FS - Setembro - 2017

Page 38

FoFo VERMICULAR

38 – FUNDIÇÃO e SERVIÇOS – SET. 2017

Mariana Landim Silveira Lima, José Renato Santos do Amaral Cardoso, Rosemar Batista da Silva, Luciano José Arantes, Antonio Vitor de Mello, Fabio Martinho Cezar de Freitas

A retificação normalmente é uma opção de usinagem, nos casos em que são exigidas elevadas precisões dimensional e geométrica, além de um excelente acabamento superficial, a exemplo dos blocos e cabeçotes de motores. Este trabalho apresenta os resultados de ensaios realizados em amostras de ferro fundido vermicular, após uma retificação plana com rebolo de carbeto de silício.

Mariana Landim Silveira Lima, José Renato Santos do Amaral Cardoso, Rosemar Batista da Silva, Luciano José Arantes e Antonio Vitor de Mello desenvolveram este trabalho pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Fabio Martinho Cezar de Freitas pela Saint Gobain Abrasivos, de Vinhedo (SP). Ele foi originalmente apresentado no 8º Congresso Brasileiro de Engenharia de Fabricação (Cobef), realizado de 18 a 22 de maio de 2015, em Salvador (BA). Reprodução autorizada.

Qualidade superficial do FoFo vermicular FV450, após retificação plana tangencial Em geral, o processo de retificação é a última etapa da produção de uma peça, de modo que qualquer desconformidade pode significar a perda do produto e gerar grandes prejuízos. No entanto, ainda há poucos estudos que avaliam de maneira estatística as relações entre os parâmetros de corte e os resultados desejados, pois são muitas as variáveis envolvidas neste ciclo e os ensaios experimentais demandam tempo. Ademais, na maioria das vezes eles são mais onerosos que os processos convencionais de usinagem, com a ferramenta de geometria definida. Dessa forma, torna-se necessário identificar as variáveis do processo que mais afetam a integridade da superfície e os desvios dimensionais das peças. Assim, um trabalho investigativo nesta área é de grande importância. As principais grandezas físicas envolvidas nas operações de retificação plana tangencial são apresentadas a seguir e ilustradas na figura 1: vs = velocidade periférica do rebolo (m/s) vw = velocidade periférica da peça (mm/s ou m/min) ap = profundidade de usinagem (mm)

ae = penetração de trabalho (mm) lc = comprimento de contato rebolo/ peça (mm) Heq = espessura de corte equivalente ou espessura da camada de material arrancado pelo rebolo (mm) No que se refere à penetração de trabalho, quando ela aumenta, provoca um acréscimo no número de grãos ativos e no tempo de contato. Isso faz com que cada grão abrasivo remova uma quantidade menor de material, resultando em cavacos mais alongados e finos. Ressalta-se que há uma maior parcela de atrito e riscamento, desde o início da formação do cavaco até a sua expulsão, o que eleva a temperatura na região de corte e, consequentemente, deteriora o acabamento. Embora a maioria dos trabalhos aborde a retificação de aços, ainda são poucos os estudos que tratam dos ferros fundidos. Estes são os principais materiais utilizados na fabricação de componentes de motores de combustão interna, como blocos, cabeçotes, eixos de comando de válvula e virabrequins. Suas propriedades mecânicas são definidas pela microestrutura, mais precisamente pela forma em que o carbono encontra-se combinado.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.