Revista Kéramica n.º 366 Setembro / Outubro 2020

Page 29

Entrevista

À CONVERSA COM MANUEL TEDIM MAIA, DIRETOR-GERAL DA CERÂMICA VALE DA GÂNDARA

A Cerâmica Vale da Gândara Kéramica - Desde 2007, a Cerâmica Vale da Gândara está incorporada no grupo cerâmico La Paloma, um grande grupo espanhol do sector. Esta incorporação da empresa, com 50 anos na altura, foi por uma questão estratégica de crescimento? O grupo cerâmico La Paloma tinha já uma forte presença no mercado português e era já conhecedor do nosso mercado. Quando em 2007 surgiu a oportunidade de aquisição da Cerâmica Vale da Gândara foi entendido que seria uma boa opção para reforçar a presença no mercado português assim como complementar a gama de produtos do Grupo La Paloma.

Kéramica – Como está a ser vivido, na Cerâmica Vale da Gândara, este período de pandemia que atravessamos? Quais as principais dificuldades sentidas e medidas tomadas? As medidas de apoio do governo, têm sido adequadas? Este período está a ser vivido com grande apreensão e preocupação embora não tenhamos sentido qualquer dificuldade até ao momento a expectativa no futuro é bastante preocupante como entendo ser transversal a todas a empresas e a todos os sectores. Continuamos a laborar e a produzir e felizmente as vendas quer no mercado nacional quer no mercado externo ainda não sofreram nenhum decréscimo. Como é do conhecimento geral o setor da construção não tem sido dos mais afetados, não obstante estamos muito preocupados com a imprevisibilidade futura. Sobre as medidas do governo e até hoje não temos sentido necessidade de recorrer a nenhum tipo de apoios.

Manuel Maia

- Administrador Cerâmica Vale Gândara

PRODUÇAO Kéramica - Como caracteriza a produção da Cerâmica Vale da Gândara? Que segmentos de produtos abrangem? Quantos trabalhadores existem na empresa? A cerâmica Vale da Gândara é uma unidade fabril construída, pensada e especializada para a produção de tijolo face à vista e paver cerâmico. Neste momento tem cerca de 35 colaboradores Kéramica – O facto de a Empresa estar situada no interior do país, suscita constrangimentos comparativamente a outras empresas mais perto dos grandes centros urbanos portugueses ou até pode ser uma vantagem? A cerâmica vale da Gândara situa-se em Mortágua a 135 km do Porto e a 250 km de Lisboa, esta localização não é a melhor quando falamos do mercado nacional pois não estamos perto das principais cidades do país e onde se

Setembro . Outubro . 2020

Entrevista . Kéramica . p.27


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.