Degusta Se Você Soubesse o Que Estou Pensando Agora...

Page 1

Alcyr Guaycuru

Residindo atualmente em Águas de São Pedro, tem o cotidiano, a cidade, a família, sua casa e os amigos como fontes de inspiração.

Por que para alguns o tempo foi tão cruel? Vejo pessoas curvadas, enfraquecidas, desanimadas, aparentando muito mais tempo vivido do que a realidade. São pessoas que aparentemente nunca pararam diante de um espelho e se perguntaram se reconhecem quem está refletido. Como a aparência atua no interior de cada um! Aquele curvado, enfraquecido e desanimado tem, por certo, um comportamento nebuloso, desagradável. Tudo é uma sequência de “nãos”: não quero, não gosto, não posso, não, não e não. O tempo responde no mesmo tom: não ficarás ereto, não serás forte, não se animarás. Essa luta do tempo com a gente como fica? Ou se aprende a viver com o tempo, tendo-o como aliado, ou ele vencerá.

Se Você Soubesse o Que Estou Pensando Agora...

Pedagogo por formação, sempre trabalhou na área da Educação, valorizando os professores, motivando-os na percepção da importância do seu trabalho e de se incorporar o sentimento ao ato de ensinar. Artista plástico por opção, Alcyr Guaycuru aproveita o tempo de aposentadoria para registrar tudo o que guardou na memória e tudo o que observa em imagens e em palavras.

Alcyr Guaycuru

Se Você Soubesse o Que Estou Pensando Agora...

Se Você Soubesse o que Estou Pensando Agora... é a síntese de tudo o que Alcyr Guaycuru viveu, vive, observa e percebe da vida, dos grandes e pequenos momentos, que se expressam numa explosão de sentimentos guardados e recentes. São contos e crônicas ditados pela alma de quem ainda vive e acredita o amor.


Vaticinus 14 x 21.indd 2

6/1/2013 22:54:03


Se VocĂŞ Soubesse o Que Estou Pensando Agora...



Alcyr Guaycuru

Se VocĂŞ Soubesse o Que Estou Pensando Agora...


Copyright © 2012 by Alcyr Guaycuru Todos os direitos desta edição reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida por qualquer processo eletrônico ou mecânico, fotocopiada ou gravada sem autorização expressa do autor. ISBN: 978-85-8255-012-0 Projeto gráfico: Aped — Apoio e Produção Editora Ltda. Editoração eletrônica: Thiago Ribeiro Revisão: Aped — Apoio e Produção Editora Ltda. Capa: Thiago Ribeiro Ilustrações: Alcyr Guaycuru CIP-Brasil. Catalogação-na-Fonte Sindicato Nacional dos Editores de Livros – RJ C321s Carvalho, Alcyr Guaycuru de Se você soubesse o que eu estou pensando agora... / Alcyr Guaycuru de Carvalho. Rio de Janeiro : APED, 2012. ISBN 978-85-8255-012-0 1. Crônica brasileira. I. Título. 12-9030.

CDD: 869.98

CDU: 821.134.3(81)-8

10.12.12 13.12.12 041406 Aped — Apoio & Produção Editora Ltda. Rua Sylvio da Rocha Pollis, 201 – bl. 04 – 1106 Barra da Tijuca — Rio de Janeiro – RJ – 22793-395 Tel.: (21) 2498-8483/ 9996-9067 www.apededitora.com.br aped@wnetrj.com.br


Dedicatória

À Marlene, André, Mônica, Vânia, Fábio, Marina, Felipe e Rafael, por terem, com seu amor, alimentado minha alma sentimental.



Agradecimento

Para Vaninha, que acreditou, lutou e venceu. Nunca deixarei de ser imensamente grato.

7



Sumário

A Carta • 11 Antes de Dormir • 15 Arrumando o Armário • 19 Ave-Maria para uma Noiva de Preto • 25 Caminhando com as Próprias Pernas • 33 É Tempo de Natal • 37 Era uma Tarde Azul • 43 Espírito Santo Mensageiro • 63 Exemplo de Vida • 67 Liberdade! • 73 Meu Flamboyant • 77 Minha Casa • 83 Minhas Mãos • 89 O Espelho • 93 O Tempo de Cada Um • 97 O Trem • 103 O Melhor Amigo • 109 O Velório • 113 Os Filhos Que Não São Nossos • 119 Os Passarinhos e os Pensamentos • 125 9


Alcyr Guaycuru

Perdoar, Desculpar e Relevar • 131 Propostas de Ano Novo • 137 Trilogia • 141 (Sobre o Amor) Um Anjo Mora Naquela Casa • 147 Um Canário na Janela • 153 Você é Feliz? • 157

10


A Carta

11



Meu desconhecido, Não nos conhecemos e talvez nunca venhamos a nos conhecer, mas, a partir de agora, vamos ter algo em comum, algo que teve grande significado em minha vida e que, por certo, vai ter na sua também. Você comprou ou ganhou esse carro que foi meu. Em primeiro lugar, meus parabéns. Mesmo não sabendo o quanto foi pago por ele, afianço que fez um bom negócio. O carro tem pouca quilometragem e sempre foi muito bem atendido. Não fiz rali e nem exigi dele velocidades arrojadas. Nunca bateu ou foi multado e quando, poucas vezes, foi parado por guardas, o fez tranquilamente, na certeza de ter tudo em ordem, dos documentos aos pneus. Nunca me deixou na mão e pode crer, nunca furou um pneu, pois os trocava quando necessário e os mantinha bem calibrados. Quando no painel acendia aquela luzinha indicando falta de combustível, imediatamente atendia a sua sede e o abastecia com precisão. O estofamento está como novo, pois foi sempre usado com parcimônia e cuidados. A lataria está impecável, se aparecer algum risco ou pequenos assados, pode crer que não foi percebido antes, pois o carro foi semanalmente lavado e algumas vezes encerado. O caderno das revisões está no porta-luvas e pode confirmar que tudo foi feito como o recomendado pelo fabricante. Pode confiar 13


Alcyr Guaycuru

nas indicações desse caderno e descobrir como manejar as luzes, o alarme e todo o painel. Durante o tempo em que esteve comigo, além das periódicas revisões, foram trocados os óleos, sempre por especialistas. Há um selo no para-brisa indicando as próximas trocas. Antes de me despedir e desejar felicidades, quero lhe contar pequenas coisas, que vão quase como um desabafo: Esse carro, que agora é seu, trouxe-me grandes alegrias, como me levar a teatros, restaurantes, encontros com amigos e me ouviu confidenciar as minhas preferências de diversões e amigos. Foi ele também quem correu alguns quilômetros até chegar a lindas praias, campos verdejantes ou cidades movimentadas, lugares que além da beleza trazia a alegria de chegar. Às vezes, via alguém ou algo interessante e, pelo espelho retrovisor, confirmava com o que havia deparado. Foram ídas tristes quando saíamos para alguns velórios; visita a doentes ou pêsames. Nessas ocasiões, silenciosamente, ele esperava que eu parasse de chorar para ligá-lo. Não foi nele que levei minha filha de noiva, para iniciar uma nova vida, mas foi ele, conduzido pelo meu filho, que me trouxe para casa, cheio de saudades, segurando grande emoção. Ainda não o tinha quando compareci à formatura do meu filho, mas foi ele que sempre me acolheu cheio de orgulho pelo filho vitorioso que é meu. Ah! Espero que tenham mantido o rádio, pois ele faz parte de um todo e acolhe muito bem Nana Caymmi, Maria Bethânia, Chico Buarque e CDs de clássicos, principalmente os de pianos. Agora é adeus, mas se ficou alguma dúvida sobre qualquer assunto ou porque me despojei do amado carro, o vendedor tem o meu telefone. É só ligar.

14


Antes de Dormir

15



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.