2 minute read

a UEM faz partE do sEU dia a dia sEM qUE você pErcEba

Instituição está presente na vida cotidiana do cidadão

Profissionais da UEM coletam combustível em posto para ser analisado no laboratório

Advertisement

Seu dia a dia tem mais UEM que você imagina: de quando acorda até a hora em que retorna para casa, verá que a UEM está presente em sua vida.

O adoçante utilizado no café da manhã decorre de pesquisa feita na universidade. Estamos falando do adoçante a base da Stévia. Já dirigindo o carro ou pilotando a moto, uma parada para abastecer lhe mostra que ali, no posto, há o selo de qualidade emitido pela UEM. Selo este atestando que o álcool ou gasolina não irá danificar o motor do seu veículo.

Ao voltar para o almoço em casa, você vai ao supermercado e, mais uma vez, a marca da universidade está presente na gôndola, fazendo as análises físico-química, microbiológicas e sensorial dos alimentos comercializados.

Estas análises permitem verificar a presença

Melhoramento genético de tilápias vem possibilitando a oferta de peixes com superioridade comprovada, inclusive na velocidade para atingir o tempo de abate

de elementos que possam apresentar riscos à saúde humana ou animal; medir, identificar agentes etiológicos, como microrganismos ou substâncias químicas indesejáveis e/ou desejáveis no alimento e analisar e interpretar se o sabor, aroma e aparência do produto estão de acordo com o desejado.

Após o almoço, ao sentir um mal estar e for ao ambulatório médico do plano de saúde ou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, verá que o médico ou a médica que lhe atender, provavelmente, cursou Medicina na UEM.

Ao retornar ao trabalho, recebe um telefonema da esposa informando que o vizinho de apartamento foi atropelado e conduzido ao Hospital Universitário, cujo Pronto-Socorro tem portas abertas 24 horas por dia para qualquer ocorrência de urgência ou emergência. O hospital escola é da UEM, com atendimento cem por cento SUS (Sistema Único de Saúde).

Antes de tomar o caminho de volta para o lar, no final do expediente, saberá que um parente próximo conseguiu fazer o exame no Lepac, o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas, para confirmar ou descartar a suspeita de Doença de Chagas. Exame, aliás, gratuito, porque o Lepac também é público. É o laboratório de referência da macrorregião Noroeste do Paraná e disponiliza vários tipos de exames laboratoriais de alta complexidade que não são realizados na rede básica do SUS e rede privada.

A poucas quadras da residência, uma parada para pegar o filho na escola. Descobre que o professor ou professora responsável pela educação básica dele também se formou pela universidade.

Como se preocupa com a saúde física, você ainda guarda o fôlego para a academia de ginástica. Enquanto conversa com o profissional de Educação Física que o orienta, constata que ele é mais um graduado pela UEM.

E na mesa do jantar começa a saborear a tilápia que tanto gosta, sem saber que a qualidade da carne daquele peixe deve-se ao melhoramento genético pesquisado na universidade, que tem impactado todo o setor aquícola brasileiro. Estima-se que 70% da produção brasileira de alevinos tenham a participação, direta ou indireta, da genética de tilápias produzida na UEM.

Percebeu como a UEM está mais presente no seu cotidiano do que você imaginava?

This article is from: