HY - Novembro - 2021

Page 32

32

Hydro • Outubro/Novembro/Dezembro 2021

Especial

Estações compactas de tratamento

A

A necessidade de redes de saneamento no país tem favorecido a evolução de novo nicho de mercado para os fornecedores: o das estações compactas de água e esgoto. Solução prática, rápida e menos custosa para interligar sistemas afastados dos troncos coletores existentes ou para ser usada em projetos emergenciais, a tecnologia começa a se tornar mais comum e conta hoje com uma boa oferta de produtos, como mostra a reportagem a seguir.

s necessidades de ampliação das instalações voltadas ao saneamento básico são bastante conhecidas, especialmente nas pequenas comunidades, que não estão ligadas à rede de água e esgoto e nem contam com fossas sépticas ou outras formas de esgotamento sanitário. O uso de novas tecnologias e serviços nesses cenários pode substituir as grandes e complexas obras de coleta e tratamento por soluções unifamiliares ou multifamiliares que exigem poucos meses para gerar resultado positivo nas regiões desassistidas. Disponibilizar tecnologias de tratamento cada vez mais eficientes, de forma a ampliar o saneamento básico, é uma das soluções. Os sistemas de tratamento pré-fabricados podem ser rapidamente instalados nos locais. Conjuntamente, trazem flexibilidade e a facilidade operacional, com processos totalmente automatizados. A concepção modular permite a ampliação da estação, caso haja necessidade. Dispensam assim toda a obra civil para concretar as estações convencionais, que além de

demoradas normalmente são mais custosas, até mesmo por conta da mão de obra envolvida. As soluções são fornecidas completas, podendo ser implantadas em condomínios, vilas, bairros, colônias de fazendas ou pequenos distritos habitacionais, industriais e comerciais. As estações tratam o esgoto sanitário e têm a possibilidade de realizar o reúso. Há também versões para tratamento de água. A Sabesp utiliza, por exemplo, ETAs compactas para atendimento a necessidades temporárias no litoral nos meses de verão no verão. Os sistemas isolados também são indicados para bacias hidrográficas nas quais a instalação de redes de distribuição ou coletores tronco pode ser técnica ou economicamente inviável. Além disso, atendem a empreendimentos que necessitam tratar o esgoto por razões legais e/ ou financeiras e o cronograma de investimento da concessionária não contempla execução no prazo. A seguir apresentamos a oferta nacional de estações compactas para tratamento de água e efluentes.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.