
3 minute read
no ar há 24 anos rádio lEva ExcElência na prograMação
from Revista UEM 50 anos
by artesuem
Na frequência 106,9 MHz, a UEM FM chega a 50 municípios da região
Emissora é referência em música e informação de qualidade para a região
Advertisement
Reconhecida pela qualidade de sua programação musical e jornalística, a emissora de rádio da Universidade Estadual de Maringá, com 24 anos, leva conteúdo de excelência aos ouvintes de centenas de municípios.
Por causa desta particularidade, outras rádios universitárias buscam parcerias com a UEM FM para trocar experiências. No ar o dia e a noite toda, na frequência 106,9 MHz, traz uma programação diversificada que procura atender gostos variados.
Se o desejo for ouvir dicas de leitura e de autores, sebos, livrarias e tudo ligado a esta forma de comunicação, o programa certo é “Bibliofonia”. Se a intenção for receber orientações sobre saúde mental ou a importância do consumo de produtos orgânicos, por exemplo, dois respectivos programas, conduzidos por profissionais e estudantes da área, trazem o que existe de novidade no assunto.


Equipe de Jornalismo leva informações ao ar a cada meia hora Marcelo Galdiolli, atual coordenador da emissora

Cabe destaque também para o radiojornalismo, no ar de segunda a sexta-feira, levando informações de meia em meia hora. As notícias e entrevistas traduzem o que é feito no câmpus sede e nos câmpus regionais nas diversas áreas de conhecimento.
De resto, o ouvinte terá muita, mas muita música, de gêneros distintos, pois a UEM FM abre espaço para canções regionalistas, samba, forró e jazz, além dos gêneros clássico, caipira e popular. Desde a inauguração, em dezembro de 1996, a rádio passou por modificações em sua grade e na estrutura física, para melhor oferecer qualidade ao público da emissora.
Ela opera com potência de 6 KW (quilowatt), alcançando, em linha reta, a distância de cerca de 100 quilômetros e ao menos 50 municípios, especialmente os das regiões Norte e Noroeste do Paraná.
É um avanço expressivo para quem no início, sob o nome de Universitária FM, em caráter experimental, durante 10 horas diárias, contava apenas com um pequeno transmissor de 250 watts e antena de transmissão com quatro elementos cedidos, em regime de comodato, pela Rádio Educativa do Paraná e pela Rádio Universidade Estadual de Londrina.
MUDANÇAS
E foi recebendo doações de outras rádios, como mesa de áudio (cinco canais), e discos de vinil da comunidade, que a emissora se consolidou, sendo dona, hoje, de um acervo discográfico com mais de quatro mil títulos, formado graças a doações da comunidade.
Dois jornalistas, uma programadora, três locutores, quatro operadores de áudio, uma secretária, uma acadêmica estagiária bolsista e colaboradores voluntários ajudam a fazer a programação.
No ano de 2020 foram feitas mudanças, desde a atualização da grade de músicas até a criação de um novo site da emissora.
Segundo o coordenador da rádio, Marcelo Henrique Galdiolli, para 2021 o planejamento é ter mais entrevistas com transmissão ao vivo também pelo Facebook. Novas vinhetas da própria rádio e vinhetas institucionais da UEM serão criadas, e o espaço “Café na Reitoria”, inaugurado em dezembro de 2019, será mantido e consolidado.
Nele, o reitor e o vice-reitor falam das atividades da administração central, numa espécie de prestação de contas à comunidade universitária e externa. Por ser transmitido em tempo real, o ouvinte participa, fazendo perguntas.
A UEM FM, com sua grade de 33 programas, também está na Internet, pode ser ouvida pelo player, e ainda por meio do website e das redes sociais.