BIOPLÁSTICOS
34 – PLÁSTICO INDUSTRIAL – OUT-NOV. 2023
A influência da erva-mate e do ácido málico nas propriedades de filmes de fécula de batata A fim de estudar a influência da carga vegetal nas propriedades físicas de filmes de fécula de batata, foi incorporado à matriz polimérica deles extrato de erva-mate em diferentes teores. Visando melhorar as propriedades de barreira dos filmes produzidos, adicionou-se ácido málico como agente reticulante. As amostras foram avaliadas quanto à absorção de umidade em ambientes com umidades relativas de 75% e 98% (soluções saturadas de cloreto de sódio e sulfato de potássio, respectivamente), revelando uma diminuição no teor de água absorvido pelos filmes contendo ácido málico.
M. C. Casagranda, R. B. da Silva e R. M. C. Santana
O
setor de embalagens é ainda dominado por materiais sintéticos como o polietileno (PE) e o poliestireno (PP). Nesse sentido, polímeros oriundos de fontes naturais têm sido muito estudados nas últimas décadas (1-2). O amido, em particular, se tornou uma interessante alternativa para o desenvolvimento de filmes poliméricos devido à sua alta disponibilidade, ao baixo custo, renovabilidade e características comestíveis (3-4) . Entretanto, sua alta solubilidade em água leva a propriedades de barreira insuficientes (5). Assim, ele se mostra inadequado
Magali Canton Casagranda (magalicanton@gmail.com), Renan Borges da Silva (renanborgesdasilva@gmail.com) eRuthMarleneCampomanesSantana(ruth.santana@ufrgs.br) são pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Este trabalho foi apresentado no Bioplastics Brazil edição 2023. Reprodução autorizada.
para a maioria das aplicações, devendo ser modificado quimicamente ou fisicamente para otimizar suas propriedades (6). Ácidos policarboxílicos como o ácido málico são usados como aditivos para reticular a matriz de amido, visando à melhoria de suas propriedades físicas (7). A incorporação de cargas vegetais em matrizes poliméricas é amplamente reportada em estudos sobre a modificação e otimização de propriedades da matriz polimérica, e materiais ricos em celulose, hemiceluloses e lignina, obtidos como resíduos agroindustriais e alimentícios, que podem ser usados como fonte de matéria-prima, são considerados estratégicos para a redução do desperdício industrial (8). A erva-mate (Ilex paraguariensis), que pode ser usada como carga vegetal, tem grande relevância na economia da América do Sul, sendo
cultivada na Argentina, Brasil e no Paraguai (9). Até o momento são poucas as publicações sobre o uso de extrato de erva-mate na produção de filmes à base de amido plastificado, em substituição a materiais sintéticos usados na fabricação de revestimentos ou na produção de embalagens para alimentos (12). Este trabalho aborda a incorporação de extrato de erva-mate em filmes de fécula de batata, avaliando a sua influência nas propriedades físicas dos filmes. Além disso, pretendese analisar as propriedades de barreira dos filmes pelo uso de ácido málico como aditivo.
Materiais e métodos Materiais
Para a realização deste trabalho usou-se fécula de batata, doada pelo Instituto Federal do Rio