQUISA

O levantamento realizado pelo Departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial com mais de 430 especialistas de todo o país, constatou que 25% das queixas nos consultórios de otorrinolaringologia no Brasil estão ligadas à baixa qualidade do sono. Quase 94% dos atendimentos realizados por estes especialistas estão relacionados a roncos e apneia do sono.

Realizada em fevereiro desse ano, a pesquisa mapeou os motivos mais comuns de busca por atendimento entre 2020 e 2023, pois o médico otorrinolaringologista é uma das principais especialidades envolvidas para diagnosticar e tratar estes distúrbios respiratórios do sono.

A pesquisa da ABORL-CCF demonstrou ainda que uma pequena parte dos pacientes que visita o otorrinolaringologista queixa-se de insônia, bruxismo, sonolência excessiva e parassonia, um problema caracterizado por comportamentos indesejáveis durante o sono, como sonambulismo e terror noturno, por exemplo.

O levantamento também revela que a faixa etária mais prevalente dos pacientes está entre 40 e 65 anos de idade e há um predomínio (85,2%) do gênero masculino que procura por auxílio nos consultórios otorrinolaringológicos.

O comportamento do sono durante a pandemia também foi alvo do mapeamento. Quando perguntados se houve aumento nas queixas relacionadas a não dormir bem durante esse período (2020 e 2021), 67,3% dos médicos entrevistados afirmaram que as reclamações foram intensificadas. Durante a pandemia, a insônia ganhou destaque nos consultórios dos otorrinolaringologistas. Representou 47,7% das queixas contra 43% de reclamações de roncos e apneias do sono.

A SEMANA 08 GERAL 17 de março de 2023 MATÉRIA DA SEMANA
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.