
2 minute read
Alemães inventam automóvel a hidrogénio que carrega como eléctrico
from Revista ANTRAL 206
by Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros
Ambiente
Alemães inventam automóvel a hidrogénio que carrega como eléctrico
Advertisement
OCentro Aeroespacial Alemão revelou o protótipo de um automóvel movido a hidrogénio que carrega como um veículo eléctrico. Os principais trunfos deste novo veículo são uma autonomia de cerca de 1.000 km com um único carregamento, e um peso de apenas 250 kg.
Este novo protótipo completamente inovador, combina uma pilha de combustível, uma bateria e novas abordagens para gerir a energia.
Apesar de ser muito semelhante ao um clássico sistema de propulsão híbrida plug-in, o sistema de propulsão que equipa o protótipo do Centro Aeroespacial Alemão pertence a uma categoria completamente nova.
O carro é movido a hidrogénio, tem cinco metros de comprimento, dois metros de largura e tem uma lotação até cinco passageiros.
O veículo foi projectado para condução de longa distância livre de emissões e confortável de até 1.000 km. Em termos de conceito, optou por uma combinação de bateria/ pilha de combustível, referida como híbrido plug-in de célula de combustível. Tanto a parte de accionamento da bateria como da pilha a combustível utilizam o mesmo motor eléctrico, não estando dividido em dois sistemas de accionamento completos, cada um com seu próprio armazenamento de energia e motor.
A bateria é maior do que a dos híbridos plug-in de combustão convencionais, com capacidade de energia de 48 kWh, sendo instalada na parte traseira do carro. Tanques de hidrogénio com capacidade de 7,5 kg estão instalados na parte inferior da carroceria, onde os carros elétricos costumam acomodar a bateria. A pilha de combustível na frente do carro tem uma potência de 45 kW, que deve ser suficiente para atender às necessidades de energia para longas distâncias. Os motores eléctricos produzem um total de 136 kW.
Para atingir uma autonomia de 1.000 km, a gestão de energia também foi concebida da forma mais eficiente possível. Foi desenvolvido um sistema de armazenamento de hidretos metálicos que utiliza parte da diferença de pressão entre o tanque de hidrogénio a 700 bar e a célula a combustível a 5 bar para gerar refrigeração e climatização adicionais.
Este carro pesa apenas 250 kg, possível pelo uso de plásticos reforçados com fibra, mas também são usados alumínio e materiais de várias camadas em locais apropriados.
Apoio à aquisição de viaturas eléctricas
Foi já publicado o Regulamento de Atribuição do Incentivo pela Introdução no Consumo de viaturas eléctricas no Ano de 2022.
O incentivo, no valor de 4.000,00€ (quatro mil euros), para pessoas singulares, é devido pela introdução no consumo de um veículo 100 % eléctrico novo, cuja primeira aquisição e matrícula tenham sido feitas em nome do candidato após 1 de Janeiro de 2022.
O regulamento também prevê a atribuição de um incentivo para a instalação de pontos de carregamento de veículos eléctricos e respectiva ligação à Rede Mobi.E,
Não são elegíveis veículos cujo custo final de aquisição seja superior a 62 500€ (sessenta e dois mil e quinhentos euros), incluindo o imposto sobre o valor acrescentado (IVA) e todas as despesas associadas.
Os beneficiários ficam obrigados, após recepção do incentivo, a manter a posse do veículo por um período não inferior a 24 meses a contar da data de aquisição, no caso dos veículos, e da ligação à rede Mobi.E, no caso dos carregadores.
Os pedidos devem ser submetidos até ao dia 30 de Novembro de 2022.
O regulamento pode ser obtido através deste link: https://www.fundoambiental.pt/ veiculos-de-emissoes-nulas.aspx