www.visitmadeira.pt
A rota dos Vinhos da Madeira
© Turismo da Madeira
2
3 Rota dos Vinhos da Madeira
Para começar, um breve aperitivo.
A Madeira foi descoberta em 1419 pelos Portugueses e, vinte e cinco anos depois, já se exportava vinho da ilha para vários locais na Europa. Por esta razão, há quase 600 anos que a qualidade dos vinhos Madeira é reconhecida mundialmente. Hoje, continua-se a produzir vinho Madeira, um licoroso único no mundo e muito apreciado um pouco por todo o lado. Mas também se produzem ótimos vinhos tranquilos, mais conhecidos como vinhos de mesa. Têm a sua própria personalidade, vão buscar a sua acidez áqueles velhos solos de origem vulcânica, aos ventos, por vezes impiedosos, que fustigam as vinhas e lhes transmitem uma salinidade intensa, à frescura da altitude das montanhas, aromas de frutos e flores tão diversos, resultado duma polinização natural, e ao amadurecimento que tantos e tantos dias de exposição solar permitem.
Os vinhos da Madeira são uma dádiva da natureza.
Solos vulcânicos As condições particulares dos solos de origem vulcânica conferem aos vinhos Madeira caraterísticas únicas. © Turismo da Madeira
4
5 Rota dos Vinhos da Madeira
A Madeira é uma das poucas regiões do mundo que produz vinhos de montanha.
É necessário prová-los, uma e outra vez, para os compreender e apreciar. E depois deixar-nos levar e usufruir de tudo aquilo que nos dão. São vinhos magníficos, elaborados a partir de castas introduzidas na região e que se adaptaram muito bem aos solos e aos vários microclimas da ilha. São sempre produções pequenas, quando comparadas com outras regiões vitícolas, uma das poucas regiões do mundo que produz vinhos de montanha. A paisagem vitícola, que se encontra espalhada pelas ilhas da Madeira e Porto Santo, conta com cerca de 500 hectares de vinha para a produção de vinho com Denominação de Origem “Madeira” (DO Madeira) e “Madeirense” (DO Madeirense), assim como vinho com Indicação Geográfica “Terras Madeirenses” (IG Terras Madeirenses), cujos socalcos ou terraços, construídos pela mão humana, são sustentados por paredes de pedras, uma forma engenhosa de como os madeirenses tornaram possível o cultivo dos seus terrenos em zonas de declive bastante acentuado. Muitos destes socalcos fazem lembrar escadarias que vão desde o nível do mar até cotas mais elevadas, a 700 metros de altitude. Conhecida mundialmente como um destino de excelência, a ilha da Madeira é também reconhecida pela qualidade dos seus vinhos.
© Turismo da Madeira
6
7 Rota dos Vinhos da Madeira
Uma história que já vem de longe. Ao longo da história, tem havido muitas personalidades famosas que beberam e apreciaram o vinho Madeira.
Também Sir Winston Churchill apreciava vinho Madeira, tendo mesmo passado pela ilha no pós-guerra.
O czar Pedro O Grande e a czarina Catarina A Grande, da Rússia, adoravam vinho Madeira e as caves imperiais estavam sempre bem abastecidas.
E tantas outras personalidades famosas que, ao longo dos séculos, provaram, apreciaram e divulgaram estes vinhos únicos.
O primeiro presidente dos Estados Unidos da América, George Washington, celebrou a independência do seu país com um cálice de vinho Madeira, o que se mantém até aos nossos dias: quando é eleito um novo presidente dos Estados Unidos, a efeméride é celebrada com um cálice de vinho Madeira.
Por isso, provem os vinhos da Madeira, apreciem a paisagem e levem na memória os encantos destas ilhas tão pequenas e tão fascinantes! E levem algumas garrafas de Vinho da Madeira para mais tarde recordar.
Também Piotr Tchaikovsky, o grande compositor russo, era apreciador do vinho madeirense. Um outro compositor famoso, o finlandês Jean Sibelius, apreciador das coisas boas da vida, adorava champagne e vinho Madeira. “Madeira, a toast to America” A Declaração de Independência dos EUA foi celebrada com vinho Madeira.
8
9 Rota dos Vinhos da Madeira
Da diversidade nasce um vinho especial. Embora as vinhas, nesta região, possam parecer cultivadas em grandes parcelas, são na realidade várias parcelas, pequenos jardins que se unem numa paisagem única, cujo sistema de condução tradicional é a “latada” ou pérgula. As primeiras castas foram introduzidas na Madeira por ordem do Infante D. Henrique, poucos anos depois da descoberta da ilha. Sabe-se que mandou vir da ilha de Creta (Grécia), da região de Cândida, a casta Malvasia, daí também existir a Malvasia Cândida. No início do povoamento, pessoas vindas do Minho trouxeram também vinhas consigo e, obviamente, outras castas. Essas e outras castas, que foram chegando à ilha de várias origens, encontraram solos pobres e pouco férteis, de origem vulcânica, com elevado teor de acidez, adaptaram-se e começaram, desde muito cedo, a dar vinhos fantásticos, que eram exportados com grande sucesso. E que chegaram até aos nossos dias. Hoje, os vinhos fortificados da Madeira são feitos a partir das castas Tinta Negra, Malvasia, Bual, Verdelho, Sercial, Terrantez e um pouco de Moscatel, as quais deram origem, também, à ligação com o grau de doçura destes vinhos.
A vinha, na Madeira, é plantada em pequenos socalcos, os quais tornam a sua mecanização praticamente impossível. Mas os viticultores da Madeira sempre fizeram vinho de mesa, para seu consumo, com essas e outras castas, mesmo tintas, que foram sendo plantadas ao longo dos séculos. Também na ilha do Porto Santo há grande tradição popular de vinhos, para consumo próprio ou local, a partir, principalmente, de duas castas brancas: Caracol e Listrão. Por isso, não admira que, na década de 90 do século passado, tenham aparecido os primeiros vinhos tranquilos. Inicialmente, foram essencialmente brancos, sobretudo das castas Verdelho e Arnsburger, mas rapidamente se passou também a produzir de castas tintas, nomeadamente Touriga Nacional, Merlot, Cabernet Sauvignon, Aragonez e Tinta Negra. E mais castas foram plantadas, em várias zonas da ilha.
A casta Malvasia foi a primeira a ser plantada na Madeira por ordem do Infante D. Henrique.
© IVBAM, IP-RAM
10
11 Rota dos Vinhos da Madeira
Vinhos Madeira. São únicos, mas não são todos iguais.
Grau de doçura Extra Seco Pode ser utilizada a expressão Extra Seco quando o grau Baumé for igual ou inferior a 0,5º.
Seco
O vinho Madeira é um vinho fortificado, apresentando um teor alcoólico entre 17 e 22% vol., produzido na Região Demarcada da Madeira.
Vinho Madeira com grau Baumé inferior a 1,5º.
Meio Seco Vinho Madeira com grau Baumé compreendido entre 1º e 2,5º.
Podemos encontrar várias designações no vinho Madeira: os vinhos de lote sem indicação de idade, para os vinhos que tenham um envelhecimento mínimo de 3 anos; ou com indicação de idade, podem ser de 5, 10, 15, 20, 30, 40, 50 e mais de 50 anos de idade. Outras menções tradicionais são Frasqueira ou Garrafeira, para vinhos que indiquem o ano de colheita e casta recomendada, produzidos pelo processo de canteiro e envelhecimento contínuo, mínimo de 20, anos em madeira. Já os Colheita, devem indicar o ano da colheita, como o próprio nome indica, e serem envelhecidos continuamente, em madeira, pelo menos durante 5 anos.
© Turismo da Madeira
A menção Canteiro são para os vinhos que após, a fortificação, são submetidos a um estágio em madeira por um mínimo de 2 anos. Outras menções são Reserva (Velho), Reserva Velha (Reserva Especial ou Muito Velho) e Reserva Extra, cujos padrões estejam em conformidade com as idades de 5, 10 e 15 anos, respetivamente. Existem ainda outras classificações, como Selecionado, Selected, Choice ou Finest, quando os vinhos apresentam qualidade destacada para a idade em causa; e o Fino ou Fine para os vinhos Madeira com o perfeito equilíbrio da sua acidez e aromas de evolução em madeira. Rainwater é uma designação aplicada aos vinhos que apresentam uma cor entre o pálido e dourado, associando-se, ou não, a indicação de idade máxima de 10 anos.
Hoje em dia, com menos expressão no mercado, podemos encontrar vinho Madeira com a menção Solera, reservada para os vinhos produzidos em canteiro, cujo vinho base é de uma só colheita e casta recomendada, com um envelhecimento mínimo de 5 anos em madeira. Este é um vinho de lote. Outros tipos de Vinho Madeira, de acordo com o grau de doçura, são os Extra Seco, Seco, Meio Seco, Meio Doce e Doce.
Meio Doce Vinho Madeira com grau Baumé compreendido entre 2,5º e 3,5º.
Doce Vinho Madeira com grau Baumé superior a 3,5º.
12
13 Rota dos Vinhos da Madeira
Reserva Menção reservada para vinho, associada ao ano de colheita, que apresente caraterísticas organoléticas destacadas, entre outras caraterísticas mais técnicas.
Grande Escolha Menção reservada para vinho que apresente caraterísticas organoléticas destacadas e que seja associada ao ano de colheita. No entanto, todas as menções autorizadas para os vinhos com direito a DO ou IG podem ser utilizadas na sua rotulagem, como, por exemplo, «Reserva Especial», «Superior», «Premium», entre outras.
Como se classificam os Vinhos Tranquilos da Madeira? As menções tradicionais, habitualmente utilizadas na rotulagem dos vinhos com DO “Madeirense” e IG “Terras Madeirenses”, são as menções Reserva e Grande Escolha.
Para mais informação sobre os vinhos tranquilos da Madeira, consulte www.ivbam.gov.madeira.pt
© Turismo da Madeira
14
15 Rota dos Vinhos da Madeira
Para verdadeiros apreciadores de curiosidades. Sabia que... 1.
Todos os vinhos Madeira, tranquilos ou fortificados, são certificados pelo Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM, I.P.-RAM) e que todos eles, sem exceção, são submetidos a um controlo físico-químico e sensorial através da Câmara de Provadores? 2.
Reza a história que o vinho Madeira com a menção “Rainwater” se deve ao facto de alguns cascos de vinho Madeira terem ficado no cais do Funchal, numa noite que choveu torrencialmente, tendo entrado alguma água da chuva (rainwater), mas, mesmo assim, foram enviados para os Estados Unidos e o importador gostou tanto que pediu mais daquele tipo de vinho. Daí o mesmo ter sido batizado de “Rainwater”? 3.
O vinho Madeira deve ser armazenado com a garrafa na vertical para que a rolha, com o passar do tempo, não se danifique com a acidez do vinho? Já os Vinhos Tranquilos devem ser armazenados na horizontal. 4.
O Vinho da Roda, ou Torna Viagem, se torna famoso a partir do séc. XVII, quando os comerciantes de vinho Madeira se apercebem que o vinho que embarcava para a Índia registava uma aceleração do seu envelhecimento durante as longas viagens que fazia, devido às altas © IVBAM, IP-RAM
temperaturas dos trópicos, originando uma maior complexidade e qualidade? Daí optar-se por este método de produção durante muito tempo. Por esta razão, o Reino Unido chegava a pagar valores comerciais astronómicos. 5.
No vinho Madeira, as castas Sercial, Verdelho, Boal e Malvasia estão associadas ao grau de doçura, não podendo ser produzidos vinhos que não extra seco ou seco, meio seco, meio doce e doce? 6.
Os aromas encontrados no vinho Madeira são denominados de Bouquet? Com efeito, no vinho Madeira nunca se deteta apenas um aroma, mas vários, os quais decorrem do seu processo de envelhecimento, aromas terciários, ou seja, aromas de torrefação, caramelo, frutos secos, baunilha, madeira, entre muitos outros. Já os vinhos tranquilos da Madeira apresentam os aromas primários, conhecidos pela sua tropicalidade, como o aroma a maracujá, ananás, citrinos, no caso dos brancos, e os tintos apresentam notas de frutos vermelhos, compota, entre outros. 7.
Shakespeare referiu, por várias vezes, o vinho Madeira na sua escrita, como foi o exemplo da execução que o rei de Inglaterra, Eduardo IV, ordenou ao Duque de Clarence, irmão do futuro rei Ricardo III, tendo aquele escolhido morrer afogado numa pipa de malvasia?
16
17 Rota dos Vinhos da Madeira
Fruto de muito saber, técnica e paixão. No caso do vinho Madeira, um vinho fortificado, após a vindima e a pisa da uva, o mesmo é sujeito à fermentação, sendo esta parada com a adição de álcool vínico a 96%, conforme o enólogo pretenda que o vinho seja mais doce ou mais seco.
Trata-se de um envelhecimento oxidativo em casco, desenvolvendo, nos vinhos, caraterísticas únicas de aromas intensos e complexos. Esta denominação provém do facto de se colocar as pipas sobre suportes de traves de madeira, denominados canteiros.
Segue-se então o processo de produção, Estufagem ou Canteiro. No primeiro, o vinho é colocado em estufas de aço inox, aquecidas entre 45 e 50 graus Celsius, durante cerca de 3 meses, passando depois por um período de «estágio» de pelo menos 90 dias à temperatura ambiente. Após este processo, o vinho pode permanecer em inox ou ser colocado em cascos de madeira, até reunir as condições para ser engarrafado.
Já nos vinhos tranquilos da Madeira, o processo é, de alguma forma, semelhante à produção dos vinhos tranquilos por todo o mundo, sendo de salientar o terroir dos vinhos madeirenses, conferindo-lhes uma acidez e frescura singular.
Já no segundo processo, Canteiro, os vinhos são envelhecidos em cascos, normalmente nos pisos mais elevados dos armazéns, onde as temperaturas são mais elevadas, pelo período mínimo de 2 anos.
Para mais informações sobre o vinho Madeira, consulte www.vinhomadeira.pt. © IVBAM, IP-RAM
18
19 Rota dos Vinhos da Madeira
Os vinhos da Madeira exigem sempre um serviço à altura. É muito importante que os vinhos da Madeira, tranquilos ou fortificados, sejam servidos de forma adequada e segundo as recomendações dos produtores, para que possamos tirar deles todo o seu potencial, quer em termos aromáticos, quer em termos gustativos. Os vinhos devem estar armazenados em boas condições, em locais apropriados. As garrafas devem ser abertas à vista do cliente e o vinho deve ser dado a provar para que o cliente o aprove antes de ser servido. Se o espaço tiver o serviço de um escanção, deverá ser este a fazer esta prova inicial para verificar as boas condições do vinho. Os vinhos, sejam brancos, rosés ou tintos, sejam tranquilos, espumantes ou fortificados, devem ser servidos em copos adequados e recomendados para cada tipo de vinho. Um dos fatores mais importantes é a temperatura de serviço dos vinhos. Não devem estar frios de mais nem a temperaturas elevadas, pois, num caso e noutro, os vinhos perdem as suas caraterísticas.
Estes pormenores são bastante importantes e devem ser referidos aos responsáveis de sala, caso isso não aconteça. No caso específico do vinho Madeira, é um vinho com uma longevidade imensa e que, devido à sua acidez, deve ser armazenado na vertical, num local escuro, seco e fresco, a uma temperatura constante ideal entre 12 e 14 graus Celsius. O Vinho da Madeira beneficia com o processo de decantação, especialmente os vinhos mais velhos, podendo a mesma ser superior a 4 horas. Um Vinho da Madeira, após aberta a garrafa, não se deteriora com o oxigénio, pelo que a sua longevidade pode variar de 6 meses a um ano, ou até mais. A temperatura de serviço é muito importante, devendo ser servidos, de uma forma geral, os vinhos de 3 anos a temperaturas entre 12 e 14 graus Celsius, os de 5 e 10 anos a temperaturas entre 14 e 16 graus, devendo os vinhos a partir dos 15 anos, frasqueiras e colheitas ser servidos entre 14 e 16 graus Celsius.
Armazenamento Devido à sua acidez, o vinho Madeira deve ser armazenado na vertical.
© Turismo da Madeira
20
21 Rota dos Vinhos da Madeira
Vinhos da Madeira e gastronomia. Um casamento perfeito. A melhor forma de apreciar devidamente um vinho é a acompanhar comida. Mas também é a forma em que deve haver mais cuidado, principalmente na escolha do vinho para um certo prato, para que se consiga um equilíbrio entre aromas e paladares de um e de outro.
Cada tipo de vinho tem as suas caraterísticas muito próprias, o que aumenta a dificuldade de escolha.
Os vinhos da Madeira tranquilos apresentam-se com uma ótima acidez, são frescos e normalmente têm baixo teor alcoólico.
Depois, há o gosto de cada um, há quem só goste de brancos, há quem só beba tintos, e o grau e dificuldade na escolha vai aumentando. Só há uma maneira de ultrapassar estas situações: é provar muitas vezes, e sempre com ligações diferentes, para tentar descobrir os que mais gostamos.
Acompanham muito bem os pratos tradicionais de peixe e marisco, sobretudo os brancos e os rosés.
No caso dos dois tipos de vinho da Madeira – tranquilos (vinhos de mesa) e fortificados (vinhos Madeira) – o leque de soluções é muito vasto, o que lhes confere capacidade para responder a muitas solicitações por parte da culinária.
Mas estes vinhos vão muito além, pois podem explorar-se harmonizações com culinárias tão diversas, como o sushi, comidas indiana, italiana e a chamada comida mediterrânica. Por isso, os vinhos da Madeira começam também a ter sucesso no continente português e mesmo em alguns países, onde os consumidores descobrem agora estes vinhos diferentes. Por outro
Também os tradicionais pratos de carne, com destaque para a Espetada em pau de loureiro, ligam muito bem com vinhos da Madeira, principalmente os tintos.
lado, os vinhos fortificados, já com alguns séculos de história um pouco por todo o mundo, são cada vez mais utilizados em harmonizações diversas, devido à sua grande versatilidade e qualidade. Apesar de serem vinhos doces, a sua elevada acidez dá-lhes a frescura necessária para poderem ser utilizados como aperitivos, mas também com algumas entradas de queijos, de fumados, até de foie
gras, muitas vezes uma surpresa para muitos consumidores. Depois, são as naturais ligações às sobremesas muito diversas que fazem dos vinhos da Madeira uma opção segura. Entre secos, meio secos, meio doces e doces, há sempre um vinho Madeira para ligar com uma sobremesa. Depois duma boa refeição, para os apreciadores, um Madeira faz companhia perfeita a um bom charuto.
Como dizia Sir Winston Churchill, grande apreciador de vinhos Madeira e charutos: “Não sou exigente, contento-me com o que há de melhor”.
Iguarias madeirenses A destacar as espetadas com carne de vitela, os bifes de atum e o excelente peixe espada.
© Turismo da Madeira
22
23 Rota dos Vinhos da Madeira
Os olhos também têm muito para apreciar. Seixal 1.
Miradouro do Véu de Noiva Uma queda de água emblemática, uma vista da costa norte da ilha, numa zona onde se avistam também vinhas. 2.
Chão da Ribeira É um vale com grande tradição, onde ainda se podem ver os velhos palheiros, aquelas construções onde se guardavam os utensílios da agricultura, que fazem parte da paisagem, assim como os socalcos e a floresta Laurissilva, Património Mundial da Humanidade. Mais abaixo aparecem algumas vinhas. 3.
As vinhas de latada junto ao mar Na estrada entre São Vicente e o Seixal, em vários pontos de paragem com vista para o mar batido, podem apreciar-se várias vinhas muito perto do mar, algumas mesmo a apenas poucos metros da água. A maior parte são vinhas de latada, ainda a produzir uvas para os produtores locais. 4.
As vinhas de montanha Também naquelas montanhas, que parecem nascer no mar e vão ganhando altitude, podem apreciar-se muitas vinhas, a maior parte delas em socalcos suportados por muros de pedra vulcânica.
© Turismo da Madeira
E que podem ir até aos 650 metros de altitude. Mais uma vez, um dos poucos sítios no mundo onde se produzem vinhos de montanha. Em qualquer dessas vinhas, a paisagem é arrebatadora, com aquelas falésias, por vezes a pique, sobre um mar revolto e selvagem. O que ajuda também a perceber a salinidade que muitos dos vinhos da Madeira apresentam.
Câmara de Lobos 5.
As vinhas de latada do Estreito de Câmara de Lobos É a zona de maior extensão de vinhas na Madeira e uma das suas caraterísticas são as vinhas de latada, que se vêm por todo o lado. Desde a Fajã dos Padres, mesmo junto ao mar, até ao Jardim da Serra, lá em cima a mais de 600 metros de altitude, a vinha marca presença assídua na paisagem deste concelho.
Arco de São Jorge 6.
Campo Experimental de Viticultura Inclui o Museu da Vinha e do Vinho, um local onde se pode aprender muito e que ajuda a perceber os vinhos da Madeira e as suas castas, e onde se encontram as castas utilizadas habitualmente nos vinhos da Madeira.
Funchal
Porto Moniz
7.
10.
Vinhas da Quinta de Santa Luzia
Miradouro da Fajã do Barro
Pertencem à família Blandy, integradas naquilo que era uma quinta tradicional madeirense. Para além dos vastos jardins e árvores de grande porte, possui vinhas ainda a produzir uvas para alguns dos vinhos da Madeira Wine Company, também da mesma família, mesmo no centro do Funchal.
Neste miradouro podemos encontrar não só as vinhas da Fajã do Barro como também, abaixo deste, sobre o mar, as vinhas da Fajã do Manuel e do Arrudal da Ribeira da Janela. Avistamos ainda o Seixal e as Contreiras até São Vicente.
Caniçal 8.
Parque Agrícola do Caniçal No Parque Agrícola do Caniçal podem ser apreciadas algumas vinhas, exploradas por vários produtores de vinhos tranquilos da Madeira. Vão quase até ao mar e estão mesmo ao lado do Museu da Baleia.
Estreito da Calheta 9.
Quinta das Vinhas Situada numa zona onde há alguma concentração de vinhas, anteriormente um campo experimental onde foram plantadas várias castas. Agora pertence a um hotel rural de grande qualidade.
São Vicente 11.
Ginjas Ao chegar às Ginjas, avistamos todo o vale de São Vicente, com vinhas de ambos os lados da montanha, como paisagem predominante. De cortar a respiração.
24
25 Rota dos Vinhos da Madeira
Eventos e programas temáticos 1. A Festa do Vinho é um dos cartazes turísticos do destino Madeira, levado a cabo pela Secretaria Regional do Turismo e Cultura, na qual é prestado tributo ao precioso néctar da região, por altura das vindimas, habitualmente no final de agosto e início de setembro. 2.
De salientar, a vindima ao vivo, no Estreito de Câmara de Lobos. Ali, numa quinta madeirense, vindima-se, pisam-se as uvas num lagar tradicional e assiste-se ao cortejo etnográfico, contando com a participação de um vasto número de grupos de folclore e etnografia. Tudo isto envolto num ambiente de festa, durante a qual não faltam a animação musical e a gastronomia regionais. 3. Na Placa Central da Avenida Arriaga, no Funchal, para além da presença dos produtores de vinhos da Madeira, é possível degustar uma variedade de vinhos fortificados e tranquilos e assistir à atuação dos grupos de folclore. Pode ainda contar com um programa muito diversificado, que inclui música ligeira e do mundo, canto coral, jazz, música tradicional e filarmónica. 4.
O Madeira Wine Lounge, na Praça do Povo, no Funchal, é um lugar privilegiado para os visitantes desfrutarem de provas de vinho e gastronomia regional ao som das atuações de grupos musicais de géneros diversos. Este espaço único comporta três zonas específicas: uma dedicada ao vinho, com espaço de vendas e provas de vinho; outra destinada às atuações; e ainda uma área destinada à gastronomia. 5. Nos Jardins da Quinta Magnólia, o evento “Wine & Film Weekend” inclui não só a projeção de filmes temáticos sobre o vinho, como também um espaço lounge, onde se realizam provas de vinhos da Madeira, num ambiente que se pretende sempre alusivo à temática central da Festa do Vinho.
6. Nas Adegas Blandy existe um programa de festividades ligadas ao vinho, desde a vindima ao luar, jantares temáticos, workshops de iguarias regionais, cocktails com vinho Madeira, entre outras atividades, culminando no tradicional arraial madeirense.
12. O Castanheiro Boutique Hotel realiza, a cada dois meses, o Castanheiro Wine Dinners, eventos temáticos que prestam essencialmente homenagem aos vinhos com o objetivo de juntar um conjunto de pessoas com uma paixão comum: a comida e o vinho, enorme património regional e nacional que deve ser preservado. Para estes eventos é sempre convidado um produtor, que, de uma forma descontraída
e simpática, explica a história e produção dos vinhos, que muitas vezes atravessam gerações com tradições seculares. Quanto à gastronomia, o jantar é composto por um menu de degustação de 5 pratos, cujo food matching é realizado de acordo com as caraterísticas organoléticas de cada vinho, potenciando, desta forma, os aromas e sabores. A harmonia perfeita.
© Turismo da Madeira
7. A empresa Henriques & Henriques, em parceria com a Churrascaria O Lagar, no Estreito de Câmara de Lobos, também desenvolve atividades ligadas ao vinho naquele restaurante, onde se vindima e se pisam as uvas num lagar tradicional. 8. No hotel Quinta do Furão, em Santana, às sextas-feiras e sábados do mês de setembro, é oferecido um programa sobre a temática do vinho, durante o qual os participantes podem degustar o famoso Madeira on Ice, almoçar junto ao lagar tradicional, seguindo-se a pisa das uvas, terminando o dia com uma prova de vinho Madeira. 9. Os hotéis do Grupo Porto Bay, no Funchal,
proporcionam aos seus hóspedes a oportunidade de participar em provas de vinho, workshops, visitas vinícolas, demonstrações e apresentações. Os hotéis são palco de jantares vínicos com sommeliers e chefes convidados que apresentam requintados menus de degustação, harmonizados por uma cuidada seleção de vinhos. 10.
O hotel Quinta do Estreito Vintage House, no Estreito de Câmara de Lobos, oferece aos seus clientes atividades relacionadas com o vinho, tais como a tradicional pisa das uvas, o enchimento dos barris de vinho e ainda um almoço tradicional madeirense. 11. No Funchal, o hotel The Vine proporciona aos seus clientes a Festa dos Vinhos Madeirenses, um jantar temático alusivo ao vinho e com vinhos exclusivamente da região.
Para mais informações sobre eventos, consulte www.visitmadeira.pt.
26
27 Rota dos Vinhos da Madeira
Descubra a nossa colheita selecionada de produtores
© Turismo da Madeira
28
29 Rota dos Vinhos da Madeira
1
José Maurílio Velosa Mendes | Arcobom Morada: Tel.: E-mail:
4
Caminho do Massapez, 65 - 9370-077 Arco da Calheta +351 291 827 248 | M: +351 965 868 529 fatimamenezes@live.com.pt
GPS: Visitas: Horário:
32.71769, -17.15649 Mediante marcação. 08:00h - 18:00h
Um produtor de vinhos tranquilos da Madeira, com muita dedicação, ajudado pela mulher, e que tem verdadeira paixão pelo que faz. É apenas meio hectare de vinha, no Arco da Calheta, da casta Cabernet Sauvignon, em tempos plantada com Boal. Uma vinha fantástica, mesmo junto à casa do produtor, com vista para o mar, com ligação direta a partir do jardim. Produzem cerca de 4000 garrafas por ano. Gostam de receber visitas e, normalmente, para além de fazerem visitas à vinha, dão a provar os vinhos com petiscos tradicionais. Estão a preparar um local bem apetrechado para receber mais turistas.
2
Duarte Caldeira & Filhos – Seixal Wines, Lda. | Terras do Avô Morada: Tel.: E-mail:
Sítio do Lombinho - 9570-125 Seixal +351 964 008 001 seixalwines@gmail.com
Facebook: GPS: Visitas:
www.facebook.com/terras.avo/ 32.82352, -17.10671 Mediante marcação.
Lá, bem na costa norte da ilha, no Seixal, um homem, ligado desde sempre à agricultura, foi desenvolvendo um projeto de produção de vinhos, tendo juntado mais de 30 parcelas de vinhas, algumas mesmo minúsculas, algumas a poucos metros do mar, outras serra acima. Mas que têm produzido uvas muito boas, com as quais nasceram e se desenvolveram os vinhos com o nome Terras do Avô, e com rótulos muito caraterísticos, inconfundíveis. Os vinhos foram-se impondo no mercado local e, bem cedo, passaram a ser vendidos e apreciados no continente. Muito graças ao bom gosto e persistência da filha do produtor, que se dedicou de alma e coração a divulgar e vender os seus vinhos. Sempre inconformado e persistente, este produtor também produz espumante, o qual tem sido muito bem aceite e, até, premiado em concursos. Possui um espaço para a realização de provas e outros eventos vínicos para grupos.
3
Madeira Vintners Morada: Tel.: E-mail: URL:
Caminho de São Martinho, 56 - 9000-273 Funchal +351 291 702 440 info@madeiravintners.com www.cafmadeira.pt/madeira-vintners/
Facebook: GPS: Visitas:
www.facebook.com/MadeiraVintners/ 32.65065, -16.94545 Mediante marcação.
(*) MULHERES AO PODER! Um projeto inserido na Cooperativa Agrícola do Funchal, criada em 1951, uma empresa dedicada a apoiar os agricultores madeirenses. Em 2012, faz a sua primeira vindima, iniciando a sua atividade como produtora de vinho Madeira. No ano seguinte, a CAF cria e regista a marca MADEIRA VINTNERS. Tendo iniciado a comercialização dos seus vinhos em 2016, as suas vendas duplicaram em 2017, graças ao seu esforço e dedicação, com a garantia de um produto final de qualidade e com um teor alcoólico mais baixo (17%), uma inovação no vinho Madeira, com o propósito de atrair o público jovem. Produz vinho Madeira de quatro categorias: meio doce, doce, meio seco e seco, tendo lançado, em 2018, os primeiros vinhos Madeira de 5 anos, bem como o Malvasia 5 anos. A história, a equipa e a qualidade serão a diferença que permitirá o sucesso desta equipa jovem e feminina. Visite a Adega Madeira Vintners e prove vinho Madeira no feminino! (*) Título original da Upmagazine-Tap, Novembro 2018.
DSW – Diana Silva Wines | Ilha DOP Madeirense Tel.: E-mail: URL:
+351 966 273 301 geral@dianasilvawines.com www.dianasilvawines.com
Facebook: Visitas:
https://www.facebook.com/IlhaDOPMadeirense/ Mediante marcação.
É uma jovem madeirense formada em Turismo, Direção Comercial e Enologia, tendo trabalhado e desenvolvido toda a sua atividade profissional nestas áreas, há mais de uma década. Resolveu inovar, começando com a sua primeira colheita de 2017 e produzindo três tipos de vinho de mesa – branco, rosé e tinto – a partir de uma só casta, a Tinta Negra. Esta casta, por muitos considerada menor, tem vindo a surpreender muita gente, de norte a sul do país. Deu-lhes o nome de “Ilha” e são classificados como DOP Madeirense. O desejo de regressar às origens, o amor à terra e a crença no terroir, fez com que Diana Silva iniciasse este projeto ambicioso. Convicta do potencial da ilha da Madeira para produzir vinhos de mesa de elevada qualidade, tem como missão dar notoriedade e relevo a esta região, apenas conhecida pelos seus vinhos generosos. Diana tem desenvolvido a sua atividade através de várias parcerias com diferentes viticultores, sendo os vinhos, como os de quase todos os outros produtores de vinhos de mesa, vinificados na Adega de São Vicente. As suas criações são uma experiência para todos os amantes e entusiastas do mundo do vinho, que terão o prazer de degustar a atlanticidade, mineralidade, acidez e elegância da “Pérola do Atlântico”.
5
Elsa Maria da Silva Ferreira | Pedra de Fogo Morada: Tel.: E-mail: Facebook:
Banda da Silva, 9200-031 Caniçal +351 964 742 734 elsasferr@gmail.com www.facebook.com/vinho.pedradefogo
GPS: Visitas: Horário:
32.73811, -16.74079 Mediante marcação. Segunda a Sexta: 10:00h - 13:00h 14:00h - 17:00h
É no extremo leste da ilha da Madeira, na freguesia do Caniçal, mais propriamente no Parque Agrícola do Caniçal, que se situam os vinhedos que dão origem ao vinho tinto madeirense “Pedra de Fogo”, onde as particularidades geomorfológicas apresentam afloramentos rochosos de pedra vermelha e pedra basáltica. A especificidade do local, a proximidade do mar, o sistema de condução e as modernas técnicas de produção e vinificação, tornam este vinho num néctar equilibrado e com boa frescura. Elsa Ferreira, produtora do vinho, é formada em Engenharia Agrícola. Ao finalizar o curso, surgiu a oportunidade de desenvolver este projeto no Parque Agrícola do Caniçal. Abraçou-o com muita garra, ousadia, determinação e dedicação, porque quando a oportunidade se junta à circunstância, tanto melhor. Com uma área bruta de 2 ha, entre a serra e o mar, em 2003 iniciou-se a plantação das vinhas com a casta Touriga Nacional, cujo principal objetivo era, e é, a produção de um vinho tinto de mesa madeirense – DOP Madeirense. A colheita de 2007 foi a primeira a ser lançada no mercado. O vinho “Pedra de Fogo” é um vinho com caraterísticas muito próprias, sendo produzido unicamente com uvas da própria exploração da casta plantada, a Touriga Nacional. As vindimas ocorrem, geralmente, na segunda semana de setembro, a colheita é manual e a uvas são vinificadas na Adega de São Vicente. Anualmente, produzem-se cerca de 6 mil garrafas, que são comercializadas no mercado regional. O vinho “Pedra de Fogo” tem uma excelente aceitação por parte dos consumidores.
30
31 Rota dos Vinhos da Madeira
6
Henriques & Henriques – Vinhos, S.A . Morada: Tel.: E-mail: URL: Facebook:
8
Avenida da Autonomia, 10 – 9300-138 Câmara de Lobos +351 291 941 551 heh@henriquesehenriques.pt www.henriquesehenriques.pt www.facebook.com/Henriques-Henriques-295565370543145/
GPS: Horário:
7
H.M. Borges, Succrs., Lda. Morada: Tel.: E-mail: URL:
Rua 31 de Janeiro, 83 - 9050-401 Funchal +351 291 223 247 info@hmborges.com www.hmborges.com
GPS: Visitas: Horário:
Morada: Tel.: E-mail: Facebook:
32.64956 -16.97905 Segunda - Sexta: 09:00h - 13:00h 14:30h - 17:30h
A história da Henriques & Henriques remonta ao ano de 1850, quando a empresa foi fundada por João Gonçalves Henriques, descendente de uma família que, há muitos anos, se estabeleceu em Câmara de Lobos. Após sua morte, em 1912, os seus filhos, João Joaquim e Francisco Eduardo Henriques, fizeram uma parceria, de onde provém o nome “Henriques & Henriques”. A família Henriques tem desempenhado um papel importante na elaboração do vinho da Madeira, sendo conhecida como a produtora dos melhores vinhos da ilha. Vários acontecimentos, ocorridos na segunda metade do século XIX, designadamente o aparecimento de doenças da vinha, como o Oídio, em 1852, e, pouco depois, a Filoxera, em 1872, resultaram em sérios prejuízos nos vinhedos e, como consequência, levou a que, em 1913, os interesses da família fossem consolidados numa empresa, que mais tarde, em 1925, passou a fazer a exportação de seus próprios vinhos, em vez de os fornecer a outros exportadores. Em 1992, a Henriques & Henriques iniciou um programa de expansão e investiu na construção de nova adega de envelhecimento, em Câmara de Lobos, e, também, na construção de um novo centro de vinificação, edificado na sua propriedade, na Quinta Grande, que proporcionou à empresa os meios adequados para utilizar as mais recentes inovações tecnológicas, mas, ao mesmo tempo, mantendo a tradição familiar, de quase 200 anos, na produção dos melhores vinhos da Madeira, de qualidade excecional. Para além disto, é também a única empresa que, desde sempre, possuiu os seus próprios vinhedos.
32.65161, -16.90864 Mediante marcação. Segunda - Sexta: 10:00h - 12:30h 14:00h - 17:00h
Uma das empresas produtoras de vinho Madeira mais tradicionais, com instalações muito antigas e onde se privilegia a arte de bem receber. Fundada em 1877 por Henrique Menezes Borges, a empresa H.M. Borges Sucrs., Lda. É liderada, atualmente, por duas mulheres pertencentes à 4.ª geração da família, assumindo-se como uma das principais marcas de vinho Madeira e possuindo um excelente e considerável stock de vinhos antigos de grande qualidade. Toda a sua atividade se concentra num edifício centenário, no centro do Funchal, que foi construído no final do século XIX e mantém, atualmente, todas as caraterísticas arquitetónicas originais. Entre os balseiros de cetim do Brasil, estufas e canteiros, até à linha de engarrafamento, trata-se de um ambiente envolvente, pelos aromas, história e tradição. Aqui sente-se o verdadeiro mundo do vinho Madeira, conhecendo um pouco mais da história, as castas, as técnicas de produção e envelhecimento. Na sala de provas usufrui-se de um ambiente tranquilo, acolhedor e respira-se história e arte, particularmente através de peças antigas, fotografias e pinturas emblemáticas do artista alemão Max Römer que decoram a sala e fazem parte do espólio da H.M. Borges.
Quinta do Barbusano, Lda. Caminho do Barbusano, 26 - 9240-000 São Vicente +351 291 101 022 | M: +351 965 012 141 quintadobarbusano@sapo.pt www.facebook.com/quintadobarbusano/
GPS: Visitas:
32.79981, -17.03489 Mediante marcação.
Situada na costa norte da ilha, são vinhas, com alguma altitude, de várias castas, produzindo vinhos brancos, rosés e tintos. O Verdelho é a casta mais importante, com vinhos brancos de grande qualidade, embora os tintos tenham vindo a melhorar e a aumentar a procura. Ao longo dos últimos anos, este produtor investiu numa oferta turística diferenciada, construindo, nas suas instalações, um lagar tradicional que permite receber turistas, servindo petiscos e algumas refeições para acompanhar e apreciar os seus vinhos. E, durante as vindimas, há mesmo a possibilidade de fazer pisa da uva, o que é sempre uma curiosidade. A paisagem é verdadeiramente magnífica, com os montes da costa norte entrecortados por vales suaves, que levam muita da água abundante até ao mar.
9
Justino’s Madeira Wines, S.A. / Justino’s Madeira Morada: Tel.: E-mail: URL: Facebook:
Parque Industrial de Cancela - 9125-042 Caniço +351 291 934 257 justinos@justinosmadeira.com www.justinosmadeira.com www.facebook.com/JustinosMadeiraWines/
GPS: Visitas: Horário:
32.3904, -16.5145 Mediante marcação. Segunda - Sexta: 09:00h - 18:00h
Justino’s Madeira Wines, S.A. foi constituída, com esta designação, em 1953, embora, na forma de empresa familiar, já se encontrasse estabelecida na ilha da Madeira desde 1870, pelo que é uma das mais antigas empresas produtoras e exportadoras de vinho da Madeira, ocupando uma posição de destaque nos mercados internacionais pela reconhecida qualidade dos seus vinhos. Durante toda a sua história, Justino’s Madeira Wines, S.A. tem vindo, gradualmente, a conquistar e a confirmar a sua presença um pouco por todo o mundo, com especial destaque em França, Alemanha, Inglaterra, Áustria, Suíça, Polónia, Benelux, Espanha e Escandinávia, e, também, nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, China e Japão. O aumento sustentado dos seus stocks transformou Justino’s Madeira Wines, S.A. num dos líderes do mercado de produção e exportação de vinho da Madeira. Justino’s Madeira Wines, S.A. dispõe, atualmente, de um dos maiores stocks de vinhos na ilha da Madeira, constituído por vinhos de elevada qualidade, envelhecidos em cascos de carvalho, que lhe permitem dar resposta às solicitações dos mercados mais exigentes e seletivos. O saber fazer, adquirido na arte do blend, o respeito pelas técnicas tradicionais de vinificação e a constante procura na inovação têm sido as caraterísticas que marcam o seu sucesso e crescimento. A sua motivação é suportada pela profunda ligação à comunidade e à tradição, trazendo-lhe dinâmica e inovação, de forma a produzir vinhos que oferecem experiências e sensações únicas. Complementa a sua atividade com a produção de vinhos tranquilos de onde se destacam brancos, rosés e tintos IGP Terras Madeirenses, bem como brancos e tintos DOP Madeirense.
32
33 Rota dos Vinhos da Madeira 12
10
Morada: Tel.: E-mail: GPS:
Juvenal Franco | Boneca de Canudo Morada: Tel.: E-mail: URL: Facebook:
Rua da Estacada, 8 - 9200-109 Machico +351 961 131 331 jamfranco@netmadeira.com www.bonecadecanudo.com www.facebook.com/bonecadecanudo/
GPS: Visitas:
32.71813, -16.76771 Mediante marcação.
É um projeto familiar, em que pai e filha se dedicam a produzir vinho de mesa tinto. As vinhas estão localizadas em várias altitudes do concelho de Machico, com as castas Touriga Nacional, Merlot e Syrah, num total de um hectare, e são engarrafadas cerca de 3300 garrafas por ano, com a marca Boneca de Canudo. Este vinho tem uma história engraçada. A ideia de plantar vinhas ali foi de uma mulher, engenheira civil, portanto, detentora de um “canudo”. E como os trabalhos agrícolas na zona eram tradicionalmente trabalhos de homens, um deles desabafou: “Só faltava aquela boneca de canudo!” O desabafo foi conhecido e comentado, tendo os produtores decidido que seria mesmo esse o nome do vinho. A filha, Elsa Franco, é quem se dedica à divulgação e comercialização do vinho. Recentemente, o tinto de 2016 ganhou uma medalha de bronze no prestigiado concurso Somellier Wine Awards de 2019. O tinto de 2015 já tinha conquistado uma medalha de prata, no mesmo concurso, em 2016. Estão a ser realizadas as primeiras experiências com castas brancas, em vinhas em Machico, na Ponta do Sol e no Santo da Serra.
11
Facebook:
Avenida Arriaga, 28 - 9000-064 Funchal +351 291 228 978 pubrel@madeirawinecompany.com www.blandyswinelodge.com www.facebook.com/madeirawinecompany.mwc/
GPS: Visitas: Horário:
13
É uma das mais antigas empresas produtoras de vinho da Madeira, com mais de 200 anos, e faz parte da história destes vinhos únicos no mundo. O seu fundador foi John Blandy, em 1811, e a empresa familiar já vai na sétima geração. Em 1838, John Blandy adquiriu o convento de São Francisco, mesmo no centro da cidade do Funchal, onde passaram a funcionar as adegas da empresa até aos dias de hoje. Embora a empresa tenha uma adega moderna na zona do Caniçal, onde produz os seus vinhos, é ainda nas Adegas Blandy’s Wine Lodge – que também foi conhecida como adegas de São Francisco – que tem um grande stock de vinhos velhos, muitos deles armazenados em barricas e tonéis (os que ainda estão a envelhecer) ou em demijohns (garrafões) e garrafas (os que já atingiram o pico de evolução), à espera de serem vendidos e apreciados. A produção é liderada por um dos mais conhecidos enólogos portugueses, Francisco Albuquerque, conhecedor, como poucos, de todas as caraterísticas da ilha e das suas vinhas. Apesar da Blandy ter algumas vinhas próprias em vários locais da ilha, continua a comprar uvas a uma grande quantidade de viticultores, como é tradição. Produzem, ainda, com grande sucesso, vinhos de mesa – um branco, um rosé e um branco reserva – sob a marca Atlantis. Com um belíssimo museu, que conta a história desta família e do próprio vinho Madeira, tem muitos outros motivos de interesse, incluindo provas de vinhos, para todos os gostos e bolsas. A Blandy exporta os seus vinhos para todo o mundo, outra tradição da família. É um local de culto e de visita obrigatória.
Visitas:
Mediante marcação. Segunda - Sábado: 09:00h - 19:00h
Paixão do Vinho, Lda. | Primeira Paixão Morada: Tel.: E-mail: Facebook:
32.64778, -16.91094 Consultar site Segunda - Sexta: 10:00h - 18:30h Sábado: 10:00h - 13:00h
Caminho João Ernesto Pereira, 7 - 9300-075 Câmara de Lobos +351 965 010 630 | Fax: +351 291 944 899 octavioferraz@netmadeira.com 32.65641,-16.96606
Baseada numa propriedade que pertence à mesma família há 3 gerações, a empresa foi fundada em 1999 por Octávio Ferraz. Embora no início do século XX ali estivesse um vinhedo, decidiram fazer uma reconversão em bananal. Mas, em 1999, voltaram a plantar vinhas com as castas brancas Verdelho, Malvasia Fina e Arnsburger, e com as castas tintas Aragonês, Merlot e Syrah. Numa evolução natural, em 2005 surgiu o primeiro vinho branco da marca Palmeira e Voltas, um sítio da cidade de Câmara de Lobos situado nas proximidades. Aliás, as vinhas estão plantadas numa encosta de nome Ribeira dos Socorridos, pertencente ao local Palmeira e Voltas. Seguiu-se, em 2007, o primeiro vinho tinto, a que deram o nome duma típica embarcação de pesca de Câmara de Lobos – a Xavelha. Finalmente, seguindo as tendências do mercado, em 2014 surgiu o primeiro vinho rosé, também com a marca Xavelha. Nas visitas que proporcionam aos turistas, apreciam-se várias curiosidades, entre árvores de fruta e plantas aromáticas, alguns pequenos lagos, mesmo alguns animais domésticos e uma vista que alcança Câmara de Lobos. Uma sala de provas bem equipada e um alpendre ao ar livre proporcionam as condições para apreciar os vinhos, com alguns petiscos à mistura.
Madeira Wine Company, S.A. | Blandy’s Wine Lodge Morada: Tel.: E-mail: URL:
Octávio Ascensão Ferraz | Palmeira e Voltas e Xavelha
Avenida do Infante, 22 - 9000-015 Funchal +351 291 010 220 info@paixaodovinho.com www.facebook.com/PxVinho/
GPS: Visitas:
32.64562, -16.91586 Mediante marcação. Segunda - Sexta: 09:00h - 17:00h
Uma empresa criada por dois amigos madeirenses, com o intuito de produzir e vender vinhos tranquilos da Madeira, explorando todo o potencial das vinhas da região, quer para produzir brancos, quer para rosés e tintos. O primeiro vinho foi o Primeira Paixão, do ano de 2008, apenas da casta Verdelho, cujas uvas eram compradas a vários viticultores. Da autoria de dois enólogos de referência, e bons amigos, Rui Reguinga e Francisco Albuquerque, foi um sucesso. De tal maneira que a produção de vinhos desta marca continuou até hoje. Agora, com vinhas próprias, na zona do Caniçal, a partir das castas Verdelho, Merlot, Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Aragonêz, Complexa e Syrah. No wine bar que possuem no Funchal, todos estes vinhos podem ser provados, apreciados e comprados.
14
Pereira D’Oliveira (Vinhos), Lda. Morada: Tel.: E-mail: URL:
Rua dos Ferreiros, 107 - 9000-082 Funchal +351 291 220 784 geral@doliveiras.pt www.doliveiras.pt
GPS: Visitas:
32.65045,-16.90957 Segunda - Sexta: 09:00h - 18:00h Sábado: 09:30h - 13:00h
Fundada em 1850 por João Pereira d’Oliveira, é uma das empresas mais conhecidas de produção de vinhos Madeira. Tem um conhecido estabelecimento no centro do Funchal onde recebe visitantes, dando a provar os seus vinhos de três, cinco, dez e quinze anos, todos produzidos a partir da casta Tinta Negra Mole. Mas a grande diferença desta empresa familiar, em relação a muitas outras, está nos enormes stocks, que foram acumulando ao longo dos anos, de vinhos Frasqueira, provenientes de castas nobres madeirenses (Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia, Terrantez) e ainda um muito raro Moscatel. Atualmente, esta empresa centenária é gerida por Luís D’Oliveira, neto do fundador e seu sobrinho, Filipe D’Oliveira (Enologia), tendo seis armazéns de envelhecimento de vinho no Funchal, estando apenas um aberto ao público, onde se encontra o departamento de provas e vendas, localizado num edifício classificado – o antigo Liceu do Funchal (1619), adquirido pelo avô paterno em 1911 –, situado a norte da Praça do Município, junto à Reitoria da Universidade da Madeira. Neste armazém encontra-se um grande número de pipas e tonéis antigos, alguns com idade superior a 100 anos, onde se armazenam alguns dos nossos vinhos Madeira em estágio e maturação. Pereira D´Oliveira, Lda., um ponto de visita obrigatório no Funchal.
34
35 Rota dos Vinhos da Madeira
15
Barbeito Madeira Morada: Tel.: E-mail: URL:
Estr. Rib. Garcia, Parque Emp. de C. de Lobos, Lote 8 - 9300-324 Câmara de Lobos +351 291 761 829 info@vinhosbarbeito.com.pt www.barbeitomadeira.com
17
GPS: Visitas:
32.40388, -16.595191 Mediante marcação. Segunda - Sexta: 09:00h - 13:00h/ 14:00h - 17:30h
A Barbeito é hoje liderada por Ricardo Diogo, neto de Mário Barbeito de Vasconcelos, que fundou a empresa Vinhos Barbeito em 1946. A empresa começou por comprar vinhos velhos e, dessas aquisições, ainda tem alguns nos seus stocks. Também Manuela Vasconcelos, mãe de Ricardo, comprava e guardava alguns vinhos mais antigos a pessoas amigas e conhecidas. Mas Ricardo Diogo, apesar de apreciar imenso essas relíquias, que conhece bem, cedo se lançou a inovar, a fazer vinhos da Madeira diferentes, indo muitas vezes contra a corrente. A Barbeito faz hoje vinhos modernos, não esquecendo nunca as técnicas tradicionais. A modernização não parou mais, sobretudo a partir de 1991, ano em que a família Kinoshita, amigos da casa e seus distribuidores no Japão desde 1967, entrou para a sociedade, apostando na sua modernização. A partir da vindima de 1992, nunca mais pararam de inovar e fazer experiências, levando a empresa ao sucesso. Em 2008, foi construída uma moderna adega, na zona de Câmara de Lobos, com tecnologia de ponta, mas também uma tradicional sala de barricas para o envelhecimento dos vinhos. Na mesma ocasião, foi feita uma autêntica revolução na imagem dos vinhos, com rótulos modernos, irreverentes, por vezes provocadores, que se têm revelado de grande sucesso. Mas a Barbeito não esquece nunca a tradição destes vinhos de eleição e, por isso, continua a preparar lotes especiais, que tem apresentado no mercado, uma vez mais com grande sucesso. Também tem feito um grande trabalho a partir da casta Tinta Negra, nem sempre apreciada no passado, com resultados, por vezes, surpreendentes. Como um dia disse Ricardo Diogo: “O que eu mais gosto nesta variedade de uva é o facto de ninguém gostar dela”. Sempre em contra mão, a liderar uma empresa madeirense de sucesso, agora também a produzir um vinho branco tranquilo, a partir da casta Verdelho da colheita de 2017. O sucesso continua.
16
Seiçal–Sociedade de Produtores de Vinho do Seixal, Unipessoal, Lda. Morada: Tel.: E-mail: Facebook:
Sítio das Feiteiras – Seixal - 9270-125 Porto Moniz +351 291 854 261 / 963 817 928 seical@sapo.pt www.facebook.com/Seiçal-158861520808296/
GPS: Visitas: Horário:
32.82502, -17.1108 Mediante marcação. Sexta: 15:00h - 17:00h
Em 1999, um grupo de pequenos proprietários começou a reconverter vinhas diversas da casta Jaquet, plantando castas mais modernas: Touriga Nacional, Merlot, Tinta Roriz, Cabernet Sauvignon, Verdelho, Arnesburger, entre outras. Motivados por esta nova dinâmica dada ao setor vitivinícola no norte da ilha, decidiram abraçar um projeto mais ambicioso, constituindo uma sociedade comercial em 2002. Nasce assim a Seiçal – Sociedade de Produtores de Vinho do Seixal, Unipessoal, Lda., que adotou o nome antigo desta freguesia do Seixal, do concelho do Porto Moniz, como forma de homenagear essas origens. Atualmente, a empresa é liderada pelo casal Jardim. Dina e Rafael Jardim dedicam-se à vinha e ao vinho neste projeto que ajudaram a fazer nascer há já 20 anos. A empresa tem um pequeno espaço perto da Junta de Freguesia, onde recebe muito bem e dá a provar os seus vinhos. Atualmente, produz vinhos de três marcas: Seiçal (branco, rosé e tinto), Latadas (branco e tinto) e Palheiros (tinto). Latadas é uma homenagem às muitas vinhas de latada que havia por toda a ilha e que, ainda hoje, se podem encontrar, quer na costa norte quer na costa sul. Palheiros é, também, uma homenagem ao passado e às gentes do campo que construíram os palheiros que, ainda hoje, se podem encontrar na zona alta do Seixal, o Chão da Ribeira.
John Paul da Silva | Beijo Wines Morada: Tel.: E-mail:
Banda da Silva, 9200-031 Caniçal + 351 918 240 041 tintobeijo@gmail.com
GPS: Visitas:
32.73811, -16.74079 Mediante marcação.
São vinhas no Caniçal, bem perto do mar, num projeto de produção que começou em 2005. Plantaram-se as castas Tinta Barroca, Touriga Franca e Cabernet Sauvignon, de cujas uvas se fazem cerca de 3500 garrafas de vinho rosé e outras 3500 de vinho tinto, com a marca “Beijo”. O primeiro vinho foi produzido em 2009 e foi de imediato premiado. Daí para cá, já obtiveram, por três vezes, um primeiro lugar. O enoturismo resume-se à visita das vinhas e a uma prova de vinhos com alguns petiscos, ali mesmo, junto às vinhas, com vista para o mar.
18
Terra Bona Wine Family Morada: Tel.: E-mail: URL:
Estrada do Cardo, 117 - 9240-048 Boaventura +351 925 864 904 comercial@terrabonawine.com www.terrabonawine.com
GPS: Visitas:
32.820609, -16.967489 Mediante marcação.
Com vinhas da casta Arnsburger plantadas há mais de 20 anos, que resultam do cruzamento com origem nas castas Riesling, esta propriedade, situada na costa norte da Madeira, em terras de Boaventura, foi adquirida por esta família em 2015. Com uma beleza e envolvência ímpar, entre a floresta Laurissilva e o mar, esta família procedeu à recuperação das suas vinhas, num projeto ambientalmente sustentável e de produção por si controlada, encontrando-se, atualmente em curso, o desenvolvimento de uma Unidade Turística e de Enoturismo sob a marca “Terra Bona Nature & Vineyards”. Após o sucesso da primeira colheita da gama “Family Harvest”, lançam, em 2019, na sua segunda colheita, dois novos vinhos brancos, com a mesma casta e uvas rigorosamente selecionadas, mas com estágios diferenciados: um em barrica de carvalho francês e outro em barrica de terracota, sob a marca “Terra Bona Heritage”. Todos os vinhos são produzidos sob orientação enológica da equipa da Adega de São Vicente / IVBAM. É com este sonho e paixão que convidam a visitar a costa norte da ilha da Madeira e a brindar com os próprios.
19
J. Faria & Filhos, Lda. Morada: Tel.: E-mail: Facebook:
Rua do Cais, 6 - 9225-050 Porto da Cruz +351 291 742 935 | Fax: +351 291 563 346 jfariafilhos@gmail.com www.facebook.com/jfariamadeira www.facebook.com/engenhodonorte
GPS: Visitas: Horário:
32.77418, -16.82809 Mediante marcação. Segunda - Sexta: 09:00h – 18:00h
Um produtor de vinhos Madeira que também produz rum da ilha. No Engenhos do Norte, no Porto da Cruz, aprecia-se a paisagem e os vinhos Madeira tranquilamente. Produzem quatro tipos de vinho Madeira: 3, 5 e 10 anos, de Tinta Negra, e, em breve, lançarão um Boal 10 anos. Produzem cerca de 220.000 litros, embora não tenham vinhas, comprando tudo a viticultores.
36
Para mais informações sobre as entidades, consulte www.visitmadeira.pt.
37
Porto Moniz
MADEIRA
1
GARRAFEIRAS 1
A Loja do Vinho
Avenida Arriaga, 28-Funchal T. +291 282 396 GPS: 32.647751, -16.910576 2
EnoMania, Lda
2
Ponta do Pargo
R. Levada dos Barreiros, 86-Funchal T. +351 291 763 357 / 968 087 256 GPS: 32.6465, -16.9297 3
Ribeira da Janela
Achadas da Cruz
Seixal 16
Ponta Delgada
São Vicente
10
Pérola dos Vinhos
Arco de São Jorge 18
14
São Jorge
18
8
1
Santana
21
4
R. da Alfândega, 119-Funchal T. +351 291 644 919 GPS: 32.64777, -16.90673
Fajã da Ovelha
19
Porto da Cruz
WINE BARS 1
3V’s
Paúl do Mar
R. Gregório Pestana, 8-Vila Baleira T. +351 917 856 799 GPS: 33.05897, -16.33614 2
Adega Moniz
Cacho (Quinta das Vinhas)
9
Est. Regional 223, 136-Estreito da Calheta T. +351 969 773 168 GPS: 32.7355059, -17.1870328 4
Filhos do Mar
Franco
10
Loja dos Vinhos Madeira Wine Store
11
12
10
Arco da Calheta Madalena do Mar
Porto de Abrigo
5
O Americano
13
Paixão do Vinho
14
Machico
Ponta de São Lourenço
11
Canhas
Ponta do Sol
13 5
Taberna do Capitão
13
Tábua
Ribeira Brava
Terroir Portugal
Est. Monumental, Galeria Comercial Jardins d’Ajuda, Lojas N e O-Funchal T. +351 291 753 184 GPS: 32.63581, -16.94152
R. da Carreira, 120-Funchal T. +351 967 925 452 GPS: 32.64879, -16.91209 8
1
R. da Alfandega, 135-Beco do Açúcar, 3-Funchal T. +351 934 253 092 GPS: 32.647822, -16.906408
Est. Monumental, 314 A-Funchal T. +351 291 761 508 GPS: 32.63846, -16.93503 7
Calheta
Av. Marcos Marques Rosa-S. Vicente T. +351 968 739 136 / 965 019 587 GPS: 32.80835, -17.04953
ER 101, R. Queimada de Baixo, 10 A-Machico T. +351 291 618 267 / 963 767 274 GPS: 32.707849, -16.766253 6
3
R. Maria Ascensão, 110-Camacha T. +351 291 922 132 GPS: 32.68125, -16.84606
Largo do Poço-Câmara de Lobos T. +351 291 943 907 GPS: 32.64851, -16.97524 5
Paladares
15
5
Jardim do Mar
R. de São Pedro, 58-Santa Cruz T. +351 965 336 562 GPS: 32.68322, -16.79747 3
17
12
15
14 20 6 4
2
9 14
12
Câmara de Lobos
3
6
Gaula
17
7 4 8 1 2 9 2 7 11 6 10 19 12 13 11 2 16 7
Aeroporto da Madeira
Santa Cruz
9 3 8
OCEANO ATLÂNTICO
FUNCHAL
The Old Pharmacy
R. Dr. João Augusto Teixeira, 23-Ponta do Sol T. +351 927 793 866 GPS: 32.68019, -17.10484
Av. do Infante, 22 R/B-Funchal T. +351 291 010 110 GPS: 32.64562, -16.91586
Tinta Negra
R. José Joaquim da Costa, Ed. Vilas da Quinta, Loja M-Est. de C. de Lobos T. +351 291 638 941 GPS: 32.67027, -16.97871
HOTÉIS 1
Aqua Natura Madeira
5
Belmond Reid’s Palace
6
Casa Velha do Palheiro
7
Castanheiro Boutique Hotel
8
Frente Mar do Porto Moniz T. +351 291 640 100 GPS: 32.86842, -17.17091 2
R. do Castanheiro, 31-Funchal T. +351 291 200 100 GPS: 32.64962, -16.91023
Four Views – Baía
10
Four Views – Lido
11
Four Views – Oásis
12
13
Quinta da Casa Branca
14
Quinta da Serra
15
Quinta das Vinhas
16
17
Quinta do Furão
18
Quinta do Lorde Resort & Marina
19
Quinta Jardins do Lago
20
21
Vila Baleira
Sítio do Cabeço da Ponta-Porto Santo T. +351 291 980 800 GPS: 33.037402, -16.362520
Solar da Boaventura
Sítio do Serrão-Boaventura T. +351 291 860 888 GPS: 32.819289, -16.970975
Sítio da Piedade-Caniçal T. +351 291 969 830 GPS: 32.74281, -16.70969
R. Dr. João Lemos Gomes, 29-Funchal T. +351 291 750 100 GPS: 32.65585, -16.91865
Sé Boutique Hotel
R. do Sabão, 53-Funchal T. +351 291 224 444 GPS: 32.64845, -16.90728
Est. Quinta do Furão, 6-Santana T. +351 291 570 100 GPS: 32.82318, -16.88491
Est. do Chote, 4-Jardim da Serra T. +351 291 640 120 GPS: 32.69294, -16.9958 Est. Reg. 223, nº 136 – Estreito da Calheta T. +351 291 824 086 GPS: 32.734595, -17.187151
Quinta do Estreito Vintage House
R. José Joaquim da Costa-Est. de C. de Lobos T. +351 291 910 530 GPS: 32.66963, -16.97826
R. da Casa Branca, 7-Funchal T. +351 291 700 770 GPS: 32.64175, -16.92715
Est. Monumental, 284-Funchal T. +351 291 724 000 GPS: 32.63827, -16.93146 Praia dos Reis Magos-Caniço T. +351 291 930 100 GPS: 32.64625, -16.82569
Quinta da Bela Vista
Caminho do Avista Navios, 4-Funchal T. +351 291 706 400 GPS: 32.64757, -16.93593
R. das Maravilhas, 74-Funchal T. +351 291 700 200 GPS: 32.64906, -16.91901
R. da Estalagem, 23-S. Gonçalo-Funchal T. +351 291 790 350 GPS: 32.65802, -16.86736 4
9
Quinta da Rochinha-Ponta do Sol T. +351 291 970 200 GPS: 32.67963, -17.10309
Est. Monumental, 139-Funchal T. +351 291 717 171 GPS: 32.64058, -16.92398 3
Estalagem da Ponta do Sol
The Vine
Rua dos Aranhas, 27 A-Funchal T. +351 291 009 000 GPS: 32.6477, -16.9135
Vila Afonso
Est. João Gonçalves Zarco, 574 B-Est. de C. de Lobos T. +351 291 911 510 | Fax: +351 291 911 515 GPS: 32.66418, -16.97963
38
Para mais informações sobre as entidades, consulte www.visitmadeira.pt.
39
Porto Moniz
MADEIRA
23
46 33
RESTAURANTES 1
A Vista d’António
Est. Eng.º Abel Vieira, 77-Caniço T. +351 968 172 270 GPS: 32.6442, -16.82924 2
Ribeira da Janela
Achadas da Cruz
52 47
Ponta do Pargo
A Traineira
Seixal
São Vicente 16
38
Alambique (Saccharum)
29
Jardim do Mar
Calheta
Apolo
Armada (Royal Savoy)
17
Arsénio’s
18
As Vides
19
Atlantic: Food, Drinks & Sea
20
Bar do Henrique
21
Beef & Wines
22
Beresford (Quinta Jardins do Lago)
23
Bistro 1811 & Wine Bar
Blue
24
Calamar
Av. Marcos Marques Rosa, 29-S. Vicente T. +351 291 806 116 GPS: 32.81123, -17.04368
Il Basilico (Vila Porto Mare)
25
Il Gallo D’Oro (The Cliff Bay)
30
Kampo
R. dos Murças, 39-Funchal T. +351 924 438 080 GPS: 32.64769, -16.90861
Laranjinha Bistrô & Grill
35
Lily’s
MED (Vila Porto Mare)
31
O Lagar
36
O Pescador
37
Olhos d’Água
38
Onda Azul (Calheta Beach) Av. D. Manuel I, 50-Calheta T. +351 291 820 300 GPS: 32.71898, -17.1733
28
OCEANO ATLÂNTICO
FUNCHAL
Panorama
48
Pé Na Água
Portela á Vista
Portinho
39
42
43
49
44
Sabores do Curral
50
Principal Bistrô
46
Quinta do Furão
47
51
52
Sea View Rooftop (Aqua Natura)
53
Est. João Gonçalves Zarco, 656-C. de Lobos T. +351 291 910 360 GPS: 32.6726, -16.98197
Torres
Est. Domingos de Ornelas, 68-Porto Santo T. +351 291 984 373 GPS: 33.08598, -16.3455
Frente Mar do Porto Moniz T. +351 291 640 100 GPS: 32.86842, -17.17091 Est. Regional 101 – Seixal T. +351 291 854 854 GPS: 32.8244, -17.10657
The Dinning Room (Quinta da Casa Branca) R. da Casa Branca, 7-Funchal T. +351 291 700 770 GPS: 32.3825, -16.5538
Santo António
Sol Mar
Taverna Grill (Pestana Carlton Madeira) Largo António Nobre, 1-Funchal T. +351 291 239 500 GPS: 32.38527, -16.55322
Caminho da Igreja, 1-Curral das Freiras T. +351 291 712 257 GPS: 32.71975, -16.96465 45
Sunset
R. Imperatriz Dona Amélia-Funchal T. +351 291 209 100 GPS: 32.38631, -16.55039
R. dos Aranhas 27A-Funchal T. +351 291 009 000 GPS: 32.6477, -16.9135
Praia do Vigário
Est. Quinta do Furão, 6-Santana T. +351 291 570 154 GPS: 32.82318, -16.88491
Ristorante Villa Cipriani (Belmond Reid’s Palace)
R. da Praia, 47-Funchal T. +351 291 223 618 GPS: 32.64754, -16.90649 41
Ristorante Pizzeria S. Martino
Ed. Qta Vitoria, Av. do Infante, 28, R/C-Funchal T. +351 291 640 909 GPS: 32.64508, -16.91713
Praça da Autonomia-C. de lobos T. +351 291 942 110 GPS: 32.64869, -16.97896 40
Steak & Sun
R. Dr. João Augusto Teixeira, 19-Pta. do Sol T. +351 927 793 866 GPS: 32.68016, -17.10481
R. do Portinho 2-Jardim do Mar T. +351 291 827 135 GPS: 32.64781, -16.90639
R. Eng.º Americano, 1-Porto Moniz T. +351 291 852 778 GPS: 32.86759, -17.16953 34
2
Est. Dom Antonio Magalhães, 184-Machico T. +351 291 963 189 GPS: 32.74658, -16.82584
R. do Leiria, 5-Machico T. +351 291 966 046 GPS: 32.71871, -16.76299 33
26 53 21 42 14 8 50 25 7 22 4 27 43 13 40 54 10 19 51 6 30 47 49 12
Sitio das Pedras Pretas, ER111-Porto Santo T. +351 291 985 242 GPS: 33.05413, -16.34089
Est. João Gonçalves Zarco, 478-C. de Lobos T. +351 291 941 865 / 965 087 714 GPS: 32.65959, -16.9749 32
Santa Cruz
1
24
Est. Carlos Pestana Vasconcelos-Porto Santo T. +351 966 789 680 GPS: 33.06881, -16.32074
R. Simplício dos Passos Gouveia, 21-Funchal T. +351 291 703 700 GPS: 32.63783, -16.93305
Est. Monumental, 147-Funchal T. +351 291 707 700 GPS: 32.63814, -16.92649 26
Câmara de Lobos
Lá ao Fundo
Est. D. Manuel I, 170-Machico T. +351 291 964 014 GPS: 32.73062, -16.78738
R. Simplício Passos de Gouveia, 21-Funchal T. +351 291 700 200 GPS: 32.640155, -16.924778
Est. Tristão Vaz Teixeira-Machico T. +351 291 963 333 GPS: 32.72979, -16.77165 16
29
R. Eng.º Américo, 20-Porto Moniz T. +351 291 854 247 GPS: 32.86746, -17.1685
R. de São Francisco, 12-Funchal T. +351 291 221 086 GPS: 32.65585, -16.91865 15
Dom Peixe
Gaula 31
20
Est. José Avelino Pinto, Ed Ocean Garden-Caniço T. +351 291 936 417 GPS: 32.64665, -16.82775
Est. da Pontinha, Fte Nª Sra. Conceição-Funchal T. +351 291 648 780 GPS: 32.64127, -16.91533
R. Dr. João Lemos Gomes, 29-Funchal T. +351 291 750 100 GPS: 32.65585, -16.91865 14
Design Centre Nini Andrade Silva
9
R. de São Tiago, 17-Funchal T. +351 962 993 002 GPS: 32.64726, -16.89933
Azinhaga da Casa Branca-Funchal T. +351 291 213 600 GPS: 32.6418, -16.9286
Av. do Infante, 60A-Funchal T. +351 963 041 993 GPS: 32.64409, -16.92091 13
28
Culinarium (TUI Sensimar Gardens)
Aeroporto da Madeira
39
Coral
Ponta de São Lourenço
Tábua
Ribeira Brava
Praça da Autonomia, 2- C. Lobos T. +351 291 098 284 GPS: 32.71676, -17.16865
Praia do Ribeira Cochino-Porto Santo T. +351 291 984 881 / 960 096 511 GPS: 33.04876, -16.347 12
48
Casa de Abrigo do Poiso
27
Machico
3
45
Est. Monumental, 238-Funchal T. +351 291 765 818 GPS: 32.63902, -16.92779
Est. Monumental, 179-Funchal T. +351 291 761 703 GPS: 32.63716, -16.92896 11
Ponta do Sol
Chalet Vicente
32
Canhas
Est. Regional 103, Poiso-Funchal T. +351 291 782 269 GPS: 32.71242, -16.88803
R. da Achada, 17–Est. C. de Lobos T. +351 291 945 322 GPS: 32.6708, -16.9788 10
Caravela
Madalena do Mar
15
18
Arco da Calheta
34
Est. Regional 101 – São Vicente T. +351 291 842 814 GPS: 32.80837, -17.04926
R. de Santa Maria, 169-Funchal T. +351 291 224 007 GPS: 32.64799, -16.90067 9
44
5
R. Carvalho Araújo, 7-Funchal T. +351 291 213 500 GPS: 32.64217, -16.92041 8
37
Paúl do Mar
R. António José de Almeida, 21-Funchal T. +351 291 220 099 GPS: 32.64782, -16.90879 7
Porto da Cruz
AKUA
R. da Serra d’Água-Arco da Calheta T. +351 938 034 758 GPS: 32.71676, -17.16865 6
36 11
Fajã da Ovelha
R. dos Murças, 6-Funchal T. +351 938 034 758 GPS: 32.64756, -16.90935 5
35
São Jorge
17
Abrigo do Pastor
Est. das Carreiras, 209-Camacha T. +351 291 922 060 GPS: 32.69528, -16.87712 4
41
Santana
R. D. Francisco Santana, Ed. Varandas Mar-Caniço T. +351 291 935 170 GPS: 32.65849,-16.83754 3
Ponta Delgada
Arco de São Jorge
Uva (The Vine)
R. dos Aranhas 27A-Funchal T. +351 291 009 000 GPS: 32.6477, -16.9135 54
William Restaurant (Belmond Reid’s Palace) Est. Monumental, 139-Funchal T. +351 291 717 171 GPS: 32.64088, -16.92399
© Turismo da Madeira
Direção Regional do Turismo Av. Arriaga, 18 9004-519 Funchal, Madeira T: +351 291 211 900
www.visitmadeira.pt info.srtc@madeira.gov.pt