REDES EXTERNAS
46 – RTI – JAN 2024
Gerenciamento e monitoramento inteligente de gabinetes outdoor Prof. Dr. Rogerio Moreira Lima Silva, Diretor de Inovação da ABTELECOM, Coordenador Nacional Adjunto da CCEEE/CONFEA, membro da AMC - Academia Maranhense de Ciências e Prof. da UEMA - Universidade Estadual do Maranhão Leonardo Henrique Gonsioroski, membro da AMC e Prof. da UEMA Leandro Lima do Nascimento, CEO da Heavytech Engenharia Tecnológica
A
Este artigo apresenta um protótipo baseado em sensoriamento com técnicas de IoT – Internet das Coisas para aquisição e gerenciamento dos gabinetes outdoor, proporcionando uma gestão centralizada às operadoras de telecomunicações. A solução de hardware e software oferece eficiência e segurança dos equipamentos in loco, delegando um papel importante à manutenção preditiva com a redução das interrupções não programadas.
demanda por banda larga na última milha do FTTH – Fiber to the Home no Brasil tem sido atendida predominantemente pelo GPON - rede óptica passiva devido à redução drástica de custos com o uso de componentes passivos. O fator determinante para o sucesso de uma empresa prestadora de SCM Serviço de Comunicação Multimídia é sua escalabilidade para redução de custos. Os provedores de Internet ganham escala ao aumentar a base de clientes e compartilhar ao máximo sua infraestrutura de telecomunicações com a rede de distribuição aérea de energia. Enquanto o custo do quilômetro da fibra óptica na rede elétrica aérea compartilhada é de R$ 1200/km, na solução subterrânea o valor aumenta para R$ 12 mil/km. Além disso, há a necessidade de alugar locais para instalar sites e atender determinadas regiões ou uso de racks nas redes elétricas aéreas. Os racks outdoor são ambientes físicos indispensáveis para as operadoras, pois neles ficam armazenados os equipamentos necessários para a prestação do serviço. Esses ambientes estão fora do core e garantem a segurança contra eventos climáticos, furtos e outras ocorrências atípicas.
Este artigo propõe o desenvolvimento de uma solução baseada em sensoriamento com técnicas de IoT – Internet das Coisas para aquisição e gerenciamento dos gabinetes outdoor, proporcionando uma gestão centralizada às operadoras de telecomunicações. A solução de hardware e software oferece eficiência e segurança dos equipamentos in loco, delegando um papel importante à manutenção preditiva com a redução das interrupções não programadas.
Solução proposta O dispositivo é composto por sensores de temperatura, tensão, corrente e um sistema digital de trava que se comunica via protocolo M2M – machine to machine de IoT com uma aplicação de servidor na central. O desenvolvimento da tecnologia se divide em arquiteturas do sistema e de hardware e de software, descritas a seguir. Arquitetura do sistema Os racks ou gabinetes encontram-se em sua maioria em postes da rede elétrica a uma distância de pelo menos 1,3 m entre o topo do rack e o ponto de controle da rede elétrica, conforme figura 1 [3].