FV - Junho - 2022

Page 50

Vida útil

50

FotoVolt - Junho - 2022

Avaliando degradação a longo prazo das tecnologias FV Robert Höller, Kadrije Cërriku e Germanno Longhi Beck, da Universidade de Ciências Aplicadas da Alta Áustria, Escola de Engenharia

C

inco tecnologias fotovoltaicas diferentes, descritas aqui mais adiante, foram instaladas ao ar livre no telhado da Universidade de Ciências Aplicadas da Alta Áustria, em Wels, em junho de 2007 [1]. Os fatores que influenciam a degradação dos módulos fotovoltaicos em operação no campo incluem parâmetros meteorológicos como temperatura, umidade, precipitação, poeira, neve e irradiação solar. Além disso, ao nível de arranjo, o sombreamento e a incompatibilidade entre módulos contribuem para a degradação [2]. Esses fatores impõem um estresse significativo ao longo da vida útil dos sistemas fotovoltaicos, resultando na redução da durabilidade, que deve ser quantificada através do cálculo da taxa de degradação do desempenho. A avaliação de desempenho e degradação a longo prazo dessas tecnologias fotovoltaicas no clima continental da Áustria pode ser de especial interesse para novos projetos fotovoltaicos [3]. Em particular, a taxa de degradação (RD, na sigla em inglês) é um parâmetro relevante para simulações de rendimento energético e de modelos

O estudo avalia o desempenho ao longo de 10 anos de cinco tecnologias de módulos solares em operação desde 2007, para identificar causas da deterioração do desempenho e determinar a taxa de degradação. A taxa foi calculada com dados meteorológicos medidos no local e também dados fornecidos por um serviço de meteorologia, e utilizando dois métodos de análise estatística.

de negócios de energia fotovoltaica (FV). O mercado fotovoltaico é dominado por tecnologias de silício cristalino e este fato pode ser atribuído a seu excelente desempenho a longo prazo, eficiências comparativamente altas e custos Fig. 1 – Módulos fotovoltaicos e estação de medição de radiação solar no telhado da finais reduzidos. Universidade de Ciências Aplicadas da Alta Áustria no Campus Wels. Dois piranômetros e Já os módulos um pireliômetro estão montados em um rastreador para medição da irradiância global, difusa e direta fotovoltaicos de filme fino quase desapareceram do mercado europeu do sistema fotovoltaico na taxa de denos últimos anos. sempenho (PR, do inglês performance A norma internacional sobre moniratio) e na avaliação do rendimento energético [5]. De acordo com o Instoramento de desempenho fotovoltaico (IEC 61724-1:2021) recomenda o uso tituto Fraunhofer para Sistemas de de rendimento de energia final, taxa Energia Solar (ISE), a taxa de desempenho dos sistemas atuais mostra uma de desempenho corrigida por temmelhoria considerável em comparação peratura e eficiência energética como com a verificada nos anos anteriores melhores métricas para a avaliação do a 2000, quando era de cerca de 70%. desempenho de sistemas fotovoltaicos Atualmente, essa taxa varia entre 80% [4]. Portanto, muitos pesquisadores baseiam seu estudo do desempenho e 90% [6].


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.