1 minute read

EdUcação a distância UMa tEndência sEM volta

A universidade conta, atualmente, com 30 polos EAD em diferentes paranaenses

O Núcleo de Educação a Distância da UEM funciona em convênio com a UAB

Advertisement

Centenas de estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) residentes nos mais diferentes pontos do Paraná fazem curso superior sem precisar sair de casa e ainda podem escolher o horário para assistir as aulas. São universitários que geralmente vivem em localidades em que não há câmpus da instituição e recebem aulas via internet.

O Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da UEM funciona em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Fundação Capes, para expandir a oferta de cursos superiores, tanto de graduação quanto de pós-graduação, objetivando principalmente localidades distantes de universidades públicas.

Com polos em 30 cidades do Noroeste paranaense, a UEM oferece a distância os cursos de Pedagogia, Letras, História, Física, Ciências Biológicas, Administração Pública e Tecnologia em Gestão Pública. As videoaulas são gravadas e editadas nos estúdios do NEAD, no Bloco H-01, onde também ficam a administração e o Repositório dos Materiais Didáticos. “Quem faz um curso a distância na UEM tem a garantia de contar com a mesma legislação, os mesmos professores e a mesma qualidade dos cursos presenciais da instituição”, diz o professor Luciano Carvalhais Gomes, que leciona Física, tanto em sala de aula quanto nas videoaulas disponibilizadas na internet.

A diretora do NEAD, professora Josimayre Novelli, diz que a educação a distância da UEM objetiva a formação de professores para atender a demanda da educação básica nos municípios, mas considera que esta modalidade é uma tendência sem volta, especialmente após as decisões governamentais que estão ampliando a carga horária de educação a distância em cursos presenciais de graduação.

This article is from: