
2 minute read
a UEM faz partE do sEU dia a dia sEM qUE você pErcEba
from Revista UEM 50 anos
by artesuem
Instituição está presente na vida cotidiana do cidadão
Profissionais da UEM coletam combustível em posto para ser analisado no laboratório
Advertisement
Seu dia a dia tem mais UEM que você imagina: de quando acorda até a hora em que retorna para casa, verá que a UEM está presente em sua vida.
O adoçante utilizado no café da manhã decorre de pesquisa feita na universidade. Estamos falando do adoçante a base da Stévia. Já dirigindo o carro ou pilotando a moto, uma parada para abastecer lhe mostra que ali, no posto, há o selo de qualidade emitido pela UEM. Selo este atestando que o álcool ou gasolina não irá danificar o motor do seu veículo.
Ao voltar para o almoço em casa, você vai ao supermercado e, mais uma vez, a marca da universidade está presente na gôndola, fazendo as análises físico-química, microbiológicas e sensorial dos alimentos comercializados.
Estas análises permitem verificar a presença

Melhoramento genético de tilápias vem possibilitando a oferta de peixes com superioridade comprovada, inclusive na velocidade para atingir o tempo de abate
de elementos que possam apresentar riscos à saúde humana ou animal; medir, identificar agentes etiológicos, como microrganismos ou substâncias químicas indesejáveis e/ou desejáveis no alimento e analisar e interpretar se o sabor, aroma e aparência do produto estão de acordo com o desejado.
Após o almoço, ao sentir um mal estar e for ao ambulatório médico do plano de saúde ou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, verá que o médico ou a médica que lhe atender, provavelmente, cursou Medicina na UEM.
Ao retornar ao trabalho, recebe um telefonema da esposa informando que o vizinho de apartamento foi atropelado e conduzido ao Hospital Universitário, cujo Pronto-Socorro tem portas abertas 24 horas por dia para qualquer ocorrência de urgência ou emergência. O hospital escola é da UEM, com atendimento cem por cento SUS (Sistema Único de Saúde).
Antes de tomar o caminho de volta para o lar, no final do expediente, saberá que um parente próximo conseguiu fazer o exame no Lepac, o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas, para confirmar ou descartar a suspeita de Doença de Chagas. Exame, aliás, gratuito, porque o Lepac também é público. É o laboratório de referência da macrorregião Noroeste do Paraná e disponiliza vários tipos de exames laboratoriais de alta complexidade que não são realizados na rede básica do SUS e rede privada.
A poucas quadras da residência, uma parada para pegar o filho na escola. Descobre que o professor ou professora responsável pela educação básica dele também se formou pela universidade.
Como se preocupa com a saúde física, você ainda guarda o fôlego para a academia de ginástica. Enquanto conversa com o profissional de Educação Física que o orienta, constata que ele é mais um graduado pela UEM.
E na mesa do jantar começa a saborear a tilápia que tanto gosta, sem saber que a qualidade da carne daquele peixe deve-se ao melhoramento genético pesquisado na universidade, que tem impactado todo o setor aquícola brasileiro. Estima-se que 70% da produção brasileira de alevinos tenham a participação, direta ou indireta, da genética de tilápias produzida na UEM.
Percebeu como a UEM está mais presente no seu cotidiano do que você imaginava?