INDÚSTRIA 4.0
30 – PLÁSTICO INDUSTRIAL – AGO. 2021
Sensores permitem prever a qualidade de peças injetadas por meio de aprendizagem de máquina Geralmente se considera a evolução da pressão no interior da cavidade como sendo altamente representativa para a caracterização da qualidade das peças moldadas por injeção. Surge então a questão: a previsão de qualidade forneceria resultados mais precisos se, além dos dados do processo provenientes dos sensores internos da injetora, também fossem considerados os dados oriundos dos sensores presentes no molde?
T
odas as empresas de transfor mação de plásticos enfrentam o desafio permanente de cumprir suas metas de custo e de qualidade, assim como seus prazos de entrega. Neste contexto, este desafio é particularmente severo para os fabricantes situados em países onde os salários são altos, porque muitas vezes a qualidade superior das peças é a única maneira de prevalecer na concorrência. Uma vez que tal situação requer um alto
Alexander Schulze Struchtrup (alexander.schulzestruchtrup@uni-due.de) é pesquisador assistente e líder do Grupo de Moldagem por Injeção no Instituto de Engenharia de Produto da Universidade de DuisburgEssen (Institut für Produkt Engineering – IPE der Universität Duisburg-Essen). Dimitri Kvaktun é pesquisador assistente no IPE. Reinhard Schiffers é titular da Cátedra para Construção e Máquinas para Transformação de Plásticos no IPE. Este artigo foi publicado originalmente na edição de junho de 2020 da revista alemã Kunststoffe. Copyright by Carl Hanser Verlag. Direitos para o português adquiridos por Plástico Industrial. Tradução e adaptação de Antonio Augusto Gorni.
esforço para garantir a qualidade, já faz algum tempo que estão sendo feitas tentativas para prever a qualidade das peças moldadas por injeção a partir dos dados de processo, com o auxílio de métodos de aprendizagem de máquina(1-4).
A. S. Struchtrup, D. Kvaktun & R. Schiffers
Entretanto, essa abordagem ainda não obteve aceitação na indústria, principalmente por duas razões: primeiro, devido à inevitável fase de aprendizagem que se faz necessária para construir um modelo de previsão da qualidade,
Apenas alguns poucos moldes de injeção possuem sensores que medem a pressão no interior de sua cavidade. O Instituto de Engenharia de Produto da Universidade de Duisburg-Essen está investigando se vale a pena sua utilização para a previsão da qualidade das peças moldadas (IPE)