
14 minute read
dEpoiMEntos das aUtoridadEs
from Revista UEM 50 anos
by artesuem
Quando iniciei o meu governo já alimentava o sonho de levar o ensino superior público para o interior do Estado. Uma das cidades eleitas, entre todas, Maringá sobressaiu-se e para lá destinamos uma Universidade. A UEM foi criada com muito carinho. Construímos seu câmpus Universitário e todas as instalações necessárias para o seu funcionamento, redigimos seus estatutos. Este templo de ensino nasceu, cresceu e hoje é esta maravilha admirada por todos que a procuram para melhorar seu padrão e a firmar-se com uma vida mais elevada para o meu orgulho e de todos que ajudaram e outros que ainda ajudam na realização da UEM. A grande universidade chegou a sua Consagração!
Paulo Pimentel
Advertisement
ex-governador
No marco da celebração dos 50 anos da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ressalto a sua importância para todo o estado do Paraná, notadamente para as regiões Norte e Noroeste, bem como a participação ativa e competente na construção da sociedade da informação e do conhecimento. As comemorações do quinquagésimo aniversário da UEM atingem as famílias dos mais de 70 mil alunos já graduados pela instituição. Em tempo, recordo o saudoso líder sul-africano Nelson Mandela: a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo. Parabéns UEM!
Alvaro Dias
Senador (PODEMOS)
Sem dúvida a Universidade Estadual de Maringá é um patrimônio cultural e intelectual do nosso Estado. O nascimento da universidade representou um crescimento e desenvolvimento importantes para a cidade de Maringá e municípios vizinhos. Durante suas cinco décadas de existência a UEM tem sido motivo de muito orgulho aos paranaenses por seu ensino de ponta, distribuído pelo sete campus em todo o Estado. Conceituada dentro e fora do país, a universidade tornou-se um celeiro de pesquisa e artigos científicos que contribuem para o desenvolvido de toda a sociedade e nos traz muita satisfação e alegria. Parabéns UEM por seus 50 anos e parabéns também povo maringaense por zelar por nosso patrimônio”
Carlos Massa Ratinho Júnior
Governador do Paraná
Quando comecei a cruzar o Paraná como representante comercial, nos anos 1960, Maringá já era exemplo de modernidade, de urbanismo e de desenvolvimento social. A universidade seria a cereja no bolo – e ela chegou trazendo para a cidade a inquietude e a criatividade próprias da juventude e o saber e a temperança que são marcas dos professores universitários. Cinquenta anos mais tarde, a UEM tornou-se um patrimônio da educação universitária paranaense, alinhando-se entre as melhores universidades públicas do país. É com muito orgulho que dou o testemunho de quem viu a transformação de Maringá e da região, processo em que a UEM foi, é e será sempre protagonista”.
Darci Piana
Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, presidente do Conselho Regional do Sebrae e vicegovernador do Estado do Paraná
Celebrar os 50 anos da Universidade Estadual de Maringá, uma referência nacional e internacional em produção científica e tecnológica, é motivo de orgulho. Por cinco décadas, a universidade vem atuando com padrão de excelência no ensino sem perder a energia necessária para a pesquisa e a inovação, fazendo com que o resultado de todo esse seu trabalho se transforme em serviços à comunidade. Assim, contribui efetivamente para o desenvolvimento econômico e social de todo o nosso Estado. Parabenizo o corpo docente, alunos e funcionários, desejando perenidade e prosperidade a essa importante instituição.
Carlos Valter Martins Pedro
Presidente da Fiep
A agropecuária é a principal atividade produtiva do Paraná, presente em todos os municípios do Estado e responsável por levar emprego e renda para as regiões. Além do esforço dentro da porteira, esse trabalho conta com o apoio das universidades, que colaboram para formar profissionais e desenvolvem pesquisas com impactos diretos na nossa produção agropecuária. Há 50 anos, a Universidade Estadual e Maringá (UEM) tem colaborado diretamente com o desenvolvimento da agropecuária paranaense. Inclusive, Maringá tem o 23º melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país. Tenho convicção que o futuro do nosso desenvolvimento como sociedade está nas salas de aula, nos laboratórios e nas estações experimentais, com papel decisivo da UEM.
Ágide Meneguette,
Presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR
A UEM representa o crescimento da nossa cidade e região, através da educação com qualidade, seriedade, igualdade e respeito na formação de todos os acadêmicos. Classificada como uma das melhores universidades do Brasil, não só pelo ensino acadêmico, mas, também pelas pesquisas desenvolvidas que a colocam entre as melhores do mundo. É um orgulho para nossa cidade ser e ter UEM!
Ana Cláudia Pirajá Bandeira (presidente da OAB Maringá
Maringá tem alguns marcos que contribuíram para o desenvolvimento regional, e a criação da UEM, há 50 anos é um desses divisores de água. A universidade teve papel imprescindível na formação de milhares de profissionais que atuaram ou estão no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de negócios, gerando renda e conhecimento ímpar. Maringá tem na UEM um dos seus principais ativos e um dos motores para a economia diferenciada que a cidade possui. Tenho grande orgulho e gratidão por fazer parte desta história, já que me graduei em Direito na UEM, e por estar na presidência de uma entidade que, ao longo de sua história, tanto auxiliou a universidade.
Michel Felippe Soares
é presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM)
A Universidade Estadual de Maringá, onde me formei em Ciências Econômicas, deu o preparo para a carreira profissional que exerço hoje, oferecendo a qualificação técnica necessária. Se hoje dirijo uma das maiores cooperativas de produtores agrícolas de cana-de-açúcar do Brasil, criada em setembro de 1979, a UEM possui mérito nisso. Assim como ajuda a formar mão-de-obra especializada para o setor sucroenergético, a UEM é responsável pela qualificação do mercado de trabalho em Maringá e região e das localidades de outros Estados onde atuam profissionais graduados e pós-graduados pela instituição nestes 50 anos. No nosso caso, a contribuição que a universidade ofereceu resultou na consolidação de uma cooperativa com a visão de fazer o uso racional das áreas agrícolas, em equilíbrio com o meio ambiente, gerando lucratividade e sustentabilidade. Em razão da minha atuação no decorrer da vida acadêmica, recebi, por ocasião da minha formatura, o prêmio CEPES (Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas e Sociais), o qual me foi entregue pelo destacado professor de Economia, Dr. Ney Marques, e o prêmio é representado por uma estatueta esculpida em madeira (pelo mesmo escultor do Cristo da Catedral: Conrado Moser) retratando a figura de o “Semeador”, que é o nome do prêmio, como incentivo aos profissionais que semeiam idéias.
Germano Sordi
diretor-presidente da Coopcana
A UEM é um patrimônio da comunidade regional. Não só porque forma profissionais para o mercado, mas porque desenvolve pesquisas em dezenas de áreas e oferece atendimentos voltados para a população. Na nossa cooperativa temos dezenas de colaboradores que foram formados pela UEM, e que são nosso principal ativo, junto aos associados. Há 50 anos a universidade tem praticado o tão falado espírito colaborativo que está tão em voga hoje. Parabéns a todas as pessoas que contribuíram com esta trajetória magnífica e que tornam a instituição um celeiro de pesquisadores e de formação de profissionais brilhantes
Wellington Ferreira
é presidente da Sicredi União - PR/SP
Quanto orgulho temos ao ver a Universidade Estadual de Maringá completando seus cinquenta anos. Berço de formação de profissionais e referência nacional em diversos cursos, a instituição participa diretamente, também, com sua visão de pesquisa, para o desenvolvimento das regiões onde está presente. O setor de bioenergia do Paraná só tem a agradecer as parcerias e ações conjuntas que sempre trouxeram bons frutos. A convergência de esforços assegura benefícios para todos. Parabenizamos a UEM, por meio de seu reitor, corpo docente e funcionários, pela história de realizações e as muitas conquistas obtidas ao longo dessas cinco décadas.
Miguel Rubens Tranin,
presidente da Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar)
A união com instituições de ensino é sempre bem-vinda e proveitosa. Estaremos sempre de portas abertas à parceria no ensino e pesquisa, pois com ela se beneficiam tanto a Empresa como a Universidade e seus estudantes. A parceria estabelecida com a UEM tem esse significado de sinergia e cooperação, que ao longo dos anos vem contribuindo na formação dos estudantes de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado e trazendo para a BSBIOS também o conhecimento dos campos de estudo e pesquisa mais atuais.
Carlos Roberto Ferreira Júnior
Gerente geral da BSBIOS em Marialva
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) tem sido uma referência para o Estado do Paraná, leva conhecimento, desenvolvimento, capacidade de gestão e, especialmente, qualifica os paranaenses para.o grande desafio que é o conhecimento. Ela é o caminho para as ações mais efetivas que beneficiam Maringá e região. Parabéns, UEM, que estes 50 anos sejam só o início desta história de sucesso.
Ricardo Barros
Deputado Federal e ex-aluno
Com 56 anos de história em Maringá e região Noroeste do Paraná, a Usina Santa Terezinha é grata pelos líderes que contribuem com a sua trajetória, os quais muitos tiveram formação pela renomada e prestigiada Universidade Estadual de Maringá (UEM). São centenas de funcionários que atuam em variados processos nas unidades da empresa, principalmente nas áreas de Agronomia; Engenharias Elétrica, Mecânica, Química, Civil, Produção e de Alimentos; Ciências Econômicas, Contábeis e da Computação; Direito; Administração; e Medicina. A instituição é uma fonte de conhecimento fundamental para o desenvolvimento e progresso socioeconômico do Estado, além da alta produção científica e tecnológica em nível mundial. Ao longo desses anos, a Usina Santa Terezinha tem contribuído com essa produção por meio de parcerias e patrocínios financeiros para projetos que visam um retorno para a sociedade, focados especialmente em inovação e saúde preventiva. Recentemente devido à pandemia do Covid-19, a Usina Santa Terezinha também uniu forças à UEM, via Farmácia de Ensino de Manipulação, para viabilizar a produção e distribuição de álcool líquido 70%, fornecendo matéria prima (etanol hidratado). Essa é uma relação firme e duradoura que tem sido acompanhada de muitos desafios e oportunidades. Vida longa à UEM!
Paulo Meneguetti
Usina Santa Terezinha, www.usacucar.com.br
A Universidade Estadual de Maringá é um patrimônio muito valioso de toda a nossa região. São cinquenta anos de uma história vitoriosa, de grandes lutas e conquistas brilhantes que transformaram essa universidade em uma instituição de referência na educação superior. Posso dizer que a nossa UEM foi a base para tornar Maringá hoje um polo nacional de ensino universitário. Fico muito contente de ver que um número considerável dos nossos médicos cooperados possui vínculos com a UEM, primeiro como alunos, e depois em outros casos como professores, trocando conhecimentos e experiências a partir da vida acadêmica.
Durval Francisco dos Santos Filho
presidente da Unimed Maringá
A Universidade Estadual de Maringá é um referencial para a nossa cidade e toda a região. Motivo de orgulho, pois está há 50 anos, formando profissionais de excelência para atuar nas mais diversas áreas da sociedade. O trabalho de pesquisa, a destaca em todo o cenário brasileiro. Sabemos que o diploma da UEM é também um certificado de formação de qualidade, um selo de garantia de responsabilidade com a Educação Superior e com a cidadania responsável, ética e democrática.
Eliza Mitie Shiozaki
diretora do Colégio São Francisco Xavier
A UEM é um símbolo de Maringá, e ao longo desses 50 anos contribuiu substancialmente para o desenvolvimento de nossa cidade, criando e capacitando profissionais e cidadãos. A UEM é um orgulho para nós maringaenses, pela sua credibilidade e pela sua história, e representa a cultura, a educação e o perfil acolhedor do nosso povo. Parabéns UEM!
José Pereira
Superintendente Administrativo da Santa Casa de Maringá
O ano de 2020 marca os 50 anos da fundação da Universidade Estadual de Maringá. Não há palavras para descrever a importância do que foi desenvolvido, nesse meio século, que tornou a UEM uma das cinco melhores universidades estaduais do Brasil. Tive a sorte e a honra de ter me formado na faculdade de Economia e me aposentado pelo Departamento de Economia da universidade, como professor. Obrigado, UEM, por todo o aprendizado adquirido. Desejo vida longa, digna, de muita produtividade e de contribuição científica e humanizada para a sociedade.
Ênio Verri
Deputado Federal e ex-aluno
Assim como milhares de maringaenses e estudantes de várias partes do país, tenho a honra de ter me formado na Universidade Estadual de Maringá, onde também fui professor colaborador no curso de Direito e iniciei o mestrado em Ciências Sociais. A UEM é motivo de orgulho não só para nossa região e o Paraná, mas para o Brasil. Do ponto de vista histórico, nosso processo de desenvolvimento econômico e social alcançou maturidade a partir da criação de inúmeros cursos superiores que passaram a contribuir para a formação de novos talentos, tanto do ponto de vista pessoal como profissional. A universidade também tem sido uma parceira constante da Prefeitura em projetos que beneficiam nossa população.
Ulisses Maia (PSD), prefeito de Maringá
Como ex-aluno, cidadão, professor e gestor educacional, sou testemunha do quanto a Universidade Estadual de Maringá é fundamental para a formação das pessoas e dos profissionais e o quanto ela contribui para o desenvolvimento de nossa região e do Estado. Se temos uma sociedade organizada, crítica e qualificada, devemos muito à UEM, que foi nossa primeira universidade e propiciou maiores possibilidades de ascensão social principalmente para a população que não tinha condições financeiras de estudar em outros centros.
Edson Scabora (MDB), vice-prefeito de Maringá
Toda a nossa região sente a força emanada pela Universidade Estadual de Maringá, a nossa UEM, tanto como universidade pública que todos os anos forma milhares de jovens para atuação em diferentes áreas, quanto pelo serviço que presta às cidades e suas populações por meio do Hospital Universitário, Hemocentro, laboratórios, treinamento de nossos professores, assessoramento a empresas e prefeituras, além de projetos de extensão e pesquisa que beneficiam milhares de pessoas. Estes 50 anos de parceria marcam apenas o começo de uma longa história em que a UEM caminhará lado a lado com os municípios do noroeste paranaense e suas populações.
Walter Volpato
Prefeito de Sarandi
a UEM foi uma grande conquista para Ivaiporã, um motivo de orgulho para o município e região. A Universidade Estadual de Maringá é fundamental para a formação de grandes profissionais, principalmente àqueles que não têm condições financeiras de estudar em outros centros. Para nós, é uma honra poder participar dessa grande parceria que beneficia nossa população, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Estado.
Miguel Roberto do Amaral (PRB),
prefeito de Ivaiporã






















Sem título-1 1 24/11/2020 17:04:36











Parabéns, UEM!



Ivaiporã presta homenagem ao aniversário, de 50 anos, de uma das maiores instituições de ensino superior do nosso Estado, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), que forma profissionais competentes e, sobretudo, seres humanos com ética e moral, que contribuem com uma sociedade mais justa. Esse gesto que fazemos é uma forma de agradecimento à instituição por ter acolhido os cidadãos do nosso município ao longo desses anos e ajudado a transformar vidas por meio do conhecimento.


