
1 minute read
ExaMEs dE iMagEM ajUdaM no diagnóstico dE aniMais
from Revista UEM 50 anos
by artesuem
Hospital Veterinário é local de treinamento, aperfeiçoamento e investigação científica em todas as áreas da Medicina Veterinária
Animais de pequeno e grande portes são atendidos por acadêmicos, com supervisão docente
Advertisement
O Hospital Veterinário é uma das principais formas de prestação de serviço à comunidade pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em seu Câmpus Regional de Umuarama (CAU). Além de oferecer procedimentos cirúrgicos em pequenos e grandes animais, o hospital atende clínicas veterinárias da região com serviços laboratoriais e ultrassonografia.
O hospital foi inaugurado em 2008 para oferecer infraestrutura ao curso de Medicina Veterinária da UEM. A unidade que,

Hospital funciona na fazenda do câmpus, prestando cerca de 1,5 mil atendimentos por ano
inicialmente, prestava atendimento apenas a animais de pequeno porte, em 2010 ganhou nova ala com 380 m² para atendimentos clínicos, serviços de Raio-X e cirurgias de animais de grande porte. Junto com a estrutura física também foram adquiridos equipamentos modernos.
Hoje, o Hospital presta atendimento a cavalos, gatos, cães, além de ovinos e caprinos, que recebem cuidados de professores e alunos do curso de graduação e da residência na área, um curso de especialização que abrange cinco diferentes setores: clínica médica e cirúrgica em grandes e pequenos animais, laboratório clínico, microbiologia e doenças infecciosas, anestesiologia e diagnóstico por imagem.
“O Hospital Veterinário da UEM está aberto para toda comunidade. Atendemos pequenos e grandes animais, sempre com um residente (aluno formado e devidamente registrado no conselho) acompanhado por um docente da área”, reforça o professor Oduvaldo Câmara Marques Pereira Júnior.
Com uma estrutura cada vez mais eficiente e completa o Hospital é o único da região que oferece o PCR [Reação em Cadeia da Polimerase]. Por meio deste exame, é possível confirmar a infecção por bactérias e vírus. Ele pode ser feito para cinomose, doença viral bastante comum. Também para erliquiose e babesiose também comuns, mas cujo diagnóstico é difícil sem esse exame.
Ele funciona na fazenda que atende os cursos de Ciências Agrárias da UEM em Umuarama.