1 minute read

hEMocEntro é ModElo para o brasil

O Hemocentro Regional de Maringá produz e distribui hemocomponentes como hemáceas, plasma e plaquetas

Com alto número de doadores, o Hemocentro pode atender hospitais de todo o Noroeste

Advertisement

O Hemocentro Regional de Maringá é, em todo o Brasil, o que tem maior número de doadores voluntários, responsáveis por 97% dos estoques. Com isto, além de atender o Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), supre as necessidades de hospitais de todo o Noroeste paranaense e, não raro, até de outras regiões.

Para a diretora, Márcia Regina Momesso Neri Ferreira, os números fazem do Hemocentro de Maringá uma referência no Brasil, resultado de um trabalho que começou há mais de 10 anos para a implantação da gestão da qualidade, melhorando internamente e externamente o conceito da Universidade Estadual de Maringá e do município na área de saúde.

“O processo de gestão da qualidade, que nos levou à certificação pela Norma ISO 9001 e a mantê-la há quase 10 anos, abrange todos os procedimentos que envolvem a captação e recepção de doadores, triagem hematológica e clínica, coleta de sangue, processamento, controle de qualidade dos hemocomponentes, transfusão e todos os processos de apoio”, explica a diretora.

Maringá tem o único hemocentro do Paraná criado por meio de uma parceria entre o governo do Estado, através da Secretaria da Saúde (Sesa), e uma universidade. Esta parceria permite um bom equilíbrio financeiro da instituição, que assim pode dedicar-se a buscar cada vez mais qualidade nos seus serviços. A diretora considera como um dos fatores primordiais no êxito do Hemocentro o envolvimento da comunidade. “Além de não precisarmos fazer campanhas, 60% dos nossos doadores são ‘doadores de repetição’, aqueles que não precisam ser chamados e comparecem ao Hemocentro pelo menos três vezes por ano”. Segundo Momesso, além de serem fidelizados, esses doadores já têm seu estado de saúde conhecido pelo Hemocentro. “O perfil dos doadores é muito importante para garantir a qualidade”.

This article is from: