RTI - Fevereiro - 2022

Page 52

DIGITALIZAÇÃO

52 – RTI – FEV 2022

Aspectos de infraestrutura relacionados com a estratégia de governo eletrônico Marcelo Macedo Lopes

A

A recente crise na saúde provocada pela pandemia do coronavírus impulsionou a demanda por serviços públicos digitais, especialmente devido às restrições impostas de circulação e isolamento social. A estratégia nacional de governo eletrônico está em plena expansão, mas ainda carece de adequações vinculadas à infraestrutura de TIC, data centers, nuvem computacional, interoperabilidade de dados e teletrabalho.

demanda por serviços públicos aos cidadãos na modalidade digital vem ganhando cada vez mais importância no país. Exemplos como o modelo para declaração de Imposto de Renda demonstram o potencial de soluções de governo eletrônico, à medida que possibilitam o acesso e a integração entre diferentes entidades e atores (compartilhamento de dados financeiros, fiscais, de saúde e consumo). Outro exemplo relevante vem do STF - Supremo Tribunal Federal, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça e a Cisco Systems, que passou a realizar sessões plenárias virtuais, a partir de abril de 2020, permitindo a continuidade da prestação jurisdicional mesmo diante da pandemia. Contudo, para viabilizar o acesso a serviços digitais de forma adequada, devem ser considerados os desafios tecnológicos associados à infraestrutura TIC, como, por exemplo, a eventual necessidade de escalabilidade computacional nos data centers governamentais ou ainda a interoperabilidade de dados para troca de informações entre entidades públicas e privadas. Podem-se citar como exemplos de desafios a serem superados os relatos de instabilidade associados ao Caixa Tem, aplicativo da Caixa Econômica Federal, requisito necessário para acesso ao auxílio emergencial do

governo e saque do FGTS durante a pandemia. A instabilidade foi ocasionada pela alta demanda ao serviço, que ultrapassou 500 mil acessos simultâneos. Da mesma forma, o aplicativo e-título provocou um excesso de usuários simultâneos conectados na plataforma no primeiro turno das eleições de 2020.

Governo eletrônico O conceito de governo eletrônico está relacionado ao uso de tecnologia da informação no setor público com a finalidade de aproximar o governo e o cidadão, através da otimização da prestação de serviços à sociedade [7, 17]. Países como a Dinamarca, Estônia e o Reino Unido figuram entre os mais avançados nesse conceito. De acordo com a recente pesquisa sobre governo eletrônico realizada pela ONU [13], o Brasil teve incremento em sua avaliação, considerando o principal indicador EGDI - Índice de desenvolvimento do governo eletrônico, passando da classificação “alta” para “muito alta - V1”, como apresentado na tabela I. As possíveis formas de o governo prestar serviços podem ser classificadas conforme o nível de digitalização [14]: • Nenhum: necessária a presença física do cidadão, sem a possibilidade de obtenção de informações em meio digital.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.