
3 minute read
MUito aléM dE UM hospital Escola
from Revista UEM 50 anos
by artesuem
O HU serve de campo de estágio para estudantes dos cursos da área de saúde e ainda presta serviços à população regional
Mais de 60 mil atendimentos por ano só na unidade de emergência
Advertisement
Como hospital público que mais atende urgência e emergência no Paraná, principal entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS) para moradores de cerca de 120 municípios do Noroeste paranaense, o HU também é a principal forma de prestação de serviço da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O Hospital chega aos 30 anos com as mesmas necessidades de três décadas atrás: crescer para atender cada vez mais pessoas e melhorar a qualidade de seus serviços para elevar o nível, a capacidade e o comprometimento dos estudantes da área de saúde que ali exercitam a prática do que aprendem em sala de aula e em pouco tempo serão profissionais de saúde em diferentes pontos do Brasil.
“Para a comunidade, para milhares de pessoas que vêm de outras cidades em busca de atendimento, o HU é apenas um grande hospital público, mas não podemos perder o foco de que ele é essencialmente uma escola comprometida em formar profissionais de altíssimo nível”, diz a superintendente do Hospital Universitário de Maringá, a professora doutora Elisabete Mitiko Kobayashi.

8 em cada 10 diretores do HU são formados pela UEM e fizeram prática no próprio HU
Segundo ela, “quando se fala que o HU é uma escola, pensa-se logo no curso de Medicina, mas ele é muito mais, pois envolve todas as unidades de ensino da área de saúde da UEM, como Enfermagem, Odontologia, Bioquímica, Psicologia, Farmácia, Serviço Social e por aí vai. Todos os alunos realizam suas disciplinas de práticas clínicas e cirúrgicas dentro do HU e há sempre uma grande quantidade de pesquisas desenvolvidas pelos alunos”.
MAIS LEITOS, EQUIPAMENTOS E PESSOAL Kobayashi explica que, desde o início de seu funcionamento, o hospital vive uma constante necessidade de crescimento, reaparelhamento e contratação de pessoal e existe a consciência de que isto sempre será assim. No ano passado, por exemplo, o HU adquiriu com recursos do Ministério da Saúde um tomógrafo computadorizado de R$ 2 milhões que possibilita diagnóstico utilizando imagens reconstituídas por meio de um computador a partir de emissão de feixes de raio X.
O reitor da UEM, Julio César Damasceno, destaca que o processo de expansão do hospital inclui novo centro cirúrgico, que engloba 11 salas cirúrgicas, central de esterilização, área para atendimento póscirúrgico e salas de aula.
Também estão entre as prioridades do momento a ampliação na quantidade de leitos na Obstetrícia e a contratação de pessoal.

Além de prestador de serviço, o HU é essencialmente uma escola comprometida em formar profissionais de altíssimo nível”.
Elisabete Kobayashi, superintendente do HU

Tipos de atendimentos no PA
O Hospital Universitário de Maringá oferece o maior serviço de urgência e emergência entre os hospitais públicos do Paraná e os serviços de resgate têm como protocolo levar pessoas acidentadas e com problemas agudos de saúde para o Pronto-Atendimento (PA) do hospital.
SERVIÇOS PRESTADOS:
Ortopédicos: traumas em geral, com porta referenciada para Siate e Samu e da grade de referência.
Bucomaxilo-facial: traumas de face na urgência e emergência.
Cirúrgicos: lesões por arma de fogo ou branca, traumas em geral, Siate e Samu, queimaduras de 1º e 2º graus. Ginecologia: violência sexual, intercorrências gestacionais de pacientes da grade de referência.
Gestação de alto risco: acompanhamento das Unidades Básicas de Saúde Mandacaru, Vila Esperança, Iguatemi, Ney Braga e Maringá Velho.
Centro de Controle de Intoxicações (CCI): dá suporte para o tratamento de pessoas picadas por animais peçonhentos ou que ingeriram ou inalaram algum tipo de veneno, entre eles agrotóxicos usados nas lavouras.
Também são recebidos encaminhamentos das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais e municípios da 15ª. Regional de Saúde do Paraná, com guia de encaminhamento e contato prévio, via Central de Vagas.