2 minute read

Unati MantéM idosos na UnivErsidadE até pElo cElUlar

Orientada pelos princípios da educação não-formal, em que o aluno tem total liberdade para escolher as atividades de ensino de acordo com suas preferências, a Universidade Aberta à Terceira Idade da UEM iniciou as atividades em 2010

Em tempos ‘normais’, as aulas da Unati despertam o interesse pelo contínuo aprendizado em qualquer idade

Advertisement

Homens e mulheres com mais de 60 anos podem frequentar a Unati

Cerca de 400 homens e mulheres com idade acima de 60 anos, participam das 37 disciplinas ofertadas pela Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual de Maringá e tiveram atividades mesmo durante a pandemia de covid-19, quando um grande esquema foi montado para que os alunos tivessem aulas sem precisar sair de suas casas.

A Unati da UEM desenvolveu uma programação especialmente elaborada para idosos que querem experimentar o novo sem precisar sair de casa. Foram diversas iniciativas, como palestras, cursos e batepapos, que contaram com profissionais renomados em diversas áreas do saber. Tudo on-line, por meio do computador ou do celular, para preservar a segurança deste público.

Em 2020 foram oferecidas aulas que envolvem História, Filosofia, Fotografia, Artes, entre outras áreas. E desde março, quando os brasileiros entraram em distanciamento social, a equipe da Unati produziu vídeos com conteúdo de saúde, atividade física e música com o objetivo de manter os alunos ativos. O material era distribuído via WhatsApp.

Segundo Paulo Pedrozo, professor do grupo de estudo ‘Direito instrumental para a terceira Idade e Filosofia’, mesmo com o distanciamento social é necessário o contínuo estudo e o WhatsApp tem auxiliado os alunos nesse sentido.

A aluna Maria de Lourdes Silva Machado, de 73 anos, conta que já fez vários cursos pela Universidade Aberta e que atualmente participa do coral. “As aulas são muito boas e interativas. O Paulo (professor) é muito paciente com a gente”, explica Maria com uma risada bem humorada.

Questionada sobre possíveis dificuldades com as aulas on-line, ela responde cheia de orgulho que não tem nenhum problema ao usar o celular. “Faço tudo pela Internet: pagamentos e pesquisa quando, por exemplo, quero saber preço de algum produto”, justifica Lourdes.

O coordenador geral da Unati na UEM, professor Paulo Lopes, comemora o fato de, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, ter sido baixíssima a evasão escolar durante o ano de 2020.

This article is from: